Projectos Domésticos (Faça Você Mesmo)

Rui Marto

Power Member
Este tópico tem o objectivo de permitir ao pessoal com projectos caseiros mostrar aqui as suas ideias. Já existem milhentos tutorials on-line com milhares de coisas, mas aqui podemos sempre consultar os autores para tirar dúvidas, trocar ideias e dicas para aperfeiçoar os nossos projectos.
Daqui por uns minutos posto aqui o meu contributo com uma soft-box que estou a fazer e daqui por uns dias tenho os meus reflectores acabados. Sei que aqui no fórum há mais pessoas com projectos por isso tocar a partilhar.
 
Softbox para compacta

Difusor para flash.


Material:
- Cartão
- Régua/Esquadro
- Lapiz
- Fita-cola
- Tesoura/Xizato
- Papel prateado
- Papel vegetal ou outro material difusor


Procedimentos:

- Meçam o tamanho do vosso flash e desenhem um rectangulo num bocado de cartão. Depois desenhem as paredes da caixa. Atenção para não desenhar uma caixa demasiado grande pois pode passar para a frente da objectiva, ou não caber no sitio.

softbox01.jpg


softbox02.jpg



- Recortem os triângulos e separem-nos.

softbox03.jpg



- Espalhem cola de baton em todas as paredes.

softbox04.jpg



- Colem tudo numa folha prateada (pode ser papel de aluminio da cozinha). Tentem manter o papel o mais direito possivel para não ficar com rugas. Ajuda se esticarem o papel sobre uma mesa e colocarem as peças de cartão viradas para baixo.
Enquanto esperam que seque podem colocar um livro pesado em cima para fazer alguma pressão.

softbox05.jpg



- Recortar todas as peças com cuidado.
softbox06.jpg



- Dobrar as pontas (fazer um pequeno corte nas costas para ajudar) e colar com fita-cola as bermas inclinadas.

(Tinha umas imagens para pôr aqui mas apaguei sem querer)

- Cortar um rectangulo de papel vegetal ou outro material difusor, deixando abas para a colagem. Dobrar as abas, colocar fita-cola e colar no difusor. Revestir o resto com fita adesiva e está feito.

softbox07.jpg

softbox08.jpg

softbox09.jpg


FIM

softbox13.jpg

softbox14.jpg



Aqui ficam alguns testes com o meu relógio:

- Flash Baixo
softbox10.jpg


- Flash Médio
softbox11.jpg


-Flash Médio com difusor:
softbox12.jpg



Espero que tenham gostado. Podia estar mais completo mas não tenho jeito nenhum para estas coisas.

Cumps ;)
 
Última edição:
Só há um problema com essa caixa de luz. Devia ser toda branca e ter algo a difunfir a luz da lâmpada em cima. Dá para ver reflexos no rato que não deviam lá estar.
De qualquer forma, bom trabalho. :)

Edit: Já coloquei as fotos.
 
Última edição:
timber: passatempo mesmo =P.

Rui Marto: Se esse fosse o maior problema na altura =P. A minha luz era amarela, tive de fazer uns bons tweaks no WB. Agora já tenho outra, feita com k-line branco, papel difusor em cima e nos lados, e uma lâmpada branca. =) Poupa-vos tempo no photoshop se não fizerem isso à pressa. =)
 
Por acaso também vou fazer a minha em k-line e madeira. Depois arranjo uns panos para fazer fundos de várias cores.

Já agora, que papel difusor é que usas? Eu tenho visto na net o pessoal a usar papel esquiço ou vegetal.
 
Já agora rui o que raios é K-line só encontro uma marca de cremes :P lol ^^

por acaso uma caixinha destas dava muito jeitito para certas brincadeiras :X bom projecto de natal :P tendo a maquina logo vejo como faço uma caixita difusora dessas também deve dar um jeito :D
 
K-line é uma placa de espuma com uns 3 ou 4mm revestida de ambos os lados com um cartão branco brilhante. É muito usado para se fazer maquetes. Qualquer boa papelaria deve ter isso.

Comprei uma ontem para fazer dois reflectores (falta-me o dourado) e vou comprar outra para fazer a caixa de luz.

O único problema é que cada placa custa 7€ +- mas são bem grandes. Assim a olho parece quase 4 folhas A3, que acho que é equivalente a um A1.
 
K-line é uma placa de espuma com uns 3 ou 4mm revestida de ambos os lados com um cartão branco brilhante. É muito usado para se fazer maquetes. Qualquer boa papelaria deve ter isso.

Comprei uma ontem para fazer dois reflectores (falta-me o dourado) e vou comprar outra para fazer a caixa de luz.

O único problema é que cada placa custa 7€ +- mas são bem grandes. Assim a olho parece quase 4 folhas A3, que acho que é equivalente a um A1.
E onde compraste isto? Eu meti uma cartolina branca para o fundo.

Que lâmpada vais usar?
 
Rui, papel vegetal é muito bom para difundir sim!

destr0yer, em qualquer papelaria decente compras k-line. Eu comprei na Papelaria Fernandes, no Cascaishopping, mas se não quiseres gastar dinheiro (que é justamente o propósito dos DIY), a cartolina branca serve muito bem.

A luz, se quiseres algo mais in-budget, convém que compres lâmpadas DAYLIGHT, que dão luz mesmo branca. A minha é uma Philips economic Daylight 14W, parece pouco mas não é, custou 7€, gasta menos energia e dura anos. Podes sempre comprar algo mais potente, para ter mais liberdade, mas esta para mim está-me óptima.
 
Back
Topo