Wine - Tópico Geral

esquiso

Power Member
DÚVIDAS SOBRE O WINE É AQUI



WINE-logo.png

Há semelhança do que acontece noutros tópicos, este irá servir como tópico central de um dos programas mais usados no GNU/Linux, o Wine.
Como podem ver, existe uma parte dedicada a dúvidas frequentes (as tais FAQ), que esta totalmente aberta à participação da comunidade - isto quer dizer que gostariamos que contribuissem com mais dúvidas e a sua resolução.
A outra parte refere-se às actualizações do programa, que neste momento tem uma frequencia de duas em duas semanas. Podem encontrar links directos para o changelog e para os .debs e as .rpms.

Agradeço desde já a vossa participação :)

FAQ

O que é?

Wine (acrónimo para WINE Is Not an Emulator) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite executar nesse ambiente software especificamente concebido para o Microsoft Windows. O WINE funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que expõe uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico.

Think of Wine as a compatibility layer for running Windows programs. Wine does not require Microsoft Windows, as it is a completely free alternative implementation of the Windows API consisting of 100% non-Microsoft code, however Wine can optionally use native Windows DLLs if they are available. Wine provides both a development toolkit for porting Windows source code to Unix as well as a program loader, allowing many unmodified Windows programs to run on x86-based Unixes.
https://www.winehq.org/

Para que serve?

Como é dito acima, o Wine é usado para correr programas feitos para os SO da Microsoft em SO compativeis com POSIX. Contudo, a sua aplicação mais generalizada é no campo dos jogos, onde o GNU/Linux padece comparativamente ao Windows. Best-sellers como o Counter Strike, o Half-Life, o World of Warcraft estão completamente implementados no GNU/Linux, com performances iguais à de Windows (alguns casos, até superior), tudo graças aos developers do Wine. Claro que o WINE também usado para outro tipo de aplicações usadas em massa, como é o caso do Photoshop, mas aí os resultados não são de facto tão satisfatórios.

Como sei se vou ter sucesso?

O site do Wine conta com uma base de dados de todas as aplicações testadas. À data que este post é escrito, conta com quase 5400 aplicações diferentes testadas, 8200 versões diferentes e 15500 testes efectuados.
Poderá consulta-la em https://appdb.winehq.org/

Muito bem, agora onde o posso arranjar?

Existem muitas opções: desde os repositórios da sua distribuição, passando por repositórios proprios, binários pre-compilados e finalmente a compilando a source.
Toda esta informação pode ser encontrada aqui: https://wiki.winehq.org/Download

Já tenho o Wine instalado, agora como faço para correr o executável?

Nada mais simples. Abra um terminal, navegue até à directoria onde esta o dito, e faça apenas

Código:
wine executável.exe

E está feito, a aplicação irá (ou não) correr.
Opcionalmente, também o pode fazer graficamente. Vá com o seu gestor de ficheiros até à directoria do executável, com o botão direito abra um menu, e faça "Abrir com Wine".

Preciso de modificar uns ficheiros instalados, mas não encontro a pasta.

A pasta do Wine, e todo o seu conteudo podem ser encontradas em /home/$USER/.wine . Para poder ver estas pastas, active a visualização de ficheiros ocultos no seu gestor de ficheiros.

Quero jogar Counter Strike, mas não aparecem nenhumas letras no jogo, que faço?

Neste caso, o Wine precisa de um tipo de letra proprio do Windows: tahoma.tft. Pode encontra-la, por exemplo, aqui (https://www.dsource.org/projects/bindings/browser/trunk/freetype/examples/Tahoma.ttf?format=raw). Depois, é tão simples como copia-la para /home/$USER/.wine/drive_c/windows/fonts . E já está :)

Leituras aconselhadas:
https://www.winehq.org/
https://wiki.winehq.org/
https://en.wikipedia.org/wiki/Wine_(software)
 
Acho que ainda não experimentei essa versao... Mas a anterior crashava-me o pc. Só com a versão que vinha com o 7.04 é q deu direito.
 
essa versao perde muitos fps pelo menos no css, com esta versao so consigo jogar entre 20-30-40 no maximo quando eu com a versao 0.9.47 consigo os meus 80/110 fps
 
Vou ter de experimentar... infelizmente o Live Messenger n funca no Wine... e duvido que funcione nesta versão... mas nada como experimentar meus amigos!!!
 
A parte do CS nas últimas versões do wine ( acho que > 0.9.47 ) já não é preciso, o wine já vem com uma substituição para o Tahoma :)
 
Exato, mas perde muitos fps.. eu com a versao 0.9.49 e 0.50 jogo a 20/30 fps, com a 0.9.47 jogo a 80/100 fps :S

Sim a malta do Wine já reparou nisso, foi um commit que foi feito para resolver um problema mas cortou os FPS :S, pode ser que na 51 esteja resolvido ;)
 
Já instalei mas continuo a não conseguir utilizar o software da Acer no portatil...

Se alguém souber de algum truque para usar o Acer Emanager, eu agradeço...
 
Podes tentar procurar Drivers... Se não existirem, podes sempre ''Exigir'' drivers para linux...
Um portátil pode ter vários sistemas operativos instalados... Mas também não é por meia dúzia de botões que vais deixar de usar linux pois não?
 
Não, se as coisas continuarem como estão, não deixo de utilizar linux tão cedo...

O meu unico problema é devido à ventoinha do portatil... Com programa da Acer, no windows, consigo activar a ventoinha do portatil e no linux não consigo fazer o mesmo...

Neste momento tenho dual boot, mas ultimamente só tenho ido ao windows para ligar a ventoinha para depois ir utilizar o ubuntu.

Eu sei que o WINE não lida com hardware, mas como consigo correr o 1ª ecran do programa, podia ser que houvesse algum truque para aceder ao painel que me deixa ligar a ventoinha...
 
nice nice, tem umas alterações interessantes esta versão apesar do autorun n me cheirar a grande ideia :S
 
Última edição:
Back
Topo