Oz OS - em desenvolvimento (testers welcome)

neonl

Banido
Boas.

Uns rapazes fixes (sobretudo americanos, mas também um português, user cá do fórum, o Rui Pais) decidiram criar uma distro (um flavour de Ubuntu) para Enlightenment DR17 decente (sim, o elive não é grande coisa e o gOS... bem... acho que nem por isso também...).

O Oz é baseado numa raiz Debian, mais concretamente Ubuntu, mas no entanto NÃO É UBUNTU, não tem aquelas GUIs todas para controlar tudo e mais alguma coisa.

Usa um Enlightenment DR17 compilado a partir da CVS de forma que é pode ser muito actual.

Tem muitas coisas boas herdadas do Ubuntu (e consequentemente do Debian) como o APT, repositórios infinitos, etc.

O cafelinux.org dá alojamento inicial ao projecto e consequentemente à zona "oficial" de discussão mas eu achei como user/tester do Oz OS que devia aqui divulgá-lo.

Já há CD do Oz, o que nos deixa com duas possibilidades de instalação: usar o minimalCD do Ubuntu e depois instalar o Oz desktop pelo APT, ou então usar o CD que está na imagem.

TIP: Para users menos experientes recomenda-se a utilização dos LiveCDs fornecidos pelos devs (para a plataforma de processamento apropriada).

LiveCDs com installer e Enlightenment DR17 já compilado


TIP: O torrent é sempre recomendado.

Construir o Oz OS "na hora" compilando o e17 a partir do minimalCD do Ubuntu

1. Obter um minimalCD do Ubuntu. Para isto ir descarregar do Ubuntu 'Gutsy Gibbon' 7.10 o minimalCD para a arquitectura adequada. NOTA: a compatibilidade dos pacotes com as arquitecturas depende do Ubuntu, já que o que é mais específico do Oz é compilado ou são configs.
Gravar a imagem e arrancá-la pela BIOS.


2. Fazer o boot. Para isto não basta fazer Enter, é preciso digitar
Código:
cli
e depois sim, fazer Enter.

3. Seguir os passos de instalação. Para quem já instalou Debian ou Ubuntu pelo AlternateCD este passo é muito fácil, mas para quem nunca instalou também não é complicado, é só dar instruções simples.

4. Iniciar o sistema mínimo instalado. Basta fazer o login com o teu username e password (que registaste durante a instalação).

5. Adicionar os repositórios do Oz OS. Ok, isto para quem conhece Debian, Ubuntu, Mint, Mepis ou outra distro Debian based é habitual. É só adicionar umas linhas ficheiro sources.list.
Fazer:
Código:
sudo nano -w /etc/apt/sources.list
e adicionar (sugere-se no fundo do ficheiro):
Código:
deb http://cafelinux.org/Downloads/oz-os scarecrow main contrib
deb http://cafelinux.org/Downloads/oz-os tinwoodman main contrib
6. Pôr os pacotes a instalar. Basta pedir ao APT para puxar dois pacotes: o primeiro é o Enlightenment DR17 versão CVS e o segundo é um conjunto de pacotes (alguns deles depois automaticamente obtidos pelos repositórios oficiais do Ubuntu) como configurações as aplicações que fazem o Oz OS.

Fazer:
Código:
sudo apt-get update
sudo apt-get install e17-cvs oz-desktop
# o apt-get update é necessário, senão os pacotes não serão encontrados pelo APT
Pode, também, optar pela solução do desktop light
Código:
sudo apt-get install oz-desktop-light

7. Reiniciar o gdm e brincar *. Para isso fazer:
Código:
sudo /etc/init.d/gdm restart

TIP: O utilizador criado durante o processo de instalação (atenção que isto só é válido para este método, para o LiveCD não há este problema) não terá o proflie do Oz (não terá configs, não terá o visual, os temas, etc). Convém, portanto, a criação de um user a-posteriori que será o "user principal" e aplicar, com este, os seguintes comandos numa consola não-gráfica.
Código:
sudo cp -a /etc/skel/. $HOME
sudo chown -R $USER\: $HOME

____________________________________​

Convém, para mais informação e dúvidas consultar também:Podem ainda (e devem fazê-lo) postar aqui as vossas dúvidas e sugestões posto que tentaremos prontamente respondê-las.

O fórum do cafelinux.org tem um sub-quadro de Oz OS, sendo este o oficial do projecto. Lá, além de poderem livremente (requer registo para isso) criar novas threads (em inglês) têm ainda a possibilidade de consultar algumas já existentes bastante úteis (screenshots, sugestões, canal de IRC, etc), ver:
http://cafelinux.org/forum/index.php/board,91.0.html

* - Para instruções, dúvidas e links de personalização, utilização, etc do E17 (versão CVS) usar este tópico.

Screenshot do look default (integrado no LiveCD):

Atenção ao facto de que esta imagem é uma montagem de varios screenshots feita à postriori com o GIMP e não é nenhum efeito de composite (Compiz e afins) que o Oz OS integre.

Cumpz.

Postem dúvidas, dêem feedback, sugestões, críticas (construtivas), etc.
 
Última edição:
Preciso aqui de uma ajuda.

Neste momento tenho algo deste género:
-Instalei Ubuntu
-Instalei Kubuntu-desktop
-Instalei Geubuntu-desktop

Tenho os menus todos organizados de forma a aparecer no menu do Gnome um menu a dizer "KDE" com tudo o que é KDE lá dentro direito, e em KDE o mesmo para Gnome por isso não atrapalha nada a organização de menus.

Dependendo do que queira usar basta seleccionar Enlightment, Gnome ou KDE no início e entro no Ubuntu, Kubuntu ou Enlightment.

O que queria fazer era saber se dá para instalar o Oz OS juntamente com isto e ficar a funcionar da mesma forma que o Geubuntu.
 
Última edição:
Essa do Geubuntu + Oz OS numa mesma instalação cheira-me a explosão. Acho que não funciona mesmo. Aliás, o Oz ainda não têm um desenvolvimento estável o suficiente (pelo menos é a minha opinião).

Anyway, se quiseres brincar um bocado e ver o eye-candy todo que Oz proporciona, instala no VBox.

Cumps :p (e obrigado por trazeres este tópico "ao de cima").
 
Essa do Geubuntu + Oz OS numa mesma instalação cheira-me a explosão. Acho que não funciona mesmo. Aliás, o Oz ainda não têm um desenvolvimento estável o suficiente (pelo menos é a minha opinião).

Anyway, se quiseres brincar um bocado e ver o eye-candy todo que Oz proporciona, instala no VBox.

Cumps :p (e obrigado por trazeres este tópico "ao de cima").

Eu estava a pensar era em desintalar o Geubuntu e depois instalar o Oz Os. É só um "sudo apt-get remove geubuntu-desktop".

Estive a ler e existem algumas críticas ao Geubuntu por incluir algumas coisas do XFCE como o thunar e o painel em cima, mas pessoalmente gosto bastante.

Não faço ideia de como está a nível de recursos utilizados, mas responde rapidamente e sem grandes problemas.

E17 é mesmo um espanto no que toca a eye candy.
 
Eu estava a pensar era em desintalar o Geubuntu e depois instalar o Oz Os. É só um "sudo apt-get remove geubuntu-desktop".

Estive a ler e existem algumas críticas ao Geubuntu por incluir algumas coisas do XFCE como o thunar e o painel em cima, mas pessoalmente gosto bastante.

Não faço ideia de como está a nível de recursos utilizados, mas responde rapidamente e sem grandes problemas.

E17 é mesmo um espanto no que toca a eye candy.

Olá.
Obrigado pelo interesse no OzOS!

Sim, como neonl disse, misturar o Oz com o geubuntu (ou qualquer variantes que usem diferentes repos) é problema garantido.
O problema não é o oz-desktop per si, mas o e17-cvs, que é o deb central do oz-desktop. Nota que quer o Geubuntu quer o Oz se "conflitam" um ao outro, não sendo possível instalar nenhum em simultâneo.

Em termos de estabilidade, todos os "e17/ubuntu based" são mais ou menos a mesma coisa. Todos usam código CVS e o ubuntu... O Geubuntu usa os panels do xfce4 para oferecer um systray e algumas applets (network e volume control).
É uma opção. Não a melhor, mas perfeitamente funcional. Tiveram um problema com isso no fechar das sessões, mas em princípio deve já estar ultrapassado (com uma sugestão minha, btw, ;)...)

Para remover o geubuntu não creio que um simples remove funcione. É um meta package... tens de apagar as dependencies. Tenta:
Código:
 sudo apt-get remove --purge geubuntu-desktop 
sudo apt-get autoremove
e depois abre o synaptic, remove as referências aos repos do Geubuntu, verifica se há enlightement* e e17* ainda instalados (deverão estar na secção Local packages) e remove-os.
Só depois o Oz poderá ser instalado.
 
Última edição:
Rui pais, eu acabei por remover tudo no Synaptic e tirei os repositórios do Geubuntu.

Meti depois os do Oz OS e está neste momento a instalar.

A instalação é que está a demorar muito mais do que estava à espera. Estava a contar com coisa de 5 ou 10 minutos mas já está à bem mais. Isto está a compilar o E17 em vez de instalar *debs, não está?

Não tenho nada contra isso desde que funcione mas demora ainda um bocado.

BTW, o bug ao encerrar o Geubuntu continua presente. Sempre que fazia log out veficava-se um "time out" e tinha que mandar fechar tudo para conseguir sair.

Se pois quiser desinstalar o Oz preciso de fazer o quê? Basta ir ao Synaptic, fazer remover e é tudo apagado (incluindo as pastas que foram criadas no home)?
 
Última edição:
Rui pais, eu acabei por remover tudo no Synaptic e tirei os repositórios do Geubuntu.

Meti depois os do Oz OS e está neste momento a instalar.

A instalação é que está a demorar muito mais do que estava à espera. Estava a contar com coisa de 5 ou 10 minutos mas já está à bem mais. Isto está a compilar o E17 em vez de instalar *debs, não está?

Não tenho nada contra isso desde que funcione mas demora ainda um bocado.

BTW, o bug ao encerrar o Geubuntu continua presente. Sempre que fazia log out veficava-se um "time out" e tinha que mandar fechar tudo para conseguir sair.

Sim, ele está a compilar tudo. O deb aí, a única coisa que faz é instalar (e correr) um bash script que automatiza o processo, e configura, etc... Sim, demora um tempito. Na máquina que vez no meu "My System" demora 25 min (aprox.). Para actualizar o Enlightenment (eles actualizam varias vezes por dia) não se usa o APT, mas sim um comando que fica instalado:
Código:
sudo easy_e17 -u
Assim, ele vê se há codigo fonte (atenção, não são binários) novo e esse (não custuma ser todo, felizmente) é descarregado, compilado e instalado automaticamente ;)
 
Sim, ele está a compilar tudo. O deb aí, a única coisa que faz é instalar (e correr) um bash script que automatiza o processo, e configura, etc... Sim, demora um tempito. Na máquina que vez no meu "My System" demora 25 min (aprox.). Para actualizar o Enlightenment (eles actualizam varias vezes por dia) não se usa o APT, mas sim um comando que fica instalado:
Código:
sudo easy_e17 -u
Assim, ele vê se há codigo fonte (atenção, não são binários) novo e esse (não custuma ser todo, felizmente) é descarregado, compilado e instalado automaticamente ;)


Tenho que correr sempre esse comando ou sempre que há actualizações elas são feitas automaticamente?

Sinceramente, gostava bastante de achar o Oz Os superior ao Geubuntu. Tanto uma como outra podem não ter muitos users e forums grandes, mas se ficasse com o Oz Os sempre tinha aqui no TZ um local para tirar dúvidas pois de E17 não percebo nada.

Quanto a compiz fusion, não dá para correr, pois não? Até porque o E17 já faz grande parte do que ele faz.
 
Tenho que correr sempre esse comando ou sempre que há actualizações elas são feitas automaticamente?

Estas actualização têm de ser feitas manualmente, executando este comando, isto deve-se ao facto de não serem (por motivos óbvios) os repos do Oz (que também têm o meta-pacote "e17-cvs") que gerem o código fonte do E17. O E17 é actualizado muitas vezes. Isto não quer (nem pouco mais ou menos) que tenhas que o actualizar a toda a hora, até porque a compilação ainda demora uns minutos :)

Sinceramente, gostava bastante de achar o Oz Os superior ao Geubuntu. Tanto uma como outra podem não ter muitos users e forums grandes, mas se ficasse com o Oz Os sempre tinha aqui no TZ um local para tirar dúvidas pois de E17 não percebo nada.

O Oz é, na minha (comprometida :)) opinião superior. Simplesmente tem dois (ou algo assim) meses desenvolvimento, não está "maduro ainda.

Quanto a compiz fusion, não dá para correr, pois não? Até porque o E17 já faz grande parte do que ele faz.
Ooops. Temos aqui uma "desilusão", talvez. O bling (extensão de composite, que substitui o compiz) não funciona bem, e está retirada da lista de módulos a compilar. Podes instalá-la, basta personalizar uma lista de "--skip" mas isso agora tem que ser o Rui Pais a explicar-te. Repito é que, não funciona bem (a última versão da CVS com a versão do servidor X do Gutsy) do Bling :(. A mim tb não me faz muita diferença porque nunca a usei muito (nem o Compiz, ou beryl).
 
...
A instalação é que está a demorar muito mais do que estava à espera. Estava a contar com coisa de 5 ou 10 minutos mas já está à bem mais. Isto está a compilar o E17 em vez de instalar *debs, não está?

Não tenho nada contra isso desde que funcione mas demora ainda um bocado.

Sim demora um bocado a instalação inicial, mas depois os updates são apenas uns momentos com a recompilação de um ou outro pacote que tenha tido alterações. Como neonl já disse só tens de actualizar quando quiseres (diariamente, semanalmente, ...)

BTW, o bug ao encerrar o Geubuntu continua presente. Sempre que fazia log out veficava-se um "time out" e tinha que mandar fechar tudo para conseguir sair.
Estranho, a última vez que trocámos mails Luca e Intilinux, do Geubuntu, pareciam já ter implementado a minha sugestão sobre o repo deles... talvez estejam a juntar um conjunto de bug fixes...
Se pois quiser desinstalar o Oz preciso de fazer o quê? Basta ir ao Synaptic, fazer remover e é tudo apagado (incluindo as pastas que foram criadas no home)?
Para desinstalar todo o oz, é preciso fazer o mesmo que fizeste para o geubuntu, com o extra de remover o e17. Para isso faz primeiro (antes de apagar o Oz):
Código:
sudo .easy_e17.sh -c -c -c
(eu nunca experimentei mas é suposto o script apagar tudo, code e compilações... manualmente podes simplesmente ver/apager /opt/e17 e $HOME/.e17-cvs)
Nota que podes fazer backups com um simples:
sudo cp -a /opt/e17 /opt/e17_BKP
(util por exemplo antes de updates que possam parecer perigosas tipo api breakages, ver anúncios aqui).

...
Sinceramente, gostava bastante de achar o Oz Os superior ao Geubuntu. Tanto uma como outra podem não ter muitos users e forums grandes, mas se ficasse com o Oz Os sempre tinha aqui no TZ um local para tirar dúvidas pois de E17 não percebo nada.
A diferença entre as duas implementações é que o Geubuntu é orientado para quem não percebe nada de Linux (pois implementa muitas das coisas do Gnome/Xfce que são parecidas ao Windows).

Em relação ao Oz, não pretendo que seja muito completo ou user-friendly... é impossível satisfazer todos os gostos, por isso tento implementar um set bastante simples e geral.
Mas se um utilizador se entende com o Ubuntu pode usar o OZ sem dificuldade. Os repos de base são os mesmos é só usar o apt para instalar qualquer funcionalidade pretendida que não venha por default...
A grande vantagem do Oz é usar o e17-cvs, que é muito flexível, seguro e configurável ao invés de repos como todos as outras implementações de e17 fazem.
Dentro de um dia ou dois penso lançar o 1º iso :)

Quanto a foruns, eu tento reponder a qualquer dúvida que vá aparecendo :)
POdes também usar os foruns do ubuntu (aqui ou aqui por exemplo), ou no que se refere a outras coisas não directamente relacionadas com o desktop
O forum oficial em inglês é no Cafelinux:
http://cafelinux.org/forum/index.php/board,91.0.html

Quanto a compiz fusion, não dá para correr, pois não? Até porque o E17 já faz grande parte do que ele faz.

Correr o compiz é teoricamente possível, mas muito complicado (vi uns videos uma vez... mas acho que a coisa não era muito viável). O bling continua com problemas nas últimas versões... aconselho normalmente a usar o xcompmgr eis aqui uma sugestão:
http://cafelinux.org/forum/index.php/topic,894.0.html

Qualquer dúvida é só perguntar.
 
Até agora não tive nenhum problema. Tudo funciona como devia funcionar e nenhum crash.

Os únicos reparos que tenho a fazer são a falta dos icons na barra de acesso rápido. Aparecem espaços vazios com o programa e não o icon.

A única coisa que aconselhava a melhorar seria o visual. Na minha opinião está demasiado simples. Talvez a ideia seja mesmo essa e seja isso que procuram, mas gostos são gostos =)

O projecto é ainda muito jovem pelo que li, no entanto foi uma surpresa muito agradável. Espero que continuem e que tenham muito sucesso.

"E17 é feio"
"E17 é instável"
etc

São tudo mitos e preconceitos que eu próprio tinha. Obrigado por terem ajudado a desfazê-los (principalmente ao neonl que se criou estas duas threads sobre o assunto).

Congratz =)

EDIT:
Sugestões?

sudo easy_e17 -u
sudo: .easy_e17.sh: command not found
 
Última edição:
Até agora não tive nenhum problema. Tudo funciona como devia funcionar e nenhum crash.

Os únicos reparos que tenho a fazer são a falta dos icons na barra de acesso rápido. Aparecem espaços vazios com o programa e não o icon.

A única coisa que aconselhava a melhorar seria o visual. Na minha opinião está demasiado simples. Talvez a ideia seja mesmo essa e seja isso que procuram, mas gostos são gostos =)

O projecto é ainda muito jovem pelo que li, no entanto foi uma surpresa muito agradável. Espero que continuem e que tenham muito sucesso.

"E17 é feio"
"E17 é instável"
etc

São tudo mitos e preconceitos que eu próprio tinha. Obrigado por terem ajudado a desfazê-los (principalmente ao neonl que se criou estas duas threads sobre o assunto).

Congratz =)

EDIT:
Sugestões?

sudo easy_e17 -u
sudo: .easy_e17.sh: command not found

Boa. Fico contente por ter corrido tudo bem.

Sim é suposto o e17 ter um look leve e despojado. (Os gostos eh eh...)
Podes activar ou desactivar os icons no desktop carregando ou descarregando o modulo 'File Manager' (eu prefiro sem...)

Podes alterar os fundos ou os temas. Vê aqui bons temas e outros eye-candy:
www.get-e.org e http://e17-stuff.org

Dá também uma olhada na secção Tips and Tricks do meu thread sobre o e17-cvs:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=546746
para mais dicas sobre configuração.

Quanto ao comando mencionado, foi uma gafe é:
Código:
sudo easy_e17.sh -u

Boas configurações
 
Thanks =)

Tentei remover e deparei-me com um erro a dizer que não era possível( E: e17-cvs: subprocess post-removal script returned error exit status 1 ). Estive a ver e já aconteceu a mais alguns users e parece não haver solução a não ser apagar isto:
/opt/e17
/usr/bineasy_e17.sh
/etc/.easy_e17.conf


E substituir isto:
/var/lib/dpkg/available
/var/lib/dpkg/status

O único problema é que o que está a negrito não existe. E mesmo depois de ter removido tudo à mão e de ter substituido aqueles ficheiros pela versão "old", o e17-CVS continua a aparecer no Synaptic e a dar erro. =|

O mais chato é que sempre que abro o Synaptic o pacote está automaticamente marcado para remoção e mesmo que tente "unmark" não dá.
 
Última edição:
Thanks =)

Tentei remover e deparei-me com um erro a dizer que não era possível( E: e17-cvs: subprocess post-removal script returned error exit status 1 ). Estive a ver e já aconteceu a mais alguns users e parece não haver solução a não ser apagar isto:
/opt/e17
/usr/bineasy_e17.sh
/etc/.easy_e17.conf


E substituir isto:
/var/lib/dpkg/available
/var/lib/dpkg/status

O único problema é que o que está a negrito não existe. E mesmo depois de ter removido tudo à mão e de ter substituido aqueles ficheiros pela versão "old", o e17-CVS continua a aparecer no Synaptic e a dar erro. =|

O que está em negrito não existe mesmo. Em relação ao teu segundo problema... :confused: I'm afraid I can't help... pode ser que o Rui Pais saiba.
 
O pior é que agora nem fazia o boot e não tinha maneira de saber porquê (o ubuntu 64 bits tem um bug que desliga o ecrã durante o boot).

Tive que iniciar em recovery mode e depois fazer "gdm". Deu um erro a dizer que o tema "oz" não existia. Tentei iniciar no modo Enlightment mas não dava. Pelos vistos está removido, mas continua a aparecer listado.

Se não der para fazer nada: Format XD

Não imaginam a quantidade de vezes que já instalei Ubuntu... Mas também já estava a contar fazer isso. Andava a inventar a mais nos últimos tempos =D
 
O pior é que agora nem fazia o boot e não tinha maneira de saber porquê (o ubuntu 64 bits tem um bug que desliga o ecrã durante o boot).

Tive que iniciar em recovery mode e depois fazer "gdm". Deu um erro a dizer que o tema "oz" não existia. Tentei iniciar no modo Enlightment mas não dava. Pelos vistos está removido, mas continua a aparecer listado.

Se não der para fazer nada: Format XD

Não imaginam a quantidade de vezes que já instalei Ubuntu... Mas também já estava a contar fazer isso. Andava a inventar a mais nos últimos tempos =D

Em relação a isso de desligar o ecrã durante o boot... só faz nalguns PCs, no meu por exemplo. Criei uma vez uma thread sobre isso no fórum do ubuntu (aqui). Acho que se pode resolver, eu é que ainda não consegui. Anyway, tb não vou prescindir dos 64 bits só por causa disso :)
 
Thanks =)

Tentei remover e deparei-me com um erro a dizer que não era possível( E: e17-cvs: subprocess post-removal script returned error exit status 1 ). Estive a ver e já aconteceu a mais alguns users e parece não haver solução a não ser apagar isto:
/opt/e17
/usr/bineasy_e17.sh
/etc/.easy_e17.conf


E substituir isto:
/var/lib/dpkg/available
/var/lib/dpkg/status

O único problema é que o que está a negrito não existe. E mesmo depois de ter removido tudo à mão e de ter substituido aqueles ficheiros pela versão "old", o e17-CVS continua a aparecer no Synaptic e a dar erro. =|

O mais chato é que sempre que abro o Synaptic o pacote está automaticamente marcado para remoção e mesmo que tente "unmark" não dá.

Não percebo muito bem o que aconteceu... (a proposito é /usr/bin/easy_e17.sh)
cuidado a mexer directamente nos files de /var/lib/dpkg ... isso pode dar broncas das sérias.
tenta primeiro:
Código:
sudo aptitude remove e17-cvs
e depois:
Código:
sudo aptitude remove oz-desktop
O pior é que agora nem fazia o boot e não tinha maneira de saber porquê (o ubuntu 64 bits tem um bug que desliga o ecrã durante o boot).

Tive que iniciar em recovery mode e depois fazer "gdm". Deu um erro a dizer que o tema "oz" não existia. Tentei iniciar no modo Enlightment mas não dava. Pelos vistos está removido, mas continua a aparecer listado.

Se não der para fazer nada: Format XD

Não imaginam a quantidade de vezes que já instalei Ubuntu... Mas também já estava a contar fazer isso. Andava a inventar a mais nos últimos tempos =D

para remover o enlightenment da lista do gdm:
Código:
sudo rm  /usr/share/xsessions/enlightenment.desktop
isso acontece por causa da remoção parcial...
tens de ser mais detalhado com o que aconteceu para eu poder dar mais pistas...
 
Última edição:
Tive que iniciar em recovery mode e depois fazer "gdm". Deu um erro a dizer que o tema "oz" não existia. Tentei iniciar no modo Enlightment mas não dava. Pelos vistos está removido, mas continua a aparecer listado.

Ah. Isto deve ser por causa das configurações do Oz (para adaptar o gdm do ubuntu ao Oz).
tenta:
Código:
sudo aptitude reinstall gdm
 
Basicamente corri o script com a parte do "-c -c -c" e não deu erro nenhum.

Depois fui ao Synaptic e slecionei o oz-desktop e o E17 para remover completamente assim como o que tinha ficado. E aí apareceu este erro (E: e17-cvs: subprocess post-removal script returned error exit status 1 ).

Aparece quer com o Synaptic, quer com apt-get ou aptitude.

Sinceramente não é que seja assim um problema muito grave para mim. 20 minutos e reinstalo o Ubuntu e em mais 10 fica com tudo a funcionar. Tenho quase tudo de origem já para depois quando tiver que formatar não ir trabalho ao ar.
 
Basicamente corri o script com a parte do "-c -c -c" e não deu erro nenhum.

Depois fui ao Synaptic e slecionei o oz-desktop e o E17 para remover completamente assim como o que tinha ficado. E aí apareceu este erro (E: e17-cvs: subprocess post-removal script returned error exit status 1 ).

Aparece quer com o Synaptic, quer com apt-get ou aptitude.

Sinceramente não é que seja assim um problema muito grave para mim. 20 minutos e reinstalo o Ubuntu e em mais 10 fica com tudo a funcionar. Tenho quase tudo de origem já para depois quando tiver que formatar não ir trabalho ao ar.

Ah penso que já percebi o problema!
Muito obrigado, é assim que as coisas se vão afinando e melhorando (:))

Tenta:
sudo aptitude reinstall e17-cvs
e depois tenta remover de novo tudo (sem o commando com -c -c -c)

Tenta pelo menos isto antes de formatar, se possível, para eu colidir informação sobre o problema ok?
e diz como correu. Muito Obrigado.
 
Back
Topo