Fujitsu Siemens Esprimo Mobile V5515

Herege

Power Member
Boas!

Ficam aqui algumas dicas, sobre o supre-citado portátil, para quem não está muito à vontade com informática.

Para quem quiser desinstalar o Sistema Operativo Vista que vem com o portátil e instalar o Windows XP

Previamente fazer download para um disco externo ou outro PC das drivers "Audio" e "Graphic" em http://www.fujitsu-siemens.com/support/linkapplication.html?LNG=EN&ID=3815


1- Inserir o CD do Windows XP
2- Reiniciar o PC
3- No arranque carregar na tecla F12 e escolher em primeiro lugar a respectiva drive do leitor DVD, de modo a que o arranque seja feito a partir da drive de DVD
4- Formatar as 3 partições e instalar o Windows XP numa partição
5- Inserir o CD do Service Pack 2 para o Windows XP
6- Instalar o Service Pack 2
7- Instalar o Office (aconselho a instalar somente o Word, Powerpoint e Excell)
8- Instalar o modem ZTE MF620

Caso tenham problemas em reconhecer o modem sigam estes passos:
a- Tirar a bateria do modem
b- Ligar modem sem bateria via USB ao PC
c- Instalar o Software, se o sofware sugerir reiniciar o PC , optem por não reiniciar
d- Após o Software instalado , inserir o número PIN que veio com o cartão (4 dígitos)
e- Fechar software e desligar o modem do PC
f- Colocar a bateria no modem e voltar a ligar o modem ao PC
g- Abrir o sofware
h- Ligar à internet (primeira opção no canto superior esquerdo)

9- Ir ao Start - programas - windows update
10- Escolher a opção "critical Updates"
11- Fazer download dos 85 critical updates para o windows XP

Estas dicas destinam-se a professores e alunos que não estão muito à vontade com a informática , quanto aos outros aconselho pura e simplesmente "queimar" um ficheiro ISO num CD ou DVD criado com o http://www.nliteos.com/

Esta sugestão do Nlite tem muitas vantagens porque é possível colocar num só CD/DVD tudo o que necessitamos para ficar com o PC completamente operacional, ou seja, num só ficheiro ISO podemos ter: o Windows XP, SP2, todos os critical updates, as drivers para o som e gráfica e MS Office e mais coisas que queiram tipo Winrar, etc. Além disso o tempo de instalação é muito mais reduzido e ficamos sempre com o CD ou DVD pronto a reinstalar em caso de necessidade.

Caso conheçam alguém que esteja à vontade com o Nlite, peçam para gravar um ISO para CD ou DVD com o que referi.

No fim disto, ficam com um portátil estável, rápido e limpinho, pronto para trabalhar :)

*** Atenção , parto do princípio que possuem LEGALMENTE todo o software que referi :)
 
Última edição:
Não tenho este portátil e por isso por isso posso só estar a criar confusão mas já agora, algumas questões (esclarecimento):

- pq apagar as 3 partições? Em principio bastará apagar a partição associada ao c: e instalar o XP nessa partição. As outras partições (se for igual ao meu PC), uma não terá nada (normalmente usada para colocar os documentos) e outra será a partição de instalação do SO (vista). Ou apagarem a partição do Vista, perdem a possibilidade de voltar a instalar o Vista "on-the-fly", ou seja, bastando carregar num F qq e pedir para fazer a recuperação do sistema. Convém dizer isto às pessoas, principalmente se forem pessoas que, como dizes, não têm prática em informática.

- não são "drives" mas drivers. Drives são os leitores de CDs, DVDs, disquetes e afins. Drivers são os programas que controlam o funcionamento dos componentes do computador.

- A história do Nlite podia estar melhor explicada. O que ele faz é de facto criar um ficheiro que serve de muito pouco para o objectivo em causa, a não ser quando gravado num cd. Devias dizer "num só CD podemos ter...", mas isso são preciosismos da minha parte.
 
Não tenho este portátil e por isso por isso posso só estar a criar confusão mas já agora, algumas questões (esclarecimento):

- pq apagar as 3 partições? Em principio bastará apagar a partição associada ao c: e instalar o XP nessa partição. As outras partições (se for igual ao meu PC), uma não terá nada (normalmente usada para colocar os documentos) e outra será a partição de instalação do SO (vista). Ou apagarem a partição do Vista, perdem a possibilidade de voltar a instalar o Vista "on-the-fly", ou seja, bastando carregar num F qq e pedir para fazer a recuperação do sistema. Convém dizer isto às pessoas, principalmente se forem pessoas que, como dizes, não têm prática em informática.

Sem dúvida deveria ter referido essa possibilidade, no entanto, o disco já é "curto" e não acho aconselhável ter uma partição a ocupar tanto espaço dando tão poucos beneficios.

- não são "drives" mas drivers. Drives são os leitores de CDs, DVDs, disquetes e afins. Drivers são os programas que controlam o funcionamento dos componentes do computador.

Tens toda a razão, vou editar o post com a correcção, obrigado :)

- A história do Nlite podia estar melhor explicada. O que ele faz é de facto criar um ficheiro que serve de muito pouco para o objectivo em causa, a não ser quando gravado num cd. Devias dizer "num só CD podemos ter...", mas isso são preciosismos da minha parte.

Realmente também acho um preciosismo, além disso o Nlite é MUITO útil neste caso concreto, basta pensar que ficamos com TUDO instalado de uma só vez e em metade do tempo ( às vezes ainda menos, depende dos casos)
 
Lá está, eu disse quase :p

Se eles configuraram na BIOS a opção para usar o disco SATA como IDE, não há esse problema.. mas como deves saber mais de 90% dos portáteis com discos SATA não são reconhecidos com o CD do XP ;)
 
Seja como for vale a pena verificar essa situação do SATA. Quando tiver novidades ponho aqui a informação.

Caso esteja a funcionar como IDE, vou ter que arranjar drivers para SATA e alterar a Bios.
 
Tenho uma pergunta. Este modelo vem com uma placa SiS Mirage 3 Graphics, pelo menos o do programa E-escola. No entanto, quando tento inicializar o Age of Empires 2, diz-me que o DirectDraw não está correctamente instalado/configurado. Quando tento inicializar o Age of Empires 3, diz que o Direct 3D ou não está correctamente instalado, ou a placa não o suporta ou está corrompido. Já verifiquei usando o dxdiag.exe(ou assim uma coisa) e diz-me que essas duas funcionalidades estão activadas e a funcionar bem. Alguem sabe qual pode ser o problema?
 
Tenho uma pergunta. Este modelo vem com uma placa SiS Mirage 3 Graphics, pelo menos o do programa E-escola. No entanto, quando tento inicializar o Age of Empires 2, diz-me que o DirectDraw não está correctamente instalado/configurado. Quando tento inicializar o Age of Empires 3, diz que o Direct 3D ou não está correctamente instalado, ou a placa não o suporta ou está corrompido. Já verifiquei usando o dxdiag.exe(ou assim uma coisa) e diz-me que essas duas funcionalidades estão activadas e a funcionar bem. Alguem sabe qual pode ser o problema?

Só com essas informações é difícil ajudar. Tenta colocar aqui mais informações sobre o software que tens instalado, e que sistema operativo tens.
 
O PC está exactamente como veio, com Windows Vista, o Office etc. Re-instalei o DirectX, a pensar que era aí que estava o erro mas continuou sem dar.
Também já fiz o download da driver da placa gráfica e continua sem dar... Embora não tenha a certeza que tenha sido a certa, mas foi a que apareceu quando fui ao site da Fujitsu Siemens e pus o modelo do PC... O ficheiro chama-se FSC_Embedded_in_SiS_M672_7_14_10_5070__1017093.zip
 
Hoje formatei o meu e decidi experimentar o Windows XP. Uma das coisas que reparei foi que não tem o software de energia que vinha originalmente. Como posso arranjá-lo? É que agora tenho o PC em modo de longa duração de bateria...
 
problema de bateria do portatil

Eu recebi um portatil da tmn e instalei o windows xp sp2 , mas agora aparece que nao consegue carregar o instalador da bateria e nao sei o que fazer.
Digam alguma coisa
Obrigado
 
Back
Topo