Análise: D901c Quad Core (Revamped)

Trance

Power Member
Clevo D900c/D901c – O portátil mais rápido do mundo em 2007!
-------------------------------------------------------------------------
O Clevo D901c é o portátil comercial mais rápido do mundo do ano de 2007 e caminha para o ser em 2008 suportando desde já processadores Intel Quad Core (Q6600 e Q6700). Este portátil está direccionado para utilizadores que simplemente não suportam estar á espera que o computador responda por coisa alguma. Não se tratando de um portátil normal, suporta CPUs que equipam os computadores de secretária, pode ter até duas placas gráficas NVIDIA 8700M GT a funcionar em SLI, um LCD de 17” suportando resoluções até 1900x1200 (WUXGA), 3 discos a funcionar em RAID 0, 1 ou 5 (possibilidade para 900 MB), memória RAM a 800 Mhz expansível até 4GB e mais uma mão cheia de coisas que falaremos mais à frente. Tudo isto numa caixa transportável que pesa cerca de 5.5 kilos.

9261_headerpic5.jpg


Fotos: http://www.eurocom.com/gallery/188/index.html





A máquina em análise tem as seguintes especificações:
  • Clevo d901c
  • Intel® Core™ 2 Quad Processor Q6600
  • 4GB DDR2 a 800Mhz (2GB + 2 GB)
  • 2x250GB Western Digital a 5400RPM SATA e em RAID 0 (aproximadamente 500GB no total) - (Expansível para 3x320 GB em RAID 5)
  • 2x Nvidia Gforce 8700GT com 512MB cada.
  • Leitor/Gravador 8x DVD+/-RW - (Expansível para HD-DVD ROM)
  • Intel 4965AGN 802.11n
  • Windows Vista 64 bits e Windows XP Profession instalado em dual boot. Isto é, no arranque podemos optar por usar um ou outro sistema operativo.
Esta máquina ao contrário da maior parte dos portáteis, foi desenhada por forma a ser actualizada tal como os computadores de secretária. Nomedamente CPUs, placas gráficas, módulo de gravação/reprodução de TV, módulo de bluetooth, discos rigidos, entre outros componentes podem ser actualizados.

Publico Alvo

Este portátil destina-se principalmente a jogadores, entusiastas da edição vídeo digital ou áudio, programadores e analistas de sistemas, ou simplesmente operadores bastante exigentes. É melhor pensarmos nesta máquina mais como um computador de secretária fácilmente transportável do que efectivamente de um portátil. Os seus 5.5 kilos de peso permitem-me transporta-lo entre a minha casa e o escritório por transportes públicos. No entanto para deslocações mais frequentes o seu transporte torna-se rápidamente insustentável. Efectivamente se pensa usa-lo de sala em sala de aula, entre sessões fotográficas ou em reuniões frequentes o seu peso e o limite de 1.5 horas de utilização da bateria tornam essa prática muito pouco pláusível. No entanto empacota mais poder de processamento do que qualquer outro portátil no mercado dando a devida réplica aos computadores de secretária de gama média-alta.

Design e Construção

Em termos de design não tem nada de espetacular com a exepção do facto de ser enorme quando comparado com outros. Foi desenhado em linhas industriais direitas formando um rectangulo perfeito. Os cantos são arrendondados, mas isto é tudo o que se pode observar em termos de curvaturas.

Design2.jpg


As suas dimensões são 39.7cm(Comprimento) x 29.8cm(Diâmetro) x 0.6cm(Altura) e pesa cerca de 5.5 kilos com a bateria de 12 células instalada. Comparando com outros portáteis com LCD’s de 17” que pesam cerca entre 2.8 e 3.6 kilos, é de facto bem mais pesado, mas este não se trata de um portátil normal ou trata-se?

Construído em plástico bastante resistente pintado a azul (d900c) ou preto/cinzento (d901c), toda a superfície com expeção da tampa do LCD é bastante suave ao toque. Esta faceta conjugada com a o tom brilhante das cores dão uma sensação de classe que caso contrário não teria.

O plástico usado é claramente mais expesso e duro do que o normalmente observado em portáteis de gama alta. Devido à sua elevada capacidade e potência torna-se necessário garantir muito mais estabilidade estrutural no seu chassis do que em qualquer outro portátil. O chassis parece solido como uma rocha pois não consegui notar qualquer parte fléxivel na sua superfície com a expeção do LCD, mesmo na zona de descanso das mãos que é do tamanho de um pequeno campo de futebol.

Performance Computacional

Vamos portanto ao que interessa. Quem se levanta e bate palmas a um portátil como este o seu lema deve ser performance, performance e mais performance. Isto pese embora as outras caracteristicas descritas serem igualmente de nota.

Mais do que falar de indíces sintéticos, quero-vos dizer que esta é a mais rápida que já mais tive. O Windows Vista não se engasga com nada que ponha a correr. Nomeadamente tenho um servidor de base de dados SQL Server 2005 Developer Edition instalada com 4 instâncias de base dados, 2 instâncias do Visual Studio carregadas com diferentes projectos em modo de debug, servidor Web, o software Vista Media Center a passar um filme uma folha de cálculo e um documento Word aberto, tudo a correr em simultâneo e a máquina não pára para nada. Junto a isto tudo um wallpaper animado da Windows Vista DreamScene, e estou a navegar na net com 4 browsers abertos ... CPU não passa dos 60%. A produtividade que permite a uma pessoa como eu que trabalhe com PCs e software exigente todo dia é de facto qualquer coisa do outro mundo.

Para os adeptos dos indíces que de uma forma ou de outra são algo relevantes eis os mais conhecidos. TOdos foram retirados após cerca de 3 horas de utilização activa para obtermos resultado mais reais.

Vista Index

VistaExperienceIndex.jpg


Resultados comparativos com o DELL XPS M1730 (Overclocked)

wPrime - Mede capacidades de cálculo matemático

wPrime-1.jpg


PCMark05 - Mede as capacidades gerais da máquina (Produtividade)

PCMark05V1.jpg


Resultados comparativos com o DELL XPS M1730 (Overclocked)

[Colocar dados aqui - SuperPI, Sandra, wPrime e PCMark]

Performance de Processamento Gráfico

SLI_logo3.jpg


Suportando duas placas NVIDIA Go 7950GTX e 8700M GT este á simplemente o portátil mais potende de momento para processamento gráfico e jogos colocando-se o a par de muitos computadores de secretária considerados de topo de gama.

3DMarl06 (Overclocked): Mede capacidades e em jogos

3dMark06V2.jpg


http://service.futuremark.com/orb/resultanalyzer.jsp?projectType=14&XLID=0&UID=12577832

CineBench: Mede capacidades para CAD e AutoCAD

CineBench.jpg


Resultados comparativos com o DELL XPS M1730 (Overclocked)
[Colocar mais informação sobre a execução de jogos na resolução 1900x1200, ...]

Call of Duty 2 (1900x1200, Max Settings): 65 FPS em média.
F.E.A.R (1900x1200, Max Settings): 45 FPS em média

Armazemanamento e Performance

RAID_5_2.jpg


Este portátil permite instalar nada mais nada menos do que 3 discos rigidos SATA em RAID(opcional) fazendo um total de 900 GB. Quando a opção RAID é seleccionada poderá optar por:

RAID 0 - 2 a 3 drives a funcionar em paralelo, tanto em escrita e leitura, como uma só (até um 900 GB). Neste caso compartivamente com uma instalação padrão (não RAID) permite atingir velocidades 2 a 3 vêzes mais rápidas (Maior performance). No entanto se uma drive falhar todo o sistema falha (Performance).

RAID 1 – 2 drives a funcionar em paralelo em que uma é uma cópia exacta da outra. Isto é o que é escrito na drive principal é escrito na outra para maior segurança. Caso uma drive se estrague os dados estão salvaguardados na outra e o sistema continua a funcionar como se nada houvesse passado (Segurança/Recuperação)

RAID 5 – 3 discos a funcionar em paralelo com gual paridade. Traduzido por miúdos, caso qualquer das drives falhe o sistema prossegue o funcionamento normal mas existe perda de dados secundários. No entanto o sistema pára completamente(não arranca) no caso de duas drives falharem ate que a drive em falta seja subsituída e os dados recuperados (Performance/Recuperação)

Poderá optar por configurações em que tem 2 drives em RAID 0 e uma terceira á parte usada para backup dos dados mais importantes, que foi o caso da máquina em análise. As taxas de transferência no array RAID (nos dois discos em RAID) são de facto excelentes tendo em conta que se tratam de 2 disco de 250GB a 5400RPM (não são dos mais rápidos). O quadro abaixo apresenta as velocidades atingidas nesta configuração e com a drivers frias
Constatei que a velocidade deteriora-se quanto mais quentes tiverem, algo no entanto perfeitamente normal.

HD Tune: Mede velocidade do sistema de armazanamento de dados

HDTune-1.jpg


Resultados comparativos com o DELL XPS M1730 (Overclocked)

Performance de Audio e Video

O Clevo tem 4 altifalantes incorporados transmitindo um som forte a alto processado pela placa de som integrada de alta definição. Nada de extraordinário, no entanto muito acima das espectativas do utilizador comum para um portátil. Utilizadores mais exigentes poderam simplemente ligar a máquina a um conjunto de colunas 5.1 através das suas 3 saídas analogicas (Frente, Centro/Subwoofer, Traz) ou a um amplificador externo pela saída S/PDIF (Digital Coaxial) integrada. Todas a ligações de audio estão colocadas na frente do portátil, algo que é uma desvantagem em termos ergonómicos para quem o quer colocar por baixo da TV ou a umas colunas 5.1 externas. No entanto para utilização com uns Headphones Stereo ou 5.1 é o local perfeito.

Front.jpg






Para processamento de imagem e video pode contar com o poder de processamento de duas placas gráficas NVIDIA Go 7950GTX (a segunda gráfica é opcional), um módulo de gravação de TV compatível com o Windows Media Center (opcional) e com as seguintes saídas e entradas para ligação a monitores externos, Televisão e Câmaras de Video:
  • DVI-D/HDMI (HDMI com um adaptador que não é incluído)
  • VGA
  • S/VIDEO
92606.jpg


A maquina tem também uma camara de vídeo integrada no LCD de 1.3 Megapixeis e 5 microfones espalhados na parte frontal da máquina para comunicação remota em tempo real. Que mais poderiamos querer para tal coisa?

HDSounce.jpg


Performance das Comunicações

Para ligações em rede a Clevo generosamente oferece uma porta Ethernet de 1 Gigabit para os jogadores mais auspiciosos numa LAN party, outra para ligação do modem 56kbits a uma linha analógica. Integrado na máquina temos também a última placa de rede sem fios da Intel, que é nada mais nada menos do que a Intel PRO/Wireless 4965AGN. As redes sem fios do tipo N são as mais rápidas que existem no mercado de momento, sendo necessário um Router Wireless que suporte este padrão de comunicação para melhor tirar partido das suas capacidades. Usei o modo wireless para ligar ao meu router sem fios to tipo G sem quaisquer problemas de ligação, e testei ligar a uma rede de 100 megabits sem problemas. Infelizmente não pude testar a ligação ethernet a 1 Gigabit nem a rede Wireless-N por falta de equipamento.

No que se refere a redes pessoais, opcionalmente poderá também obter o Clevo d900c com um módulo de Bluetooth integrado, algo que não obtive com o meu portátil. Este é um componente padrão em muitos portáteis para ligação ao um telemóvel ou PDA mas não neste. O fornecedor argumentou que teria que optar pelo Wireless-N ou Bluetooth+Wireless-G algo inédito uma vèz que o Wireless-N criava interferências, facto inédito uma vêz que nunca li algo do género em lado algum sobre esta máquina, um ponto negativo.

Interoperabilidade

Clevo2-1.gif


Pode contar com 4 portas USB para ligação a periféricos externos. Uma mais não seria nada mau mas 4 já serve para que quer ligar um cooler para portáteis, um disco externo, o habitual rato, uns Headphones 5.1 com alimentação pela porta USB e um teclado externo para jogos. Enfim, mais uma porta USB dava para ligar uma placa de som ou de TV externa em simultâneo ou mesmo a minha avó. Não se pode ter tudo.

Ao nível de suporte para placas PCMCIA é que estamos mal, temos apenas uma sendo que a maioria dos portáteis tem 2. Não que faça uso delas.

Incluído temos também um leito de cartões 7 em 1. Nada mau, mas outra coisa não se poderia esperar num portátil desta evergadura.

Imagem

O Clevo d900c está equipado com o LCD brilhante de 17” disponível de fábrica em duas resoluções – WSXGA (1650x1050) e WUXGA (1920x1200). Comparado com a maioria dos portáteis os níveis de contraste e brilho possíveis pelo LCD são bastante bons, em suma brancos são brancos e pretos são pretos. Ao longo da parte mais baixa do painel verte alguma luz, apenas observável contra um fundo negro. Todas as outras áreas estão uniformente iluminadas e os angulos de visão simplesmente excelentes.
Durante os jogos não notei a existência de sombras à margem do pretendido, mostrando sempre cores vivas e realistas.

Calor e Ruído

Se pensa que este portátil gera muito calor e é ruídoso engane-se. Mesmo com as duas mais poderosas placas gráficas para portáteis no mercado, um CPU de desktop e dois discos em RAID 0 está máquina é supreendemente silenciosa e aquece muito pouco. As quatro ventoinhas de grande amplitude arrefecem eficientemente os componentes sendo que o único ruído audível é o do ar a ser expelido.

92602.jpg


Com o CPU e as placas gráficas a 100% de carga as ventoinhas rodopiam mais rápidamente mas o ruído gerado pelos eixos é quase ináudível (o ideal para colocar com media center na sala de estar). O ar expelido é sem dúvida quente mas não queima a mão. A superfície do portátil aquece não mais que os outros se não menos. Os engenheiros que criaram esta máquina deviam receber efectivamente um prémio por terem desenhado um sistema de arrefecimento tão eficiente para situações tão extremas como as exigidas pelos seus componentes de topo.

Temperatures.jpg



Teclado

92607.jpg


Estamos perante um teclado QWERTY padrão que incluí o teclado numérico destacado à semelhança de um teclado para desktops. A sensação de toque das teclas é muito boa e todas as teclas respondem consistentemente mesmo quando pressionamos várias em simultâneo, bom para jogar FPSs. Para quem está habituado a usar teclados de desktops fácilmente usa o deste portátil. No entanto a localização de algumas teclas são pouco ortodoxas sendo necessário alguma habituação. As habituais teclas de funções (FN) e tecla do Windows Vista estão presentes. Além das teclas padrão de um teclado completo, pode contar com 6 outras teclas especiais, nomeadamente 2 Game Keys mais 4 outras para acesso rápido ao email, browser e .... Todas as teclas especiais são em alumínio e pode ser configuradas atravêz de software. Temos também o habitual Toutchpad com teclas em aluminio mas desta feita e como não poderia deixar de ser, é do tamanho de um campo de mini-golf a condizer com o resto do portátil.

Segurança de Dados

Para segurança extra o d900c integra um chip TPM (“Thrusted Platform Module”) que quando usado juntamente com a funcionalidade Bitlocker do Windows Vista Ultimate permite que os dados na driver do sistema operativo sejam encriptados com chaves devidamente protegidas pelo chip TPM. Os dados poderão apenas ser lidos do disco apartir do PC onde foram criados e desde que PC (BIOS) e SO (ficheiro de arranque) não estejam alterados de forma indevida (alterações sem autorização). Traduzido por miúdos quer dizer que se alguem roubar ou confisacar uma máquina destas nunca conseguirá lêr dados guardados no disco a não ser que indique a chave certa. Isto mesmo que tire o disco do portátil e o coloque noutro PC. Claro está quem souber o seu username e password do sistema operativo pode sempre entrar. Isto é melhor no entanto do que acontece normalmente e máquinas roubadas em que independentemente de se saber a pasword ou não os dados podem ser sempre lidos.
Temos assim com máquina garantir um nível impar em portáteis, tanto ao nível do acesso a dados como na recuperação dos mesmo. Basta para isso usar o Windows Vista Ultimate, ter o TPM activado e optar por uma configuração em RAID 1. As duas primeiras opções protegem os dados contra leitura mesmo em casos extremos e a última protege-os contra falhas do sistema.

Actualização e O Futuro Próximo

ClevoActua.jpg


A capacidade de actuzalização deste portátil significa que a possibilidade me melhora-lo não termina com a sua compra. Sim o Clevo d900c é o primeiro portátill a suportar processadores Intel Quad Core no planeta.

Conclusão e Notas finais

Se pretende um portátil de performance comparável a um computador de secretária de topo algo mais potente do que o Clevo d901c ainda está para se inventar.

Fabricante & Especificações Completas

D900c
D901c

Lojas

***** (PTi)
***** (PT)
Ahtec (ES)
KobaltComputers (UK)
RockDirect (UK)
Deviltech (DE)


Links Uteis

Comunidade
Utilizadores

D901c Pintado :)

DR6800_chroma_vert2_med.jpg
DR6800_flagnew_med.jpg

DR6800_Harlequin_med.jpg
DR6800_PU_med.jpg

DR6800_whiteorange_lid_med.jpg

Nuno Lopes, a.k.a Trance
PS: Vou adicionando aqui mais dados sobre a performance, portanto mantenham-se atentos.
 
Última edição:
Que grande portátil, em tudo...tamanho e performance...

Como já aqui disseram, é um transportável refrigerado. Se bem que transportável mas não para muito tempo...else....dor de costas....:D
 
Não percebo a lógica destes "portáteis"..

Só se for mesmo para de vez em quando ir de um sítio para outro, já que é mais transportável que um desktop inteiro..
 
Não percebo a lógica destes "portáteis"..

Só se for mesmo para de vez em quando ir de um sítio para outro, já que é mais transportável que um desktop inteiro..


imagina uma sala de estar com arquitectura ultra moderna grande televisão, grande mobiliário um belo sofá ao pé de uma belissima mesa.

Um caixote num canto e um monitor em cima de uma secretária não fica nada bem

Com este portatil podemos jogar em grande em qualquer lado para além de poder pegar nele e colocar ao pé da "Big Ass television" e jogar um "Big Ass game" com uma "Big Ass performance", no fim é só arrumar ou pegar debaixo do braço e levar dali para fora.

Tem inumeras vantagens mas duas desvantagens que o tornam proibitivo para a maior parte de nós:
peso e preço....
 
imagina uma sala de estar com arquitectura ultra moderna grande televisão, grande mobiliário um belo sofá ao pé de uma belissima mesa.

Um caixote num canto e um monitor em cima de uma secretária não fica nada bem

Com este portatil podemos jogar em grande em qualquer lado para além de poder pegar nele e colocar ao pé da "Big Ass television" e jogar um "Big Ass game" com uma "Big Ass performance", no fim é só arrumar ou pegar debaixo do braço e levar dali para fora.

Tem inumeras vantagens mas duas desvantagens que o tornam proibitivo para a maior parte de nós:
peso e preço....
mas aquele portátil não fica bem nesse cenário que tu descreves devido ao fraco design do mesmo
 
Uns gostam deles bonitos, outros contentam-se com a máxima performance, cada tolo com a sua mania..


ps: venha dai a performance máxima...
 
A forma de utilizar os portáteis está a mudar bastante. Aqui há alguns anos portáteis eram comprados apenas para uso profissional. Hoje em dia cada vêz mais pessoas compram portáteis simplesmente porque precisam de um PC. As vantagens para um utilizador caseiro são evidentes entre as quais o xenupy já enumerou algumas:

* Arrumação
* Espaço de utilização reduzido (pode-se mexer nele no sofá, na cozinha, levar para férias etc)
* Pode ligar fácilmente á TV e/ou aparelhagem
* De vêz em quando levar para casa de um familiar ou amigo e mostrar-lhe algumas fotos

Por outro lado, existem pessoas como eu que levam o d901c todos os dias para o trabalho e de volta para casa (ou será que não leram?), não tendo a necessidade especifica de andar com o portátil para todo o lado (a maioria dos profissionais se virmos bem as coisas). Existem outras pessoas que vão para fora em trabalho durante alguns dias se não mêses (Marinha, Camionistas, Exploração Petrolífrica, Vendedores, etc etc). Para este tipo de utilização o d901c é campeão em performance.

Lá por não ser servir para andar de sala em sala de aula/reuinião/biblioteca todos os dias da semana, não o invalida de todo como uma excelente alternativa.

Stay cool,

Trance
PS: Há mais de 10 anos que uso portáteis. Dois totalmente opostos são sem dúvida as minhas melhores compras, o Toshiba M200 e este (se um é o sol o outro é a lua). Os outros eram todos do tipo ... nem uma coisa nem outra ... nada que deseje recordar sinceramente. Se fosse um estudante no activo ou trabalha-se em vendas optava era por um Tablet PC + Desktop(casa), caso contrário uma máquina deste género é para mim a melhor opção.
 
Impec. 5*

Simplesmente o portatil mais rápido do mundo, ponto final.

Esse pessoal que anda a criticar é porque é um Clevo(ein? isso é uma marca de pneus ou quê?) porque se o Trance tive-se escrito Alienware XXX em que são Clevos rebranded a história era outra... enfim...

Boa sorte com a máquina e que te dure muitos anos... e preferencialmente sem updates de board sempre que sai algo novo... mas isso é outro assunto :D

Abraço ;)
 
Qual marca de pneus qual que... a Clevo tem os melhores "tiradores de fino" do mercado, esse d900C é perfeito para Festivais e Verão, Semanas Académicas, e para as minhas festas privadas, era só trocar o barril de cerveja por um de Bacardi Lemon Cola eh eh eh! :P
 
Qual marca de pneus qual que... a Clevo tem os melhores "tiradores de fino" do mercado, esse d900C é perfeito para Festivais e Verão, Semanas Académicas, e para as minhas festas privadas, era só trocar o barril de cerveja por um de Bacardi Lemon Cola eh eh eh! :P

Ora sai uma "loira" aqui prá mesa do canto!
rlp_smilie_242.gif
 
mas aquele portátil não fica bem nesse cenário que tu descreves devido ao fraco design do mesmo

:009: se não gostamos dele metemos debaixo do braço e levamos para outro sitio, so quando quiseres jogar ou ver algum filme é que ele está na sala "ultra moderna", enquanto se não gostas de um desktop tens que aguentar com ele...

Abraço
 
Este sem dúvida um portátil para quem pretende performance acima de tudo a um preço competitivo. Se não fôr esse o caso existem aí muitas alternativas (DELL XPS, ALIENWARE, TOSHIBA, SONY etc etc) algumas bem mais caras.

Stay cool,

Trance
 
Muito bom, sim senhor.

Estava a pensar em ir buscar um mas quero esperar + um bocado para sair alguma versão nova com a MB que suporta as novas placas graficas da nvidia.
Isto para não ter de a trocar logo de seguida.


sup

P.S: aquele 900MB para os discos será 900GB certo?
 
É o somatório dos discos 3x320GB :)

Podes ter dois em RAID 0 em que funcionam como se fosse um disco de 640GB. E podes ter um terceiro de 320GB.

Trance
 
Back
Topo