Fujitsu-Siemens V5515 (e-oportunidades) -Tutoriais/Dúvidas

uterrorista

Suspenso
Rede
  • Ethernet: SiS191 Gigabit Ethernet (PCI ID: 1039:0191)
  • Wireless : Atheros wireless (PCI ID: 168c:001c)
Para usar a placa de rede e wireless devem usar o Ndiswrapper ( que permite usar os drivers windows )
Passos: - Adicionem ao ficheiro /etc/modprobe.d/blacklist os módulos "ath_pci" e "sis190"
Código:
sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist
e adicionar
Código:
blacklist ath_pci
blacklist sis190
- Fazer Unload aos módulos com modprobe -r
Código:
sudo modprobe -r ath_pci
sudo modprobe -r sis190
- Fazer download dos Drivers para Windows XP do site da Fujistu-Siemens ("WN2302A-F4 13ch. mPCI WLAN IEEE802.11 b/g" e "SiS 196"), extrair as pastas e colocar por exemplo numa Pen USB para aceder no Ubuntu
- Instalar o Ndiswrapper. Este pacote está disponivel no cd do Ubuntu. Colocar o CD na driver, e pela consola correr o comando:
Código:
sudo apt-get install ndiswrapper-common ndiswrapper-utils-1.9
- Actualizar as dependências dos módulos com depmod -a
Código:
sudo depmod -a
- Instalar ambos os drivers com ndiswrapper -i <caminho para o driver ficheiro .inf> (net5211.inf e sisgbe.inf). - Verificar com"ndiswrapper -l":
Código:
net5211 : driver installed
device (168C:001C) present (alternate driver: ath_pci)
sisgbe : driver installed
device (1039:0191) present (alternate driver: sis190)
- Carrega o módulo ndiswrapper com modprobe ndiswrapper (avançado: vê com o comando dmesg se houve algum erro a carregar os drivers).
Código:
sudo modprobe ndiswrapper
- Agora, fazendo "ifconfig" iram aparecer 2 dispositivos: wlan0 e wlan1. Configure them with Gnome network manager or with the tools you prefer and test your connection.
- Grava a configuração do ndiswrapper com o comando ndiswrapper -m e adiciona "ndiswrapper" a lista de módulos a correr no arranque do portátil no ficheiro /etc/modules.
- Reiniciar

fonte: guiaubuntupt


------------------------------------------------------------------------

Gráfica ???
Sis Mirage 3 - 671/672

#UPDATE:
DRIVERS 2D PARA UBUNTU 8.04 (e similares)

http://www.box.net/shared/mqbk9avwgk
Instruções:
Please move sis_drv.* to /usr/lib/xorg/modules/drivers/
And modify your Xorg.conf
Add Driver "sis" in Section "Device"
 
Última edição:
A placa gráfica é uma Sis Mirage 3 aka Sis 771/671
Se alguém souber de algum tutorial ou de driver que diga qualquer coisa.
A resolução actual que apresenta é 1280x768.
não consigo alterar para 1280x800...
 
Com os Vesa funciona sim senhor que já usei.

Para os drivers 2D enviem um mail a este senhor e peçam os drivers : [email protected]
Os drivers 2D tal com os 3D já existem, mas a SiS não os divulga no site. Os 2D ele envia sem problemas, os 3D só podem ser enviados aos fabricantes... politicas da sis que eu n percebo...
 
eu tou agora a volta deste portatil e nao consigo por a resoluçao 1280x800, so a 1280x768. ja fiz o dpkg-reconfigure xserver-xorg. e nao consigo por a resoluçao, default...
 
greetings
alguem obteve alguma responta do barroslee? eu ja lhe enviei um mail (tanto para o mail dele da sis como o da gmail) e ainda nao tive sorte. utilizo o ubuntu para o meu trabalho, e se conseguisse os drivers 2D ja era muito fixe. se alguem os tiver e me pudesse enviar (lonesco at gmail dot com) ficava muito agradecido.
hasta ppl
 
Pessoal preciso da vossa ajuda!!!
quero instalar o ubuntu no portatil eescolas ( fujitsu siemens V 5515 ), mas durante a instalação a resolução do ecrã não passa dos 800 x 600, que ao acontecer, não me dá a hipótese de instalar, pois não consigo clicar no avançar, porque devido á resolução do ecrã , não consigo aceder á parte de clicar para avançar
Agradeço desde já a vossa ajuda
Um abraço
 
Aqui vai a solução para instalar o Ubuntu, muda a barra a baixo de posição, para o lado, e ja podes carregar no botão :p
 
mais uma vez peço ajuda ao pessoal, mas informo que googlei, mas não consigo, por aqui estou, instalei o ubuntu 8.04 no portatilç acima referido, detectou, as placas de rede, tenho net e por ai, mas não consigo aoutra resolução a não ser a de 800 x 600, estive a ver que só utilizando o MODO VESA, mas não sei como é que é isso, peço desculpa pela ignorancia, mas ajudem-me nesta situação. expliquem-me tudo tintin por tintin. senão eu não vou lá
Obrigado a todos
 
Para o Ubuntu 8.04 não há solução para a gráfica!

Os drivers que existem ( e estão neste tópico ) só suportam até o Ubuntu 7.10.

Por isso se têm um portatil destes, fiquem-se pelo Ubuntu 7.10 ( por enquanto )
 
Para o Ubuntu 8.04 não há solução para a gráfica!

Os drivers que existem ( e estão neste tópico ) só suportam até o Ubuntu 7.10.
Boas.

Instalei o Ubuntu 8.04 e não consigo resolução maior que 1280x... Já se consegue maior?
Trabalho com um ACER Aspire M1610 que tem uma SiS Mirage 3 e tenho um Display ACER P193w que aguenta uma resolução de 1440x900@ 75 .

Como posso resolver?
 
Se tem SiS esqueçe. Esse tipo de fabricantes tem um suporte de maravilha.

se consegues os 1280 já vais bem servido.
 
Back
Topo