*** FAQ "Overclock e Cooling - Duvidas" ***

O que é o Overclock?

O overclock é a maneira de aumentar a performance do nosso PC sem termos que gastar mais dinheiro por isso. Basicamente passa por aumentar a frequencia diferentes BUS do sistema.
Existem pelo menos 2 tipos de OC, o que é feito para o dia-a-dia e o que serve para bater scores (records) na ORB, que é o OC Extremo.
No OC do dia-a-dia procura-se que o sistema fique estável com OC moderado, não se usam voltagens muito elevadas e o tipo de arrefecimento usado é normalmente o ar ou água.
No OC extremo, para além dos já falados, é usado outro tipo de arrefecimento, o gelo. Este só está ao alcance de algumas pessoas e o investimento é elevado, tanto em tempo como em dinheiro.

Retirado e editado da TZN #11
 
Última edição:
Que riscos tem em fazer Overclock ?

O principal risco que acontece é o sistema não arrancar devido a demasiado Overclock pelo que se terá de fazer um reset a bios (clear cmos). O clear cmos é feito num jumper da motherboard (ver instruções da motherboard), em alternativa pode-se tambem retirar a pilha da motherboard durante alguns minutos para provocar um efeito semelhante. Fazendo este reset perdem-se todas as definições da Bios, pelo que é necessario recoloca-las para um bom desempenho do sistema.
O risco com overclock extremo pode chegar a queimar o sistema.
Aconselho a todos os que ainda não sabem como fazer overclock, e que estão com vontade de experimentar, a lerem primeiro sobre o assunto, e, se possível, terem alguém experiente por perto quando o forem fazer.
Assim, evitam estragar o vosso material informático e as lojas onde o compraram agradecem.

Retirado e editado da TZN #11
 
Última edição:
Quais são as principais vantagens de fazer Overclock?

Qualquer tipo de overclock, seja ao processador e memórias seja à placa gráfica traz vantagens como por exemplo obter aqueles frames por segundo num jogo que fazem tanta falta como por exemplo reduzir o tempo de encoding de um DVD, no fundo poupa-nos tempo e dá-nos uma melhor performance no geral.
Muitos consideram o overclock perigoso, têm medo de queimar ou danificar algum componente, a verdade é que para isso acontecer é preciso usar voltagens muito altas e não ter um mínimo de cuidados. Tendo atenção às voltagens o máximo que pode acontecer é instabilidade do sistema e para resolver isso basta baixar o overclock que se aplicou. Pode por vezes acontecer que alguns ficheiros do sistema operativo fiquem corrompidos, não se deve por isso fazer overclock extremo em instalações do sistema operativo que contenham informações importantes.

Uma outra aplicação do overclock (para mim a que dá mais gozo) é o aumento de resultados em benchmark, não é útil mas é uma maneira de se saber os ganhos do overclock que se fez e o gozo está em competir com outras pessoas e tentar ser o melhor claro.

Neste link podem ver a diferença de performance com um processador moderno entre um sistema em overclock e sem overclock.

Retirado e editado da TZN #11
 
Última edição:
Qual o maximo de overclock que posso fazer no meu computador?

Esta pergunta é impossivel de responder com exactidão. Todos os CPUs são diferentes, e podem ter performance diferente em diferentes motherboards.
Para determinar o maximo de um sistema tem que se testar.
Para ter uma ideia do maximo de overclock dos diferentes CPUs deve-se procurar no hwbot, que é uma base de dados com registos de overclock.

Link para o HWBOT
Atenção, pode ser necessario registar-se no site HWBOT para conseguir efectuar pesquisas.
 
Última edição:
Vcore e Vdimm o que é?

Vcore é a voltagem fornecida ao CPU.
Vdimm é a voltagem fornecida a memoria RAM.

Quanto mais alto estas voltagens mais calor irá ser gerado pelo CPU e pelas memorias, pelo que se deve ter muito cuidado com a sua alteração na BIOS.
Por principio quanto mais altas estas voltagens mais overclock se conseguem retirar destes componentes, mas cada sistema é diferente.
Numa boa motherboard para overclock estes parametros são regulaveis na BIOS. Salvo raras excepções não é possivel alterar estes valores por software.
No overclock extremo recorrem-se a alterações fisicas (V-mods) para aumentar estas voltagens para valores que a bios não suporta. Estas alterações normalmente implicam soldar resistencias variaveis a determinados componentes da motherboard.
 
Última edição:
O que é o POST?
Computador não faz POST?


O POST (Power On Self Test) é um teste feito pela BIOS no computador que verifica se está tudo funcionando corretamente."...ou seja...são aquelas letras que aparecem logo quando se liga o pc...

Se não conseguires ver o POST....(e aí é obvio que não consegues aceder á BIOS)...abres o pc, desligas da alimentação e ou tiras a pilha durante 10s, ou vais ao manual da placa e procuras por 3 pins com 1 jumper que se há de chamar CLR CMOS...é só mudar o jumper da posição que está para a outra...E DEPOIS VOLTAR A POR COMO ESTAVA.
 
Última edição pelo moderador:
Será que dá mais?
Pessoal, tenho neste momento um P4 a 2000Mhz e uma board asrock p4v88, consegui por o processador nos 2.3, mas gostava de saber se da mais.


Para saberes se dá mais faz o que fizeste para chegar a 2,3 e vai aumentando gradualmente. O limite tens de ser tu a encontrá-lo...

Supunho que aumentaste o FSB e a voltagem do CPU. Cuidado ao aumentares a voltagem pois depende do cooling que tiveres. Vai verificando as temperaturas do cpu.

Acho que com essa board não deves ir muito mais longe mas experimenta.

Relativamente às mems tenta vários divisores, timings e volts....
 
Última edição pelo moderador:
Gostava de saber se water cooling compensa o custo, não só em silêncio como também em performance.


De facto posso dizer-te que o watercooling compensa em ambos os aspectos (performance e silencio)
Consegues fazer mais overclock, uma vez que estes novos cpu's aquecem e bem... para além disso, com um sistema de watercooling consegues arrefecer mais do que um componente sem "pagares mais por isso" ou seja, o ruido produzido pelas ventoinhas para refrigerar um componente irá ser o mesmo caso refrigeres dois ou três.
Quanto ao silencio, uma vez que utiliza ventoinhas de 120mm que não precisam de grande rotação para fazer o serviço. os radiadores são finos, pelo que nem darás pelo ruido que o ar produz ao atravessá-lo. as bombas também são silenciosas e fiaveis. há bombas de 12v que dão para ligar à fonte de alimentação directamente. Os liquidos são agora próprios para watercooling, não sendo sequer conductores de electricidade, o que é muito bom para quem não quer correr o risco de danificar a sua bela máquina.
O unico "senão" é como é obvio o preço mais elevado. existem kits de watercooling completos praticamente ao preço dum conjunto Cooler + Fan, por isso tb não será por aí. Tens também um pouco mais de trabalho a montar tudo do que um simples cooler a ar, mas tendo em conta a melhoria de performance, não é nada preocupante. (um kit desses simples demora pouco mais de meia hora a montar). quanto à manutenção, a unica coisa que precisa ter trocada no sistema é o liquido, que os fabricantes recomendam que seja feito 1 vez por ano. O que também não creio ser problema, porque eu acho que qualquer pessoa que estime minimamente o seu pc irá pelo menos querer tirar o pó que se acumula na caixa durante esse periodo...
 
Última edição pelo moderador:
Boas,
Sera que me podiam esclarecer o que vtt e vdimm?
ja andei pela net e o k encontrei foi vtt-voltagem da ram e vdimm-voltagem da ram, ou seja, sera que significam a mesma coisa?
Obridgado
 
oc na nvidia 9300 gs e na intel pentium dual-core t 3200

oi, pessoal
gostava de saber como posso fazer overclock na 9300 gs e pntium t 3200
Please, respondam
 
Muito boa iniciativa.
Muito Boa Mesmo. E útil.

.... mas já acabou ...? Se sim, é pena.

Estou a ver que à membros que deixaram dúvidas muito concretas e de resposta rápida que estão à mais de um ano por responder e adicionar às FAQ.
Se eu tivesse o conhecimento dava o meu contributo, mas como estou a aprender ... olha, dou o meu incentivo.
Mas estou pronto para ajudar o nosso Power Member nesta iniciativa naquilo em que lhe poder ser útil.
 
o meu portátil dá para fazer overclock mas as temperaturas em "alto desempenho" chegam aos 80 graus, mas com o collingpad chegam ao 69 devo fazer overclock?
 
Boas colegas zwameiros.

Tenho um i7 920, um cooler noctua d14, uma board asus p6t se e memorias ddr3 gskill 3x4gb 1333mhz. Gostava de fazer overclock para 4.0ghz ao i7 mas nunca fiz e gostava que me ajudassem na matéria.

Cumprimentos.
 
Back
Topo