Leopard um mês depois

JPCarvalhinho

Power Member
Agora que já brincámos, testámos, estragámos, e cortimos esta nova versão do sistema operativo o que dizem do novo gato? (Sem comparações com windows, apenas felinos são aceites)

- Gostei do time machine, mas não sou muito de ligar o disco externo ao mac... e num imac, o facto de se ter um trambolho paralelipepídico ao lado de um computador tão clean, estraga tudo.
Bom bom era backups em rede

- Spaces... uso bastante, combinando com o teclado para mudar de ecrã...

- Calendário... finalmente o dia certo na dock ;)

- stacks... esqueço-me que existem... são apenas mais dois icones na dock

-Front row... too crowded... gostava mais do aspecto anterior... mais básico, simples e directo, se bem que reconheço as vantagens da informação adicional no ecra (sinopses e capas)

- Finder... barra de percurso, ou breadcrumb é um must, coverflow... dá jeito mas torna a coisa mais "lenta" especialmente quando se entra numa pasta com alguns conteúdos... tem que se esperar que os icones vão aparecendo :) mariquices.


MuUUUUUuuuuito mais instável, ja estou farto de ter encravanços que se prendem normalmente com o time machine e reindexação da drive externa de cada vez que esta se monta, programas com mais crashes especialmente o firefox (mudei de site de filmes porno, pode ser isso ;) ) demora mais tempo a arrancar e não permite introduzir a pwd assim que escolho o user, o que me obriga a introduzir duas vezes a dita diariamente... primeiro load-time das aplicações a seguir ao arranque é ridículo, e já tenho lixo no lixo que teima em não desaparecer...

All in all...as novidades superam as desgaças no meu caso... mas não sem ficar chateado... e vocês?
 
Time Machine: Não Uso...

Stacks: Muito bom. Excepto para os downloads. Quando se faz download de anexos que vêm em .rar e depois os queres abrir tens de andar sempre á procura e ficas com uma pasta cheia de tralha...

Spaces: Uso 2 WorkSapces. É bom mas vivia perfeitamente sem isso.

Coverflow: Tem piada durante 2/3 dias, depois chateia. Já não uso.

Instabilidade e Incompatibilidade: Está pior em termos de instabilidade e existem ainda muitos programas que não têm versão para Leopard.

Airport: Está mais difícil de configurar que no Tiger mas chega-se lá.


Conclusão: Se soubesse o que sei hoje continuava a fazer o UpDate. Está melhor mas, para mim não vale os 130€ pelo acréscimo que trás, mas para alguns deve valer. Está melhor mas não é um breakthrough...
 
- Quicklook - Para mim uma das melhores novidades, constantemente usada e com bons resultados. Ainda por cima é flexível ao ponto de já existirem plugins para outros ficheiros ou até para alterar o comportamento actual (por exemplo mais informação do que uma pasta ampliada ao fazer quicklook sobre uma folder)

- Mail - Esta extremamente instável, não sei se da nova versão, se do acesso IMAP ao Gmail que só configurei nesta nova versão.

- Spaces também uso, parece-me bem, mais que não seja para rapidamente saltar entre lazer e trabalho.

- O Time Machine... não sei, acho que a situação de querer um ficheiro de há 3 meses atrás não se põe muito: se foi apagado foi porque o quis apagar. Acho que preferia uma solução de backup normal sem histórico.
 
Vou aqui deixar a minha opinião,

Time Machine não uso.

Stacks, já me habituei e uso bastante.

Spaces não uso.

Quicklook, uso bastante e dá-me muito jeito mesmo.

No Tiger eu não sabia o que era um crash praticamente, no Leopard estou constantemente a ter essa má experiência, ou é um programa que fecha inesperadamente, ou o idvd que encrava e nem para fechar dá... penso que ainda está muito instável, até já ponderei voltar a instalar o tiger e ficar por aí durante uns tempos até o Leopard estar estável.
 
Eu fiz o Archive & Install na transição Tiger > Leopard.
Fiquei agravalmente surpreendido por ter ficado tudo como estava, não perdi programas, definições ou documentos.

- O Time Machine não uso.

- O Spaces usei durante algum tempo mas como na máquina de casa não faço muito multitasking acabei por desactivar o Spaces, dá mais jeito desktops virtuais no portátil do que no meu Mac Mini para a utilização que lhes dou. Ainda assim funcionava bem enquanto o tive ligado...

- Stacks não uso no geral, uso apenas a pasta downloads que está junto ao lixo, por acaso gosto mais que os downloads vão para essa pasta do que se fossem para o desktop como tinha no Tiger.

- O QuickLook deve ser simplesmente a melhor novidade do Leopard, aquilo depois de uma pessoa se habituar a usar aquilo em vez de abrir o documento no programa respectivo aumenta muito a produtividade, é viciante aquela funcionalidade!
Coverflow no Finder não uso, no iTunes é muito bonito ter as capas, no Finder é só eye-candy.

- O Mail automaticamente manteve do Tiger para o Leopard os emails e as contas POP que estavam configuradas, e funciona impecável, embora a minha utilização do Mail é básica, não uso IMAP, uso com o POP da Netcabo, é básicamente só para receber/enviar emails, cumpre perfeitamente...

No geral o sistema está estável, não sei o que são crashes (os programas que uso não são nada assim de muito estranho, por isso dão-se bem com o novo felino) e em termos de performance pura pouco ou nada perdeu em relação ao Tiger mesmo correndo num ***** G4 1.5GHz, longe de ser um processador actual.

Queixas:
- A minha maior queixas prende-se com as animações, se o tempo puro de abrir uma aplicação é mais ou menos o mesmo, já as animações da ampliação da dock, e o Exposé com um número razoável de janelas abertas às vezes dão uns "saltos", ou seja, no Tiger as animações eram sempre muito suaves, no Leopard se não tiver nenhum programa ou só um programa aberto não noto diferença, mas com meia-dúzia noto que a gestão dos recursos não dá prioridade às animações.

- E a outra queixa tem a ver com o Safari 3, que de facto nunca foi o meu browser favorito (longe disso) mas que nesta versão 3 me fez voltar a utilizá-lo como browser principal, e embora no geral seja muito mais rápido que o Firefox e até que o Camino (o meu antigo browser principal), volta e meia, inesperadamente, fica uns 15 segundos a rodopiar a spinning beach ball, e depois volta a funcionar como se nada fosse, mas isto acontece de forma aleatória, às vezes a fazer algo tão básico como scroll por um site praticamente só com texto... Mas não crasha, passado esse tempo volta a funcionar normalmente...

Conclusão:
No geral estou muito satisfeito, mas concordo que precisa de afinações e bug fixes, estou convencido que será estável como o Tiger é, ao fim das suas várias iterações de actualizações, para o 10.4.5 deve estar já bastante bom, com o Tiger aconteceu o mesmo!

Cumps.
 
- Quicklook para mim é o melhor deste sistema. Impecável.
- Spaces, uso com frequência.
- Mail, não tenho razão de queixas.
- Airport, foi uma confusão configurá-lo. Foi das primeiras coisas a configurar no leo, quando vi aquilo a dar erros atrás de erros olhei duas vezes para o dvd do tiger.
- Front row, gosto bastante.
- Tima Machine ainda não uso.
- Cover flow, tem piada para mostrar às pessoas que não conhecem.

Ou seja, estou muito satisfeito com a mudança. Quanto a crashes ainda não tive nenhum, os programas correm bem. Para mim valem os 129 euros! (Embora eu só tenha pago 8€)
 
-Time Machine: Excelente, finalmente um bom uso para o meu disco externo de 500GB :D

-Spaces: Tá muito bem, especialmente aliado ao VMWare Fusion em full screen. Correr o Linux num Space e ir trocando. Os meus colega quando me viram a trocar do suse para o Mac OS X assim ao principio ficaram um bocado surpreendidos hehe.

-Mail: Uso todos os dias, a pesquisa de emails está muito rápida.

-Airport: Precisa de melhorias, ainda tem alguns problemas de registo nas redes, mesmo com o 10.5.1.

-Front row: Uso de vez em quando, não está mau.

-Quicklook: Está muito bacano, mas um gajo vindo do Tiger ainda tem aquela mania de fazer o duplo clique :P

-Cover flow: Uma mariquice, nunca precisei.
 
O safari 3 está sempre a crashar mas é o browser mais rápido para mac. O novo finder está muito bom e já não me habituaria ao do Tiger. Aquela cena dos 64 bits não noto assim muita diferença, a instalar aplicações é mais rápido mas nada mais do que isso.
De resto está um bom sistema operativo, não voltaria ao Tiger.
 
[PT]latrine;2256884 disse:
- Gostei do time machine, mas não sou muito de ligar o disco externo ao mac... e num imac, o facto de se ter um trambolho paralelipepídico ao lado de um computador tão clean, estraga tudo.
Bom bom era backups em rede

então não dá para ligar o disco externo por ex. à entrada USB dum airport extreme, e fazer backups do time machine para lá?
 
O safari 3 está sempre a crashar mas é o browser mais rápido para mac. O novo finder está muito bom e já não me habituaria ao do Tiger. Aquela cena dos 64 bits não noto assim muita diferença, a instalar aplicações é mais rápido mas nada mais do que isso.
De resto está um bom sistema operativo, não voltaria ao Tiger.

3dhouse, ele só usa 64bits em programas feitos para arquitecturas de 64bits. Só vais notar a diferença em programas feitos para 64bits. ;)
 
Tenho usado os Spaces para uma melhor organização da área de trabalho, as Stacks como uma nova forma de aceder ao conteúdo de pastas que uso frequentemente. Já me habituei à barra transparente, talvez por ter mudado de wallpaper e com estas cores já não me parecer tão feio.

Quanto a programas com comportamento instável tenho notado o Firefox (pouco frequente) e o BOINC Manager (ainda sem suporte oficial para o Leopard).
 
Time Machine: Não uso. Não tenho espaço para gastar com isso :P

Stacks: Uso ocasionalmente, mas nunca para os downloads.

Quicklook: Lindo! É das coisas que mais uso no OS X.

Spaces: Só com VM's.

Finder: Não uso o Coverflow, mas esta versão é muito melhor que as anteriores.

FrontRow: Nunca uso. Eu sou mais gajo de Quicktime e VLC :x2:

Mail: Está bem melhor. Uso com POP e IMAP e continua a ser um óptimo cliente de mail.

Bugs e afins: Não tenho problemas de maior. Não tive kernel panics, o Finder e o Safari funcionam bastante bem, assim como o resto da tralha que vem com o OS X. Não curto é o bug do Finder, que no meu caso não faz o refresh do espaço livre quando apago alguma coisa e em situações especiais quando gravo um ficheiro novo numa pasta, se tiver essa pasta aberta, a janela não é actualizada.
 
Eu usava o Tiger no macbook d meu primo e agora que tenho o meu iMac com o Leopard sinto realmente uma falta de estabilidade... a primeira coisa que fiz nele foi encravar o front row:lol:

Stacks utilizo bastante, adoro mesmo para aceder aos downloads, filmes e app
Quicklook ainda não me acostumei mas já tenho aqueles plugins de ver o conteúdo das pastas e ficheiros .zip
 
Última edição:
Time Machine: não uso, faço os meus backups manualmente
Uso bastante as stacks, principalmente a dos downloads. A das applications também está muito melhor em relação ao menu anterior.

De um modo geral, para mim, mais estável que o tiger. 0 problemas a configurar redes e afins, 0 crashs (no tiger tinha um por dia, a dock crashava sempre e ficava sem o show desktop no botão 5 do rato lol), melhor gestão da ram (no tiger fazia unrar de um file de 350mb ficava a usar a swap, lol?)

Para mim está muito melhor, lufada de ar fresco em relação ao tiger pois o sistema era lento e cheio de noias.
 
Já brinquei com ele e nao vou fazer o upgrade porque:

(1) é praticamente idêntico ao Tiger; as novidade sao apenas algumas mariquices que nao trazem nenhum valor acrescentado ao OS.

(2) é mais instável e a estabilidade é a principal mais valia do mac

Continuo com o Tiger e nao me arrependo nada!
 
Fiz upgrade em todos os macs e não estou arrependido. Gosto do novo Mail, Safari e do Quicklook.

O Spaces não funciona bem com as aplicações da Adobe, por isso desliguei-o até haver um fix (por parte da Adobe suponho eu).

O Time Machine ainda não uso. Tenho de comprar outra Lacie pro efeito.

As Stacks não me fazem falta nenhuma, e o iChat podew ser porreiro, mas enquanto o Gtalk não suportar video, fico-me pelo Adium+Skype.

O novo finder é porreiro, mas a parte da Network está pior que no Tiger!

No geral estou bastante satisfeito... não voltava atrás. Problemas só no Spaces e pouco mais. Só a velocidade do sistema compensa. Vocês não sei, mas eu trabalho todos os dias com o software profissional da Apple/Adobe e o bump de velocidade foi extraordinário. Para terem uma ideia, o Adobe Flash demora-me uns ~5 segundos a abrir...
 
Estou de momento em 10.3 ainda nao consegui migrar tudo o que necessito. O Photoshop CS3 só dá na versão Trial. instalação não deu. Mas amigos meus fizeram upgrade e funciona. em Clean Install nao consegui.

De todas as novidades o que uso é o QuickLook. para a minha área [fotografia] dá uma jeito enorme. bastante rápido.
Em Tiger uso o PicturePopPro 2. um plug in do finder que no right click abre a imagem.

Está mais rápido sim. Tenho-o numa partição para ir testanto tudo. para mais tarde mudar tudo para lá.


Ed_
 
Ora aqui vai a minha opinião acerca do gato:

- Time machine ( ainda n usei )

- Spaces - finalmente já n tenho de usar o virtue desktops ( embora sinta falta das transições :) )

- Calendário - Util :)

- stacks - tb me esqueço que existem...

- Front row - tb curtia mais o aspecto anterior, para quem falava em eyecandy com o coreanimation podiam ter feito algo de muito melhor

- Finder - para alem do coverflow ser engraçado e pouco funcional, não está tão estavel. Ainda estou para perceber como acedo a uma pasta partilhada de windows que tenha o "$" ( escondida ) sem ser pelo icon do desktop ... o shared está engraçado mas não está funcional, preferia a cena dos volumes montados aparecerem todos do lado esquerdo.

- Airport - não me consigo ligar a uma rede WPA2 apenas WPA ... não percebo...

- Quicklook - como já disseram, tb faço mt o duplo clique, embora pense que isto irá ser util com o tempo :)

- mail - não uso as novas funcionalidades das to-dos etc, mas é o cliente de mail que mais gosto sem duvida para qualquer sistema.

Só não volto ao tiger pq não me apetece re-migrar tudo outra vez, mas se tivesse que optar agora por uma nova instalação , ia para o tiger visto que a estabilidade é muito maior.

talvez lá para o 10.5.4 isto já esteja rock solid como o tiger ...
 
Tenho o Adobe CS3 Web Premium a funcionar na perfeição. O After Effects (que a Adobe dizia que era incompatível com o Leopard) também funciona na perfeição.

ps: os updates da Adobe têm acontecido a um ritmo "infernal"... de 2 em 2 dias tenho updates novos :D
 
Eu li algures que o novo Leopard tem uma firewall que bloqueia a porta do skype!?

Gostava de saber se isto é verdade, uma vez que tou quase a switchar mas não vivo sem skype!!!
 
Back
Topo