Upgrade à RAM do Macbook, Qual Escolher?

Lin0g3

Power Member
Boas!

Eu sou novo nesta coisa de foruns, mas espero ter consiguido identificar bem o sitio onde colocar este post.

Comprei hoje, na Apple Store Online, um Macbook preto e pretento agora comprar 4GB de RAM para instalar na maquina assim que ela chegar. Pelo que estive a ler, embora a Apple peça tantos €€ pelos seus sticks de RAM, a mesma é igual à de todos os outros portateis que utilizam DDR2 667 (e por favor corrijam-me se estiver errado.. afinal é pra isso que estou a postar). Daí presumo que qualquer SODIMM DDR2 PC-5300 funcione certo?

Agora a minha questão está para além do facto de funcionar, ou seja, se existem marcas que tenham melhores resultados do que outras (em todos os aspectos ex: preformace, durabilidade etc.) e se realmente compensa pagar mais por isso.

Neste preciso momento tenho duas em mente:
- 2x 2GB (kit) da Crucial ::: Aproximadamente 130€ + portes (e tem de vir do Reino Unido)
- 2x 2GB (info) da Team ::: Aproximadamente 91€ + portes (em território nacional)

Por favor dêem as vossas opiniões, digam qual destas escolheriam, ou refiram outras memórias que escolheriam em vez de uma destas tendo sempre em conta a relação qualidade/preço. Obrigado

Cumprimentos.
 
Última edição:
A Crucial tem uma excelente reputação nomeadamente no universo mac. Eu encomendei a minha lá mas optei por uma dimm de 2 Gb apenas, que com a de 1 que já está no imac deve ser mais que suficiente. Se mais tarde achar que preciso de mais volto a encomendar outros 2, os portes são apenas 7 euros.

PS: Team nunca ouvi falar...
 
Eu agora estou naquela de encomendar 1 dim de 2Gb ou 2 dimms de 1GB, mas o ganho com o dual chanel não é nada de substancial, e sempre fico com um slot livre, se meter só um dimm de 2GB ...
 
o ultimo macbook com a GMA 950 dá pra meter slots com dimm's de 2GB?

Antes deste actual? Dá, pois claro, só podes é meter 3GB no máximo.

Onde viste que o ganho do dual channel não é substancial ?
Não só não é substancial, é perfeitamente dispensável:

The ambiguity in most of the benchmark results we saw today sends a very clear message: on today’s systems, the advantages of Dual Channel memory setups are negligible for average users.

While some memory specific benchmarks, those designed to saturate bus bandwidth, demonstrated the Dual Channel system’s superiority, very few real-life applications took advantage of it, and some games even managed to perform better on the Single Channel setup.
Nota o bold. Quem te disser, como já vi aqui escrito no techzone, que o dual channel é muito mais rápido, só pode ser devido ao facto de nunca ter lido nada acerca do assunto, que basicamente é o que 90% das pessoas faz, opinar sobre um assunto sem saber o que diz, porque nunca realemente se preocupou em ler artigos sobre esse assunto. Mais um excerto de um artigo:

Tom's Hardware found no significant difference between single-channel and dual-channel configurations in synthetic and game benchmarks.[2] Generally speaking, dual channel configuration is a very minor upgrade, and without other system tweaks, the difference may not even be noticeable. While there is no reason not to use dual-channel over single-channel, where all other things are equal, the question often comes up whether it is advisable to add additional RAM if doing so will break dual-channel compatibility. Having more total RAM available is generally more beneficial than maintaining dual-channel configuration.
A Apple não mete 2 dimms de 512 MB para tirar partido do dual channel, mete os dois sticks para fod3r o consumidor, ponto final.
 
Última edição:
mas no site da Crucial diz que os macbook 2.16GHz só podem levar no maximo um "2GB kit (1GBx2)" que é o que já tenho.
entao nao da para os 3GB?

É a treta da conversa do dual channel, mais uma vez ... Como o Demio já disse, esse macbook tem um chipset que suporta até 3GB (2+1), enquanto que os novos suportam 4GB (2+2)

O dual channel é um dos maiores mitos que por aí andam ....
 
Quanto a tecnologia saiu, nos tempos dos Athlon XP, era um boost de performance impressionante, aliás, havia testes que provavam isso neste mesmo forum.

Isso foi há ... 3 anos? :P

Hoje em dia é um mito ... Tens o artigo completo, com dezenas de testes, do tom's hadware, com um mês -- http://www.tomshardware.com/2007/10/17/parallel_processing/index.html

As expected, the performance difference between single channel and dual channel DDR2-800 memory using an up-to-date Core 2 Duo system is little to nil,
Melhor ainda:
two 1 GB DIMMs typically are cheaper than a single 2 GB module, but a single DIMM will reduce your power consumption by several watts (which might just be more interesting than it is important).
Este último ponto pode ter alguma, se bem que pouca, importância num laptop ...
 
Última edição:
Back
Topo