Asus P5KE º E2160 º Thermalright Ultima-90 (resultados)

andré ferrari

Power Member
Main System
LC Power Hyperion 700w
Asus P5K-E wifi edition
Intel E2160 1.8Ghz
GSkill 2x1Gb 800mhz (5-5-5-15) - NQ series
Nvidia 7300 SE
2x Hitachi 80Gb (raid0)



Performance Cooling


Software usado: OCCT (v1.1.1b) e CoreTemp (v0.95)
As temperaturas foram registadas em idle e em load segundo as mesmas condições.

O airflow da caixa está desenhado desta forma:

PIC_0776.jpg


Constituído por duas NoiseBlocker XL1 à frente (intake), atrás (outtake).
O Thermalright Ultima-90 foi usado conjuntamente com uma Coolink v1202 (~2000rpm)
O cooler stock (em perfomance mode).


PIC_0750.jpg

(aplicação de AS5 como manda a lei :D)

PIC_0759.jpg

(proximidade do bracket)

PIC_0769.jpg

(já instalado)




No geral ganhei 10ºC em idle (38ºC / 28ºC) em load 25ºC (65ºC / 40ºC)

2007-11-15-22h07-CPU1.png

2007-11-15-22h07-CPU2.png



2007-11-24-19h40-CPU1.png

2007-11-24-19h40-CPU2.png


Nota: Anteriormente tive um tuniq tower 120. Não fiz mas usei monitorização do CoreTemp (v0.95) e as temperaturas em idle rondavam os 27ºC/28ºC e em load 39ºC. (fan a 1200rmp). O que me indica tal como outra review que li (XS) que andam muito próximos.

Todos os valores foram medidos com o CPU stock speed, 1.8Ghz (default vcore).




Overclock Results

Software usado: CPUZ v1.42 + OCCT v1.1.1b + CoreTemp v0.95

Não fiz qualquer alteração ao sistema inicial.
Consegui fazer POST a 3.7Ghz (x9 - 410FSB) mas não consegui entrar no windows
O máximo que consegui de forma a arrancar o windows foi com 97.8% de OC --- 3.57Ghz
1.55vcore + 2.0vram (810Mhz) Validação CPUZ






Que no entanto se revelou instável. O chipset não estava muito quente, mas as memórias já estavam consideravelmente (oscilação default 1.8v~2.0v)

A minha ideia é usar o CPU o mais fresco possível (menor vcore) e com um FSB perto do máximo. Para isso baixei o multiplicador do CPU para 8x e baixei o vcore para os 1.40v.
400FSB @ 3.2Ghz @ 1.8vram Validação



Stable num teste rápido de 30min de OCCT




Agora é tentar procurar o máximo que as memórias possam dar. As temperaturas subiram para 28ºC/29ºC em idle e nunca passaram dos 50ºC em load ;)

Depois faço o teste como deve ser > 8h e faço os gráficos.


Conclusão
Quem pretender um bom cooler sem as dimensões soberbas de alguns por muitos já (re)conhecidos, o Ultima-90 é uma séria opção a considerar. Conhecido por muitos como o terceiro melhor cooler de momento.

Por outro lado, um sério candidato a melhor overclocker "baixo perfil" é a família E21xx, dos quais fazem parte, o E2140, E2160 e E2160 ;)

 
Última edição:
Hoje de manhã deixei a correr o OCCT e a registar automaticamente as temperaturas.

Cheguei agora à noite e vejo que windows reiniciou... Já consultei o eventLog e só me informa que foi as 14h, ou seja 4h depois de iniciar o OCCT. O coretemp log diz-me a temperatura média 49ºC e um pico de 52ºC o que no meu entender não é suficiente para shutdown.

Há alguma forma de saber o motivo que o levou a reiniciar?
 
Bom post e bem organizado! :D

Para o pessoal que não "entende" bem o que "ganha" com o overclock podias colocar uns benchs em stock e com o overclock maximo.

Cumps
 
Efeitos do overclock (3 termos comparativos)

Bom post e bem organizado! :D

Para o pessoal que não "entende" bem o que "ganha" com o overclock podias colocar uns benchs em stock e com o overclock maximo.

Cumps

Obrigado, fica aqui um SPi de 1M feito nas três variações:
* 1.8Ghz (sem overclock)
* 3.2Ghz (100% bus clock, multi 8x)
* 3.6Ghz (100% bus clock, 100% CPU clock)

A diferença está nos olhos de quem a quiser ver ;)

SPi1MdefaultTechzone.jpg

(stock)

SPi1MTechzone.jpg

(3.2Ghz)

Spi1M36Ghztechzone.jpg

(3.6Ghz)


3Dmarks não faz sentido ainda porque estou com uma 7300 SE. Quando chegar a 8800gt depois conversamos :D
 
Última edição:
Muito bem "xo bitore", mas continuo a dizer que nem sempre a lei (da pasta termica) deve ser cumprida... Continuo a apostar numa uniformização de pasta pelo cpu inteiro....

Abraço, ainda assim belos resultados!!!

Bandido!! ;)

As memórias são as mesmas que usei numa PK5 vanilla, e numa DQ6.
Corri memtest na altura que fiz OC a um E4300 e em ambas as boards estavam bem.

Neste momento estão a trabalhar (voltagem auto) 800Mhz a 5-5-5-15 (timmings "nativos").

Alguma sugestão? :rolleyes:

Sim, muda de memórias!!! :P
Compra umas HK!! lolol
 
Última edição:
Fantástico! Tens ai 100% de Overclock ou é só impressão minha :D.Muitos Q6600 não chegam a tanto! Tens aí um cpu ao nivel de um X6800!!!(default claro:D)
Ps: Isso não dá mais uns Mhzitus?

Fica Bem!
 
Fantástico! Tens ai 100% de Overclock ou é só impressão minha :D.Muitos Q6600 não chegam a tanto! Tens aí um cpu ao nivel de um X6800!!!(default claro:D)
Ps: Isso não dá mais uns Mhzitus?

Fica Bem!

Dá, chegou aos 3.7Ghz de Post. Mas para correr windows o máximo é mesmo 3.6 e uns trocos.
Mas não o uso a @3.6ghz. Uso multiplicador 8x @3.2Ghz para poder usar vcore mais baixo e ter temperaturas igualmente mais baixas e consequentemente mais fresco e menos sobrecarregado ;)

Sempre disse que esta família E2140, E2160, E2160 e E4300 E4xx são óptimos nisto, mas ainda há muito gente não quer ver a verdade :D
 
Dá, chegou aos 3.7Ghz de Post. Mas para correr windows o máximo é mesmo 3.6 e uns trocos.
Mas não o uso a @3.6ghz. Uso multiplicador 8x @3.2Ghz para poder usar vcore mais baixo e ter temperaturas igualmente mais baixas e consequentemente mais fresco e menos sobrecarregado ;)

Sempre disse que esta família E2140, E2160, E2160 e E4300 E4xx são óptimos nisto, mas ainda há muito gente não quer ver a verdade :D

Eheh...eu tive para ter um E2160 mas enretanto o orçamento subiu e deu para o Q6600. :D
Esse é um Cpu com uma capacidade de O.C. acima de 100% xD...não é para qualquer um.Mas acho perfeita mente normal ficar a 3200Mhz(o que já é muito)...ainda para mais a AR...

Fica bem!
 
Eheh...eu tive para ter um E2160 mas enretanto o orçamento subiu e deu para o Q6600. :D
Esse é um Cpu com uma capacidade de O.C. acima de 100% xD...não é para qualquer um.Mas acho perfeita mente normal ficar a 3200Mhz(o que já é muito)...ainda para mais a AR...

Fica bem!

Neste momento está a água. Fica igualmente fresco. São frescos por natureza ;)
O Q6600 é outra coisa. Mas claro, estamos a comparar cpus's sub 60€ com um acima de 200€, é normal a discrepância.
 
Dá, chegou aos 3.7Ghz de Post. Mas para correr windows o máximo é mesmo 3.6 e uns trocos.
Mas não o uso a @3.6ghz. Uso multiplicador 8x @3.2Ghz para poder usar vcore mais baixo e ter temperaturas igualmente mais baixas e consequentemente mais fresco e menos sobrecarregado ;)

Sempre disse que esta família E2140, E2160, E2160 e E4300 E4xx são óptimos nisto, mas ainda há muito gente não quer ver a verdade :D
Estás é a perder bastante na L2.

Aos 3700 e qq coisa, o E6400 que tenho aqui (na prateleira, pa venda :D ) fazia 15.8s

Tu de 3200 para 3600 nem 2 segundos ganhaste, imagino que com 3700 fiques nos...17s?

Maybe.
 
Estás é a perder bastante na L2.

Aos 3700 e qq coisa, o E6400 que tenho aqui (na prateleira, pa venda :D ) fazia 15.8s

Tu de 3200 para 3600 nem 2 segundos ganhaste, imagino que com 3700 fiques nos...17s?

Maybe.

A diferença de 3.2Ghz para 3.6Ghz não é muita porque a velocidade de bus é a mesma.
A 3.7Ghz faz Post mas não entra no windows, por isso os 17s é especulativo ;)

Um E6400 tem 2Mb de cache, mas atenção que para o teres a 3.7Ghz precisas de ~460FSB, porque só tem multi 8x.
Não devem haver muitos como esse a chegar tão longe: quanto lhe deste de vcore? que temps tens?
Bom cpu ;)
 
A diferença de 3.2Ghz para 3.6Ghz não é muita porque a velocidade de bus é a mesma.
A 3.7Ghz faz Post mas não entra no windows, por isso os 17s é especulativo ;)

Um E6400 tem 2Mb de cache, mas atenção que para o teres a 3.7Ghz precisas de ~460FSB, porque só tem multi 8x.
Não devem haver muitos como esse a chegar tão longe: quanto lhe deste de vcore? que temps tens?
Bom cpu ;)
Efectivamente fez mais de 3700, a 470 FSB, fui procurar ontem as pics para a thread do despacho, e lá dei com elas, temps era fresquinho, a esta frequência andava nos 55º mesmo com os 1.45, debaixo de um 9500:

sPi 1, 2 e 4mb:



A board testei-a sozinha antes de começar com ele, e faz 500+ também, sem problema. Tem timings mais soltos que as 975, então escala bem. Na XS havia quem fizesse quase 570.

A limitação eram as memórias, porque o stress cpu corria no orthos. Stress CPU e RAM e o teste durava 4 segundos.

Sou-te sincero quando digo que não me lembro da voltagem dele, penso que rondava os 1.45v, penso que rondasse isso, até porque nunca dei muito mais, nem a este, nem ao E6300 que teve cá antes dele, nem ao actual 6750.
 
Última edição:
Isso merece é umas memórias a Sério... Umas HK em cima disso jááááá... ;)

A fazer o upgrade, seria para as HK, mas para já não me compensa. Estou a estudar o mercado ;)

Efectivamente fez mais de 3700, a 470 FSB, fui procurar ontem as pics para a thread do despacho, e lá dei com elas, temps era fresquinho, a esta frequência andava nos 55º mesmo com os 1.45, debaixo de um 9500:

sPi 1, 2 e 4mb:

(...)

A board testei-a sozinha antes de começar com ele, e faz 500+ também, sem problema. Tem timings mais soltos que as 975, então escala bem. Na XS havia quem fizesse quase 570.

A limitação eram as memórias, porque o stress cpu corria no orthos. Stress CPU e RAM e o teste durava 4 segundos.

Sou-te sincero quando digo que não me lembro da voltagem dele, penso que rondava os 1.45v, penso que rondasse isso, até porque nunca dei muito mais, nem a este, nem ao E6300 que teve cá antes dele, nem ao actual 6750.

As boards cada vez mais tendem a permitirem altos valores de FSB, vejam-se as P35 e mesmo as anteriores P965, para não falar nas mais recentes.
O grande problema é o cuidado redobrado no cooling, porque a esses valores o chipset fica bem quentinho, e na minha opinião, tudo o que passe os 500 FSB é exagerado para manter.

Quanto a voltagem presumo que haja uma leitura errada do CPUZ, 1.213v. É bem provável que fosse 1.45v. Para mim a barreira aceitável/ segura seria até os 1.55v, acima disso nunca submeti nenhum dos meus cpus.
Nem este, nem o anterior E4300 foi além disso, e para dia-a-dia uso o 1.37v (1.40v bios).

Mas volto a dizer, bom cpu, e com L2 maior faz diferença como o Spi veio comprovar.
Às vezes não se tratam de semanas, mas sim do próprio cpu, é um calhas ;)
 
A fazer o upgrade, seria para as HK, mas para já não me compensa. Estou a estudar o mercado ;)
Eu cá não resisti e vou buscá-las.

O preço está fenomenal e é um kit "cuidado que morde".


Quanto a voltagem presumo que haja uma leitura errada do CPUZ, 1.213v. É bem provável que fosse 1.45v.
Isso é certo, o CPU-Z a partir de 1.4v ou parecido dá sempre aquele valor, deixa de ler correctamente.

Era bom, era... ;)
 
Sobes o FSB na bios tipo de 10 em 10 e a medida que sobes vais ao windows e corres um programa de stress no CPU tipo prime95 para ver se esta estavel e olhando as temps a ver como estão. Convem mantelas abaixo dos 80º em full.
Quando o PC começar a causar instabilidade talvez devas subir um pouco no vcore e correr de novo com o mesmo valor de FSB para verificares a diferença
Basicamente é isto
 
Back
Topo