Programas para comprimir/descomprimir em rar e zip!

Para zip instalas um pacote chamado zip
Código:
sudo apt-get update && sudo apt-get install zip
para comprimir em rar instala um pacote chamado rar (e também um chamado unrar para descomprimir)
Código:
sudo apt-get install unrar rar
Para criar os ZIPs ou RARs vais ao terminal e informas-te da sintaxe de cada um para aquilo que queres fazendo (no caso do zip)
Código:
zip --help
e no caso do rar
Código:
rar --help
 
O único que comprime rar é o winrar (tem versão linha de comandos para linux) segundo o que diz a wikipedia. Para o resto podes instalar o "ark", mas é bastante básico. A linha de comandos é que te dá acesso a todas as opções.
Se houverem programas melhores de compactação/descompactação também gostava de conhecer.
 
O único que comprime rar é o winrar (tem versão linha de comandos para linux) segundo o que diz a wikipedia. Para o resto podes instalar o "ark", mas é bastante básico. A linha de comandos é que te dá acesso a todas as opções.
Se houverem programas melhores de compactação/descompactação também gostava de conhecer.

winrar ? e o rar que é oficial ? e o p7zip ?

Adiante, para kde tens o arK, dps tb para outros WM, tens o File Roller, Xarchiver ...

A coisa é para ser básica, compactar para um ficheiro, descompactar, nada de muito complicado.

Se fizeres os passos de instalação que eu dei (esses são indispensáveis) podes comprimir com o próprio nautilus...
 
Não existe nada que não seja só consola? Algo se que possa usar em modo grafico, tipo, sem a utilização da consola...
Pensa desta forma (para certas (muitas) operações):
Consola -> fast
GUI -> slow

Isto:
Código:
$ unzip ficheiro.zip
é mais rápido que isto:
Código:
<file manager> -> botão direito do rato -> extrair para....
O computador existe para poupar tempo e esforço aos humanos ;-)

Mais:
Se pensas que podes não te lembrar do comando 'unzip' podes criar um 'alias' do género:
Código:
alias descompacta_me_este_ficheiro_ja='unzip'

Depois basta escreveres (utiliza a tecla TAB ;-) ):
$ descompacta_me_este_ficheiro_ja ficheiro.zip
:-)
 
Última edição:
Não tenho pressas... Prefiro algo que se use apenas com rato... Não é por mim, mas sim pk a pessoa a quem se dirige tem de ter tudo muito parecido para ter uma passagem de windows para linux mais suave...
 
É bom (para ti e, sobretudo, para o teu amigo) que consigas fazer perceber que o Linux não é uma versão gratuita do windows. Linux é _diferente_ do Windows. Se o teu amigo não perceber isto só te vai trazer chatices.
 
O meu amigo é o meu pai e para usar linux em modo consola, colocava-lhe DOS. Linux não é o modo gratuito de windows, é diferente sim, mas quanto mais "point-and-click" for, mais fácil é a sua utilização.

O que me interessa é facilidade de utilização, não é saber 1001 comandos para mover de A para B quando clickando com o rato e arrastando, faço o mesmo...
 
Acho que estás a baralhar conceitos.
Facilidade de utilização não é sinónimo de 'point & click'

O que me interessa é facilidade de utilização, não é saber 1001 comandos para mover de A para B quando clickando com o rato e arrastando, faço o mesmo...
Bom, não tinhas falado em 'mover'. Para essa tarefa também penso que é mais fácil utilizar o rato.

para usar linux em modo consola, colocava-lhe DOS
OK... quando souberes o que é o Linux vais concordar comigo em como essa afirmação é um disparate ;-)
 
Desculpem lá mas esta discussão não tem sentido nenhum.
Swimmer tens o Archive Manager para o que queres.
Funciona como no windows: clicar em cima do ficheiro, ou ficheiros, e fazer "Create archive". Simples.
Para teres acesso a fazeres os zip, rar, ace, etc só tens de instala-los pelo synaptic. Fica o assunto resolvido.
Se não tiveres o icon disponivel em Aplicações- Acessórios, vais ao Main Menu e pões o "tic" na aplicação e já aparece nos menus.
Simple as that!!!!!!!!!

O Slack_guy já tinha dito que era só fazer:
é mais rápido que isto:
Código:

<file manager> -> botão direito do rato -> extrair para....
 
@hellaxe, muitissimo grato pela explicação tão completa...

Para além de ficar com o programa a funcionar, também fiquei a saber como se mexia nos menus de ubuntu.

Obrigado a todos pela ajuda!
 
Back
Topo