Internet "eduroam" no Leopard

Cuba

Power Member
Para quem como eu demorou bastante tempo a tentar perceber como ter internet no Leopard, quando está na Universidade, aqui fica a antiga aplicação (Internet Connect) do Tiger que permitia ter internet sem problemas nenhuns. Assim consigo entrar sem probelmas na internet da Universidade do Minho. Espero que vos seja bastante útil, especialmente para quem somente tem acesso a internet na Universidade. Download aqui.
Cuba
 
Estranho, em Coimbra para me ligar à eduroam basta-me inserir username e pass, não preciso de nada extra..

@ Leopard 10.5.1
 
Na minha universidade é preciso um programa chamado Microsoft Firewall for ISA server, onde definimos este server: pdlisa.uac.pt
Espero que quando comprar Mac não tenha problemas...
 
na ua o eduroam tb já bomba, pelo menos nos mac, o pessoal do XP e do vista anda ás aranhas para conseguir instalar isso ahah eu foi so meter user e pass, mais simples k a antiga e-U :D
 
Vou experimentar, na UP, F. Economia.
Já agora conto-vos a história do meu macbook:
Quando levei o macbook para configurar no Departamento de Informática estava uma funcionária, comentário: "É muito giro, mas nao sei se consigo configurar..."; Quando ela viu outro funcionário a passar chamou-o logo, comentário deste:" É giro. Já noutro dia tivemos de configurar o tiger, mas demorou 1 hora." Neste momento comecei a ficar sem esperança. Chega o terceiro funcionário, já que os outros nao estavam a conseguir: "Este tem umas configurações dificeis, já tem o LEOPARDO?" Eu disse que sim, e o sujeito queria experimentar, mas como tava na conta de admin, nao tinha animações nenhumas nem o spaces configurado e o gajo ficou meio triste... Conclusão: Depois de 45 minutos disseram-me: "deixe o seu e-mail pessoal que vamos tentar ver. Quando soubermos alguma coisa, entramos em contacto." Já lá vão 4 dias.

A minha sorte é que não desisti e cheguei á aula e configurei sozinho... Agora tenho net mas eles ainda não sabem configurar...
 
Vou experimentar, na UP, F. Economia.
Já agora conto-vos a história do meu macbook:
Quando levei o macbook para configurar no Departamento de Informática estava uma funcionária, comentário: "É muito giro, mas nao sei se consigo configurar..."; Quando ela viu outro funcionário a passar chamou-o logo, comentário deste:" É giro. Já noutro dia tivemos de configurar o tiger, mas demorou 1 hora." Neste momento comecei a ficar sem esperança. Chega o terceiro funcionário, já que os outros nao estavam a conseguir: "Este tem umas configurações dificeis, já tem o LEOPARDO?" Eu disse que sim, e o sujeito queria experimentar, mas como tava na conta de admin, nao tinha animações nenhumas nem o spaces configurado e o gajo ficou meio triste... Conclusão: Depois de 45 minutos disseram-me: "deixe o seu e-mail pessoal que vamos tentar ver. Quando soubermos alguma coisa, entramos em contacto." Já lá vão 4 dias.

A minha sorte é que não desisti e cheguei á aula e configurei sozinho... Agora tenho net mas eles ainda não sabem configurar...

LOL xD


Eu espero que não haja problemas em configurar isso na FEUP quando comprar o Macbook Pro já com o Leopard...




cumps
 
A configuração do mac para funcionar com a eduroam não é complicada.
E não me parece que seja esse o problema da ligação à eduroam.

O problema está na rede ou na própria airport: acontece que mesmo com as configurações correctas o mac por vezes detecta a eduroam sem qualquer segurança e essa rede não existe. Daí resultarem problemas de ligação. Caso o mac detecte correctamente a rede eduroam com WPA empresarial não há qualquer problema.

A forma como contorno isso é, na airport escolher a opção "Aceder a outra rede" e forçar a rede "eduroam" a utilização segurança WPA empresarial com as minhas configurações de 802.1X.
Desta forma tem funcionado bem.

PS: por vezes também me parece que a própria rede eduroam da UM não está nas melhores condições!
 
Pois, aqui também me acontece isso, mas é só de vez em quando.

Supostamente o 10.5.1 arranjava esse problema, mas não o fez.
 
o problema na UM é mesmo a própria rede.. que desastre que aquilo anda :|

Confirmo, ainda hoje de tarde na biblioteca o meu Vaio c/ Windows XP, ora se ligava à eduroam, ora caía a ligação e ficava eternamente a adquirir endereço IP, passado um quarto de hora e depois de algumas tentativas lá se voltava a ligar.
Hoje deu foi um erro engraçado a certa altura que nunca me tinha acontecido, disse que havia um computador na rede com o mesmo nome do meu... (se calhar isso também estava a influenciar mas só deu esse erro uma vez)

Cumps.
 
Confirmo, ainda hoje de tarde na biblioteca o meu Vaio c/ Windows XP, ora se ligava à eduroam, ora caía a ligação e ficava eternamente a adquirir endereço IP, passado um quarto de hora e depois de algumas tentativas lá se voltava a ligar.
Hoje deu foi um erro engraçado a certa altura que nunca me tinha acontecido, disse que havia um computador na rede com o mesmo nome do meu... (se calhar isso também estava a influenciar mas só deu esse erro uma vez)

Cumps.

Na biblioteca do Campus de Gualtar é o pior sitio, desde que mudaram a rede não funciona bem, as vezes ligo-me e não me atribui IP e as vezes dá "timeout" ....
 
Depois de me ligar, aparecem os campos de introdução do username e pass. Em seguida, pede para aceitar um certificado.. E está a andar :)

Coimbra @ ESEC ;)
 
Última edição:
A configuração do mac para funcionar com a eduroam não é complicada.
E não me parece que seja esse o problema da ligação à eduroam.

O problema está na rede ou na própria airport: acontece que mesmo com as configurações correctas o mac por vezes detecta a eduroam sem qualquer segurança e essa rede não existe. Daí resultarem problemas de ligação. Caso o mac detecte correctamente a rede eduroam com WPA empresarial não há qualquer problema.

A forma como contorno isso é, na airport escolher a opção "Aceder a outra rede" e forçar a rede "eduroam" a utilização segurança WPA empresarial com as minhas configurações de 802.1X.
Desta forma tem funcionado bem.

PS: por vezes também me parece que a própria rede eduroam da UM não está nas melhores condições!

Ja exprimentei e nao dá!

É provavel que seja um problema de configuraçao nos AP's... nao é a 1ª vez que isto acontece... No inicio do ano lectivo, na transiçao da e-U para eduroam nao foi possivel aos MAC's ligarem á rede com 802.1x, so atravez do portal. Entretanto voltou tudo á normalidade, durante 1 ou 2 semanas.... Agora parece que esta tudo na mesma, nao dá pra ligar...

Consegui ligar, mas so com a .app antiga....
 
Última edição:
Obrigado pelo programa. Vou experimentar na próxima semana em Azurém... Foi a única chatice que tive ao mudar para o Leopard. Fiquei sem net na UM.
 
Na minha faculdade (FCUP) não tive grandes problemas em configurar o MacBook de um colega meu, a correr o Leopard, para funcionar com a eduroam.

Demorou um pouco mais, porque foi a primeira vez que mexi no Leopard (corro Tiger no meu PowerBook...), mas não foi nada de mais...

Agora, acredito que em algumas universidades, como a UM, seja mais complicado... tanta gente que já apareceu aqui no forum com dúvidas para se ligar às redes de lá...
 
Back
Topo