Electronica

bustelo

Power Member
Olá amigos!

Estou a montar uma rede de computadores mas o problema é que a distancia entre um departamento a outro é de 250m, portanto, tenho que por repetidores pelo meio.

Estou a contruir uma caixa para alojamento desse repetidores. Agora é o seguinte

Queria meter o switch e uma ventoinha de refrigeração para evitar o aquecimento.

Ventoinha - 12V, 0.15A - Que transformador devo comprar para fazer a conversão de 220v/12v-0.15A? Onde posso comprar?

Switch D-Link DES-1005D - Funciona a 3.6 Watt - Traz de origem transformador.

Acontece que eu queria meter um fusivel na caixa, assim se houvesse descargas electricas, ao menos, evitava, ou entava evitar que o switch e a ventoinha fossem à vida.

É possivel pôr um fusivel na caixa? Podem-me chamar ignorante, pois nao percebo nada disso. Que fusivel deveria meter? Há outras opções?
Cumprimentos
 
Quanto ao tranformador, qualquer um entre 7.5v e 12v serve para alimentar a ventoinha, sendo que para refrigerar um switch uma fan a 7.5v chega perfeitamente. Podes também optar por uma pequena bateria que te liberta dos fios do transformador, mas limita-te na autonomia....

em relação ao fúsivel, bem, antes de mais convem de metas um disjuntor diferencial dedicado para essa "caixa" (apenas por questões de precaução e segurança), e então dpois podes meter em serie com a "FASE" de 230v um fusivel para 230v até 850mA (sendo este um valor arbitrário).

se não for totalmente esclarecedor eu explico melhor! XD

espero ter ajudado, cumps
 
Quanto ao tranformador, qualquer um entre 7.5v e 12v serve para alimentar a ventoinha, sendo que para refrigerar um switch uma fan a 7.5v chega perfeitamente. Podes também optar por uma pequena bateria que te liberta dos fios do transformador, mas limita-te na autonomia....

em relação ao fúsivel, bem, antes de mais convem de metas um disjuntor diferencial dedicado para essa "caixa" (apenas por questões de precaução e segurança), e então dpois podes meter em serie com a "FASE" de 230v um fusivel para 230v até 850mA (sendo este um valor arbitrário).

se não for totalmente esclarecedor eu explico melhor! XD

espero ter ajudado, cumps

Olá, em primeiro lugar obrigado pela resposta.

Tentei por a funcionar a ventoinha com um transformador daqueles das lampadas homogeneas de 12 v mas na funcionou!

Quanto ao disjuntou qual utilizar? Isso já fica um bocado caro, digo eu... Nao sem de quantos amperes comprar, nao percebo nada disso.

Quando ao fusível acho que percebi. Portanto, o fusível sem o disjuntor nao fica a funcionar bem? Estava a pensar apenas em meter um interruptor daqueles vermelhos que se usam em exaustores que acedem um led quando estão ligados. O disjunto vai protejer o equipamento contra descargas ou isso é por parte do fusivel? Já agora que tipo de fusível é? Fusão rápida, fusão lenta, fuzivel protecção, fuzivel vidro, fuzivel C.I.

Não queria que viesse uma trovoada e queima-se logo aquilo tudo.

Cumprimentos
 
Última edição:
lol, acho que te estás a preocupar demasiado! XD

quanto ao transformador, disseste Hamogeneas??? não conheço...

quanto ao disjuntor, era mais para proteger o resto do circuito que não fosse a caixa, do genero, isso aquece, gera um curto circuito todo maluco e vai queimar o resto das cenas que estiver ligado nessa tomada, um suponhamos... XD tás a perceber, mal não lhe ia fazer era só mais um metodo de segurança...
quanto ao fusivel, não necessita do disjuntor para funcionar... (ainda tenho que estudar um bocado a situação para te poder dar indicações correctas :p não ando aqui para enganar ninguém :-D)

amanha procuro saber mais para te ajudar....

cumpz
 
Pois, se calhar tens razão, estou a preocupar-me em demasia com isto.

Enganei-me, não são lâmpadas homogeneas, mas sim hologeneas

Quanto ao disjuntor quel seria o indicado? O problema é saber valores. Isso dos Amperes, Watts, Volts, dão cabo da minha cabeça.

Se não fosse muito caro até investia nisso mas os disjuntores costumam ser carotes.

Vou a uma loja de elctronica, hoje, a ver o que eles me dizem...

Cumprimentos,
Tiago Martins
 
Cheguei agora da loja de electrónica mas pouco me ajudaram... Apenas me disseram um transformador para as ventoinhas....

Agora ja tenho o transformador.

Quanto aos fusiveis disseram-me que tenho que ver isso, mas eu nao sei quis tenho que usar...

Disseram pra por fusão rápida e já trouxe a caixinha de suporte, agora basta saber quais utilizar se 800mA, 1A, 6A, 10A, 16A, 20A.

Ninguem me consegue dizer qual o fusivel que tem que ser?

O switch é um D-Link DES-1005D, tem um transformador e consome no modo de funcionamento normal 3.6 Watts, a isto acresce mais a tal ventoinha de 12V que tem um transformador de 0.3A

O que eu estava a pensar fazer está no esquema abaixo. O esquema deve ser esse? Só preciso de saber qual o fusivel que devo meter. Quantos Amperes?

Cumprimentos

esquema2.jpg
 
fusíveis para descarga? não servem de nada, um trovoada e la vai tudo pois um fusível, mesmo os de fusão rápida, sao sempre mais lentos a queimar que um pico de tensão provocado por uma trovoada.
o que precisas é de um "descarregador" (acho que é assim o nome) é uma cena que se põe no quadro eléctrico para a linha que vai alimentar isso e que sempre que há uma tensão a cima do normal é descarregado o excesso para a linha de terra, logo a linha que possui o descarregador nunca vai ter picos de tensão.

isto funciona bem para linhas que estejam protegidas para para linhas que os fios de alimentação estejam ao ar livre.. pois ai a própria linha pode captar picos e distúrbios depois do descarregador...

mas para un suitch e uma fan não precisas dessas ***** todas... pois um switch não é muito sensível a picos, mesmo que apanhe um faz reset.. e actualmente so em instalaçoes eléctricas/infraestruturas antigas é que há muito esses perigos...
 
fusíveis para descarga? não servem de nada, um trovoada e la vai tudo pois um fusível, mesmo os de fusão rápida, sao sempre mais lentos a queimar que um pico de tensão provocado por uma trovoada.
o que precisas é de um "descarregador" (acho que é assim o nome) é uma cena que se põe no quadro eléctrico para a linha que vai alimentar isso e que sempre que há uma tensão a cima do normal é descarregado o excesso para a linha de terra, logo a linha que possui o descarregador nunca vai ter picos de tensão.

isto funciona bem para linhas que estejam protegidas para para linhas que os fios de alimentação estejam ao ar livre.. pois ai a própria linha pode captar picos e distúrbios depois do descarregador...

mas para un suitch e uma fan não precisas dessas ***** todas... pois um switch não é muito sensível a picos, mesmo que apanhe um faz reset.. e actualmente so em instalaçoes eléctricas/infraestruturas antigas é que há muito esses perigos...
pois flusiveis nao servem msmo de nada em caso de trevoada!
eu k o diga. os fluxiveis k o meu telefone tinha com a trevoada desapareceram! so la ficaram os encaixes!

isso de descarnar os fios funca em casos de trevoada mesmo?

cumps
 
em caso de trovoada, os aparelhos "protegidos" pela linha de terra, serão afectados( para onde vao as descargas de trovoada??, logico para a terra, :joker::joker:) logo o que estiver ligado á terra...puff.

quanto ao fusivel, nao está a proteger o aparelho em si, mas a instalação, pois quando o aparelho entra em curto-circuito o fusivel queima(funde) protegendo a instalação electrica, tal como o disjuntor protege a rede electrica, nao a casa. vejamos pegando em num fio e metendo-o numa tomada o disjuntor dispara, protegendo a rede exterior de energia, e nao o que se passou no interior da casa. tal como fusivel nos carros ou outros sistemas alimentados por baterias.


quanto ao projecto inicial podes sempre meter um disjuntor de 10A, com um custo aproximando de 1,5€, assim podes cortar a alimentação desse router/swicth, caso necessites de fazer um reset á distancia, :-D:-D, como protecção tens os transformadores, que normalmente sao os primeiros a queimar, porque swicth's/router funcionam com tensoes inferiores aos "pedidos" , pois os ditos nao têm tensoes reguladas/estabilizadas, coisa que o aparelho faz.

"confuso"? tambem eu:002:
 
Viva

Obrigado pela sujestão.

Já estive a pensar melhor sobre o assunto e sou capaz de nao meter a caixa fora de "casa". Vou massacrar mais um bocadinho de cabo (tentar a minha sorte) e coloco os repetidores dentro de departamentos que ficam a meio. A questão é se consigo 110m com cabo STP... Tenho que tentar a minha sorte.

Qual a vossa opinião? Vai funcionar?

Cumps
 
Viva

Obrigado pela sujestão.

Já estive a pensar melhor sobre o assunto e sou capaz de nao meter a caixa fora de "casa". Vou massacrar mais um bocadinho de cabo (tentar a minha sorte) e coloco os repetidores dentro de departamentos que ficam a meio. A questão é se consigo 110m com cabo STP... Tenho que tentar a minha sorte.

Qual a vossa opinião? Vai funcionar?

Cumps

Desde que seja um bom cabo, e evites dar muitas curvas, julgo que não é por causa de mais uns 10m para além do máximo recomendado que a cominação não se fará.
Mas não dou garantias. Por isso não me venhas bater em caso de problemas. :007:

Boa sorte
Abraço
 
cabos de cat 6 aguentam dão até ligações de 1000mbs. talvez dê para ter os 100mbs "estaveis".

informa-te numa loja de informática, se não tiveres muitas interferências no cabo (isto é, fontes de energia magnética) penso que tudo serve perfeitamente...
tenta arranjar também switch com boa capacidade de transmissão (sinceramente, não sei como ver isso, mas como tudo deve haver uns melhores outros piores).

por acaso no meu switch o manual salienta bem para não passar dos 100metros.

mas se tiveres com disposição para gastar umas notas nisso podes sempre meter uma fibra óptica... tens velocidades de 1gbs... e não necessita de repetidor... agora depende do que queres mesmo para a rede...
 
Pois, eu tb pensei no Cat6... mas já sao mais caritos, portanto, logo a fibra optica está fora de questão. Eu vou tentar se der deu, se não depois meto cat6.

Ainda tenho um cabo melhor SFTP CAT7... 10GIGA!

Para quem não sabe, este cabo é triplo blindado. Blindagem com ecra em alumino + malha + blindagem individual de cada par entrelaçado

Mas a questão lá está €€€...

Eu depois digo se deu ou não deu o STP... Podia tentar com o SFTP CAT5e... Ha tanto cabo que uma pessoa nem sabe por onde se virar...

Não confundir STP com SFTP. Este ultimo, para alem do ecra em aluminio, acresce ainda a malha (tipo cabo coaxial de televisao).

Cumprimentos
 
O que posso dizer é que em tempos fiz uma ligação de um troço com cabo UTP (unshielded) CAT 5e, entre um quarto no meu apartamento 2ºesq e o de um amigo no 1ºdto, via instalação telefónica., ou seja, pela tubagem destinada ao telefone.
Note-se que os quartos onde se situavam as extremidades do troço, eram os mais distantes possíveis, e que ainda vai passar de um piso para o inferior.
Não sei ao certo quantos metros de cabo foram necessários, mas diria que uns 70...80m com todas as curvas que havia pelo meio, pois o cabo andou a passar de tomada de telefone em tomada e deu umas voltas consideráveis.

Fiquei surpreendido quando fiz o teste á ligação com o Q-Check (http://www.ixiacom.com/products/performance_applications/pa_display.php?skey=qcheck) e obtinha throughoutputs normalmente acima dos 90Mbps.
O cabo não era nada de especial, nem o equipamento envolvido, e com todas as voltas que o cabo deu...

Por isso, acho que não perdes nada em tentar fazer a instalação com os tais 110m, desde que como digo uses um cabo razoável e não dê muitas curvas.

O facto de o cabo ter malha ou qq outro tipo de blindagem, tem a ver com a interferências electromagnéticas que pode suportar ou emitir, não tem necessarimante a ver com a impedância e as perdas que o cabo possa apresentar por metro. Neste caso, esse é o factor a considerar.

Abraço
 
Última edição:
Back
Topo