Projecto: Projector HD ecrã até 200"...

Salvador_

Suspenso
Bem, comunico aqui que vou-me enviezar nesta aventura... Vou construir eu próprio um projector DIY (Do-It-Yourself) cá pa caselas de modo a ter um cinemazinho... tive a ver uns planos na net e sinceramente não me pareceu muito dificil, pareceu simples, e o que me levou mais em conta foi o $$ que fica barato para o sistema com que ficamos... Pelos vários relatos que ja li, um projector 1080p fica no máximo em 600 euros quando este é o valor normal para projectores comerciais com resuloções 600x480 ou 800x600 e tem vida util de lampada 2000 horas em que cada lampada custa 300 euros... ao inves que estes projectores "caseiros" as lampadas usadas tem vida útil de 20.ooo horas e cada uma custa 40 euros se tanto...

como exemplo deixo aqui umas imagens do que um brinquedo destes faz
wuxga4.jpg

g1080p.jpg


estes ecrãs têm cerca de 5 metros de largo x 3 metros altura... mais coisa menos coisa, sendo possivel ter outras dimensoes dependendo na focagem e distância à parede

para quem é mais comedido, pode sempre fazer com monitor mais "normal" sem ser 1080p e consegue fazer um projector com MUITA qualidade por cerca de metade do preço 300 euros no maximo segundo relatos.

No entanto aqui fica fotografias de um projecto em que me vou basear para construir a caixa (para mim eh a mais bonita de todas as que vi...pode-se construir simplesmente uma caixa tipo "caixa sapatos" para tornar mais simples):
post-25-1104641883.jpg


Bem vou deixar aqui uma lista das coisas necessarias (em ingles) entretanto se alguem souber onde arranjar este tipo de coisas (vou pesquisar agora) agradeço...sobretudo as madeiras e componentes eléctricos/eléctronicos:
10.6 LCD kit (LCD )
220mm FL Triplet (Lente projectora "tripla FL"
Focus ring - Anel focagem
220mm FL field fresnel - Lente Fresnel
220mm FL collimator fresnel - Lente Fresnel
Lampada -pelo que ouvi há umas que sao HALIDE METAL (halogeneo ?)
EBallast para a lampada - pelo que percebi é o que fornece a energia a' lampada
Base Mogul - Base para a lampada (socket)
cold mirror reflector
Lexan heat shield
80mm twin exhaust fans
power input plug
DPST power switch
10A Fuse and holder
Fan thermostat

espero que possam ajudar ou até mesmo comentar ou caso saibam de sitios onde arranjar tipo boas lojas hardware em lisboa, lojas de madeira (ou outro material maleável/facil trabalhar), etc... Vivo em Lisboa.

Obrigado
 
Última edição:
Ora viva,

Iniciativas destas sao sempre de louvar (e em muitos casos de imitar!)
Caso a coisa corra bem e sem grandes custos farei um para mim :P

Maos à obra e vai mantendo o topic sempre actualizado :)



Fica bem e boa sorte
 
thanks pelas respostas... o meu maior problema será mesmo tentar arranjar as peças equivalentes aqui em portugal e arranjar os verdadeiros termos de cada coisa...

o mais provavel é eu ir para um 720p já que os paineis full HD encarecem o projecto (ficam nos tais 600 euros) e neste momento nao quero gastar esse € todo sobretudo numa first time... e pelo que dizem a diferença nao é grande com um monitor normal...basta um que faça 1024x768 (praticamente todos os monitores) e temos 720p, isto vai baixar o meu preço para cerca de 300 €uros com o projecto...

contudo peço a quem souber se me disponibiliza sitios onde adquirir paineis madeira, material etc... (so me vem à cabeça o AKI e mais nada...)... tambem lojas de hardware (quando digo hardware nao é hardware informatico mas tipo ferramentas, coisas electricas, como interruptores, fontes alimentação, transformadores, fios electricos, etc... uma vez mais so' me lembro do AKI lol...

ainda tenho muito que estudar mas manterei este post updated... wish me luck ! e espero ter o projector a bulir em breve ;)
 
Excelente ideia, vai dando noticias
Quanto às peças eléctricas nada melhor do que a Dimofel na Praça da Alegria (Av Liberdade, quase nos Restauradores, à direita quem desce). Têem lá excelentes profissionais que te poedrão ajudar (mesmo levando os termos em inglês)...
Há também o Robert ***** (info@*****.pt) que fica quase no fim da Av Brasil (em frente ao campo de futebol).
 
parece-me interessante o teu projecto, podias era por aqui os links de onde foste buscar essa informação para o pessoal aprender mais sobre isto também.

cumps
 
Excelente ideia, vai dando noticias
Quanto às peças eléctricas nada melhor do que a Dimofel na Praça da Alegria (Av Liberdade, quase nos Restauradores, à direita quem desce). Têem lá excelentes profissionais que te poedrão ajudar (mesmo levando os termos em inglês)...
Há também o Robert ***** (info@*****.pt) que fica quase no fim da Av Brasil (em frente ao campo de futebol).


muito obrigado e ainda por cima pertinho de minha casa e tudo eheheh...

quanto aos links é um forum de uma loja que vende kits pa isto e é o www.lumenlab.com vejam que vale a pena...parece assustador ao inicio mas se virem alguns projectos ficam a perceber como funciona...

Vou tentar explicar o processo muito resumidamente... a ideia eh arranjar um painel LCD (podemos tira-lo de um monitor...depois numa caixa numa das pontas instalamos uma dessas luzes poderosas que tem muita iluminação...mais a frente poe-se o lcd e a frente do lcd pomos as duas lentes Fresnel de acordo com medidas em tutoriais etc... e no fim da caixa uma lente optica e ta' feito...depois eh fechar a caixa para nao deixar escapar a luz de la dentro e temos um projector de ALTA QUALIDADE - mesmo muito melhor que os comerciais - os comerciais que custam 900 euros (snedo os mais baratos) tem uma resolução 640*480 ... e como podem calcular um monitor que tenham por ai a mais com lcd a 1024*768 vejam a diferenca ;) e fica muito mais emconta...como disse por 300 euros da para construir um projector de optima qualidade e fica com um sistema para muitos anos... quem ta' mais afim dispende mais umas biscas e fica com um sistema FULL HD por 600-700 euros apenas equiparavel a projectores comerciais na ordem dos 6 mil euros...

ha quem va' ate mais longe e construa uma sala propria... http://www.lumenlab.com/forums/index.php?showtopic=11414 ha aqui uns que nao m importava mesmo nada...pena n ter nenhuma divisao disponivel para uma coisa destas..
 
Última edição:
para os manter actualizados ja mandei vir o Painel LCD assim como um controlador para o mesmo com entrada AV; SCART; RCA; S VIDEO e ainda R/C antena...e ainda controlo remoto ;) assim vou ver TV no projector eheh... para quem está interessado os links podem ser encontrados aqui:
http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&rd=1&item=160178630377&ssPageName=STRK:MEWA:IT&ih=006

mandei igualmente vir uma coisa destas para controlar a temperatura dentro da caixa: http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&rd=1&item=230191527619&ssPageName=STRK:MEWA:IT&ih=013

no fim de semana vou a procura de madeiras etc...
 
Epa, nem sabia q isso existia!

Tenho ca por casa um monitor de um laptop, será que é compativel?

lcd3gh1.jpg



Nao se percebe bem a lista de compatibilidade...


Queres ser um porreiraço e quando isso chegar testas com este lcd e ves se funciona? :P



Fica bem
 
Epa, nem sabia q isso existia!

Tenho ca por casa um monitor de um laptop, será que é compativel?

lcd3gh1.jpg



Nao se percebe bem a lista de compatibilidade...


Queres ser um porreiraço e quando isso chegar testas com este lcd e ves se funciona? :P



Fica bem

Pergunta-lhe, mandalhe um mail q ele responde alias manda-lhe essa fotografia mesmo ele disse-me se possivel ter uma footografia da etiqueta que ele tentaria ser o mais prestavel possivel...
 
Pergunta-lhe, mandalhe um mail q ele responde alias manda-lhe essa fotografia mesmo ele disse-me se possivel ter uma footografia da etiqueta que ele tentaria ser o mais prestavel possivel...

Curiosamente ja tinha enviado dois mails distintos para dois vendedores, mas ainda n obtive resposta.

Vais usar q LCD? E quanto tempo vai demorar a chegar a placa sintonizadora? Deram estimativa?


Fica bem
 
bem isto é muito interessante, não deixem isso morrer isso por preguiça, vão actualizando o tópico com fotos também.
dava jeito encontrar carcaças de projectores ou outra coisa qualquer para a caixa, para dar um aspecto menos artesanal...
 
grande projecto

grande projecto que tens em mãos , eu próprio há 1 ano atrás andei metido na aprendizagem destes projectores mas o medo de investir dinheiro em algo que não sabia se iria resultar fez me recuar. Tou com algum receio na qualidade de imagem, especialmeente HD ... mas olha boa sorte e obrigado, são tipos como tu que fazem avançar este país, entenda-se pessoal sem medo de arriscar a ser feliz.

Um abraço
 
grande projecto que tens em mãos , eu próprio há 1 ano atrás andei metido na aprendizagem destes projectores mas o medo de investir dinheiro em algo que não sabia se iria resultar fez me recuar. Tou com algum receio na qualidade de imagem, especialmeente HD ... mas olha boa sorte e obrigado, são tipos como tu que fazem avançar este país, entenda-se pessoal sem medo de arriscar a ser feliz.

Um abraço

a qualidade eh ainda melhor q projectores comerciais...ha pessoal que fez com ecras de resoluçoes 480*240 e é bastante razoavel pa se ver... entao imagina com resoluçoes 1920*1200 um ecrazinho de 150 polegadas... fazer isto a mao artesanal n tem de nada desde que se faça bem... ja vi com cada projecto no site que fico d boca aberta tudo ao detalhe... axo que fazer em caixas comerciais eh complicado ja requer mais coonhecimentos porque ai tens q usar espelhos etc para compensar a falta de espaço pelo que percebi...

em respost ao FRIC vai a pagina de ebay que eu te deixei aqui e pergunta a esse mesmo vendedor...ele a mim responde.me sempre so tens q lhe dar o numero de modelo ou enviar a fotografia disso que ele verifica se eh compativel... tu entao consegues fazer um projector excelente por menos de 200 euros, se te souberes mexer eh provavel que faças por pouco mais de 100 euros...isto porque o que custa mais que eh o TFT ja o tens lucky...

quanto ao TFT q vou usar ainda tou indeciso entre um 10.6 da samsung ou um 7.1 da Sharp e quiçá vi por ai um LCD 3.5 !!! so que esse com placa controladora ja fica carote... no entanto fico com um projector portatil praticamente posso leva-lo pa todo o lado, tenho tempo visto q vai ser a ultima cosia a adquirir... um abraço

ah ja me ia esquecendo...para quem quer evitar taxas em muitas peças arranja aqui www.proyectorbarato.com
 
Salvador_,

Ha hipotese de testarmos este meu lcd com o teu controlador?


Fica bem

por mim se eu acabar por ficar com ele n ha problema...so' que deixei o lcd para ultimo vou construir a caixa primeiro e depois logo me decido o que vou comprar...tou indeciso nos lcd's que mencionei...e ha uns q ja vem com controladora prpopria nao sendo necessario ter este controlador...mas se enviares um mail ao gajo ele responde-te, se eu tivesse para aqui um lcd a mais e' que era... eu provavelmente tenho q recorrer a um monitor no maximo 10.6 porque tive a fazer calculos o meu quarto tem de profundidade 3.75 metros (onde ira ficar o projector) e nao pode ficar mais perto pq senao fica no meio...e com monitor 15 polegadas com lentes Standard dá-me um ecra de 148" o que e' enorme...

Estava a apontar para qualquer coisa para as 80" ou 90", e com um ecra 10.6 isso ja é possivel, é que com um 15" e para ficar com o mesmo tamanho tinha que adquirir uma lente com distancia focal maior e essas custam 5 vezes mais...
 
para os manter actualizados ja mandei vir o Painel LCD assim como um controlador para o mesmo com entrada AV; SCART; RCA; S VIDEO e ainda R/C antena...e ainda controlo remoto ;)

Mas ja compraste este controlador ou n?

Por este post percebi que sim... mas pelo teu post anterior deste a entender que nao
 
Mas ja compraste este controlador ou n?

Por este post percebi que sim... mas pelo teu post anterior deste a entender que nao

yup cancelei a compra...e ainda bem que o fiz, assim vou fazer uma escolha mais ponderada... eu vou mandar um mail ao gajo por ti com o teu modelo a ver se ele diz qq coisa... pode ser q depois ate possamos construir uma coisa destas tambem sou de cascais...

ja agora nao conheces sitios que vendam paineis ca em portugal desses ? pode ser q encontre uma coisa barata... ou nao conheces ninguem que como tu tenha um painel e queira vender ?
 
Última edição:
Epa, e' facil encontrares paineis a venda de malta q tem portateis estragados.
Procura no subforum vende-se q havia por la uns quantos.

Em alternativa e' mesmo mandar vir do ebay pois la arranjas uma serie de coisas bem em conta.

Eu estou mesmo tentado a mandar vir uma coisa destas, nem q fosse para fazer uma micro TV para por na cozinha :P mas queria algumas garantias q o controlador funciona com este lcd.

Se o fizeres agradeço-te imenso :)
 
Back
Topo