Guia Instalar o Windows XP num PC com o Windows VISTA

Romani48

Power Member
Como instalar o Windows XP num PC com o Windows VISTA

Boas a todos
Neste tutorial vou dar os passos necessários para instalar o Windows XP num PC que já possui o Windows Vista instalado.

Material necessário:

  • Duas partições/discos
  • DVD do Windows Vista
  • CD do Windows XP, de preferencia com os drivers SATA instalados
  • .net Framework 2.0 (download)
  • VistaBootPro (download)

Vamos então iniciar a trabalheira :D
-------------------------------------------------------------------

1º Começamos então por instalar o Windows Vista
Notas: Eu usei para este tutorial um Windows Vista vlited cujo tamanho no suporte de instalação era de 600Mb. Vários componentes foram removidos pelo que a aparência final é diferente da que provavelmente vocês vão obter nos vossos sistemas.

install2jp0.jpg



vistajh8.jpg



2º Vista prontos.. vamos para o XP

Vamos instalar o XP, através do boot pelo CD noutra partição/disco
Notas: Tal como no Windows Vista usei aqui uma imagem de um XP nLited cujo tamanho era de 190Mb. O aspecto apresentado poderá ser diferente.

Passos a sequir:
  • Fazer o boot pelo CD do XP e instalar o Windows XP numa segunda partição/disco, eu vou usar como se fosse num disco diferente
seconddrivexb3.jpg


install2xb0.jpg


install3bb7.jpg

  • Agora como podemos ver ficamos apenas com a entrada do Windows XP no Boot... "Entremos" então no XP
xponlyia8.jpg


  • Agora dentro do XP o passo seguinte será a instalação do .net Framework 2.0 para que o vistabootpro funcione
netframuw5.jpg


  • Instalamos então agora o VistaBootPro
vbpim2.jpg



Terminada a sua instalação, executamos o programa... Recomendo desde já a utilização de resoluções no mínimo de 1024x768, caso contrário não conseguirão realizar isto correctamente visto alguns botões desaparecerem.

Vamos então começar com a instalação do BootLoader do Vista

Para isso vamos ao menu SYSTEM BOOTLOADER onde nos será apresentado o seguinte ecrã:
systemblro6.jpg

Escolham as opções apresentadas na figura (Windows Vista Bootloader / All Drives) e façam Install Bootloader
NOTA: Se durante este processo o programa vos der algum erro, simplesmente carreguem em OK nessas janelas de erros.. as alterações são efectuadas na mesma. Pelo o que deduzi é um problema entre sistemas nlited/vlited ou certas configurações e o programa.


De seguida passemos à adição do XP ao menu de bootloader, para isso vão ao menu MANAGE OS ENTRIES e configurem as opções de forma igual à seguinte imagem:
addxpow6.jpg

  • Add New OS Entry
  • Windows XP
  • Windows Legacy
  • C: (aqui terão de colocar a letra da vossa partição principal, onde anteriormente estava o loader do XP)
  • Apply Changes
Feito isto na secção VIEW SETTINGS deverá ser apresentada a seguinte Lista:

listmz0.jpg


onde vos poderá claro está variar o BCD ID

Reiniciamos o sistema et voilá

winodwslitov6.jpg


Temos o nosso sistema Dual Boot configurado e em pleno funcionamento.

Espero que o guia vos seja útil!
cumprimentos
 
Tens dois erros no material necessário:

1 - DVD do Windows Vista, se o Windows Vista já está instalado, por que motivo o primeiro passo mostra a instalação do Windows Vista? E se não está instalado, não precisas de te dar ao trabalho de seguir os passos, é mais fácil instalar o Windows XP primeiro e o Vista depois

2 - CD do Windows XP de preferência com drivers SATA instaladas, porquê SATA? Nem todos os discos rígidos usam a tecnologia Serial ATA, há quem use IDE ou Parallel ATA.

Este tutorial é teu?
 
1 - o DVD do vista seria, mas depois nem adicionei, caso fosse preciso aceder á linha de comandos com o editor de boot do Vista

2 - Nem todos os discos usam.. pois não.. o meu é PATA.. e os que usei neste tutorial eram SCSI.. mas grande parte das pessoas usam Discos SATA hoje em dia.. não faz mal focar esse ponto..

3- sim é meu.. podes ver nas notas
 
Bom tutorial!

e se eu tiver o xp instalado e quiser instalar o vista em dual-boot? o processo é o mesmo?

já ouvi dizer que era diferente e mais complicado.
 
Tipo, basta terem partições. Eu vou esconder o cd do vista 64 e quando meter o XP, e so apagar as partições do XP+Vista e fazer uma nova

EDIT: Partition Magic
 
Bom tutorial!

e se eu tiver o xp instalado e quiser instalar o vista em dual-boot? o processo é o mesmo?

já ouvi dizer que era diferente e mais complicado.

nah.. bem mais fácil.. é so instalares o vista noutra partição

tipo no XP metes o DVD do vista e no inicio da instalação em vez de actualizar fazes Personalizar (nova instalação)

Tipo, basta terem partições. Eu vou esconder o cd do vista 64 e quando meter o XP, e so apagar as partições do XP+Vista e fazer uma nova

EDIT: Partition Magic

usa o Gparted.. é opensource (gratuito) e na minha opinião melhor
 
Só tenho uma duvida ai no VIEW BCD.

Então se eu tiver o Vista num disco C:, e depois instalar o XP noutro Disco D: , que letras se coloca ai?

Ah e parabéns pelo tutorial ;)
 
Última edição:
sempre C: ou melhor.. a letra da partição principal..
se quando instalas te o XP no D: tinhas o C: "ligado" ao pc será sempre no C: que é onde está o bootloader instalado
 
hm isso do xp com as drives para discos sata é necessário usar o nlite certo?

tenho vista no disco C e tenho outro disco K, vou tentar isso mas primeiro tenho de arranjar o xp com as drives pa sata.


grande tópico ta bem esclarecedor : )
 
granda tutorial:victory:era mesmo isso k precisava.
mas ainda nao tentei.tenho ver s faco um cd do xp com as drives certas mas ainda nao as sakei.lol.
e obrigado pelo tutorial;)
 
nao percebi.. estás a perguntar se teres o XP + Vista a velocidade do XP é igual a teres só o XP? claro que sim.. eles são independentes um do outro ;)
 
so tenho uma duvida! ja tive o winXP e agora tenho o windows vista, mas o meu computador é jurassico e como tal esta sempre a bloquear :\

Este sistema dual boot faz o windows xp funcionar com todas as suas anteriores potencialidades(ou seja sem 2 OS)??

ESTA TUDO BEM!
 
No segundo passo diz:

"Fazer o boot pelo CD do XP e instalar o Windows XP"

O meu CD do Windows XP é original, mas não consigo fazer o boot.

Não à outra maneira?

No computador antigo que tenho se meter o CD aparece "Premir qualquer tecla para arrancar apartir do CD..." (ou uma frase parecida), mas no novo portátil que comprei meto o CD e não aparece nada.
 
Última edição:
Back
Topo