Documentário Sic Notícias - "A Source que abalou o mundo"

skorzen

Power Member
Boas,

Tive conhecimento há pouco tempo da existência deste documentário apesar dele já ter sido criado há algum tempo, tanto que, provavelmente, muitos de vocês o deverão conhecer.

No entanto, decidi partilhar pois achei muito interessante a abordagem que é feita ao mundo GNU/Linux e a tudo o que a ele diz/disse respeito.

Fala sobre factos históricos do Unix, Minix e GNU/Linux, o conceito de software livre, a junção do sistema GNU ao núcleo Linux e o consequente erro dado pelas pessoas ao chamarem de Linux ao que no fundo é essa tal fusão entre o sistema em si e o seu núcleo e muitas outras coisas.

Vão perder cerca de 50 minutos da vossa vida a ver isto mas vai certamente valer a pena!

Agradeço opiniões, críticas e comentários acerca do documentário depois de o verem. Assim que o vir por completo (estou sem tempo agora), darei a minha opinião.

Documentário Sic Notícias - "A Source que abalou o mundo".

Abraço,
Bruno.
 
O documentário está bom :) No entanto no inicio falam que o Software Livre vai contra o conceito de economia de mercado/mercado livre que nao concordo (~~2min30s).

Depois existem alguns erros monumentais da tradução como é exemplo: uns momentos depois de o Stallman dizer que Free Software, free as in speech, not as in free beer, eles traduzem Free Soft. por Software Gratuito.

Outro erro foi traduzir "libertarian" por liberal e não libertário.

Eu vi o revolution OS há algum tempo e comparando assim de longe, pareceu-me melhor.
 
O documentário está bom :) No entanto no inicio falam que o Software Livre vai contra o conceito de economia de mercado/mercado livre que nao concordo (~~2min30s).

Depois existem alguns erros monumentais da tradução como é exemplo: uns momentos depois de o Stallman dizer que Free Software, free as in speech, not as in free beer, eles traduzem Free Soft. por Software Gratuito.

Outro erro foi traduzir "libertarian" por liberal e não libertário.

Eu vi o revolution OS há algum tempo e comparando assim de longe, pareceu-me melhor.

O Revolution OS é obviamente melhor. O único problema é ser de 2001 (se não me falha).

Quanto ao opensource ser contra o conceito de uma economia de mercado no Revolution OS eles provam o contrário.
 
eles traduzem Free Soft. por Software Gratuito.
Para quem vem do mundo do software proprietário, entender que existe software Livre é mais difícil (mas mesmo muito mais difícil!) que começar a usar Linux. Para estes, free = freeware = software à borla.
Neste aspecto, sou peremptório: enquanto não se assimiliar o conceito de software Livre/Aberto não se percebe patavina de Linux, dos seus fundamentos e objectivos e toda a utilização será meramente interesseira.

É evidente que é mais fácil ensinarem-se os méritos e deméritos técnicos do software do que os princípios que lhes estão subjacentes, mas omitir a dimensão social implicada pelo software Livre é amputar uma parte substancial da razão de ser deste.
 
Para quem vem do mundo do software proprietário, entender que existe software Livre é mais difícil (mas mesmo muito mais difícil!) que começar a usar Linux. Para estes, free = freeware = software à borla.

A questão aqui está só no facto do Stallman ter falado sobre isto uns momentos antes! E a única coisa que prova é que quem traduziu não percebeu o documentário (será que tentou? :S )
 
Realmente, isso é muito falado no documentário.

A frase
Free software is a matter of liberty, not price. To understand the concept, you should think of free as in free speech, not as in free beer.
é muitas vezes referida para que as pessoas tentem perceber melhor o conceito.
 
É um documentário muito bom mesmo, já o tinha visto numa aula que tive em que estava na matéria sobre linux, foi desde ai que começei a testar linux e tal, Linux ao longo dos tempos tem vindo a evoluir muito mesmo e axo muito bem que assim seja pois é uma excelente alternativa a windows, cada vez mais jogos apareçem o que é excelente para os gamers.
Adorei ver este doc. ajudou-m a perceber certas coisas que ate entao nao entendia bem.
 
Back
Topo