Sigma sd14 Qual é a vossa opinião...tou tentadão a mandar vir!!!

Pucious

Membro
Estou muito curioso com esta máquina, depois de ter olhado para a nikon (d80 e d200), ter comprado umas 400d e brincado com elas tempo suficiente para perceber que são de facto máquinas excelentes. Estou tentado a comprar esta máquina - www.sigma-sd14.com - Aquilo que li na net é muito favorável. Tem alguns aspectos desfavoráveis em relação a outras da mesma gama de dslr´s, mas também tem pontos muito fortes a seu favor. O mau será uma questão de rapidez de processamento das imagens e na fraca resolução do LCD. Não me pareçe grave. Eu procuro uma máquina que faça tanto exterior como interior e que permita luz auxiliar para alguma fotografia de estúdio. Não faço imagens de desporto tanto como fotografo as instalações de uma empresa. Na questão da qualidade de imagem, as opiniões são idênticas. Esta máquina faz 14mp com a tecnologia foveon...que alguns dizem ser aquela que mais se aproxima à composição por camadas da película. O resultado são imagens com uma gama de cores mais aproximada do espectro de cores real. Outra coisa que é inovadora na máquina é o facto de fazer fotografia a Infra-Vermelhos e de uma forma curiosa. Na máquina, atrás da lente fica um filtro que impede a entrada de pó no ccd e por outro lado aquele que entra fica desfocado, logo invísivel na foto, porque fica afastado do ccd. Este filtro é removível podendo chegar-se ao ccd normalmente para limpezas. Removido o filtro e compensada a lente com outro filtro IR ,temos a partir daí uma máquina que captura Infravermelhos ( que saudades de IR a PB). Todos dizem que é uma máquina para fotografar em RAW apesar de fazer jpegs. A Sigma apostou no desenvolvimente de software para RAW o que faz do computador uma segunda parte da máquina. Tem características únicas que fazem da Sigma SD-14 uma máquina que apetece e que estou tentado a comprar - custa 900euros com uma 18-50 3.5/5.6 ....qual é a vossa opinião??
 
A SD24 é uma maquina porreira, pelo preço pedido.

é muito boa para fotografar em RAW, se usares depois um bom processamento de imagem.
O processamento dentro da camara, da para o gasto, mas cria alguns artefactos. não faz certamente melhor trabalho que o adobe camera raw

vais ter alguma dificuldade em encontrar lentes à venda, ca em portugal, para esse formato. acho que toda a gama de lentes da sigma, está disponivel para a SD14, por isso, o problema não é falta de escolha, é sim, falta de distribuição nacional.
Portanto, escolhe a melhor lente kit possivel, para o trabalho que precisas (e se calhar, era melhor procurares uma lente mais rapida, e melhor, no global, que essa 18-50)

o foveon X3 não sei se é equiparavel a 14mp, no que a resolução pixel por pixel diz respeito... mas a 10MP, acho que se equipara.

para fotografar em infravermelhos, a Fuji também tem uma versão da S5 que é capaz disso... mas é mais cara que a sigma.
 
Eu, muito pessoalmente acho que aquilo que faz a diferença entre uma boa DSLR e uma máquinazita é a rapidez, a capacidade de ajustar os settings de forma intuitiva e rápida, a qualidade dos sistemas de medição e focagem e a capacidade de tirar boas fotos com ISO alto..

Em tudo isto a Sigma é bem pior do que o que a Nikon e a Canon oferecem pelo mesmo preço..


A unica coisa que realmente é interessante na Sigma é a capacidade de fotografar em IR.. Porque há fotos que fotografadas em infra vermelho ficam simplesmente mágicas..
 
Eu na minha compacta espeto-lhe com um negativo revelado à frente da lente e ela tira fotos em IR. As SLR Canon e Nikon não podem levar filtros que fazem isto?
 
Não. O sensor está protegido por um filtro Anti-Alias que previne a passagem de infravermelhos para o sensor. É preciso abrir a máquina até conseguires chegar ao sensor, tirar o filtro, e colocares outro. Existem sites que explicam passo a passo como o fazer.

Quando à Sigma, sou um pouco da opinião do mundano. Pelo mesmo preço, preferia ter um corpo com mais polivalência e melhor desempenho. Tirando o sensor (que promete, mas por enquanto ainda está muito verde) e a capacidade de IR, não estou a ver outra vantagem para ir para essa máquina.
 
O sensor, e perdoem-me os fãs, também se tem revelado de certa forma uma desilusão..

No inicio prometeu muito, mas a verdade é que os CCD's e os CMOS continuaram a evoluir rapidamente e o Foveon está de certa forma parado no tempo.

A questão é que os Foveon actuais têm uma resolução efectiva de 4,7 Mpixels, mas graças à sua tecnologia conseguem ombrear com o detalhe produzido por um CCD/CMOS de 9 Mpixels... Isto porque num sensor convencional se fizermos um downsampling de 50% ficamos grosso modo com o mesmo detalhe por pixel que temos no Foveon..

O problema é que no caso do Foveon, para termos os resultados de um sensor de 9 Mpixels são precisos 14,1 Milhões de fotosensores..

Isto é mau, não só em termos de custos, mas especialmente em termos de ruído na imagem.. Área em que os Foveon são bastante maus..



A outra grande vantagem teórica dos Foveon é que não é preciso algoritmos de interpolação para achar os pixels, como é preciso nos sensores tradicionais. Só que esta vantagem à medida que os processadores das máquinas, ou os motores de conversão de ficheiros RAW evoluíram acabou por se esbater. Actualmente conseguem-se resultados tão bons que acaba por não fazer praticamente diferença essa questão..
 
O ruido da imagem não tem nada a ver com o nº de fotodetectores, dado que eles são distribuidos por 3 layers... em cada layer, tens um nº de fotodetectores, sensivelmente igual à resolução da imagem produzida pela camara... ou seja, eles são muitos, mas têm um tamanho bastante razoavel... não são nada de microscopico, como nas compactas.
e com se com 5M de fotodetectores por layer existe ruido, é porque a tecnologia usada em cada layer, ainda pode ser melhorada. Os foveon utilizam tecnologia CMOS.
De referir no entanto, que eu não vejo assim tanto ruido como isso, nas imagens da SD14... parece-me qualquer coisa muito semelhante à concorrencia, a ISO 1600.
estou convencido que se alguma grande marca produtora de sensores, como a sony ou a canon, aplicarem a sua tecnologia CCD/CMOS, ao conceito do X3, este tipo de sensores vai-se revelar a unica opção viavel no mercado.

até porque ha que ter em consideração, que, com os sensores actuais, existem limitações de miniaturização dos fotodetectores. o Foveon é uma excelente solução, para contornar esse limite, dado que é possivel multiplicar por 3 (teoricamente - 2 na pratica) a resolução efectiva de um sensor, adicionando mais 3 layers com fotodetectores do mesmo tamanho.

Estou convencido que mais dia menos dia, alguém se vai virar para isto... e nesse dia, este conceito vai ser mainstream.

Quanto à SD14, continuo a achar a maquina uma boa opção, especialmente quando a ideia é fotografar em RAW
 
Última edição:
Sigma sd14 - alternativas?

Na verdade se não comprar esta máquina não sei qual será? Nikon´s e canon´s tranformaram-se em pequenos electrodomesticos que quando precisamos de tornar em equipamentos simples de fotografia temos sempre que verificar 1000 coisas para ver se está mesmo como queremos. Na Sd14 fizeram desaparecer essas 1000 funções (boa para japonês) e fizeram uma máquina fotográfica, sem programas e efeitos matrix que nos torcem a paciência, fizeram uma máquina como dantes e pronto. Até o CCD se assemelha à composição por camadas do filme tradicional que todos usamos durante tanto tempo e agora tranformou-se num formato RAW que que é "revelado" no software de apoio no PC ( o novo laboratorio), soa bem. Esta marca tem representação em Portugal como as outras, aliás, a comercialfoto importa exclusivamente as Leica e as Nikon não é? Eu pretendo uma máquina que me traga alguma diferença na altura de fotografar bem. Neste momento a única desvantagem é não poder ter a máquina na mão pra saber a que é que sabe...de qualquer forma já tratei disso e brevemente vou tirar algumas dúvidas e depois... quem sabe?! D80 ou sd14? A canon 400d não foi posta de parte, mas já conheço a pequena!
 
Se queres algo diferente porque não experimentas a Fuji S5?

É uma máquina feita com base no corpo da D200, e embora não seja tão rápida como a Nikon mantém as maravilhas da Nikon como a qualidade de construção, o sistema de medição da exposição e o sistema de focagem.. Pelo que logo à partida é uma máquina espectacular..

Mas a tudo isto junta o Super CCD SR da Fujifilm, que é um sensor capaz de uma reprodução de cores muito boa e que tem um alcance dinâmico que mais nenhuma máquina consegue igualar.


Agora, se o que tu queres é uma máquina sem os mil controlos que tem uma DSLR, acho que não deves comprar uma DSLR.. Uma rangefinder como as Leica por exemplo será uma opção mais apropriada...
 
Mas na Fuji S5 tens efectivamente mais problemas com o ruido, por causa dos fotodetectores de baixa sensibilidade.
Mas a escolha de lentes é substancialmente maior.
 
Back
Topo