Server Linux...o que instalar??

Zombie69

Power Member
Hellos You All!!!

Queria saber a vossa opiniao para uma questao...queria testar as versoes de Linux, mas em versao server, para ver o que pode render em relacao ás alternativas Windows Server xxxx. Instalei a pouco tempo o Ubuntu Server, mas senti falta do ambiente gráfico. Ou seja, aquilo que queria seria uma versao linux, com potencialidades e mecanismos de servidor, mas que possui-se um bom ambiente gráfico estilo Ubuntu Desktop ou Kurumin.

Ha por ai alguma coisa que se recomende?

Thanks!
 
Caso queiras ambiente grafico, teras de instalar o X, GDM e Desktop Environment. Mas para um server parecem-me recursos "perdidos"

Como já disse noutro tópico (tudo com su/sudo):
Código:
aptitude install xserver-xorg
aptitude install x-window-system
aptitude install <DE>
aptitude install gdm
em que <DE> será o DE da tua eleição: gnome, kde, xfce.. :)

Já agora, não tenhas medo da CLI, não morde. E se queres montar um servidor, é indispensavel.
 
Caso queiras ambiente grafico, teras de instalar o X, GDM e Desktop Environment. Mas para um server parecem-me recursos "perdidos"

Assino por baixo.

Podes fazer a manutenção toda por ssh e não precisas do X para nada. Basta habituares-te à consola e saberes trabalhar com aquilo.
 
Thanks!!!! ja tenho aqui umas luzes para começar...

É que nao pesco muito de Linux, sempre trabalhei em ambiente windows, mas queria explorar as potencialidades do linux, ate porque a empresa acho que vai começar com testes de compatibilidade e nao convem ir em branco LOL

Quer dizer entao que, das melhores versoes, voces recomendam o ubuntu server, mas com aqueles comandos todos para que se carregue o ambiente grafico certo? é que quero começar assim com rato e teclado LOL, e depois lentamente passar pra consola, porque eu de comandos linux é zero!!!

Mais alguma versao com ambiente grafico sem ser necessario comandos, ou seja, mais newbie-friendly?

Thanks!!!
 
Instala o que quiseres. O que faz um servidor Linux não é a distribuição (vá, atirem pedras :-) ): é o Kernel, as aplicações e o know-how do(s) sysadmin(s). A distribuição pode ajudar mais ou menos na administração da(s) máquina(s).

Lembra-te é que uma boa parte dos recursos da máquina (memória e CPU) são desperdiçados só para teres o 'point&click'.
Em Windows não consegues evitar a interface gráfica, ela está agarrada ao sistema operativo. Isso não acontece em *NIX.
Mais: ter um teclado, rato e monitor ligados a um servidor é mais um desperdício de recursos.
Mais ainda: ao estares a correr o X estás a adicionar potenciais pontos de falha do servidor (além de teres mais um conjunto de software que tens de manter actualizado).

EDIT:
Exemplo: só este ano (2007) o Firefox teve mais de 10 actualizações; o GNOME duas; o KDE três; o X duas; ... (e o ano ainda não chegou ao fim...). Ou seja, além da preocupação de manter actualizadas as aplicações 'core', o sysadmin ainda tem de se preocupar com mais estas.
 
Última edição:
Instala o que quiseres. O que faz um servidor Linux não é a distribuição (vá, atirem pedras :-) ): é o Kernel, as aplicações e o know-how do(s) sysadmin(s). A distribuição pode ajudar mais ou menos na administração da(s) máquina(s).

Lembra-te é que uma boa parte dos recursos da máquina (memória e CPU) são desperdiçados só para teres o 'point&click'.
Em Windows não consegues evitar a interface gráfica, ela está agarrada ao sistema operativo. Isso não acontece em *NIX.
Mais: ter um teclado, rato e monitor ligados a um servidor é mais um desperdício de recursos.
Mais ainda: ao estares a correr o X estás a adicionar potenciais pontos de falha do servidor (além de teres mais um conjunto de software que tens de manter actualizado).

EDIT:
Exemplo: só este ano (2007) o Firefox teve mais de 10 actualizações; o GNOME duas; o KDE três; o X duas; ... (e o ano ainda não chegou ao fim...). Ou seja, além da preocupação de manter actualizadas as aplicações 'core', o sysadmin ainda tem de se preocupar com mais estas.


subscrevo por completo.
 
Instala o que quiseres. O que faz um servidor Linux não é a distribuição (vá, atirem pedras :-) ): é o Kernel, as aplicações e o know-how do(s) sysadmin(s). A distribuição pode ajudar mais ou menos na administração da(s) máquina(s).

Lembra-te é que uma boa parte dos recursos da máquina (memória e CPU) são desperdiçados só para teres o 'point&click'.
Em Windows não consegues evitar a interface gráfica, ela está agarrada ao sistema operativo. Isso não acontece em *NIX.
Mais: ter um teclado, rato e monitor ligados a um servidor é mais um desperdício de recursos.
Mais ainda: ao estares a correr o X estás a adicionar potenciais pontos de falha do servidor (além de teres mais um conjunto de software que tens de manter actualizado).

EDIT:
Exemplo: só este ano (2007) o Firefox teve mais de 10 actualizações; o GNOME duas; o KDE três; o X duas; ... (e o ano ainda não chegou ao fim...). Ou seja, além da preocupação de manter actualizadas as aplicações 'core', o sysadmin ainda tem de se preocupar com mais estas.

É óbvio que o que disseste está correcto. O conhecimento do admin é que faz com que o servidor seja eficiente, seguro, etc, mas para quem está a começar agora, é mais fácil manter uma distro que já é "orientada" para esse efeito (como um Debian Stable) do que uma distro cujo objectivo são workstations e portanto vem com pacotes bleeding edge.

Para além disso, há distros mais fáceis de administrar do que outras. Ou melhor, distros cuja possibilidade de arruinar é menor.

Por isso concordo com a sugestão do esquiso.
 
Ora nem mais...e sao testes que vou fazer. Obvio que nao me vou meter a administrar NADA que seja de responsabilidade neste momento LOL
Aquilo que quero é mesmo iniciar-me no Linux, na parte de servers, mas que tenha ambiente gráfico, isto para que depois de ver como tudo funciona e como o linux processa todos os processos que lhe incutimos, passar entao para outra distro que ja envolva comandos e sem o rato atras :)

Nós não recomendamos nada. Para este caso, é quase indiferente. Mas se quiseres uma tip, achava melhor começares por Debian Stable ou CentOS. A minha predilecção vai para Debian Stable, em que os pacotes são tão estaveis que parece que estas mesmo num servidor :)

Se não quiseres usares os "comandos", tens esta versão: http://cdimage.debian.org/debian-cd/4.0_r1/i386/iso-cd/debian-40r1-i386-CD-1.iso


Saco só o CD1? e os outros CD2 e CD3? E ja agora, qual a diferenca dos DVD que la estao pra sacar?


Thanks for the support!!!
 
Última edição pelo moderador:
Para este caso, basta o CD1. Este é o CD que contem o software essencial. Os outros CD's vêm com mais e mais e mais e mais e mais software. A diferença para o DVD é, penso eu, nenhuma.
 
Não sei se já venho tarde..

Bem sei que Gentoo está longe de ser a distro mais user friendly para se começar, no entanto penso que será uma bastante valida para "servir alguem" ou para o dia-a-dia. Após a instalação base podemos considerar que a mesma está pronta para ser um servidor visto que não trás o Xorg nem nada dessas tralhas, no entanto em um comando transforma-se completamente:
Código:
# emerge --ask --verbose xorg-x11 gnome
Relativamente a segurança/updates:
Código:
# glsa-check --test all
# emerge --sync
# emerge --ask --verbose --update --deep system
# emerge --ask --verbose --update --deep world
 
Back
Topo