Prism

shello

%erador
Staff
Prism é o nome de uma aplicação desenvolvida pela Mozilla, que é basicamente o início do futuro :D

A ideia desta aplicação é simples, pegar em aplicações Web (como o Gmail, ou Google Docs ou o Zoho, Google Calendar, o Twitter, o Facebook (ou o Hi5/MySpace)) e dá-las ao utilizador directamente numa janela para isso. Não é necessário entrar no browser para fazer usar estas "Aplicações Web".

refracting550.png


Um atalho fica no desktop (ou noutro sítio qualquer), e apenas um duplo click é necessário para abrir a janela, tal como com qualquer outro programa.

prism.png


Se alguém aqui já conhecia o "WebRunner", pelos vistos mudaram-lhe o nome e pegaram mais a sério nele.


Gosto bastante desta passagem que está no post:
We’re also thinking about how to better integrate Prism with Firefox, enabling one-click “make this a desktop app” functionality that preserves a user’s preferences, saved passwords, cookies, add-ons, and customizations. Ideally you shouldn’t even have to download Prism, it should just be built into your browser.
Neste momento o Prism só está disponível para Windows (daí ter feito aqui a thread), brevemente vão sair versões para Linux e para Mac OS.

Links: Post@Mozilla Labs, Download v0.8-Win32

Aconselho a testarem por vós mesmos. ;)
 
A segunda screenshot foi tirada aqui. A ideia de ter um atalho para a aplicação no desktop e ela abrir ali numa janela só para ela é fascinante.

Mais ainda, a velocidade de utilização daquilo parece-me bem superior à do Firefox, mesmo por não ter a quantidade de coisas a mais que são supérfluas à utilização regular de uma aplicação web.
 
Têm obrigação de ser mais rápidas estando a correr o subset estritamente necessário à sua função. Less chrome = more speed :)
 
Isto faz-me lembrar o adobe air: http://labs.adobe.com/technologies/air/

Vou experimentar.
Hm, na página eles dizem:
Unlike Adobe AIR and Microsoft Silverlight, we’re not building a proprietary platform to replace the web. We think the web is a powerful and open platform for this sort of innovation, so our goal is to identify and facilitate the development of enhancements that bring the advantages of desktop apps to the web platform.
Parece-me que eles querem marcar distância do AIR e do Silverlight, e acho muito bem.

Têm obrigação de ser mais rápidas estando a correr o subset estritamente necessário à sua função. Less chrome = more speed :)
Claro. Aliás, não tenho a certeza, mas isto já deve estar a usar o Gecko mais recente...
 
A menos que isso tenha benefícios não esclarecidos, não vejo utilidade NENHUMA nesta aplicação. Parece que os tipos da Mozilla só agora descobriram os atalhos do Windows. Façam um atalho para o Gmail no ambiente de trabalho, escondam todas as barras de menus do browser e têm exactamente o mesmo resultado. Cool, uh? Por outras palavras... é uma reinvenção da roda.

Enfim...
 
Não é bem isso. Aquilo é o Firefox über-light, sem qualquer função para lá de mostrar uma página (basicamente, mostrar o render do gecko), e ter uma barra de status com uma progress bar. Não há nada de novo em features, realmente, mas é uma forma mais simples de aceder às aplicações (falo do UI), sem ter que levar com o peso do browser.

Mesmo que escondas todas as barras do Firefox e faças um atalho para o gmail no desktop, ele vai continuar-te a carregar montes de coisas que naquele caso são perfeitamente inúteis. Com este género de aplicação evita-se isso. Acho que é essa a ideia.
 
Não é bem isso. Aquilo é o Firefox über-light, sem qualquer função para lá de mostrar uma página (basicamente, mostrar o render do gecko), e ter uma barra de status com uma progress bar. Não há nada de novo em features, realmente, mas é uma forma mais simples de aceder às aplicações (falo do UI), sem ter que levar com o peso do browser.

Mesmo que escondas todas as barras do Firefox e faças um atalho para o gmail no desktop, ele vai continuar-te a carregar montes de coisas que naquele caso são perfeitamente inúteis. Com este género de aplicação evita-se isso. Acho que é essa a ideia.
Certo, mas não deixa de ser uma aplicação perfeitamente inútil na sua essência.
O único ponto positivo que lhe vi (instalei para testar) foi o facto do meu Gmail se carregar mais depressa do que no Firefox, mas isto deve ser por ter um montão de coisas instaladas e a carregar. Mas como a própria aplicação demora a lançar-se, não muda nada. Continua inútil, não compensa.
 
Back
Topo