Análise AssisMobile High Line (Compal FL90 VBI)

Inspecter

Portugal@Home Member
Boas noites :D

Demorou, mas finalmente tive tempo para fazer a review sobre o AssisMobile High Line (Compal FL90 VBI).

Algumas fotos:

970121007IMG_0101.JPG
3397121007IMG_0102.JPG
9454121007IMG_0112.JPG
4975121007IMG_0095.JPG
9282121007IMG_0105.JPG


Link com todas as fotos: AQUI

Especificações:

especificaesgeraiswi7.jpg


especificaesdetalhadaswl0.png


Bateria:
Corri o Battery Eater Pro. No teste, com o cpu load a 100% e 430mb de RAM a serem usados, o portátil aguentou-se 1 hora e 10 minutos.
Em utilização normal, navegar na Internet, trabalhar no word, o cpu nunca passa dos 20% de utilização, o que faz com que a bateria aguente cerca de 2 horas e 30 minutos. Ainda só carreguei a bateria 3 vezes, por isso talvez se estenda por mais uns minutos a duração da bateria no futuro...

Monitor:
Estou a usar a resolução 1440x900, e dá um jeitão a nível de desktop como tambem para trabalhar com o PhotoShop ou o AutoCAD... Felizmente não me calhou nenhum dead-pixel.. :D
Tem uma grande amplitude de ângulo de visionamento. No word consegue-se ler o texto num ângulo perto dos 180º.
No posicionamento vertical do monitor, a melhor luminosidade é, como normalmente, quando o monitor está em ângulo recto com os olhos, mas em qualquer outra posição, existe apenas uma pequena variação.

Teclado:
Já estava habituado ao meu teclado do desktop (um Trust Slim, com as teclas de portatil), e a única diferença são as teclas 3,4 e 5 que afundam um pouco mais do que as restantes e até soam diferente quando carregadas. O restante teclado simplesmente não mexe. :D As teclas são suaves quando carregadas e permitem um deslizar suave dos dedos.

Colunas:
Nada que se compare com qualquer conjunto de desktop, mas dão um dos melhores sons que já tive oportunidade de ouvir. Aprovadas portanto. :)

Sonorização:
Este portátil tanto pode ser do mais silencioso que há, quando por exemplo se está a navegar na net, como faz uma barulheira desgraçada quando é puxado ao máximo. Nada que particularmente me incomode...

Drive DVD-RW:
Produz boas gravações, apesar da tremideira que provoca no portatil quando está a ler ou a gravar... e de silenciosa também não tem nada...

WebCam 2.0Mp:
Excelente qualidade de imagem. Penso que para Messenger e afins é mais do que suficiente.

fotowebcam2mpfv6.jpg


Disco Rígido:
Optei pelo de 160GB 5400rpm, e fiquei surpreendido quando reparei que o espaço útil era de apenas 127GB... Sei que os discos nunca têm os gigas que anunciam, mas “paparem” 33GB... acho um bocado abusivo :S Não sei se será normal, porque o unico disco que tive até hoje é de 40GB e tinha 37 uteis...

Agora vamos a números :D :

No super pi:

superpimu1.png


No 3Dmark 06:



1440x900

3dmark061440x900cs5.jpg


1280x800

3dmark061280x800tt6.jpg


1024x768

3dmark061024x768pn7.jpg


Temperaturas:

everesttemperaturasex6.jpg


Conclusão:
Pelo preço (1195€) é dificil encontrar um portátil com melhores especificações.
Apostei no processador e na placa gráfica, escolhendo apenas 2GB de RAM e um disco de 160GB 5400rpm, pois estes componentes actualmente correspondem ao que é exigido pela utilização dada ao portátil. Futuramente são os componentes que podem ser actualizados com um custo mais reduzido e assim prolongar a vida util do portatil.

Cumps

----------edit-------------

Questões colocadas directamente á ***** relativas a este modelo, sobre prazo de entrega, custos e garantia.

De seguida apresento as perguntas que fiz e as respostas que me foram dadas.

Perg.: A garantia do portátil AssisMobile High Line é geral ou individual pelos componentes?

Resp.:Tem uma garantia geral por dois anos dada pela *****


Perg.: A assistência em caso de avaria por quem é prestada.

Resp.: A assistência é dada pela ***** devendo o Portátil ser enviado a ***** ou pedindo para o recolher, sendo a recolha feita em principio no dia seguinte ou seja 24h depois ou máximo das hipóteses em 48h, tendo que pagar por isso 5€.


Perg.: Em caso de avaria quanto tempo poderá demorar a arranjar.

Resp.: Será reparado o mais rápido possível sendo no máximo em 3 semanas.


Perg.: Podem enviar juntamente como portátil um CD com os drivers para o XP?

Resp.: Infelizmente não pois neste momento o PC vem com o CD dos drivers do Vista mas fácilmente pode descarregar os drivers do XP na página da Intel.


Perg.: Caso a encomenda seja feita online e o pagamento contra-entrega quanto serão os portes de envio e quanto tempo demorará a chegar (O meu caso Monção Viana do Castelo)?

Res.: Em principio a encomenda deve chegar em 2 a 3 dias úteis sendo os portes de envio 7€ e será enviada via CTT EXPRESSO.

Estas foram as duvidas que esclareci hoje por telefone.

@ PC com base em Barebone Compal IFL90 que dizem?
 
Última edição:
Muitos parabens pela review e pelas fotos do bixo!!!
Amanha em principio vou buscar o meu, igualzinho ao teu!!

Parabens!!
 
Só tens 127gb porque é uma limitação do windows xp...eu tenho um clasus dynamic sr 512 que tem as mesmas especificaçõoes do teu e tenho 149gb de disco que posso usar.

Cumps,
 
no meu mamoume apenas 10 gbs. qt à grafica no meu... ao correr demos como o ut3, crysis, bem como o novo fear (td FPS) de x em quando com boa resolucao e fluidez de jogo, o pc parece que vai levantar voo e por vezes craxa, vendome obrigado a desligar o pc no botao. isto podera ser o que? temperaturas?

no fear notei mudanca de cores, provavelmente sao as drivers, existem por ai drivers actualizadas para a 8600GT? fui ao site da nvidia e saquei as que estavam la so que diz que sao incompativeis quando estou a instalar :\

abraço
 
saquei as 169.04 e o problema é o mesmo, no entanto la dizem que é compativel com a 8600GT. tou a sacar umas inferiores a ver se dao ou nao.
 
Dsc n é .ini é .inf, qdo sacares as drives tens de substituir o .inf pelo Modded INF, se n ele nunca te vai reconhecer a placa.
 
Aqui drivers 156.65 (as últimas da Compal) para o Vista x86 (32bit)...e o NFS Carbon parece que se engasga um pouco, com apenas o motion blur desactivado e com o resto ao máximo, assim como o MOH Airbourne.

No BioShock não notei mts quebras, mas ainda só passei um nível...:-D (o efeito de água é espectacular!)

Com o Command and Conquer 3 nem estremece com tudo ao máximo...
(estes foram os jogos mais recentes que eu experimentei...)

Ja saquei as 169.04, vou instalar a ver se melhora alguma coisa...

Ah...a minha máquina é o FL90-PM1 (vou tentar por aqui essas cenas do 3DMARKS...mas não prometo...:007:(busy life))

CPU: T7300
RAM:2GB
VGA:GF8600M GT (256MB)->N8P-GS
HD: 120GB 7200RPM (111GB disponiveis >()

EDIT:
No NFS Carbon, quando este encrava (aconteceu-me 2 vezes), ao desligar o jogo quando acabo de jogar (sim...pq ele se desencrava por si próprio) aparece-me um balãozinho no system tray a dizer que o controlador da gráfica crashou, mas que recuperou com sucesso... por isso nada de BSOD, nem hard-resets por aqui...1 ponto para o Vista Foram as drivers que ficaram mal instaladas.
 
Última edição:
Só tens 127gb porque é uma limitação do windows xp...eu tenho um clasus dynamic sr 512 que tem as mesmas especificaçõoes do teu e tenho 149gb de disco que posso usar.

Cumps,

Não é um alimitação :007: o XP é que a instalar não me particionou 21GB... agora já tenho os 149GB normais...:D

O meu no NFS Carbon corre tudo no maximo e sem engasgar :D
 
no meu mamoume apenas 10 gbs. qt à grafica no meu... ao correr demos como o ut3, crysis, bem como o novo fear (td FPS) de x em quando com boa resolucao e fluidez de jogo, o pc parece que vai levantar voo e por vezes craxa, vendome obrigado a desligar o pc no botao. isto podera ser o que? temperaturas?

no fear notei mudanca de cores, provavelmente sao as drivers, existem por ai drivers actualizadas para a 8600GT? fui ao site da nvidia e saquei as que estavam la so que diz que sao incompativeis quando estou a instalar :\

abraço

tambem já tentei instalar as do site da nvidia a serie 8xxx e dá-me o mesmo erro... eu tou com as do site da bizcom-us.com...
 
Dsc n é .ini é .inf, qdo sacares as drives tens de substituir o .inf pelo Modded INF, se n ele nunca te vai reconhecer a placa.

assunto resolvido, obrigado :P

ja corri o pes 2008 e corre tudo no maximo, o crysis e o ut3 tem bons fps em grds resolucoes mas ainda tenho de testar mais. o novo need for speed corro tudo no maximo em 1440 e tenho so algumas quebras. ate agora estou a gostar do que estou a ver xD mas so com um pequeno senao, que ja tinha mencionado acima, qd tou a puxar pelo portatil, seja num jogo, ou mm no 3dmark06(onde me acontece maior parte das vezes) o pc bloqueia por completo vendome na necessidade de desligar pelo botao. dps vou fazer o mm teste e ja esta td bem. alguem ja teve o mesmo problema? que podera ser isto?

abraço
 
Última edição:
O meu no NFS Carbon corre tudo no maximo e sem engasgar :D

Mas com o XP e as Drivers 101.34? (são as que estão na Bizcom... No site da Compal já estão as 156.10....)
Será a diferença de OS e CPU (T7300->T7700) assim tão significativa? Ou será que a placa do FL90 PM1 vem underclocked?

BTW....já instalei as 169.04 (Vista x86) no meu e o Carbon parece estar com mais fluidez....mas ainda vou testar melhor e com mais jogos.
 
Última edição:
Boas!!! Acabou d chegar o meu!!! Ele chegou e eu coloquei o cd do xp a correr mas agora aparece uma msg a dizer k n encontrou o disco rigido no computador!!!

Preciso de ajuda!!!

PQ se for problema do computador tenho k o enviar para lá ja k sou da fig da foz!!!!
 
Boas!!! Acabou d chegar o meu!!! Ele chegou e eu coloquei o cd do xp a correr mas agora aparece uma msg a dizer k n encontrou o disco rigido no computador!!!

Preciso de ajuda!!!

PQ se for problema do computador tenho k o enviar para lá ja k sou da fig da foz!!!!

Não te preocupes...não é do portatil.

Isso tem a ver com o facto do disco ser S-ATA...vê este tutorial:

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=195879&highlight=nlite

Acho que também dá se desactivares o AHCI na bios...mas não tenho a certeza!

PS:Bastava teres procurado um bocado...
(especialmente nesta tópico: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=163760)
 
Desculpem a minha ignorancia mais uma vez!!! Eu os drivers da grafica ja consegui atraves do k está escrito em cima fiz as alterações necessarias!! Mas agora o som n m tá a dar saquei os drives k procurei por Intel high Difinition audio mas isto n da som nenhum!!!

Mais uma vez peço a voça preciosa ajuda!!!!!!!!!

portem-s mal ... mas com juizo!!!!!!!!
 
Back
Topo