criação de soft

ticha86

Power Member
Boas pessoal.
O k se passa é o seguinte: estou no ultimo ano (3º bolonha) de Eng. Electronica e Informatica na Lusiada em Famalicão, e tenho o projecto de fim de curso para fazer. Para tal procurei empresas ate k obtive uma resposta positiva de uma empresa de informatica k me colocou o seguinte projecto:
criar um software k interligue um prog de gestão a uma loja online, ou seja o objectivo é k ao actualizarmos o prog de gestão ele actualize a loja sem mexermos nele e vice-versa, sempre k alguem se registe online fica registado na bd do prog de gestão.
os requisitos foram: java (ide eclipse), sql, java, ferramentas ETL.
recomendaram-me o OsCommerce k ja instalei. ainda nao tenho o prog de gestao, mas eles fornecem-me o phc, mas o objectivo era ser universal(dar com qq tipo de prog de gestão).
O problema é k tou perdida, pois nao tenho prof orientador e nao sei por onde começar.
Alguem me pode ajudar, indicar o k devo fazer agora e dar algumas ideias?
Tou em branco:(
obrigada ;)

bjs
 
UI!... Isso vai dar luta!
Vais ter de conhecer com que tipo de base de dados funciona o programa de facturação para poderes fazer a interligação entre a DB do oscomerce.
Vais ter de criar um programa a correr em tray, ou em background no SO de maneira a consultar a base de dados online de x em x tempo e no caso de haver alterações grava-las para a BD do prog de facturação e vice versa.
Podem existir outras maneiras... de qq maneira n parece nada facil! Ainda por cima sem prof orientador?!
 
pra ja nao tenho prof pois a cadeira é do segundo semestre mas como tenho mais cadeiras e o projecto é duro qiero começar ja.
mais um pormenor, nao sei se as lojas online sao todas com as bd iguais às do OsCommerce, pois se nao for mais um problema, pois a ideia era o soft ser universal
 
Quanto a ser universal, não me parece que seja muito fácil.

Acho que a maneira mais simples (relativamente) seria usar Triggers na base de dados que chamam os scripts para actualizar a base de dados do site. Outra solução era correres de X em X tempo um script que simplesmente verifica tudo e actualiza a BD do site.

Por acaso parece ser um projecto interessante, adorava fazer isso :)

Uma pergunta, o servidor do programa será o mesmo que o servidor da BD do site? E que base de dados usa o tal programa que te deram? O difícil em ser universal é precisamente essa. Diferentes bases de dados, diferentes estruturas de tabelas e colunas, etc. Com algum planeamento poderias tentar fazer um sistema que dado uma tabela e dados os campos, actualiza outros tantos campos noutra tabela, também dados. Se conseguires fazer isso, talvez já tenhas uma base para começar a fazer um conversor universal :)
 
sinceramente nao sei.... ainda nem vi a bd do oscommerce, tou a ler o tutorial k esta em ingles (e diga-se de passagem k nao percebo puto de ingles :) )
obrigada pela dica ;)
 
Não saber inglês em informática é mau. Tens de ver se aprendes isso =/
Joga, vê televisão, filmes ou séries sem legendas, lê livros, revistas ou jornais, etc. Ou um cursozito ou dois de inglês.

Assim uma ideia para java:
Programa que recebe os dados de duas BD's (tipo de ligação, endereço, user e pass, nome da bd -> para cada ligação) e uma lista de tabelas e campos a actualizar entre as duas (dois conjuntos, um para cada BD), e trata de sincronizar os dados entre as duas.
Assim de inicio, se apagasse os dados da 2ª BD e copiasse, integralmente, os da 1ª, era bom para começar. Depois logo poderias fazer optimizações. :)

Boa sorte.
 
criar um software k interligue um prog de gestão a uma loja online, ou seja o objectivo é k ao actualizarmos o prog de gestão ele actualize a loja sem mexermos nele e vice-versa, sempre k alguem se registe online fica registado na bd do prog de gestão.

_Eu_ faria o seguinte:

1) mandava o Java às urtigas :-)
2) Script Perl na crontab para ver o que há de novo em cada BD e actualizar em cada uma o que for necessário.

Isto tem uma desvantagem, relativamente aos requisitos: a sincronização é feita de X em X minutos.

Outra abordagem, para resolver o problema anterior:

1) mandava o Java pela janela;
2) Ao gravar dados numa das bases de dados, executava um script Perl para fazer a sincronização com a outra.

O mais complexo (mas não mais difícil) é identificar os campos nas BDs e perceber as relações existentes. É que pode ser necessário actualizar dados de mais tabelas do que aquelas que se prevêm.

Previsão: dois dias para estudar o problema; uma manhã para meter a coisa a funcionar :-)

Acredita, isto é trivial. Preocupa-te é em perceber exactamente o desenho de cada BD. Se te esqueces de actualizar um campo.... pode ser a ruina de ambos os sistemas.
 
pah nao posso mandar o java a lado nenhum lol foi requesito da empresa...
mas curti a ideia.... 3dias???
toda a gente com quem falei me diz k vai ser complicado... tenho ate junho...
 
Não. Dois e meio ;-)

tenho ate junho...
Pois... se fosse comigo e tivesse de fazer isso com Java... acho que antes do fim de 2008 não tinha isso feito. Tinha primeiro de aprender Java.

Wikipedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Perl#Applications)
Perl is often used as a glue language, tying together systems and interfaces that were not specifically designed to interoperate, and for "data munging", i.e., converting or processing large amounts of data for tasks like creating reports. In fact, these strengths are intimately linked. The combination makes perl a popular all-purpose tool for system administrators, particularly as short programs can be entered and run on a single command line.
Ora, se precisas de colar uma BD com outra BD... Perl é a ferramenta ideal.
Lamento imenso que existam empresas que impôem o uso de ferramentas desadequadas às tarefas.
Olha, good luck :-)
 
Última edição:
eu tb tou um bocadinho à rasca com java, pois sei mais é c#, mas temos k admitir k java é o futuro e é universal ;)
pelo menos eu penso assim e este projecto vai-me ajudar nisso ;)
obrigada ;)
bjs
 
então k linguagem é k achas k é?
Provavelmente nenhuma. Se for só uma será um futuro muito triste.

Existem linguagens de programação mais apropriadas para certas tarefas do que outras. Para aquilo que pretendes, o Perl permite resolver num instante, de forma duradoura e consistente, esse problema. O facto da empresa não recomendar o Perl para resolver isto não abona nada a favor dela ;-)

Na escola formatam-se os estudantes para virem a ser bons consumidores e 'vendedores' de algumas soluções, como por exemplo .NET e Java. Até nos fazem crer que uma das duas virá a ser a 'linguagem do futuro'. Quem ganha com isso é a Microsoft e a Sun, indubitavelmente.
 
A minha ideia é mesmo atirar o JAVA pela janela (LOL)! Não desgosto de Java. Simplesmente não vou à bola com. Hehehe :) Mas sim, o Java tem futuo

O PHC é um ERP baseado em SQL Server. Poderás fazer um trigger na base de dados, afecto à quantidade em stock, que, aquando da alteração do produto, faça também ele essa alteração na base de dados respeitante ao teu e-commerce.
O problema desta solução é que tens de usar mesmo SGBD (MS SQL Server) para o e-commerce.
A própria PHC deve disponibilizar qq coisa com esse intuito (e-commerce) todavia será uma boa ideia contactá-los mesmo sem o intuito de comprar o que quer que seja. O próprio PHC tem várias ferramentas internas que podem muito bem ser a solução.

A outra ideia é mesmo a actualização dos dados temporária. Fazer 1 consulta por minuto à base de dados do PHC e trabalhar com os dados para a página (ou para a base de dados que estás a usar). A diferença é sempre um minuto...

Tudo depende da disponibilidade que eles queiram!
1abraço!
 
Back
Topo