[Direitos de Autor] IMAGENS para sites

K0mA

Power Member
Boas,

Há uma coisa que me faz uma certa confusão.
Todos nós sabemos que há montes de pessoas a blogar, a fazer sites, etc.

Em vários dos sites que aparentam ser feitos por uma pessoa (e não por uma empresa) que são muitos, desde blogues, a directorias, a sites de notícias de informática, futebol, etc, muitos deles são muito ricos em imagens, onde vão buscar as imagens? Andam todos com câmera digital a tirar fotos?

Supostamente se eu quiser fazer um site sobre a segunda guerra mundial vou ter de meter imagens de tanques, aviões, lideres, etc, onde vou buscar estas imagens?
Noticias de informática: imagens de computadores, placas, ipods, zpods, xpods e sei lá mais o quê, estas imagens vêm de algum lado, posso usa-las livremente?
Sites de carros: as imagens que aparecem não aparentam ser da autoria dos donos do sites, digo eu...
De certeza que não vão digitalizar as imagens de um livro para meter na net! penso que isso seria ilegal.

É impressão minha ou a internet tal como a conhecemos hoje não podia existir sem que os direitos de autor destas imagens sejam desrespeitados?

Se os direitos de autor são respeitados então onde é que posso obter as imagens?
Não vejam isto como uma critica, pois não é.


São sim questões naturais que surgem a alguém que pensa em fazer um website acerca de qualquer coisa.
Eu podia ir ao google e fazer uma pesquisa sobre qualquer coisa e depois meter aqui o link para os sites e perguntar de onde vieram aquelas imagens?
Não o faço por razões óbvias.

Alguém que me ajude nesta dúvida?

EDITADO.

>> Pesquisa de Imagens


http://search.creativecommons.org - will help you find photos, music, text, books, educational material, and more that is free to share or build upon utilizing Creative Commons enabled search services at Google, Yahoo!, and Flickr

http://yotophoto.com/ - Yotophoto is now indexing well over a quarter million Creative Commons, Public Domain, GNU FDL, and various other 'copyleft' images

http://www.flickr.com/creativecommons/ - vários tipos de direitos de autor

http://www.picfindr.com/ - PicFindr searches the web* for stock photography that is completely free to use commercially ...

http://www.morguefile.com - all images are really free and they can be used in your commercial projects without permission or credit from the photogrpaher. Although selling prints, selling the images directly or claiming the photo is yours is prohibited

http://search.yahoo.com/cc - This Yahoo! Search service finds content across the Web that has a Creative Commons license. While most stuff you find on the web has a full copyright, this search helps you find content published by authors who want you to share or reuse it, under certain conditions ...

http://www.freedigitalphotos.net/ - as imagens são livres para serem usadas mas temos que dar os créditos da imagem colocando um link para o site deles. Se pretendermos uma imagem com maior resolução, nesse caso temos de pagar o licenciamento (Royaty free).

http://www.sxc.hu - pode-se usar certas imagens em certos sitios e com certas condições...
You may use the Image:
In digital format on websites, multimedia presentations, broadcast film and video, cell phones. In printed promotional materials, magazines, newspapers, books, brochures, flyers, CD/DVD covers, etc. Along with your corporate identity on business cards, letterhead, etc. To decorate your home, your office or any public place..
 
Última edição:
Depende. Se estiver explícito algo semelhante a isto:
Copyright ©2000 - 2007, Jelsoft Enterprises Ltd.
© Techzone 2002 - 2007. Reprodução proibida sem autorização
mais vale teres cuidado.
Em caso de dúvidas mandas mail a perguntar o que podes ou não fazer com as imagens.
 
por isso é que as minhas imagens mais "importantes" que ponho na WEB vão todas para o DeviantART que automaticamente te dá direitos de autor sobre estas
 
Não é bem assim, olhem o caso da Wikipedia, eles controlam bem isso. Não podes colocar lá qualquer foto/imagem sem indicares a fonte.

Eu, pessoalmente, não me importo que usem as minhas fotos, claro que fotos pessoais é chato, mas que posso fazer também? Levar a tribunal? Quem?
 
Em vários dos sites que aparentam ser feitos por uma pessoa (e não por uma empresa) que são muitos, desde blogues, a directorias, a sites de notícias de informática, futebol, etc, muitos deles são muito ricos em imagens, onde vão buscar as imagens? Andam todos com câmera digital a tirar fotos?

Existem bancos (sites) de fotos, em que podes comprar imagens, e também existem uns de graça.

flickr
stock-xchng
freedigitalphotos
getty images
e outros...

Alguns desses sites usam a Creative Commons License, que tem várias categorias que o autor das fotos pode escolher - mais info no flickr.

Na GettyImages também há uma secção de Royalty-free images, podes usá-las como bem quiseres.

Noticias de informática: imagens de computadores, placas, ipods, zpods, xpods e sei lá mais o quê, estas imagens vêm de algum lado, posso usa-las livremente?

Sites de carros: as imagens que aparecem não aparentam ser da autoria dos donos do sites, digo eu...
De certeza que não vão digitalizar as imagens de um livro para meter na net! penso que isso seria ilegal.

Normalmente essas imagens estão no site da companhia, ou por experiência própria também posso dizer que é o pessoal da imprensa que as disponibiliza. Dependendo das situações, podes usá-las livremente.


Se os direitos de autor são respeitados então onde é que posso obter as imagens?

1ª resposta.
 
No que toca a fotos de computadores, leitores MP3, consolas e afins (que é o que mais uso para o meu site) posso adiantar que a maioria das fotos provém directamente do fabricante que as anexa ao seu comunicado de imprensa. Essas fotos podem ser livremente reproduzidas.

As outras, tento sempre contactar o site "dono" para não haver problemas ;)
 
Os direitos de autor são para ser levados muito a sério. Há casos em que não se pode fazer grande coisa, especialmente se o "ladrão" for de outro país, mas já tive um caso desses com uma foto minha no Flickr e depois de um email a pedir para removerem a minha foto ou para darem o crédito devido eles gentilmente resolveram a situação. Muitas vezes basta pedir :)

Ps: no Flickr podemos escolher vários tipos de licenças para as fotos. Eu escolho uma creative commons em que as fotos podem ser usadas desde que não sejam modificadas e que seja atribuído o devido crédito ao autor. Não custa assim tanto ...
 
Boas,


Desde já agradeço a todos os que responderam, pois este tópico é algo polémico.

Parece-me que a resposta mais competa é a do ket, no entanto não percebi lá muito bem a parte em que dizes que o pessoal da imprensa "disponibiliza" e logo podemos usar livremente. se puderes explica melhor ou dá um exemplo real.

Queria também dizer que as imagens Royalty free não são grátis. Pelo que li apenas quer dizer que pagamos pela imagem uma vez e podemos usar quantas vezes quisermos.

No site www.gettyimages.com não se pode usar nada sem pagar ainda que haja imagens Royalty free.

No site http://www.freedigitalphotos.net/ as imagens são livres para serem usadas mas temos que dar os créditos da imagem colocando um link para o site deles. Se pretendermos uma imagem com maior resolução, nesse caso temos de pagar o licenciamento, mas é também Royaty free.

No site http://www.sxc.hu pode-se usar certas imagens em certos sitios e com certas condições [http://www.sxc.hu/info.phtml?f=help&s=8_2], por exemplo em sites não comerciais.

No flickr temos http://www.flickr.com/creativecommons/


Enfim, imagens para uso livre mesmo está difícil!
Na melhor das hipoteses podemos usar uma imagem mas devemos colocar um link para o site de onde tiramos a imagem ou explicitar o autor (algo que muito, muito raramente se vê).
 
Última edição:
Parece-me que a resposta mais competa é a do ket, no entanto não percebi lá muito bem a parte em que dizes que o pessoal da imprensa "disponibiliza" e logo podemos usar livremente. se puderes explica melhor ou dá um exemplo real.

exemplo - Escrevo num blog sobre gadgets e há uma empresa que quer promover os seus produtos. Enviam-me umas fotos que não estão disponíveis no site deles, (acho) que posso usá-las como quiser, dentro do "fair use".

Outro ponto - as fotos (tal como o texto/livros) têm validade (anos) de copyright que varia de país para país. Exemplo - http://en.wikipedia.org/wiki/Copyright_expiration_in_Australia
Mais info - http://en.wikipedia.org/wiki/Copyright

Quanto ao resto tens razão, passaram-me ao lado esses pormenores importantes :shifteye:
 
:x2::x2:

Fui desenterrar este tema que axo que é intemporal....hehehe...pq tenho algumas duvidas que gostava de ver esclarecidas...

Axo isto tudo muito bonito, os copyrights e tal...é tudo 5**** mas nao acredito seriamente em tudo o que se diz e se escreve....

Agora questiono se quando colocar qq imagem num site/forum devo sempre indicar o seu autor para nao ter qq problemas ?! Feito isto é garantido que nao há crise para mim ?!? Penso que devia ser, pois se já disse de quem sao os creditos...nao vejo razao para ficarem chateados comigo....

Agora, tb pergunto, quem é que pode provar por a+b que a imagem que coloco no site é de sua autoria ?! (claro que nao falo em imagens de pessoas.....pois isso é facil de perceber quem somos...nao é ??)
Com as milhares de imagens que circulam na net, é preciso ter muita pontaria, nao axam ?!?

Assim sendo, levanto ainda a kestao dos links, a partir do momento em que alguem poe um link para esses tais sites que armazenam as ditas imagens que nao sao ou sao desses autores de links, a coisa já é diferente ou nao ?

Esclareçam-me sff pois estou a ficar indeciso se avanço ou nao com isto pq sou muito céptico quanto a estas coisas mas nao vá o diabo tecê-las.....é mehlor ter tudo nos conformes....:x2:
 
Tens um bom exemplo aqui além de dar uma lista de sites para procurares imagens, tens também um exemplo de atribuição do crédito da imagem (Photo credit: Carlos Paes).


A minha kestao deve-se ao facto dfe pretender usar imagens que nao sao minhas e por isso mesmo gostava de entender se com essa cena dos copyrights la metidos na imagem ou no site nao terei qq problema com direitos ??!!

Obrigado!
 
http://www.tasi.ac.uk/advice/using/faq_images_internet.html
http://www.umuc.edu/library/copy.shtml
http://www.2learn.ca/copyright/images.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fair_use
http://pt.wikiquote.org/wiki/Wikiquote:Pol%C3%ADtica_de_imagens
http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Logos

Apesar de o uso de logos estar previsto no fair use (EUA) em Portugal não é permitdo?
...ok. Então é por isso que muitas das páginas na pt.wikipedia.org não tem logos. A legislação não permite uma protecção adequada a ambas as partes.

Sun_Microsystems em EN
http://en.wikipedia.org/wiki/Sun_Microsystems
Sun_Microsystems em PT
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sun_Microsystems

Nem o próprio OpenOffice tem o o seu nome em modo gráfico na wikipedia em portugues.
http://en.wikipedia.org/wiki/OpenOffice.org
http://pt.wikipedia.org/wiki/OpenOffice

O Firefox em inglês usa o logotipo normal e na português usa o logotipo que os programadores do Debian (e Ubuntu, etc) fizeram visto que também eles não permitem ter coisas com copyright nas suas distribuições. A Mozilla não permite o uso dos seus elementos gráficos numa licença livre não porque queira vir a cobrar dinheiro por eles mas porque não quer outros browsers feitos por piratas e cheios de spyware com o mesmo logotipo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Firefox
http://en.wikipedia.org/wiki/Firefox


Curiosos são os truques que arranjaram para a Microsoft e Google.
icon_smile.gif


http://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft
http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft


http://en.wikipedia.org/wiki/Google
http://pt.wikipedia.org/wiki/Google

fonte

REGRA GERAL NÃO SE PODE USAR IMAGENS/CONTEÚDO DA INTERNET SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS RESPECTIVOS DIREITOS
 
Última edição:
Nao kerendo ser xato, mas continuo nas minhas duvidas, pelo que é dito realmente nao se pode nem ter links para essas tais imagens de outros autores ?!? Nem isso...isto assim nao tem muita piada mesmo....mas claro está, eu nao acredito muito que possam vir problemas dai.....mas quero saber..hehehe

Outra, e se eu pedir autorização expressa ao autor ?! Ai tudo bem ?! E descobrir o autor tá kieto!:x2:

Mas vejamos, se eu fizer alusão ao copyright na imagem nao há qualquer tipo de problemas....pelo menos parece-me isso da resposta...

Sem kerer ser maçador, mas esta kestao é um bocado dúbia.....quanto às fotos free, claro está que muito dificilmente vou encontrar o que quero...infelizmente é sempre assim....o que é dado....nem sempre é o que queremos...:x2:

:x2:
 
Meter um link para a imagem = meter a imagem = REGRA GERAL NÃO SE PODE

Algumas (e não qualquer uma!) imagens podem ser usadas desde que se dê o crédito da imagem ao autor (entre outras possiveis condições), essas imagens são normalmente publicadas EXPRESSAMENTE sob uma licença creativecommons.

Exemplo duma dessas licenças:
96c9vr.jpg

http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/pt/

REGRA GERAL NÃO SE PODE USAR IMAGENS/CONTEÚDO DA INTERNET SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS RESPECTIVOS DIREITOS (depois há excepções, mas regra geral...)
 
Última edição:
se fosse tudo fazer isso os sites fechavam todos e nao havia net...heheheh

Outra coisa, que lei é que governará um site/forum ? A do pais de origem do servidor desse site ?!

Obrigado!
 
Outra coisa, que lei é que governará um site/forum ? A do pais de origem do servidor desse site ?!

Tanto podes ser acusado no país onde cometes o crime como naquele onde o crime tem efeito. O que acontece normalmente é que a colaboração judicial e policial a nível internacional fazem com que o país onde te estás te acuse e te julgue por um crime que teve efeito no outro.
Na ausência de colaboração, o país que te acusa pode julgar-te e se um dia lá puseres os pés (ou noutro país com quem esse tenha tenha cooperação judicial) podem-te extraditar, o que obviamente dificilmente aconteceria com utilização de meia dúzia de imagens com copyright.
 
Back
Topo