portátil deu o berro, que fazer?

crossroads

Power Member
Boas!

Hoje à tarde estava a navegar todo pimpolho na net quando de repente me apareceu a mensagem de erro que está aqui:
crashdw4.jpg


De seguida foram estes os passos:
- Desliguei o computador (a carregar sempre no botão para desligar);
- Tentei reiniciar o computador. Acendia, ouvia o computador a funcionar mas nem sinal de nada a aparecer no monitor;
- Desliguei o computador (a carregar sempre no botão para desligar);
- esperei 10 mn e reiniciei o computador;
- iniciou o windows mas após o 1º minuto bloqueou (o rato não se movia, tudo bloqueado);
- Desliguei o computador (a carregar sempre no botão para desligar);
- reiniciei o computador e nada..... ecra preto...
- vi na net que poderia ser algo relacionado com a RAM, pelo que a tirei, limpei e voltei a colocá-la;
- reiniciei o computador outra vez e carrregou o windows. Mas após o 1º minuto foi simplesmente abaixo.
- Reiniciei novamente, agora em Safe Mode, para fazer um backup importante e ele trabalha.

Mas que raio se passa? Não encontro explicação... Alguém me poderia ajudar para que o sistema volte ao normal?

O meu computador é um ACER Aspire 1603 LC já com uns 4 anitos mas nunca me deu problemas de maior. O sistema tem P4 2.6 GHz, 512Mb de RAM (Kingston) (vinha originalmente com 2*256 mas troquei-o por 1 só módulo de 512), HDD 30Gb (2 partições), gráfica Ati Radeon 9000 com 64Mb dedicados. O SO é o Windows XP Pro.
 
Última edição:
Viva.

Entra em modo segurança e faz um «scandisk» (profundo) com as duas 'plicas' assinaladas.
Se tudo tiver corrido bem, complementa com um 'defrag' do disco.
Pelo sim, pelo não verifica com está o sistema de ventilação do CPU em relação ao pó e cotão.

Boa sorte
 
Viva.

Entra em modo segurança e faz um «scandisk» (profundo) com as duas 'plicas' assinaladas.
Se tudo tiver corrido bem, complementa com um 'defrag' do disco.
Pelo sim, pelo não verifica com está o sistema de ventilação do CPU em relação ao pó e cotão.

Boa sorte
Obrigado pela rápida resposta. Já lhe limpei o pó ;), mas não percebi o que queres dizer com "plicas"...

Já agora [newbie mode] como é que se faz o scandisk no XP?[/newbie mode]. Não havia que reinicar o computador para isso?
 
Última edição:
Na opção de verificar o disco, marca (põe uma plica) onde diz corrigir erros do sistema e o mesmo onde diz procurar e tentar recuperar sectores danificados.
Convém realçar, antes destes passos fazeres copias de segurança da tua informação (pelo menos o que consideras importante para ti).

Gu@rdian
 
Nops, não consigo. Para fazer o scandisk ele pede que se reinicie o computador porque tem que aceder a certos ficheiros... mas depois quando tento reiniciar em safe mode nada... nem abre...

Sei que posso formatar, mas não queria ser tão radical... (até porque agora nem no safe mode consigo entrar).
 
Quando fazes o pedido de 'scandisk' e pede para reiniciar (tem de ter acesso exclusivo ao disco) deixa a coisa correr sem tocar em mais nada. Passado alguns momentos o windows indica que foi agendada um verificação do disco, deixa o processo correr.
 
pode ser o ficheiro win32k.sys corrompido.. podias ir buscar esse ficheiro com uma pen a um outro pc k tenha xp igual e depois ias substituir o ficheiro no portatil.. na pasta system32
 
@ Gu@rdian
Finalmente já consegui fazer com que faça o scandisk. Este comp. é mesmo teimoso...

@ luxboy
Isso parece ser uma boa ideia, mas já alguém experimentou? Gostava de ter algum feedback antes que piore a situação.
 
Já agora... reparei agora que ao entrar no menu do Safe Mode, há lá um que diz qq coisa como "Reinstall the latest known stable configuration". Acham que devo tentar isto? Ou ele irá apagar alguns ficheiros?
 
penso k isso do reinstal latest stable config n dev fazer nada..
knto á troca de ficheiro deve funcionar.. tens apenas k verifficar a versão e descricao do ficheiro em ambos os pcs..
tipo no meu é : 5.1.2600.3099 tenta.. pior n fica a serio.. eu ja fiz tanta vez isso de substituir ficheiros.. por estarem infectados com virus..
 
Bem, agora nem mesmo com o Safe Mode. Mas entra no Windows normanelmente se bem que crasha logo ao inicio.

Ainda me lembrei de tentar com um Live CD que tenho do Ubuntu, apenas para ter acesso ao disco mas tb não funciona. Ou bloqueia ao inicio ou salta para o abrir o XP e depois bloqueia...

Creio que isto deve ser um problema de hardware... Como/onde é que posso arranjar isto?
 
Bem, agora nem mesmo com o Safe Mode. Mas entra no Windows normanelmente se bem que crasha logo ao inicio.

Ainda me lembrei de tentar com um Live CD que tenho do Ubuntu, apenas para ter acesso ao disco mas tb não funciona. Ou bloqueia ao inicio ou salta para o abrir o XP e depois bloqueia...

Creio que isto deve ser um problema de hardware... Como/onde é que posso arranjar isto?

Não tem nada a ver com hardware, arranja maneira de salvaguardares os teus dados e experimenta format
 
Não tem nada a ver com hardware, arranja maneira de salvaguardares os teus dados e experimenta format
Estou de volta. Já formatei, reinstalei o XP e ficou na mesma. De vez em quando funciona bem, outras dá um ecrã azul muito rápido.
Agora mesmo estou a reinstalar de novo e o cd bloqueou :s
Mas que raio se passa com isto???
Há 5mn deu-me um erro "STOP: 0x0000008e"...

Desespero...
 
Desespero parte II...

Não consigo reinstalar o windows. Logo no início encrava quando está a fazer uns enabling ports qualquer coisa. E claro que tb não entra no windows porque diz que falta um ficheiro qualquer.
Tentei até instalar o Ubuntu mas também me dá uma mensagem de erro.

Entre reiniciar e bloquear, por vezes tenho que esperar alguns minutos largos, porque se não até encrava quando a aprece a imagem da BIOS logo ao inicio.

Estou convicto agora que é um problema de hardware, mas que fazer? Se tivesse o XP instalado poderia correr um programa de diagnóstico, mas não consigo instalar nada.

Alguma ideia?
 
por...akaso tambem aconteceu isso no meu pc e ja andei a ver algummas coisas mas nao consigo vereficar o problema mas por acoso eu mexi na placa de rede e ele ja se aguentou na net outra vez mas volto a dar o mesmo problema....tambem nao sei o que fazer secalhar vou
formatalo.....xd
 
parece problema de memoria.. ou de mother board (caso eja motherboard so indo pa garantia, caso contrario fica mto caro)
Espero que seja da ram então... é que o pc já não está dentro da garantia...

EDIT: Já agora, aceito mais ideias. Que mais é que posso fazer?
 
Última edição:
Back
Topo