Olympus: E-3 anunciada

iellow

Power Member
e3views_front.jpg



Especificações

Imagens

Vídeo promocional

Hands-On Preview (Imaging Resource)



No geral parece ser uma câmara interessante, principalmente pelo visor, construção do corpo e sistema de foco.
A saber ainda é o quanto conseguiram melhorar a qualidade da imagem em relação à E-510.
 
Última edição:
estão aqui as especificações, na dpreiew way, para quem estiver mais habituado a encontrar as specs assim:

http://www.dpreview.com/news/0710/07101603olympuse3.asp

(esta no fim da pagina)

O sensor parece-me ser o mesmo que é usado na Panasonic DMC-L10. logo o FOV de 2x é para continuar (também, acho que não se estava à espera de grandes novidades aqui, dada a natureza das lentes disponiveis)
e possivelmente, como consequencia disso, o sistema de live view da L10 também vai para a E3... tornando assim possivel focar com asistencia de zoom (5, 7 ou 10x), no LCD, o que é muito simpatico.

Mas a E3, oferece mais que a L10, a estabilização de imagem parece ser algo inovador, com um denominado "supersonic wave drive", mas aplicado a um sistema de sensor shift... se calhar isto até é curriqueiro, mas nunca tinha ouvido falar nsito. e pelo nome, acredito que a recção seja rapida, e o sistema seja eficiente.
e também dá a opção de fazer correcções apenas na vertical, ou na vertical e horizontal.

o shutter speed sobe para 1/8000segundos, e o flash x-sync consegue uns impressionantes (pelo menos para mim) 1/4000seg
 
Última edição:
1/8000 ;)

Sobre o sensor shift, fala em 5 stops de ganho, o que parece-me bem bom, visto nas compactas e afins é ai 2 stops

E as lentes brutais que lançaram?
Para os fans do telefoto:

ZUIKO DIGITAL ED 70-300mm (140-600mm) 1:4.0-5.6

para os fans de lentes rápidas com zoom:

ZUIKO DIGITAL ED 14-35mm (28-70mm) 1:2.0 SWD

Um zoom destes, a F2.0 é brutal :D
 
Última edição:
O sensor parece-me ser o mesmo que é usado na Panasonic DMC-L10. logo o FOV de 2x é para continuar (também, acho que não se estava à espera de grandes novidades aqui, dada a natureza das lentes disponiveis)


Como eles dizem Four Thirs refere-se tanto ao formato das imagens 4:3 como ao tamanho dos sensores 4/3"..

E como tal, se viesse com um sensor de tamanho diferente deixaria de ser uma Four Thirds... ;)
 
A olympus já não fabricou SLR de rolo?

Então pq não metem ca fora uma full frame?


Porque perderam anos a desenvolver um sistema 100% novo e pensado exclusivamente para a fotografia digital.. E abandonaram os sistemas que usavam antigamente..

Investiram tanto nesse sistema que não se importaram de fazer dele um sistema aberto e permitir que qualquer marca o possa usar de forma a aumentar a oferta não só de máquinas como de lentes, a Panasonic/Leica por exemplo aproveitaram e também usam o sistema Four Thirds.. A Kodak também é uma aderente ao formato, mas ainda não lançaram nenhuma máquina, só fabricam sensores para algumas máquinas.

Enfim, não me parece que depois de investir tanto num formato que eles publicitam como superior, e como sendo o ideal para a fotografia digital, fosse boa ideia agora admitir que afinal estavam enganados ao lançar uma topo de gama full frame..


E depois, o formato em si é bastante bom, porque ao abandonarem completamente o passado, isso permite-lhes fazer lentes de excelente qualidade e tamanho compacto.. Por exemplo, nenhuma outra marca consegue oferecer uma lente 28-70 F2.0 (equiv a 35mm), a Olympus consegue, a nova 14-32 F/2.0 é isso mesmo.. E com o tempo e com a inovação tecnológica que por certo ocorrerá, daqui a uns anos um sensor 4/3" conseguirá produzir imagens de muito melhor qualidade do que um full frame actual. Já a tecnologia das lentes não evolui assim tanto, se hoje é difícil fazer uma lente para full frame boa, e compacta, daqui a 10 continuará a ser difícil..
 
O 4/3 bater o full-frame tenho imensas dúvidas, mesmo a longo prazo. Vejamos o exemplo da D3.
A vantagem do 4/3 está nas lentes isso é certo.

Sobre a velocidade de sincronização do flash, 1/4000 é no modo FP (multiple burst). A velocidade real é de 1/250, o que não deixa de ser bastante aceitável.

Sobre o live view ainda há muitas questões por responder, principalmente na ausência de foco por contraste presente na L10. O sensor em principio será ligeiramente diferente da L10, por ter uma arquitectura (pipeline) superior.

Coisinhas mais interessantes neste modelo é capacidade de bulb (4 horas), a presença de processadores isolados para imagem/af/is, o viewfinder a 100% com uma senhora magnificação ou o suporte integrado para uso de flashes wireless (dai a inclusão daquele flashezeco no câmara).
 
O 4/3 bater o full-frame tenho imensas dúvidas, mesmo a longo prazo.


Eu não disse que vai bater... Em principio maior será melhor, tanto hoje como daqui a uns anos.

A questão é que há medida que a tecnologia dos sensores for evoluindo as diferenças vão começar a ser cada vez menos perceptíveis e vai chegar a um ponto em que a vista humana não vai distinguir.. Actualmente faz diferença porque a tecnologia dos sensores para fotografia ainda é relativamente recente, convém lembrar que as primeiras câmaras digitais apareceram no mercado há pouco mais de 10 anos..
 
Última edição:
Concordo nisso. Ao nível da qualidade da imagem diria que a iso 100 é similar, a questão é quando vamos para a sensibilidades elevadas, mas é claro que ai já temos um nicho em que o full frame será e é rei e senhor.
 
Review @ digitalphotographyreview:
» http://www.dpreview.com/reviews/olympuse3/

Highly Recommended (just)

Ultimately though, despite its foibles, we liked the E-3; it feels great in the hand (even if it demands a longer than average learning curve), produces pleasing output most of the time, and has some really useful features. It sits at the heart of a system that is slowly maturing into a serious competitor for the dominant players, with some superb lenses, particularly the fast zooms.

If Olympus could only find a sensor to match the quality of the camera itself and the lenses available, the E-3 would have been lifted into a class of its own. As it is, this is a camera that will keep the faithful happy, and one that offers some unique features at a good price, but one that is unlikely to see eBay suddenly flooded with high end Nikon and Canon gear as professionals and serious photo enthusiasts dump their systems and jump trains to the Four-Thirds express. Features like in-body IS and a tilting screen are all well and good, but a camera at this level needs to offer the ultimate image quality and total shooting versatility, and here the E-3 stuggles to match its direct competitors.
 
Eu sinceramente acho que a Olympus dificilmente alguma vez será realmente competitiva entre o segmento de topo. O 4/3 é uma limitação demasiado grande nesse campo (mas apenas nesse, nos segmetos inferiores pode ser uma vantagem), porque à medida que camaras com sensores ff se massificarem, vamos começar a ver resoluções elevadissimas sem problemas de ruído ou difracção. O sensor 4/3, com a sua area muito inferior, não tem como competir de igual para igual com isso.
 
Além disso o sistema 4/3 nunca ofereceu nada do que se prometeu

Os corpos e as lentes não são particularmente pequenos nem compactos, os preços também não são inferiores, enfim... nada.

As vantagens que o sistema tem resultam da Olympus ser um bom fabricante.
 
exacto.

agora (infelizmente) só é possível imaginar o que podia ter sido caso não tivesse enveredado pelos sensores 4/3.
com a mesma qualidade de construção e com a mesma qualidade óptica.



Tive a ler o teste.. E as conclusões no geral já eram o que se poderia esperar à partida...

Uma boa máquina, mas cujos menus estão longe da maturidade e fluidez de navegação da D300 e da 40D.. O que dificulta a sua rápida operação..

Pior do que isso, a E-3 revela alguma falta de detalhe, o que não deixa de ser estranho, uma vez que a Panasonic L-10 é uma das melhores do teste nesse particular.. Sendo a Panasonic (Matsuchita) o fornecedor dos sensores de todas as máquinas Four Thirds e tendo todas elas sensores Live MOS de specs semelhantes acaba por ser uma situação algo estranha...

O tamanho mais pequeno dos sensores Four Thirds salta à vista nos testes ao ruído em ISO elevado e nos testes em que o alcance tonal é importante.. Ai a D300 domina largamente toda a concorrência e a E-3 é de longe a pior..


Muito sinceramente, talvez seja um bom upgrade para quem tem lentes Four Thiirds e quer evoluir para a gama semi-pro, mas para quem começa do zero e quer entrar nesse patamar, uma Nikon D300, ou uma Canon 40D continuam a parecer de longe a melhor escolha.. E com a vantagem de ainda permitirem ir mais além, coisa que mais marca nenhuma permite..
 
Última edição:
Back
Topo