Melhorar performance no XP

ExtremeGamer

What is folding?
na revista exame informatica, na ediçao de Agosto deste ano, surgiu um topico de capa que me interessou bastante: 100 melhores dicas para acelerar o sistema :eek:
decidi usar todas as dicas correspondentes ao XP e o resultado foi estrondoso... parecia ke tinha recebido 1gb de ram... (na verdade tenhu 768mb :007: )
logo depois peguei no meu melhor amigo da internet (google xD) e fui logo procurar por mais dicas relacionadas... e encontrei este site:

http://www.tweakxp.com/performance_tweaks.aspx

contem muitas das melhores dicas (algumas repetidas) para melhor o performance do sistema...
usei quase todas e recomendo!!!

Cumps
 
Qual é o numero da revista, sabes dizer-me?

Por acaso, esse site até tem umas boas dicas. Vou experimentar algumas que isto já se anda a arrastar...
 
eh o tipico... por exemplo o LastXP que eh va' um XP modificado por uma outra pessoa... incorpora dezenas de tweaks etc para o tornar mais leve...para dar exemplo a maquina do meu irmao com o XP normal nao funcionava...com o LastXP funciona e bem...eu com imensas apps agora ligadas...firefox que come ram e mais uns programas em background tou a consumir 297 MB de ram... saca lastXP para quem quer vista tambem existe LastVista
 
Salvador_, "típico" é recomendar downloads de fontes duvidosas e ilegais ao invés de experimentar as alternativas legais e tentar mexer esses neurónios de vez em quando.

297Mb de RAM ainda é um exagero na minha opinião - já fiz um projecto capaz de correr abaixo dos 18Mb de RAM mas isso também era um pouco dramático em termos de redução mas ao menos criava um windows que não ocupava mais de 14Mb de disco.

http://www.911cd.net/forums//index.php?s=&showtopic=16528&view=findpost&p=110159
http://www.boot-land.net/forums/project-NanoXP-t12.html
http://www.msfn.org/board/How_ToNanoXP_t78287.html

Talvez para tua informação, mas este "LastXP" não é nada mais que um windows a que adicionaram drivers e removeram componentes e que pode ser feito em pouquissimo tempo (na maioria dos casos) usando o Nlite: http://nliteos.com/

Eu pessoalmente acho que é mais divertido criar o próprio CD/DVD de instalação do Windows juntamente com os programas e modificações que queremos. Usar o nlite e criar CD's como esse "LastXP" é coisa de crianças - acredita.

Só a título de exemplo - criei um projecto chamado liveXP que usa pouco mais de 100Mb no disco e corre com 74Mb (incluíndo o Opera a correr - não gosto muito do firefox..)

É baseado em Windows PE e usa qualquer CD de instalação do Windows XP - inclui também esses drivers "mágicos" que puseram a máquina do teu irmão a funcionar (SATA?), é bem mais rápido que qualquer windows que instales no disco porque tem muito menos serviços a correr e é obviamente à prova de viroses (a menos que consigam escrever num CD-R.. ;))

Como estarás a criar a tua própria instalação é legal quanto baste e ao menos podes modificar à vontade para ficar como precisares.

O Programa usado chama-se WinBuilder - também é gratuito, legal e simples de usar: http://boot-land.net/winbuilder e quando inicias o programa tens a opção de fazer o download do projecto liveXP.

---------



Se colocares o desafio ainda se faz mais pequeno e mais rápido - não é dificil - o interesse está em despertar a curiosidade para perceber como funcionar e aprender a melhorar o computador - usar imagens de windows já feitos por outras pessoas não é uma prática muito saudável - confia em mim.
 
esse realmente ta mesmo muito baixo, muito bom mesmo...tambem n sei ate' q ponto uma propria pessoa modificar o windows e' legal...eu enunciei o lastxp pq e' o que eu uso e estou satisfeito e tem uma comunidade grande por traas pelo menos que eu tenha conhecimento...

quanto ao pc do meu irmao, n me parece que fosse SATA nem sei se existia na altura quando aquele pc saiu:-D 10 gigas de dsico IDE, celeron 733 Mhz...é coisa boa pode-se dizer lol mas da' conta do recado (trabalhos escolares, etc) pa mim jogos nao é no PC nunca fui apologista nao sei porque nao me da "jeito"

mas obrigado pela informaçao agora esses 75 MB de ram... bolas... mas isso eh em live cd ou instalacao no disco tmb eh possivel ?
 
Existe um meio termo a nível do que podes modificar e que te permite modificar os ficheiros do teu CD para melhorar ou resolver certas situações como a falta de drivers por exemplo.

Isto tem sido discutido desde 2003 e quer a microsoft goste ou não - a verdade é podes modificar desde que não distribuas o software deles. Por esse motivo é que existem este tipo de soluções.

E no aspecto da partilha são mesmo intransigentes - a distribuição de imagens já preparadas são consideradas ilegais porque a microsoft não autoriza a sua distribuição a menos que seja de um modelo OEM autorizado para tal efeito.

----

É possível usar estes liveCD's no disco - mas os passos manuais podem confundir-te um pouco.

Existe uma ferramenta que está incluída no projecto que permite transferir o SO para uma pendisk.

Chama-se PEtoUSB: http://gocoding.com


Também tens a hipótese de carregar esta imagem na memória do computador e correr o windows por completo na RAM - e assim é rápido.. :-D

Para o fazeres tens de adicionar os ficheiros de arranque do windows 2003. Encontras uma versão trial do Windows 2003 no site da microsoft que podes usar como base para fazeres um SO rápido e pequeno.

http://www.microsoft.com/windowsserver2003/R2/trial/installinstruct.mspx

Boa sorte! :)
 
Eu também gostava de saber, especialmente acerca do WinBuilder. O nLite já conheço, mas o WinBuilder não consegui perceber o que faz, e lá no site não explica nada.
 
Existem algumas informações aqui (inglês): http://boot-land.net/winbuilder/help/#Overview

No fundo - é um programa e uma série de projectos para criar todo o tipo de sistemas operativos baseados em windows incluíndo o vista.

-----

Para quem conhece o bart's PE builder podem considerar isto uma espécie de bartPE musculado e sob efeito de esteróides.. ;)

-----

O interesse do winbuilder é saber ao certo qual o extremo a que se pode chegar quando removemos tudo o que não faz falta usando quase sempre um CD de instalação do Windows.

Os projectos tornam os resultados mais "fáceis" para todos porque já automatizam todos os passos que dantes eram feitos com alguma perícia e horas de leitura.

Encontram alguns dos projectos aqui: http://www.boot-land.net/forums/index.php?showforum=50

E o site de discussões (Inglês): http://www.boot-land.net/forums


Se tiverem alguma dificuldade digam que eu tentarei ajudar - se calhar era melhor abrir um tópico só para este tipo de discussões um dia destes.

:)
 
Basicamente o nlite e o winbuilder fazem a "mesma" coisa ? Criar um windows a nossa medida apenas com o que precisamos? Ou percebi mal..

O objectivo é basicamente "Software que o ajuda a escolher componentes para serem removidos durante a instalação do Windows 2000/XP/2003".
Ou seja tudo aquilo que não tem grande "proveito" remove-se para tornar o SO (sistema operativo) mais leve e consequentemente mais rápido.
cump's.
 
Na grande maioria dos casos os teus grandes "ganhos" vêm de tirar o System Restore Service, o Indexing Service e passar para Classic Mode (em termos de performance). O resto é troquitos aqui e ali. Ok, ajuda, mas não é muito...
 
Back
Topo