Discussão sobre o futuro Leopard

ajax

Banido
Daqui a menos de 1 mês começa a WWDC de 2007 que obviamente girará à volta do novo OS X, codename Leopard.

Para simplificar seria bom reservarmos esta thread para tudo o que vier à baila sobre o Leopard. E se houver novidades de hardware o melhor será criar outra thread deixando esta apenas para questões relacionadas com o software.

64 bits

O Mac OS X 10.4 Tiger já suporta CPUs de 64 bits mas ainda estamos longe de um sistema OS X que funcione quase ou totalmente a 64 bits, do Unix até ao Aqua. Deixo aqui um preview sobre as potencialidades dos 64 bits para determinadas aplicações intensivas em memória.

http://www.youtube.com/watch?v=gezP5g48fSU&mode=related&search=

Core Animation

O CoreAnimation pode não ser uma tecnologia útil para alguns mas creio que para a maioria que usa Macs no seu dia a dia gostaria de ter um sistema operativo ainda mais agradável e com muitos efeitos e "bonecada". É uma questão de gosto. De qualquer forma é bom ter um framework de animação robusto e à disposição de qualquer "developer" para tornar ainda mais rico o Zoo de aplicações que existem para Mac.

Part 1: http://www.youtube.com/watch?v=mIlgXJrG5ic&mode=related&search=
Part 2: http://www.youtube.com/watch?v=V3TNZDY5Wa0&mode=related&search=

GPGPU Utilization

Está na moda.

Demo: http://www.youtube.com/watch?v=6TjwXhWOLEk&mode=related&search=


Jogos

Jogos sobre OpenGL serão sempre uma grande incógnita no mundo dos Macs. No entanto é previsível que o OpenGL continue a evoluir bastante sobretudo com o apoio do universo Playstation 3.

WoW demo: http://www.youtube.com/watch?v=PM6s59OPJbk&mode=related&search=

Independência da resolução do display

Esta é uma das tecnologias mais aguardadas por aqueles que usam Mac OS X. A evolução tecnologica permite-nos ter hoje em dia TFTs com resoluções entre os 100 e os 300 pixeis/inch (a qualidade fotografica começa nos 300). Infelizmente nem sempre o software acompanha o hardware e um exemplo é o facto dos actuais sistemas operativos dependerem da resolução absoluta (contada em número de pixeis verticais e horizontais) dos dispositivos de visualização. Como muitos sabem um dos problemas deste tipo de abordagem é tudo ficar mais pequeno, fontes, janelas, etc, quando se passa de um TFT de 1280x800 para 1920x1200, por exemplo. No entanto o que se quer é que tudo fique do mesmo tamanho mas com maior resollução por unidade de comprimento. Aguardemos pelas novidades que o Leopard nos vai trazer.

Preview: http://www.youtube.com/watch?v=ZQTGyjW8cJM
 
Última edição:
Realmente nota-se bem a diferença.. Agora estava aqui a pensar, se todo o pessoal que contribui para o folding passa-se para uma maquina de 64bits, todo o processo não seria bem mais rápido a processar?

bom post ajax
 
Os clientes SMP, excluindo o do Windows, são somente 64 bits.
E a diferença de ppd's de 32 bits (Windows) para 64 bits (Linux e Mac, mas nao conheço ninguem que folde com um Mac :)) é enorme, quase que dobra. E uma diferença deste genero não pode ser só da mudança de SO, pois até a emular Linux com uma VM no Windows se consegue ter mais ppd's do que o cliente SMP nativo para Windows.

Mas se há coisa que me faz comichão aqui em 64 bits é a falta de uma aplicação. Flash. Raz parta a Adobe.
 
Estas tecnologias parecem ter muito mas muito potencial e se a Apple mantiver a tradição no refinamento da aplicação que dá a este tipo de coisas, acho que podemos esperar muito do Leopard, sobretudo daquilo que vai ser feito em cima disto por third party developers.

Desde que eles começaram dar mais atenção os developers, parece-me a mim que explodiu a quantidade de aplicações disponíveis e a sua qualidade aumentou exponencialmente. Lembro-me bem dos "duros" tempos do Jaguar e da dificuldade em encontrar software na altura. Hoje, 4 anos depois não demoro mais do que cinco minutos a encontrar aplicações freeware ou de baixo custo (relativo) que façam tudo o que eu quero.

Depois da massificação do uso dos computadores, um dos próximo passo é sem dúvida a verdadeira massificação e desmistificação das áreas de developing e acho que a Apple tem trabalhado nesse sentido e estas novas ferramentas e tecnologias, cada vez mais complexas e no entanto de uso aparentemente simples (relativamente). Imaginem o que teremos dentro de poucos anos.

Mais numa óptica de utilizador Apple, não gosto de especular nem de cair em entusiasmos prematuros, mas espero muito na plataforma Apple nos próximos anos. Acho que tudo aquilo que a Microsoft prometeu com o Longhorn e no fim falhou com o Vista, pode vir a ser entregue pelos tipos da maçã.

"Steve Ballmer" disse:
Developers! Developers! Developers! ...
 
Última edição:
Video 32bits VS 64bits
Nao querendo desfazer, mas a performance dos 64bits no 32vs64bits é super biased.
A performance "teorica" dos 64bits em nada tem a ver com aquilo que é demonstrado (quanto mais a performance real..).
O que se vê ali é um um pedaço de software a exigir exactamente aquilo que um cpu a 32bits não consegue fazer, pouco importa ser contra um 64bits ou 128bits, basta qualquer aplicação exigir 33bits de alocação de memoria/ou whatever para deixar um cpu 32bits com o doubro ou triplo dos mhz humilhantemente para tráz.

Video Core Animation - Nada de novo, alias este video é um autentico deja voo de um outro que vi à coisa de meses. (adivinhem em que OS?)

Video GPGPU Utilization - ATI what? 3D? Shaders? amazing!

Video de WoW e Jogos - Espero que sim que trabalhem de perto com as editoras e que aumentem a performance dos jogos no Leopard, pois estes teem fama de correr muito lento e buggeds no OS da Apple que no do tio bill.
Nos recentes é que era, já que WoW saiu em novembro de 2004.

Video de Resolution Independence - Vista também suporta.

Duas valentes maos cheias de nada, mm ao estilo Apple..
Ah exacto, pelo menos funciona.

Já a minha avó dizia "Quem está habitado a pouco, contenta-se com pouco." :002:
 
Video 32bits VS 64bits
Nao querendo desfazer, mas a performance dos 64bits no 32vs64bits é super biased.
A performance "teorica" dos 64bits em nada tem a ver com aquilo que é demonstrado (quanto mais a performance real..).
O que se vê ali é um um pedaço de software a exigir exactamente aquilo que um cpu a 32bits não consegue fazer, pouco importa ser contra um 64bits ou 128bits, basta qualquer aplicação exigir 33bits de alocação de memoria/ou whatever para deixar um cpu 32bits com o doubro ou triplo dos mhz humilhantemente para tráz.

Deves andar desnorteado. A vantagem dods 64bits reside na possibilidade de endereçar grandes quantidades de dados > 2/4GB sem a segmentar. Dizer que um exemplo onde isto é pertinente é "super biased" é ridículo. Querias que mostrassem as diferenças entre 32bits e 64bits a correr SuperPI ou talvez um programeta de meio mega que até coubesse na cache? Tirem-me deste filme!!!

Video Core Animation - Nada de novo, alias este video é um autentico deja voo de um outro que vi à coisa de meses. (adivinhem em que OS?)

O video deve ser o mesmo que viste à meses. Não saiu nada de novo. Serve esta thread para fazer um apanhado do que já se sabe para preparar a discussão em torno do lançamento do Leopard.

Video GPGPU Utilization - ATI what? 3D? Shaders? amazing!

É apenas um exemplo. Tens por exemplo o Aperture que usa o GPGPU para finalidades que não estão relacionadas com 3D.

Video de WoW e Jogos - Espero que sim que trabalhem de perto com as editoras e que aumentem a performance dos jogos no Leopard, pois estes teem fama de correr muito lento e buggeds no OS da Apple que no do tio bill.
Nos recentes é que era, já que WoW saiu em novembro de 2004.

Nunca houve a pretensão por parte da Apple em tornar o OS X num plataforma para jogos. Aqui nem é uma questão de sistemas operativos. É mais uma guerra OpenGL vs DirectX. Dada a supremacia da Microsoft é natural que o DirectX seja a tecnologia mais usada mas parece-me obvio que o OpenGL para jogos não está morto pois basta olhar para a PS3.
O WoW é antigo mais ainda é um dos jogos mais jogados.

Video de Resolution Independence - Vista também suporta.

Suporta (parcialmente) mas é estranho que seja pouco utilizado. Nem o próprio GUI do Vista (start menus, icons, mensagens de sistema,etc) é "resolution independent". Estranho não é? Comparar isto com um SO "full resolution independent" é puro marketing.


Já a minha avó dizia "Quem está habitado a pouco, contenta-se com pouco." :002:

Referes-te ao Vista? É que pelo que tenho lido parece que o que a tua avó dizia enquadra-se perfeitamente na opinião de muita gente que usa o Vista.
 
Por acaso o Favas até tem razão em algumas das coisas... só peca por um defeito... as ferramentas... O que está a ser mostrado não é a tecnologia por si só mas sim as ferramentas que vão permitir aos developers usar as mesmas sem necessidade de aprender as linguagens base como o openGL... isto são são as vantagens de um ambiente de programação refinado e originado na APPle queserá ampliado no 10.5... claro que a a MS também tem... lembro-me de ver ainda antes do Vista ser vista um filme que mostrava uma loja online a usar uma linguagem de programação que embebia xaml para animar cenas para a web com a "qualidade" do macromedia flash... mas o problema é que não se vê nas aplicações windows (excepto as desenvolvidas na propria microsoft) a utilização destas frameworks e que hoje em dia contribuem para que o vista tenha um aspecto apenas "semelhante" ao Tiger e que o software third party seja quase todo semelhante ao software opensource Linux do tempo da Maria Cachucha no que diz respeito ao aspecto visual e UInterface...

64 Bits não implica maior velocidade de processamento, mas sim melhor utilização da memória, acima dos 4 GB, por isso a nós não nos diz nada por enquanto... e este teste é ridiculo... só show off ao nosso nível... provavelmente teríamos percebido melhor se fosse um programa de tratamento de uma imagem de muito grande resolução, mas aqui também se prentendeu dizer que usar macs não é sópara imagem e multimédia, mas trabalh o científico também existe...

A utilização do GPU, mais uma vez foi um show off de algo que não é Apple, mas sim third party, mas no fim releva-se não o facto de ser possível de se fazer mas sim as ferramentas core (gratuitas) que te permitem criar estas animações sem precisares de saber opengl

A demo do wow faz mais sentido ainda pois é um dos jogos mais jogados na net nos dias de hoje, e já teve mais que muitas optimizações para windows... o facto de se relevar que é mais rápido num Mac em multithread dá-lhe um gostinho especial, e funciona como "avisador" aos gamedevelopers que o Mac é um opção viável (apesar de estar a ser jogado num MAcPRO que sabemos não ser nem uma máquina de jogos, nem acessível ao comum dos mortais)

quanto À independencia de resolução do Vista, aqui está o exemplo de algo mal montado, e mal utilizado/não utilizado pelos programadores... (Que poderá acontecer também no leopard). Eu tenho que usar o computador com letras a 144 DPIS para conseguir ver as coisas de uma forma mais ou menos sem óculos a 1600X1250... e claro... desde páginas de web que ficam desformatadas (firefox não escala com as letras), até aplicações que ficam ilegíveis pois a letras não escalam correctamente (macromedia Dreamweaver 2004)..., sobreposição de letras que são agora maiores e não cabem nos campos que lhe são destinados, há de tudo... mesmo os icones da MS que ficam na launch bar, o proprio espaçamento dos icones no desktop ou até a rodinha azul ficam terrívelmente desfocados... está mal montado., preparado para as escalas indicadas no windows (100% ou 125%), mas algo a meio ou maior já está péssimo (150%)...

[tenho até casos de um jogo (Eve online) que nem consegue posicionar correctamente o ponteiro do rato... e tenho que retomar os dpis originais... mas isto não é culpa da MS]

Já agora, no limite da resolution independece, porque raio no VIsta não posso ter dois utilizadores com resoluções diferentes? já nem peço dpis!!!... mudar para um implica pmudar para todos, e claro, a introdução da password de administração... isto é ridículo!


É claro que erros destes também vai haver no Leopard, mas o facto de grande parte das "Boas" aplicações estarem a ser previstas já como Leopard only, apenas poderá abrir boas expectativas...
 
Última edição:
[PT]latrine;1633958 disse:
64 Bits não implica maior velocidade de processamento, mas sim melhor utilização da memória, acima dos 4 GB, por isso a nós não nos diz nada por enquanto... e este teste é ridiculo... só show off ao nosso nível... provavelmente teríamos percebido melhor se fosse um programa de tratamento de uma imagem de muito grande resolução, mas aqui também se prentendeu dizer que usar macs não é sópara imagem e multimédia, mas trabalh o científico também existe...

Implica sim, seja directa ou indirectamente. Há muitos exemplos que se podem dar. Com tempo serão adicionados ao primeiro post. Quando é necessário gerir grandes quantidades de dados parece-me obvio que se a gestão for melhor e mais rápida isso reflecte-se em maior velocidade de processamento efectivo. Digo isto por experiência própria. Depois dizer que o teste é ridículo é olhar para o umbigo. Há muitas pessoas que usam este tipo de aplicações intensivas em memória. Eu sou apenas um entre muitos.
 
Nenhum update desses é uma melhoria estrondosa mas todos juntos fornecem muitas melhorias muito agradáveis

Os 64 bits para mim justificam-se numa questão simples. 2 GB é quase o mínimo para PCs novos portanto é de todo o interesse ter sistemas que usam mais de 4 GB (o próximo passo) como deve ser. Existem outras vantagens mas só esta chega bem.

O Core Animation, uso de GPUs e todo mais também é muito interessante. Quanto mais eye candy o sistema tiver melhor, muito dele vai ajudar a trabalhar melhor. Mesmo que não ajude não interessa. Trabalhar igual num ambiente mais agradável é sempre melhor. Toda a gente tenta comprar secretárias agradáveis, telemóveis agradáveis, canetas agradáveis, etc... no entanto parece haver uma certa embirração contra o uso dum PC ser cada vez mais agradável. Não se entende.

A independência de resolução acaba por estar incluída neste último ponto e tem todo o interesse.

Os jogos esses estão cada vez mais negros. O DirectX é mais um excelente exemplo da técnica "[SIZE=-1]embrace, extend and extinguish" da Microsoft. O uso de OpenGL em jogos é actualmente praticamente residual e o próprio DirectX comanda todos os pontos da agenda desde software a hardware. No entanto naturalmente que a Apple deve continuar no caminho de suportar a melhoria do OGL.[/SIZE]
 
Claro que tens razão, eu apenas referi este ponto com a ressalva do uso normal de 98% das pessoas, já que processadores de 64 bits e sistemas operativos 64 bits existem à mais de 10 anos, desde os Alpha ou mais corriqueiramente/democraticamente os AMD 64 com socket 754 dos quais sou fiel proprietário de um desde que saiu... e sinceramente... entre ter um windows 64 castrado dos jogos por falta de suporte ou "compatibilidade duvidosa" ou um windows 32 bits em que tudo corre, mesmo dando suporte a bases de dados SQL para testes, trabalho em photoshop com raws etc... os 64 Bits passam-me ao lado!

Quanto ao Timber estás a transpor para este mundo o que se usa em PCS... só muito recentemente é que os imacs têm 1 GB por defeito... por isso não é assim tão mínimo!

Para trabalho com grandes volumes de informação (Servers) e render farms (trabalho gráfico) já existe LInux/nix à muito tempo, ou seja a Apple não vai trazer "nada" de novo, vai apenas apanhar o comboio!... OU sjea nestas apresentações dou muito mais valor ao facto do multithreading ser muito melhor conduzido do que ao simples facto de poder "activar" o sistema operativo macosx em modo 64 bits.

Já agora bota aqui a configuração do teu computador onde usas este processing power... :)

JPCarvalhinho

Já agora o futuro não é mais memória mas sim combinações mais eficientes... e quanto a isso vais ver a tecnologia Robson/fastcache a ser generalizada mais depressa do que os 4 GB serem um mínimo!


Implica sim, seja directa ou indirectamente. Há muitos exemplos que se podem dar. Com tempo serão adicionados ao primeiro post. Quando é necessário gerir grandes quantidades de dados parece-me obvio que se a gestão for melhor e mais rápida isso reflecte-se em maior velocidade de processamento efectivo. Digo isto por experiência própria. Depois dizer que o teste é ridículo é olhar para o umbigo. Há muitas pessoas que usam este tipo de aplicações intensivas em memória. Eu sou apenas um entre muitos.
 
Última edição:
Não te esqueças que o leopard só será lançado lá para o fim do ano e terá que aguentar o barco por uns 2 anos. Acho que forçar agora os 64 bits faz bastante sentido.

Até Microsoft devia ter considerado isso no Vista. Aquilo já anda um salada russa com os drivers ao menos andava uma salada russa com os drivers de 64 bits e daqui a 6 meses estava tudo no carril.
 
É sabido que os 64-bit estão a ser adoptados no mundo mainstream a passo de caracol, mas pelo que sei da área de cálculo científico, simulação numérica e física computacional, tem sido crescente a adopção desta arquitectura e naturalmente do desenvolvimento de aplicações que aproveitem as vantagens sem falar no sofrimento que é fazer certo tipo de simulações, tudo o que envolva meios contínuos por exemplo, é uma coisa muito pesada em 32 bit quando comparado a 64 bit possivelmente por causa da quantidade de informação gerada. Aquilo que ele mostrou não é novidade em sectores muito específicos mas a Apple parece empenhada como de costume em abrir o 64 bit ao comum dos mortais.
 
sim, eu sou o primeiro a dizê-lo, alliás quando comprei o meu amd foi com base nessa premissa mesmo, que começava coxo em 2004 para quando o vista saisse ser tudo já a 64 bits...

desde então já tive o xp 64, ubuntus etc, mas até agora só deu complicação!

Quanto à Apple abrir os 64 bits para o comum dos mortais... eu sou comum dos mortais e não preciso disso para nada!!! o meu computador onde jogo mega jogos tem 2 GB de memória, e o meu portátil 1. Se comprasse agora um mbpro teria à mesma 1 Gb de memória, ou se houvesse patrocínio meteria 2 Gb e e...

Se em troca de possibilidade de usar mais memória tiver que padecer com software não optimizado, ou drivers manhosas... prefiro não optar!
 
Última edição:
A Apple devido ao seu modelo de negócio tem sempre uma posição privilegiada para efectuar roturas no mercado

Podem calcular razoavelmente quando é que deixam os clientes pendurados, quantos ficam penduradas, etc....
 
A Apple devido ao seu modelo de negócio tem sempre uma posição privilegiada para efectuar roturas no mercado

Podem calcular razoavelmente quando é que deixam os clientes pendurados, quantos ficam pendurados, etc....

Quoted For Truth.


Só faria tambem uma pequena alteração aquilo que disseste, não é só pelo modelo de negócio mas tambem pela extensão/dimensão do mesmo. Dai as diferenças entre Redmond e Cupertino e o grande porque de o primeiro ser bastante comedido nas evoluções/alterações "visiveis" em cada iteração dos seus SOs. Não que isto seja nada de novo ou que interesse para a thread, pelo contrário, mas é uma frase que sintetiza muito bem as diferenças entre os dois 'grandes', daí o QFT. :-)
 
Back
Topo