Panasonic Dmc-fx9 6.0 Megapixel

spoonish

Power Member
Boas, que me dizem desta máquina??
Sendo um leigo nesta materia vi que tinha uma lenta leica (senso comum diz-me que é boa) e está à venda por um preço razoávelmente baixo...
Se for má quais as melhores alernativas?
Obrigado....
 
qual é o preço razoavelmente baixo?
n é má, mas tb n é a melhor
tenho uma fx10 para andar no bolso e n tenho mts queixas dela. desde que n abuses em ambientes de pouca luz e n queiras imprimir alem de A4 deve servir
claro que depende do preço
 
peço desculpa troquei o modelo, era a fx10, está à venda na ***** por 179€!
disse que dá para desenrascar....
entao e os modelos da sony dsc-w90b e w55b, respectivamente 269 e 229 euros, ja são máquinas que se safam bem, para começar a aprender, e fazer coisas com qualidade?
obrigado
 
comprei a minha por 169€ numa promo da *****
a fx10 n tem modos manuais, pelo que n poderás aprender mt, mas na qualidade final n desaponta. as sony n são más, mas são caras pro que fazem, n sei se tem modos manuais e os cartões de memoria são bem mais caros.
ve a linha A5xx da canon tb, pode ser que tenha algo ao teu gosto
 
Por 230€ compras a A720IS da Canon que é uma máquina excelente. Tens a A640 (penso que é esta) a um preço semelhante e também é uma excelente máquina.
Se não te importas com o tamanho ainda tens a Fuji S5700 mas na minha opinião não tem grandes vantagens em relação às outras.
Ainda tens a Fuji S6500 que também é grandinha, é um pouco mais cara (270€+-) mas que tem uma qualidade melhor e tens os comandos como numa máquina porfissional.

Para mim a vantagem das Fuji está no baixo ruido a ISO800 (e no caso da S6500fd no anel de focagem), mas não as conheço e tenho lido que a S5700 é relativamente fraca, assim como que aquele excelente resultado que o sensor da F31fd conseguia em ISO800 não é tão notório na S6500fd.

"Editor's choice:" (lol)
- Canon A720IS (se quiseres modos manuais, boa qualidade de imagem, um bom zoom óptico e compacta)
- Canon A640IS (o mesmo mas em vez de um zoom de 6x tens apenas 3x mas tens um LCD articulado que dá muito jeito)
- Fuji F40fd (se não te interessar nenhuma função mais avançada, apenas boas fotos a um preço relativamente baixo)
- Fuji S6500fd (se quiseres uma máquina com comandos estilo profissionais e um excelente zoom óptico)

PS: Comandos como numa máquina profissional ou estilo profissional não significa que faça mais coisas. Simplesmente a forma como controlas a máquina é que é diferente. Por exemplo, em vez de usares o butão do Zoom podes simplesmente rodar o anel da objectiva.
 
Última edição:
Por 230€ compras a A720IS da Canon que é uma máquina excelente. Tens a A640 (penso que é esta) a um preço semelhante e também é uma excelente máquina.
Se não te importas com o tamanho ainda tens a Fuji S5700 mas na minha opinião não tem grandes vantagens em relação às outras.
Ainda tens a Fuji S6500 que também é grandinha, é um pouco mais cara (270€+-) mas que tem uma qualidade melhor e tens os comandos como numa máquina porfissional.

Para mim a vantagem das Fuji está no baixo ruido a ISO800 (e no caso da S6500fd no anel de focagem), mas não as conheço e tenho lido que a S5700 é relativamente fraca, assim como que aquele excelente resultado que o sensor da F31fd conseguia em ISO800 não é tão notório na S6500fd.

"Editor's choice:" (lol)
- Canon A720IS (se quiseres modos manuais, boa qualidade de imagem, um bom zoom óptico e compacta)
- Canon A640IS (o mesmo mas em vez de um zoom de 6x tens apenas 3x mas tens um LCD articulado que dá muito jeito)
- Fuji F40fd (se não te interessar nenhuma função mais avançada, apenas boas fotos a um preço relativamente baixo)
- Fuji S6500fd (se quiseres uma máquina com comandos estilo profissionais e um excelente zoom óptico)

PS: Comandos como numa máquina profissional ou estilo profissional não significa que faça mais coisas. Simplesmente a forma como controlas a máquina é que é diferente. Por exemplo, em vez de usares o butão do Zoom podes simplesmente rodar o anel da objectiva.

obrigado pelo post!
tenho preferência pelas máquinas mais compactas, fiquei interessado na "sua" máquina canon, mas em comparação com as sony que referi em cima, perdem para as canon que referiu??
obrigado
 
Na minha máquina Canon? Não está à venda, mas obrigado na mesma... lol

Explica melhor isso sff. E não me trates por você, com sorte até sou mais novo que tu. :)

Eu não sei nada sobre a W90, mas a W55 ainda há bocado fui ver uma review dela para formar uma opinião sobre a sua lente e sinceramente qualquer uma das máquinas que referi acima é de longe melhor.

Numa relação qualidade/preço eu diria que as melhores são mesmo a F40fd e a A720IS (nisto as Sony costumam ser das piores, bastante caras para o que são/fazem). A vantagem do LCD articulado e dos comandos da S6500fd não são suficientemente boas para me justificar o dinheiro pago a mais. Ainda por cima a S6500fd não usa cartões SD, usa XD que são bem mais caros.

Eu escolhi a A710IS (versão anterior da A720IS) porque face à F40fd tem uma lente melhor, tem mais zoom e é completamente manual. E isto para mim são diferenças que já justificam bem os 50€ a mais (isto se ela suportar cartão SD, caso não suporte a diferença ainda é menos).
 
Última edição:
a a720 ate pode ser boa, mas pelo preço da canon levas a fx10 que n é assim tão má (pus ai umas fots tiradas com ela) com bateria extra e cartão de 2gb. cada bateria tira-me na boa umas 300 fotos sempre com LCD ligado (pq n tem o "buraquinho")
saliento tb que o MEGA OIS da lumix é algo de bastante bom, alem de que o design da canon a torna mt pouco "bolsavel" (o que foi um factor decisivo para n comprar canon)

qt à fx10 posso tirar-te algumas duvidas, ja da canon penso que o rui tb
 
Ainda bem que falaste nessa Panasonic. A minha única experiência com Panasonics resume-se à DMC-LX2 que devo dizer que não me impressionou (apenas porque pelo preço dela acho que há N máquinas melhores). Mas sendo uma máquina mais barata provavelmente justifica muito mais o preço.
Começa pelo facto de ser mais barata. A Canon justifica o seu preço, mas com coisas que muita gente não liga. Além disso a Panasonic é bem mais pequena e "bonitinha" que a Canon.

Portanto pergunta o que quiseres, nós respondemos (se soubermos claro). Se quiseres alguma foto para "apreciares" é só pedires que nós metemos (o adolfo até já meteu por aí algumas). Tens é que dar o desconto pois o fotógrafo pode não ser dos melhores (principalmente eu lol). ;)

Um sitio onde encontrei as duas:

Panasonic DMC-FX12
Canon A710IS

PS: Ao veres as reviews tem em mente que apesar de tudo a Canon é mais cara que a Panasonic. Como disse o Adolfo, ainda te sobra para bolsa, cartão de 2gb, etc...
 
Última edição:
o unico defeito que eu meto na panasonic é o sensor e o tratamento aplicado na máquina. em ambientes com pouca luz torna-se complicado tirar boas fotos sem flash, mas ai nem a canon serve mt bem.
(se a ideia for tirar mts fotos em interiores e/ou ambientes de pouca luz sem recorrer a flash então o caminho é fuji)
fotos acima de iso 200 começam a perder demasiado o detalhe e fotos com zoom no máximo perdem mais qualidade do que devia, MAS para impressões até A4 n tenho tido razoes de queixa
 
Sim, eu tenho visto que aqui no fórum pratica-se um pouco o culto da Fuji mas sinceramente poucas são as pessoas que andam a tirar fotos a pessoas, em ambientes escuros, sem flash. Até porque mesmo com ISO800 não consegues usar velocidades de disparo suficientemente rápidas para apanhar pessoas em movimento.
Não deixa de ser uma excelente máquina mas aquilo que eu acho é que pouca gente tira proveito daquilo que a distingue.

O único sitio onde me tinha dado imenso jeito a Fuji foi no oceanário pois não se pode utilizar flash, tive que usar ISO400 e apanhar os peixinhos parados. O pouco ruido ficou misturado com reziduos que se via na água por isso mal se nota. No entanto até aí eu via pessoas a ir contra as regras e recorrer ao flash (que contra vidros dá um belo resultado) quanto mais em casa ou em convivio com os amigos. :)

De resto a ISO800 todas as máquinas metem água... lol
 
Última edição:
a f31 so começava a mostrar ruido a partir de iso800 e a 6500 a iso1600 é suportavel em impressoes caseiras
mt malta que compra essas máqunas é para tirar fotos aos amigos em festas e discos, acabando inconscientemente por dar uso ao potencial
 
E a máquina em modo automático vai buscar o ISO800 quando pode usar o flash (que por defeito é a primeira coisa que todas as máquinas fazem)?
É que a maioria do pessoal não explora ISOs, vai flashada e pronto.

Estive a experimentar tirar fotos à minha almofada com a luz apagada, e no modo manual para tirar uma foto igual à do Auto tive que meter o Flash em potência média e ISO100...

Edit: Desligando o flash e passando para ISO800 a foto ficou demasiado escura.
 
Última edição:
O iso 800 n serve para nada nas situações em que se pode usar flash, é um facto. Mas dá muito jeito quando é o flash que não serve para nada. Um bom exemplo são os concertos debatidos aí noutra thread.
 
E a máquina em Auto, caso o flash seja inutil, vai buscar o ISO800 ou aberturas e exposições maiores? A que é que ela dá prioridade? Se a pessoa meter em modo de movimento (desporto, etc) a máquina deve ir buscar o ISO800 sem pensar duas vezes, mas só em Auto simples penso que não.
 
O iso 800 n serve para nada nas situações em que se pode usar flash, é um facto. Mas dá muito jeito quando é o flash que não serve para nada. Um bom exemplo são os concertos debatidos aí noutra thread.

Tenho uma fx3, hoje tirei umas fotos no meio do mato com pouca luz a umas bicicletas.

Não adiantava usar o flash por isso desliguei-o, o resultado foi umas fotos que se vistas no seu tamanho real parecem aguarelas, mas se vistas à dimensão do meu crt de 19'' estão aceitáveis, se reduzirmos ainda mais para o tamanho de uma impressão fotográfica normal não noto nada.

As panasonic com boa luz são boas, com pouca luz (e em especial em coisas de cor verde, pelo menos na minha) muitas vezes são fracas. Mas se for para imprimir no tamanho normal das fotos, é igual ao litro, se for para ver no ecran a coisa já fia mais fino. Se fosse hoje se calhar tinha comprado uma fuji, se bem que já ouvi queixas de purple fringing nelas.
 
Por acaso não tenho fotos em ISO800 porque evito ao máximo mas já estive a brincar com a DMC-LX2 em ISO800 e ISO1600 e na minha opinião entre borrões e ruido, venha o diabo e escolha. Nem uma nem outra dá para grandes aventuras.
Num 10x15 os borrões não se notam tanto, assim como o ruido facilmente se confunde com o grão que estavamos habituados a ver.
Neste aspecto as Fuji são claramente superiores, pois o ruido é minimo e permite fotos maiores. No entanto no que diz respeito ao resto, não se pode ter tudo. A lente da Fuji cria mais aberrações cromáticas assim como também suaviza muito mais os cantos.

No final tudo se resume a qual a máquina que melhor nos serve.
 
Back
Topo