Copyright?

RevengerPT

Power Member
Boas.

Tenho a seguinte dúvida, nesta situação hipotética: Se eu criar um jogo MMO de browser, e prever que ele vá fazer sucesso, para que alguem não chegasse e dissesse "isto é meu!", eu teria de deter os direitos de autor, não? Como deveria proceder? Andei a googlar por alguma informação, mas confesso que fiquei meio baralhado. Copyright, patentes, etc... 8|

Agradeço qualquer ajuda.

Cumps.
 
Direitos de autor tens sempre, mas agora se valem realmente alguma coisa, pois nem sempre.

Podes registar a tua obra criativa na Sociedade Protectora de Autores, mas pelo que ouvi dizer, e posso estar errada, o registo de cada obra custa à volta de €150.

Tens também a Creative Commons, podes escolher a licença sob a qual pretendes divulgar o teu trabalho. Apoio jurídico penso que não tens, mas uma lincença Creative Commons já impõe algum respeito.

Investiga estes dois sites e vê se é aquilo que procuras.
 
Não aconselho nada a SPA, nem percebo como tal entidade possa existir em Portugal já que não protege nada os autores. Acho melhor ires à Creative Commons.
 
Boas.

Parece uma boa ideia. Segundo percebi, é gratuito certo? Só por o tal link no site e pronto... Só não percebi como é que se sabe quem é o autor, visto que não se faz nenhum registo. :paranoid: Alguém faz ideia?

Creative Commons segundo sei já tem apoio juridico em portugal.
Apoio juridico como? Diz lá no código legal:
A CREATIVE COMMONS NÃO É UM ESCRITÓRIO DE ADVOGADOS E NÃO PRESTA SERVIÇOS JURÍDICOS. A DISTRIBUIÇÃO DESTA LICENÇA NÃO LEVA AO SURGIMENTO DE UMA RELAÇÃO CLIENTE-ADVOGADO.
Tendo isto, não ficamos propriamente protegidos... Se alguem violar os direitos, temos de arranjar um adovagado e dizer que ele violou o que ali está né?

http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/pt/legalcode

Já agora, para proteger um trabalho daqueles, esta licença seria a melhor, não?

Agradeço a vossa ajuda.

Cumprimentos.
 
Última edição:
Essa licença parece-me ser a indicada.
O que eu percebi é que, em caso de litígio, essa licença é considerada no tribunal em Portugal, mas a Creative Commons não se envolve directamente. Como disseste, o advogado é por nossa conta.
 
Boas.

Parece uma boa ideia. Segundo percebi, é gratuito certo? Só por o tal link no site e pronto... Só não percebi como é que se sabe quem é o autor, visto que não se faz nenhum registo. :paranoid: Alguém faz ideia?

Tens a mesma duvida que eu!
Se alguém copiar o meu trabalho e licencia-lo também sobre outra licença Creative Commons não respeitando as regras da minha licença por exemplo modificando a obra, como é que eu provo que a obra é minha original é minha!
E no caso de não por nenhuma licença toda a gente pode copiar o meu trabalho e eu não posso fazer nada?
 
Obrigado mascker!!
Mas eu estava a referir-me a outro tipo de obras como imagens por exemplo.

Nas imagens podes deixar sempre uma marca pessoal e que pode servir no futuro para provar realmente tu é que a criaste...

Mas desconheço por completo um lugar, ou um site, onde possas registar uma obra, alem dos exemplos que ja foram citados.

De qualquer das maneiras, acredito que se houver algum para o efeito, será sempre um serviço pago.
 
Back
Topo