Forum Gratis

freeforums.org
Pessoalmente, desaconselho o uso de sites que disponibilizam os fóruns de forma gratuita, uma vez que estamos completamente dependentes desses sites.
Se um dia apetecer mudar de software ou de alojamento, precisamos de backups da base de dados e/ou do software, coisa que normalmente não disponibilizam (de forma gratuita, pelo menos).

O ideal é sempre arranjar um alojamento com PHP e MySQL e decidir o software a usar (aconselho vivamente o SMF). Desta forma, tem-se sempre o controlo sobre tudo, e ainda podemos usar o espaço do alojamento à vontade à nossa maneira :P

Resumo: www.freehostia.com + SMF e chega.
 
Pessoalmente, desaconselho o uso de sites que disponibilizam os fóruns de forma gratuita, uma vez que estamos completamente dependentes desses sites.
Se um dia apetecer mudar de software ou de alojamento, precisamos de backups da base de dados e/ou do software, coisa que normalmente não disponibilizam (de forma gratuita, pelo menos).

O ideal é sempre arranjar um alojamento com PHP e MySQL e decidir o software a usar (aconselho vivamente o SMF). Desta forma, tem-se sempre o controlo sobre tudo, e ainda podemos usar o espaço do alojamento à vontade à nossa maneira :P

Resumo: www.freehostia.com + SMF e chega.

Eu uso freehostia, mas por exemplo no queroumfórum(gratuito) podes fazer backup, e mudar tanto de de software como de alojamento.Para além que tens logo instalados extras.
 
Última edição:
Tudo bem.
Mas agora não falando de nenhum site específico, imaginem que da noite para o dia, um determinado alojamento decidia impedir os utilizadores de fazer backup à base de dados, e só o poderiam fazer mediante um certo pagamento. Que é que farias? ;)

De qualquer forma, no tempo em que tinha um fórum alojado no 110mb.com, eles no início de Agosto decidiram cortar o acesso MySQL, e ficamos sem fórum. Valeu-nos um backup de alguns dias antes, mas foi uma situação complicada de resolver.


Para evitar problemas como o "agora não fazes backup porque eu não quero", não aconselho o uso de sites como o queroumforum ou o forumvila ou afins.
Para evitar problemas como o do acesso MySQL cortado, aconselho o freehostia, que nunca me deixou mal, ou a usar alojamento pago.
 
O FreeHostia é grátis sim.

Overview
Absolutely FREE
No setup fee
Data storage: 250 MB
Monthly bandwidth: 5 GB
 
Última edição:
http://www.simplemachines.org/ é um fórum.
podes ver um exemplo do fórum aqui: http://www.simplemachines.org/community/index.php

Para instalares esse fórum terás de enviar os ficheiros do fórum para o teu alojamento que deverá suportar PHP e Mysql.

Posteriormente, após teres criado uma base de dados MySql, tens de executar o ficheiro de instalação do fórum, preenches tudo, nome da base de dados, palavra-passe, etc.

E pronto está pronto a ser usado e configurado a teu gosto.
 
Última edição:
Para instalares esse fórum terás de enviar os ficheiros do fórum para o teu alojamento que deverá suportar PHP e Mysql.

Posteriormente, após teres criado uma base de dados MySql, tens de executar o ficheiro de instalação do fórum, preenches tudo, nome da base de dados, palavra-passe, etc.

E pronto está pronto a ser usado e configurado a teu gosto.

1-Descarga dos ficheiros do SMF em
http://www.simplemachines.org/download/ [FULL INSTALL]
2-Envio dos ficheiros para o servidor onde vai ser alojado o fórum
3-Criação da base de dados MySql (normalmente feito via phpMyAdmin)
4-Instalação (abrir no navegador o ficheiro install.php)
5-Seguir as instruções
 
depois de fazer o forum como faco para o por online usando o smf??


Cumpz.
Boas!

Uma sugestão, pesquisa primeiro antes deste tipo de perguntas!

http://docs.simplemachines.org/index.php?board=77.0

Após te terem indicado o site do SMF e fazeres esta questão, é óbvio que nem abriste o site. Aparece logo na primeira página a indicação onde podes encontrar SUPORTe.

O SMF dá uma assistência bastante boa e quase imediata, é um sistema que recomendo ;)
 
QUERO UM FORUM.COM É UMA maravilha!
Desculpem o desabafo mas um dos melhores foruns que lá está queria mudar para um alojamento pago pois aquele era só publicidade a navegar e por vezes ficava mt lento e eles para alem de nao disponibilizarem a Base de dados nem sequer respondiam. Vão ver o forum de suporte deles...
Deles nem se ver...
 
QUERO UM FORUM.COM É UMA maravilha!
Desculpem o desabafo mas um dos melhores foruns que lá está queria mudar para um alojamento pago pois aquele era só publicidade a navegar e por vezes ficava mt lento e eles para alem de nao disponibilizarem a Base de dados nem sequer respondiam. Vão ver o forum de suporte deles...
Deles nem se ver...

Well...
Tudo bem.
Mas agora não falando de nenhum site específico, imaginem que da noite para o dia, um determinado alojamento decidia impedir os utilizadores de fazer backup à base de dados, e só o poderiam fazer mediante um certo pagamento. Que é que farias? ;)

De qualquer forma, no tempo em que tinha um fórum alojado no 110mb.com, eles no início de Agosto decidiram cortar o acesso MySQL, e ficamos sem fórum. Valeu-nos um backup de alguns dias antes, mas foi uma situação complicada de resolver.


Para evitar problemas como o "agora não fazes backup porque eu não quero", não aconselho o uso de sites como o queroumforum ou o forumvila ou afins.
Para evitar problemas como o do acesso MySQL cortado, aconselho o freehostia, que nunca me deixou mal, ou a usar alojamento pago.

É precisamente por esse tipo de situações que referiste que eu sempre desaconselhei sites desse género.

Se quiserem as coisas bem feitas, façam-nas vocês mesmos. Talvez seja ligeiramente mais complicado, mas é para evitar males maiores.
 
Well...


É precisamente por esse tipo de situações que referiste que eu sempre desaconselhei sites desse género.

Se quiserem as coisas bem feitas, façam-nas vocês mesmos. Talvez seja ligeiramente mais complicado, mas é para evitar males maiores.

Sites desse género???
Não generalizes...é claro que coisas como queroumforum funcionam a pala da publicidade,isso nao quer dizer que não possas ter grátis...
Eu já referi o freehostia...sem publicidade, e tanto podes instalar a partir do cpanel, como enviar os teus próprios files para o servidor.

Este é um exemplo: http://warriorsofthelight.freehostia.com/
Fiz com poucos conhecimentos,e apesar de simples, para o que é serve bem.

Agora se queres um fórum a sério sem publicidade, com um domínio próprio...PAGAS.
Há muitos forúns no queroumforum e afins que apesar do elevado número de utilizadores, e receitas por parte dos adm(sim, porque a publicidade do quero um forum é um banner na parte inferior)já deviam começar a pensar em pagar qualquer coisita, e passar a ter um fórum a sério.
Mas claro...
 
Generalizo, sim. Não estou a dizer que são todos maus, mas estou a dizer que não ia para nenhum (e só aqui é que está a generalização) ;)

Quanto ao fórum a sério sem publicidade (mas sem o domínio próprio), a solução está no que fizeste - freehostia + fórum (no teu caso, phpBB). E o que estou a dizer é que isso basta! Não é preciso ter grandes conhecimentos. Acho que basta seguir os inúmeros tutoriais que há por aí.


Na minha opinião, é bastante preferível o freehostia+phpBB (ou SMF, que é o que aconselho sempre :P ) do que as facilidades que os alojamentos específicos de fóruns dão, mas que mais tarde podem (atenção, eu disse "podem") vir a revelar-se autenticos infernos.
 
Back
Topo