Linux em Compal FL90

arkannis

Power Member
Pois é, quero instalar uma distro de linux (eu já nem digo uma em particular, digo uma qualquer!) no portatil Compal FL90, e estou assim com alguns bastantes problemas.
Basicamente nem consigo chegar à parte em que o SO começa a instalar.

Já experimentei Fedora 8 beta, Ubuntu 7 Feisty, Ubunto 7 Gutsy, nao da nada :(

Agora encontrei isto:
http://lddubeau.com/avaktavyam/linux-on-a-compal-ifl90/

é o proximo metodo vou tentar, mas sinceramente não confio muito que consiga pôr aquilo tudo a funcionar.

Alguém me consegue sugerir uma distro que eu talvez consiga instalar no portatil?

As specs do bixo são:
Intel Dual Core T7700
Geforce mobile 8600GT 512mb
4GB DDR2
Disco SATA2 160GB 7200rpm
 
Esse Compal é grande máquina mesmo :P


Se o teu problema é nem chegares o Desktop para instalar tenta isto:
Olha tenta com o Ubuntu (isso dá tanto para Feisty e Gutsy) entras em safe graphics mode, que é a segunda opção quando bootas os CD. Comigo funciona. É que o Ubuntu (e não só) ele carrega os drivers nv (que são para placas NVIDIA open-source feitos pela comunidade) só que esses drivers não funcionam com muitas placas (muito recentes ou alguma em especifico). Se entrares em safe graphics mode ele carrega VESA que são uns drivers genéricos que dão em qualquer placa só que com muito menos performance. Instalas assim e deixas o Ubuntu arrancar depois da instalação em VESA. Já com ele instalado podes agora instalar os drivers proprietários da NVIDIA que já não devem ter problemas com a tua placa e ter aceleração 3D e efeitos no desktop caso queiras ;)
 
Esse Compal é grande máquina mesmo :P


Se o teu problema é nem chegares o Desktop para instalar tenta isto:
Olha tenta com o Ubuntu (isso dá tanto para Feisty e Gutsy) entras em safe graphics mode, que é a segunda opção quando bootas os CD. Comigo funciona. É que o Ubuntu (e não só) ele carrega os drivers nv (que são para placas NVIDIA open-source feitos pela comunidade) só que esses drivers não funcionam com muitas placas (muito recentes ou alguma em especifico). Se entrares em safe graphics mode ele carrega VESA que são uns drivers genéricos que dão em qualquer placa só que com muito menos performance. Instalas assim e deixas o Ubuntu arrancar depois da instalação em VESA. Já com ele instalado podes agora instalar os drivers proprietários da NVIDIA que já não devem ter problemas com a tua placa e ter aceleração 3D e efeitos no desktop caso queiras ;)

Quando carrego em Start using safe graphics mode, o ecrã fica preto e daí não passa :/
 
No Fedora experimentaste tentar instalar em modo de texto? Para arrancar o instalador modo texto usas: "linux text" no arranque.

Se a instalação funcionar, depois será fácil instalar o driver da NVidia que já suporta a 8600GT.

Também estou interessado em comprar o Compla FL 90 e também queria correr linux ;)
 
edita o xorg, muito possivelmente tens lá uma resolução que o portatil não suporta.
Mudas para vesa e mudas lá a resolução também.
 
Bom dia! A arquitectura do teu portátil é igual ao meu...Se tiveres opurtunidade saca a versão beta do Ubunto .10 esse tem o kernel actualizado, já te reconhece hardware que o actual não reconhece. No ecrã de instalação escolhes a tua língua em F2 e carregas no F6 para escrever isto antes dos travessões "--" : acpi=off ou noacpi Se quiseres jogar pelo seguro escreves as duas, porque não sei qual é o comando que o Ubuntu lê agora... Carregas no Enter e pronto... O chipset do teu portátil é novo (para teres esse processador) o que faz com que o reconhecimento ainda não seja garantido por todas as distro's de Linux. O OpenSuse também tem uma nova versão, podes tentar com esse se quiseres. Boa sorte e não desistas por enquanto, porque brevemente vão começar a chover distro's actualizadas. Vê aqui para saberes novidades... http://www.distrowatch.com Cumps, João
 
Primeiro, nas opcoes de boot, retira o bootsplash e o silent. Assim já consegues saber o que se passa, em vez de ficares a olhar para o ecan preto.
 
O chipset do teu portátil é novo (para teres esse processador) o que faz com que o reconhecimento ainda não seja garantido por todas as distro's de Linux
O Kernel (www.kernel.org) é que se encarrega de 'reconhecer' o hardware, não é a distro. Claro que se a distro que usares tiver um Kernel antigo, é pouco provável que esse Kernel tenha drivers para hardware recente.
 
O Kernel (www.kernel.org) é que se encarrega de 'reconhecer' o hardware, não é a distro. Claro que se a distro que usares tiver um Kernel antigo, é pouco provável que esse Kernel tenha drivers para hardware recente.

Certo, mas não totalmente :). Para isso, todas as distros que usassem o mesmo kernel reconheciam o mesmo hardware, e todos sabemos que isso não é verdade :) ...
 
Para isso, todas as distros que usassem o mesmo kernel reconheciam o mesmo hardware, e todos sabemos que isso não é verdade
Err... eu não sei que isso não é verdade.
Parece-me que o que queres sugerir é que algumas distros têm scripts que 'facilitam' a instalação e configuração de hardware. Algumas distros vêem com patches ao Kernel para contornar algumas 'inconveniências' - que depois resultam num emaranhado de chatices quando se trata de actualizar o kernel 'à pata'. Agora, se tens o mesmo Kernel que eu tenho, embora tenhas uma distro diferente, garanto-te que o mesmo hardware funciona em ambas as distros.

Exemplo: andavam por aí uns modems usb que, em algumas distros, só funcionavam à chapada. Em Slackware 10.2 instalei várias vezes esses modems, sem espinhas. Se funciona numa distro com um Kernel - 'vanilla' - o mesmo hardware tem obrigação de funcionar noutra com o mesmo Kernel.
 
Err... eu não sei que isso não é verdade.
Parece-me que o que queres sugerir é que algumas distros têm scripts que 'facilitam' a instalação e configuração de hardware. Algumas distros vêem com patches ao Kernel para contornar algumas 'inconveniências' - que depois resultam num emaranhado de chatices quando se trata de actualizar o kernel 'à pata'. Agora, se tens o mesmo Kernel que eu tenho, embora tenhas uma distro diferente, garanto-te que o mesmo hardware funciona em ambas as distros.

Exemplo: andavam por aí uns modems usb que, em algumas distros, só funcionavam à chapada. Em Slackware 10.2 instalei várias vezes esses modems, sem espinhas. Se funciona numa distro com um Kernel - 'vanilla' - o mesmo hardware tem obrigação de funcionar noutra com o mesmo Kernel.

Claro q estou a falar dos patches ... Por exemplo, o ubuntu vem com ziliões deles ... Não é certo que com o mesmo kernel um certo hardware funcione numa distro e noutra com o mesmo kernel mas sem patches. Olha o exemplo dos drivers para wireless. O ubuntu (assim como outras distros do género) vem carregadinho de firmwares, alguns dels proprietários, para permitir o funcionamento do maior número de dispositivos wireless que seja possível. O kernel normal não vem com isso tudo ...
 
Última edição:
Não ajudava também se instalasse também pela versão Ubuntu alternate em vez da versão desktop?

Precisamente. Ainda à uns tempos aconselhei um user aqui do forum a instalar pelo alternate (tinha uma x850gt, se não me engano) e também funcionou (com o normal nunca dava, por causa da gráfica).
 
Não é certo que com o mesmo kernel um certo hardware funcione numa distro e noutra com o mesmo kernel mas sem patches.
Claro que não. Nesse caso, dás-me os patches e eu meto o hardware a funcionar da mesma forma que tu.

carregadinho de firmwares, alguns dels proprietários (...)
Aqui ganhas-me. Não instalo um único bit que tenha uma licença proprietária. E todo o meu hardware - de vários desktops e servidores - funciona na perfeição. Isto porque sei o que quero no momento de comprar (e se der raia, devolvo e digo que está defeituoso :-) )
 
Claro que não. Nesse caso, dás-me os patches e eu meto o hardware a funcionar da mesma forma que tu.


Aqui ganhas-me. Não instalo um único bit que tenha uma licença proprietária. E todo o meu hardware - de vários desktops e servidores - funciona na perfeição. Isto porque sei o que quero no momento de comprar (e se der raia, devolvo e digo que está defeituoso :-) )

Isso é uma posição algo fundamentalista com a qual não me revejo. Já cheguei a um ponto na minha vida em que simplesmente quero que as coisas funcionem. E aí tens duas opções. Ou vais para um Mac, onde tudo funciona out of the box, ou vais para uma distro Linux que te reconheça tudo, ou quase tudo, sem kung-fus ... Eu penso assim ...

Ps: não, a hipótese winodws não está em jogo :)
 
Já cheguei a um ponto na minha vida em que simplesmente quero que as coisas funcionem
Precisamente. Por isso é que compro coisas que funcionem.

Isso é uma posição algo fundamentalista com a qual não me revejo
Onde é que está o 'fundamentalismo' em querer usar _exclusivamente_ software livre? É uma opção tão válida quanto a tua 'estou-me nas tintas'.
 
Precisamente. Por isso é que compro coisas que funcionem.


Onde é que está o 'fundamentalismo' em querer usar _exclusivamente_ software livre? É uma opção tão válida quanto a tua 'estou-me nas tintas'.

Pronto, não é fundamentalista, mas é algo ... irreal ... Pá, cada um com a sua mania ... Eu só quero que as coisas funcionem (claro que também tenho em conta a compatibilidade qd compro hardware).
 
Eu tenho esse portátil, com a diferença de ser um 7500. Tenho seguído esse guia e o meu Ubuntu fiesty está a bombar. Mas tive de sacar a versão alternate.

Não consigo é meter o som em Debian testing... :/
 
Back
Topo