Linux na PS3

body__boarder

Power Member
Instalar Yellow Dog Linux 5.0 na Playstation 3


Primeira coisa a ser feita é copiar o Yellow Dog Linux 5.0 da Internet. A imagem em formato *.ISO tem 3.32 GB.
Para gravar podem usar o NERO ou outro qualquer software de gravação de DVDs.

Preparar a PS3:

Periféricos necessários:
- Teclado USB
- Rato USB
- Cartão de memória compatível com PS3 ou Pen Drive.
- DVD virgem


Configurar a PS3:

Para facilitar, se quiserem, coloquem a Ps3 em inglês:
- Vá a “Settings”, “System Settings” e escolher “Format Utility”.
- Selecionar “Format Hard Disk”. Temos de confirmar a escolha 2 vezes.
- Selecionar a opção “Custom partitioning scheme”.

OBS: O disco rídigo será formatado e por isso todos os dados serão perdidos.
Podem fazer um backup aos dados para não perderem a informação (ver final).

Selecionar “Allot 10GB to the Other OS”. Assim irá reservar o resto do HD para o OS da PS3. Quando terminar o sistema será reiniciado.


O que é necessário:
- DVD com o Yellow Dog 5.0 (YDL) para PS3.
- Têm que tirar dois ficheiros, o otheros.self e o otheros.bld.
-O otheros.self é fornecido pela própria Sony para se instalar outro sistema operacional na PS3. http://dl.qj.net/PLAYSTATION-3-OtherOS-Installer-PlayStation-3/pg/12/fid/11328/catid/514 (OBS: verificar se o ficheiro tem o nomeotheros.self)
- YDL bootloader, pode ser descarregado aqui: http://dl.qj.net/otheros.bld-for-Yellow-Dog-Linux-PlayStation-3/pg/12/fid/11988/catid/514
(OBS: verificar se o ficheiro tem o nome otheros.bld)

Colocar o cartão de memória ou o Pen Drive no PC, criar um directório na raiz com o nome PS3, dentro desse directório criar um outro directório chamado otheros. Dentro desse directório colar os 2 ficheiros tirados no passo anterior (oheros.self, otheros.bld).


Instalação:
- Colocar o cartão/pen drive na PS3
- Ir a Settings, System Settings e escolher “Install Other OS”
- A PS3 vai procurar o ficheiro de instalação e depois vai ter de confirmar que é o ficheiro correcto (NOTA: Ainda só se vai instalar o Loader e nao o OS)
- Quando a instalação terminar, ir a Settings, System Settings e selecionar “Default System”. Aí escolher “Other OS”.
- Inserir o DVD do Yellow Dog 5.0 que gravou.
- Ligar o Mouse e Teclado USB
- Reiniciar o Sistema
- Irá aparecer uma imagem de boot de Linux
- Quando aparecer no ecrã a palavra kboot, digitar: “install”, caso esteja a usar uma TV LCD ou plasma com cabo HDMI ou “installtext” se tiver a usar ligações analógicas (RCA, V.C) (NOTA: não escrever as aspas)
- Nessa altura vai aparecer um ecrã a pedir para formatar as partições (outra vez). Escolher a opção “Erase all of the data”, e de seguida “remove all of the partitions and create a default layout”. (NOTA: Aqui só vai formatar a partição do Linux e nada da PS3)
- Depois disso vai aparecer um ecrã azul onde irá pedir uma senha. Escrever uma que nós quisermos desde que saibamos no futuro pois iremos precisar dela.
- Prosseguir com a instalação.
- A partir desse momento o YDL 5.0 está a ser instalado! O Processo vai demorar quase 1 hora.
- Terminada a instalação o sistema irá pedir para reiniciar. Faça!
- Vai aparecer o ecrã com o kboot. Se estiver a usar uma ligação HDMI deixe continuar pois vai para o login mas se estiver a usar uma ligação analógica, no kboot escreva “ydl480i” ou “ydltext” (sem aspas). Se o ecrã ficar preto é porque não fez o descrito acima. Nesse caso reinicie e tente outra vez.
- Aparecerá um ecrã a pedir para escrevermos um username e password. O username é “root” e a password é aquela que escreveu logo no início da instalação. Depois disso o Linux inicia!


Voltar ao GAME OS:
Para voltar ao Sistema operativo da PS3 tem três hipóteses:
1. Reinicia e no ecrã do kboot escrever “boot-game-os”;
2. No próprio Linux tem a opção de voltar ao Game OS;
3. Desliga a consola e fica a premir o botão de ligar até ouvir um segundo “bip” (isto serve para fazer um reset às definições).
 
Última edição:
É este o melhor linux pra PS3? Ouvi falar de uma versão que já estava mais optimizada e já tinha desbloqueado 4 SPU's do Cell... não me lembro qual era.

Eu como não tenho gravador de DVD como é que faço? Dá pra meter o ISO em CD's?
 
Epah ai uns passos que apesarem de n estarem errados, ja não sao necessarios para instalar o YLD (e o mesmo serve pro Ubuntu). Já não é necessário de pen usb ou algo do genero para instalar o loader do linux. O loader agora ja vem no dvd do YLD. Basta so meter o dvd (cd no caso do ubutu) e ir a "Install Other OS" que ele detecta o loader automaticamente no dvd.
 
Segundo sei Há um Ubunto para PS3, nunca testei pois n tenho ps3 xD.

Download

http://cdimage.ubuntu.com/ports/releases/feisty/release/ubuntu-7.04-desktop-*****+ps3.iso

Melhor será mesmo procurar no google mais info sobre isso.

Mas pelo menos já tira desempenho da gráfica do Linux já podemos assistir os Nossos Divx?

Se pelo menos funcionasse bem o linux mas como dizem não tira partido do hardware e tal, nunca me interessou.

Mas também é verdade com o tempo o programadores ao descobrir como tirar mais partido.

Hasta
 
Pessoal, já tenho um linux lá instalado!

Acabei por instalar o Ubuntu 7.04 na ps3, e até agora tudo bem.

Só tenho uma dúvida... onde é que agora arranjo emuladores tipo MAME, Znes ou isso? Fartei-me de vasculhar a net e nada...
icon_frown.gif


E aplicações para isto? O que recomendam?
 
O que vinha mm agora a calhar para mim era arranjar um programa que lesse na ps3 os .avi que saco da net com legendas (.srt) , mas penso que isso a nivel de codecs de video e programas que façam isso ainda não bombam pois n?! Ou se existe alguns são de qualidade duvidosa... :'(
 
Back
Topo