Comecei agora na universidade

paperless

Power Member
Boas.

Começei agora na universidade na cadeira de Introdução à Programação a ter Java, é agora que vou começar a programar coisa que não fiz antes porque nao sabia por onde começar.

Alguns conselhos? Seja a nivel de recursos como livros ou assim ou dicas de abordagem desta linguagem de programação.

Obrigado.
 
Última edição:
Boas.

Começei agora na universidade na cadeira de Introdução à Programação a ter Java, é agora que vou começar a programar coisa que não fiz antes porque nao sabia por onde começar.

Alguns conselhos? Seja a nivel de recursos como livros ou assim ou dicas de abordagem desta linguagem de programação.

Obrigado.
O meu primeiro conselho é informar é não se usa c com cedilha antes dum e ou dum i. É simples.

O segundo conselho é utilizares a bibliografia da cadeira que com certeza foi pensada para quem está a começar.
 
O melhor livro que encontrei até hoje para começar é o Java Software Solutions - Lewis & Loftus. Muito bom mesmo e vai de encontro aos objectivos dessa cadeira, na FCUL esse é o livro da cadeira IP.

Se preferires em portugues, os livros da FCA são bons, mas fogem um pouco do âmbito da abordagem universitária.
 
Ao contrário do que se possa pensar, as edições da "For Dummies" são excelentes. Apesar de serem para iniciantes são muito completas e bem estruturadas. Além disso o discurso tem sempre um toquezinho de humor.
Esquece as versões em português.
As edições da "O´Reilly" também são muito úteis mas mais para a frente. Os "cookbooks" são obrigatórios para qualquer programador, seja em que linguagem fôr.
Para começar recomendo sem qualquer dúvida os Dummies. Não é por acaso que são vendidos aos milhões pelo mundo.
Na Amazon encontras com facilidade ambos e a bons preços.

Sem querer ofender, gostaria ainda de dizer que se escreve "de um" e não "dum". Dum-Dum é um mata-moscas. :) brincadeira man...
 
Última edição:
Obrigado pelas vossas dicas.

Vou-me informar sobre uma eventual bibliografia da cadeira para ver que livros recomenda e entretanto vou investigar todos estes, se pudessem dar conselhos (não é preciso pormenores) gerais sobre a vossa experiencia pessoal era interessante...
Em relação ao Ç, foi mesmo lapso raramente cometo erros ao nivel da ortografia e sei que o Ç não se usa no contexto em que eu, por erro, o usei.
 
Nesta thread tens muitos links, dos quais eu mesmo é que aconselhei.

Para um IDE recomendo o Eclipse(Preferível) ou NetBeans, já que começar com editores tipo emacs, vi, notepad etc, cria menos vícios, mas também é pontecialmente mais "violenta" a forma como procuras soluções para resolver os teus problemas.

Qualquer dúvida, é só dar o toque.
 
Back
Topo