Que versão do Linux devo usar?

Boas
ora é o seguinte
gostaria trabalhar no linux
alguem pode recomendar me um versao do linux sff?

apesar de muito se falar por aqui...
tb nao custa nada dizer :)

experimenta o Kubuntu ou opensuse, pois sao bastante conhecidas e é mais facil obter alguma ajuda..
recomendo kubuntu, porque prefiro kde, mas nada te impede de ter outros.
experimenta e no final decide o que achares melhor... :D
nao ha nada como experimentar e ter opiniao propria.
 
Como já cá foi dito umas quantas vezes, não existe nenhuma distro ideal, existe quanto muito uma distro ideal para ti, uma que se adeque as tuas necessidades e que corra no teu hardware, como é que a descobres, é simples, vais experimentando, hoje em dia grande parte das distros correm já por livecd, logo nem necessitas de as instalar para testar.

Começa por experimentar as mais user friendly, como Ubuntu, OpenSuse, Mandriva, PCLinuxOS, Sabayon, Fedora... E atenção que novas versões de algumas destas distros estão ai a chegar, estou especialmente curioso para testar o Ubuntu 7.10, Mandriva 2008 e OpenSuse 10.3.
 
Tens variadíssimas versões à escolha, e como já disseram cada uma agrada a certas pessoas, tu tens de ver a que te agrada mais, o melhor e testares várias sem compromisso (live cd) e escolheres a que mais gostares.
Ninguém fala, mas tens distribuições made in Portugal como o Caixa Magica por exemplo, que em questões de suporte são as melhores a ter em conta...pois o suporte é português, claro que há distribuições mais conceituadas como o Ubuntu, kubunto - que são o mesmo mas com ambientes gráficos diferentes (Gnome, KDE respectivamente) tens o Mandriva, tens montes delas, é so procurar um pouco e testares os live cds para escolheres, eu pessoalmente gosto do Ubunto/Kubuntu, também já usei o caixa mágica que dá jeito para ligar à Internet se fores principiante porque vem pré-configurado para os ISP nacionais, basta meteres o login da Internet, mas nas outras distribuições não é isso que vai ser um problema.
 
Boas.

Eu recomendo-te qualquer coisa Ubuntu based... Ubuntu é bom, rápido, tem uma grande comunidade, etc.

Alguém recomendou Kubuntu e disse porquê... Eu recomendo Ubuntu (GNOME) ou Xubuntu (Xfce) mas não Kubuntu (KDE) porque o KDE ao principio parece muito giro mas depois... De qualquer maneira muitos continuam a utilizá-lo e gostam, por tanto também não me vou por a criticar.

Passados uns tempos se te habituares, vais perceber (como eu) que o universo Linux continua para a frente de Ubuntu. Vais querer experimentar Debian, Slackware, Gentoo... Mas é possível que continues em Ubuntu.

Cumprimentos.
 
Ok tou com um problema parecido, preciso de mudar para uma distro trouble free... ou pelo menos que não precise de tanta configuração... Debian based e slackware tão fora de questão...
 
Ok tou com um problema parecido, preciso de mudar para uma distro trouble free... ou pelo menos que não precise de tanta configuração... Debian based e slackware tão fora de questão...

Qual é o problema do Debian based??? Debian admito que seja difícil mas ubuntu???
 
Não quero debian based pq sou teimoso :P E depois de quase 3 anos de gentoo achas que é o Debian que me mete medo... Simplesmente nao quero Debian Based... E para meter slack mais vale ficar pelo gentoo...

Eu tinha aqui o DVD do Opensuse 10.2 mas já vi que não está assim tão cotado...
 
E usas alguma coisa por estar bem cotada ou não? Pensava que o que importava era a excelência técnica.

O OpenSuse é das distribuições mais usadas, diria eu do top 5.
 
A malta agora vai para linux por modas (por um lado ainda bem), mas "deitar a baixo" uma distro porque não está bem "cotada" é um pouco demais. Se fosse assim quase ninguém usava Debian ou outras distros mais "assustadoras".
De momento a moda é Ubuntu, pclinuxos, etc.
Para os que querem mostrar que são geeks vimos as distros mais hardcore como gentoo, archlinux, etc.
Pessoal, linux é linux, seja em que distribuição.
Claro que para quem nunca "brincou" com sistemas operativos é mais fácil começar com uma distro user-friendly.
Muitas delas têm liveCD, experimentem... e fiquem com a que gostam mais.
 
Nunca me ouviste dizer isso pois não? É uma questão de preferência... Debian era o que usava antes de ir para gentoo e antes disso Suse... Não sou grande adepto do apt-get / aptitude... O yast2 não sei como está... Tenho de dar umas voltas por aí com as distros a ver... E quanto a modas, na minha opinião é o arch linux... Mas posso estar enganado :/

EDIT: Sem querer criar flames, mas depois de experimentar Suse e Fedora, adivinhem ao que voltei? Isso mesmo... o tal que demora 24h aqui a instalar...
 
Última edição:
Porra, se vais preferir a Debian/Debian based uma distro completamete para n00bs tipo Fedora core ou mandriva depois de ter usado gentoo só por não gostar de Synaptic ou de Apt-get...
 
Back
Topo