Construir sensor de temp

Hesitate

Power Member
Boas pessoal...gostaria de saber se existe algum tutorial de como fazer um sensor para saber a temperatura ambiente da caixa...ja andei a procura no google, mas não encontrei nada de jeito....
cumps
 
Vou deixar só algumas dicas.

Aqui _http://www.turbokeu.com/myprojects/icl7107thermo.htm tens um esquema de alguém que supostamente fez o mesmo que pretendes. Ele usou termistores como sensores, mas podem ser usados outro tipo de sensores, naturalmente com as devidas adpatações, mas podes encontrar por exemplo díodos ou transístores a fazer de sensores de temperatura uma vez que a tensão entre junções semicondutoras é alterada conforme a temperatura a que está sujeita, e funcionará razoavelmente bem na gama de temperaturas a medir. No entanto, há alguns integrados que são específicos para esse fim como por exemplo o LM35. Normalmente os termómetros caseiros mais comuns são depois contruidos com base nos ADCs ICL7106 se for para usar um ecrã LCD de 3 dígitos e meio, ou um ICL7107 se for para usar com mostradores BCD LED. Substitutos para eles podem ser os MAX130 e MAX131.
Se vires os datasheets destes componentes encontras sugestões para entre outras aplicações, construires um termómetro. Por outro lado se fizeres uma busca no google por eles, também deves encontrar algumas montagens.
Haverá formas mais simples e mais complexas de construir um termómetro, mas esta via parece-me a que terá a melhor relação dificuldade vs performance.

Abraço
 
Obrigado, era mesmo isso que procurava, eu sou um bocado nabo a electrónica, mas ando a ler uma cenas sobre o assunto, e já tenho aprendido mais umas cenas, acho que com o esforço e dedicação sou capaz de fazer isso:-D.....cumps
 
eu no ano passado fiz um numa disciplina de sistemas baseados em microcontroladores

o objectivo era a programação do microcontrolador, mas obviamente tive de desenvolver e montar um circuito em tudo idêntico ao que está no link ai postado, a diferença estava mesmo é nos componentes
 
Back
Topo