Ligar a rede e-U com antena

anjo2

Power Member
Estudo no IST, e estou a cerca de 1km de distância, queria saber quais as possibilidades para apanhar net e-U.

Penso que uma 21 dbi funcionará na perfeição, encontrei esta:
http://www.dlink.pt/?go=gNTyP9CgrdF...hLPG3yV3oU459j6ltbNlwaaFp6DQoHDrrzyFH+YwKAN4=

Agora falta-me para conectar ao portátil,
Já que tenho *****-SMA ou N-Series, pensei em comprar uma placa pcmcia Orinoco, mas é MC, seria apenas, alem da extensão para a antena um adaptador para MC.

Queria então saber se um router também funcionava para este caso, se sim qual (de ver que tenho possibilidade entre *****-SMA e N-Series)? e de que modo o configurava?
 
Última edição:
1KM... Fonera c/ OpenWRT em modo cliente bridge + Omni de 8 dBi de ganho Deves conseguir aceder sem problema ao portal de autenticação. Solução de baixo custo.

Perdoa-me a indiscrição, em que curso? :D

Echo Off,
 
1KM... Fonera c/ OpenWRT em modo cliente bridge + Omni de 8 dBi de ganho Deves conseguir aceder sem problema ao portal de autenticação. Solução de baixo custo.

Perdoa-me a indiscrição, em que curso? :D

Echo Off,

LEIC (Informática)

Já arranjei uma boa placa pcmcia com MMCX, falta arranjar a antena.

De ver que consigo apanhar o SSID apenas com o wireless do portátil, chegou a ligar o msn, mas foi logo abaixo, logo, parece que tenho fortes possíbilidade de com uma antena não muito potente me ligar :)
 
Placa Orinoco? Senao 200 mW?

Só uma pequena correcção, a potência de emissão (medida em watt) não é uma característica da antena. O parâmetro que procuras é a potência de ganho vulgarmente designada por ganho, medida em decibel, ou seja uma antena com um maior ganho de potência.

Entraste este ano no IST?

Cumps,
 
Sim, Senao 200mW.

Entrei o ano passado.

Encontrei uma D-link com 7dbi omnidireccional na ***** relativamente barata :) Será que chega?


Será que não seria melhor uma direccional? Vejo o IST completamente.
 
A omni-direccional sempre te dá para fazer umas brincadeiras enquanto que as direccionais requerem alinhamento preciso. Estas últimas são usadas para implementações permanentes e é recomendado que hajam antenas semelhantes nos dois pontos.

Portanto, a antena que referes é possivelmente suficiente, se tens linha de vista.

Cumps
 
A omni-direccional sempre te dá para fazer umas brincadeiras enquanto que as direccionais requerem alinhamento preciso. Estas últimas são usadas para implementações permanentes e é recomendado que hajam antenas semelhantes nos dois pontos.

Portanto, a antena que referes é possivelmente suficiente, se tens linha de vista.

Cumps

Há vários pontos de acesso nas faculdades, por isso o alinhamento não será um problema. E estamos a falar de distâncias na ordem das centenas de metros, por isso não vejo problemas de alinhamento, a não ser que se queira fazer ligações a grandes distâncias com antenas de ganho muuuuito elevado. Nesse caso justificavam-se as antenas semelhantes nos dois pontos, como dizes. Não é o caso.

Ao autor da thread: arranja uma planar/direccional. Uma omni não é o mais aconselhado para o que tu queres. Se pretendes apenas e somente ligar-te à rede do IST, esquece as omnis. Se depois quiseres brincar, fazer umas partilhas aí pelas redondezas com padrão omnidireccional, etc, aí sim podes pedir uma.
 
O que tu queres é uma placa que seja mais 'sensível' ao sinal. Não faz sentido ter um sistema com muita potência de emissão quando o access point de destino não tem a mesma potência de emissão. Isto poderia resultar num sistema surdo.

Não sei com que software estás a fazer a medição do sinal... espero que não seja com o Assistente Wireless do Windows :002:

Aconselho-te o uso do NetStumbler, tentando através da visualização do gráfico escolher uma posição na qual o haja uma melhor recepção do sinal. Isto antes de comprar novo equipamento. Há poucos anos as placas com melhor capacidade de recepção eram as Orinoco. Se for para uma instalação permanente, aconselho-te a adquirir um access point wireless com capacidade para se ligar em modo 'cliente-bridge'.
 
Ainda não comprei nenhuma, mas direccional parece melhor.

EDIT: Coloquei a antena noutro sitio, e já me consegui ligar ao eduroam-guest, mas onde a coloquei, mal consigo ter o portátil no quarto, não dá jeito nenhum :S

Segundo uma loja, uma direccional ia fazer a diferença, esta praticamente não se ganhava ganho por ser omni-direccional.

Pelo Netstumbler não consigo ligar a uma rede especifica, nem configurar o acesso :S
 
Última edição:
comprar uma antena direcional?

-faz uma cantenna (de lata de ananas ou mealheiros dos chineses) + cone em cartolina metalizada

-faz uma parabólica

-faz uma planar de 14dBi (interline) em PCB ou então a FA-20 planar em cartolina metalizada

-faz uma sectorial de 18dBi em cartolina metalizada.

-faz uma double biquad

-usa uma frigideira

etc etc etc..


para 1Km, usa no minimo 14dBi.

Para quê usar aparelhos a 200mW ou amplificadores? nada como uma boa antena caseira e ainda se queixam que as antenas wireless são caras com dezenas e dezenas de esquemas de antenas que nem custam mais de 5€.
 
Última edição:
comprar uma antena direcional?

-faz uma cantenna (de lata de ananas ou mealheiros dos chineses) + cone em cartolina metalizada

-faz uma parabólica

-faz uma planar de 14dBi (interline) em PCB ou então a FA-20 planar em cartolina metalizada

-faz uma sectorial de 18dBi em cartolina metalizada.

-faz uma double biquad

-usa uma frigideira

etc etc etc..


para 1Km, usa no minimo 14dBi.

Para quê usar aparelhos a 200mW ou amplificadores? nada como uma boa antena caseira e ainda se queixam que as antenas wireless são caras com dezenas e dezenas de esquemas de antenas que nem custam mais de 5€.


toda a razao....eu uso apenas uma parabola em cartolina forrada a papel de aluminio...ganhos de 11 dBi com uma unica "antena caseira"... custou me 1 euro nem isso...e 30 minutos do meu tempo lol
 
toda a razao....eu uso apenas uma parabola em cartolina forrada a papel de aluminio...ganhos de 11 dBi com uma unica "antena caseira"... custou me 1 euro nem isso...e 30 minutos do meu tempo lol

A unica antena comercial que comprei..arrependi-me. Por isso cá por casa só tenho antenas caseiras:

-wireless 2.4ghz Planar 14dBi (PCB de baquelite)
-Satélite Hispasat, mini-cone (cartolina metalizada)
-Satélite Astra1/Hotbird, cone médio (cartolina metalizada)
-E agora para o Astra2/Eurobird, (tou a fazer uma parabólica a partir de 1 guarda-chuva)

Custo total destas 4 antenas: uns 8€ :joker: (90€ se fosse comprar em antenas comerciais). Claro que não são tão boas como as comerciais, mas nunca me queixei.
 
Sinal: Very Good
Mas é que o eduroam-guest posso ter 1mb/2mb/5,5mb/11mb (a minha placa só vai até 11mb), conforme o sinal estiver melhor referente a cada um dos ap's, muita vezes fico só com 1mb de ligação por causa disso :S Como posso remover pelo menos os que teem menos de 5,5mb.

PS.: No inicio do post estava 5.5mb, agora 11mb :) preferia que estivesse sempre em 11, secalhar no final fica a 1mb


Ainda não tentei com o Intel PROSet Wireless
 
Afinal foi um problema de software, tinha a ligação ao eduroam desconfigurada, nem tinha pensado neste caso, mas está resolvido :)
 
As antenas so por si nao fazem milagres, é preferivel investir numa boa placa ( boa placa nao quer dizer muitos mw..) com sensibilidade de -95/-96dBm.
 
Back
Topo