[ATI X700SE] Componente partido a provocar artefactos?

WindWalker

Power Member
img5888ab3.jpg


Alguém me poderá dizer se está relacionado? Vejo artefactos na imagem quando a placa está a correr 3D.

Também noto que nalguns pontos de soldadura (terminais de condensadores, por exemplo) se vê algo de cor verde-amarelada...penso que seja um verniz usado, mas não se via antes. Pode ter sido devido a sobreaquecimento?

Pelo que pesquisei, aquilo que está partido é um indutor.


Obrigado.
 
Última edição:
ISSO verde-amarelado normalmente é humidade!nao sei se será o caso.
esse componente estar partido nao sei se afectaria a grafica, pois parece ser so uma protecçao de ?plastico?!
que venham os experts de elctronica e te esclareçam!
 
Não, não é isso, porque tive uma X800 AGP e também tipo mostrava linhas horizontais à la Vsync, dando a sensação de gráficos curruptos (Não será isso)?
 
ISSO verde-amarelado normalmente é humidade!nao sei se será o caso.

Não, não é verdete. E só está nas soldas.

esse componente estar partido nao sei se afectaria a grafica, pois parece ser so uma protecçao de ?plastico?!

O problema é se fôr um bocado de um magneto (gerador de campo magnético?).

Não, não é isso, porque tive uma X800 AGP e também tipo mostrava linhas horizontais à la Vsync, dando a sensação de gráficos curruptos (Não será isso)?

Não, não é isso (acho que estás a descrever o tearing). São mesmo artefactos aleatórios (processamento errático de texturas). Se eu pausar o jogo, normalmente desaparecem, mas pouco depois recomeçam.


O que eu sei é que quando a obtive não tinha problemas, e tenho quase a certeza que aquilo não estava partido :S
 
Estive a experimentá-la e:

No BurnInTest não acusa nada nem para as memórias nem para o Core; no ATITool idem, nem com OC (OC estável, claro); Rthdribl com uma janela a ocupar quase todo o ecrã (1280x1024), idem; fui jogar, via (alguns) artefactos e passados 2/3minutos, fiquei sem imagem :\ tive que reiniciar.
 
Ora bem... esse componente partido é uma bobine: Ela opõe-se às variações de corrente, ou seja quando uma memória está a ser acedida (GPU coloca a linha do chip-select activa) a memória "acorda" e consome um pico de corrente, e como os fios/conectores não são ideais, isto é apresentam uma resistência mínima, a tensão de alimentação delas baixa momentaneamente (Vdrop = R do fio * I que passa nele: lei de Ohm) e pode eventualmente corromper algumas células dela (se a tensão descer abaixo do limiar mínimo da memória). O que acontece é que a bobine produz uma tensão de valor proporcional à derivada da corrente (aqui entra o tal pico momentâneo), mantendo a tensão aproximadamente constante.

Esse tal valor de proporcionalidade tem a ver com a inductância da bobine que depende do nº de espiras e da composição do núcleo (o tal coiso partido)

Esta teoria foi para te dizer que de facto a bobine pode ter a ver com o sintoma que descreves...

Solução: Aumentar o nº de espiras, ou melhorar o núcleo...


Em relação às cenas amarelas que aparece na solda, isso parece-me ser uma resina que a própria solda tem para desoxidar.


Cumprimentos
 
Última edição:
O que acontece é que a bobine produz uma tensão de valor proporcional à derivada da corrente (aqui entra o tal pico momentâneo), mantendo a tensão aproximadamente constante.

Esse tal valor de proporcionalidade tem a ver com a inductância da bobine que depende do nº de espiras e da composição do núcleo (o tal coiso partido)

d.d.p. = L * d_i/d_t (ando a dar isso no curso :))


Solução: Aumentar o nº de espiras, ou melhorar o núcleo...

Ou seja, ou enrolo mais fio à volta daquilo :lol: ou substituo. O problema é que não tenho condições materiais/técnicas para o fazer, e pelo preço que me fazem a substituição compro uma nova (esta placa é uma Turbocache :-D).


De qualquer forma, obrigado pelo post.
 
Back
Topo