USB 3.0: 10x mais rápido

blastarr

Power Member
Sim, é uma das muitas novidades a apresentar na Intel Developer Forum (IDF) de Outono, que começa hoje.

Promete 5Gbit/s (o USB 2.0 não passa dos 480Mbit/s "teóricos") e retrocompatibilidade, quando a spec for terminada já no início de 2008.
 
Lá se vai o eSata ?

Bom, 5Gbit/s (largura de banda agregada upstream/downstream) é mais ou menos o nível de velocidade de um slot PCI-Express x8, pelo que eu diria que sim.

A killer feature é a retrocompatibilidade com USB 1.1 e 2.0, aliada ao tradicional baixo custo e facilidade de utilização das soluções USB que o tornaram popular em primeiro lugar.

O eSATA não se tornou popular porque os controladores estão limitados a discos rígidos ou leitores de DVD, e para se usar com discos internos é preciso um adaptador, já que as fichas não são iguais às fichas SATA internas.
E o preço de um controlador SATA é muitas vezes superior ao de um controlador USB, já que exige hardware dedicado, enquanto o USB existe em qualquer northbridge/southbridge e a sua operação depende mais das CPU's centrais do sistema do que de controladores dedicados complexos (semelhante à situação com codec's de áudio integrados).


Ah, e também é provável que isto signifique a morte do IEEE1394/Firewire a breve prazo.
Se o Firewire 400/800 aínda se aguentava por causa do hardware dedicado e da velocidade sustentada superior, num mundo de dispositivos baratos USB 3.0 com velocidades 625% mais elevadas do que o Firewire 800 esse argumento desaparece de vez, sobretudo quando as CPU's multi-core aliviam a carga dessas tarefas de uma forma cada vez mais eficiente.
 
Última edição:
Sou um bocado conservador neste tipo de coisas, mas tenho a noçao que já há por aí dispositivos onde a transferencia USB 2.0 é pouca (som e video HD).
Mais importante que ter muita taxa de transferencia é a maneira como esta é utiliza, prefiro pagar mais por um dispositivo usb caro que liberte o CPU, do que barato e este mandar o computador a baixo. (exemplo antigo são os winmodems).
Mas perifericos caros e bons haveram sempre, assim como o low budget, o meu medo é que a moda pegue de tal maneira que seja um "E tudo o CPU levou".

Super rapido, barato, retrocompativel, de facto, nao posso torcer o nariz a este upgrade.

5GB, qual é o futuro do cabo de rede?
 
Sou um bocado conservador neste tipo de coisas, mas tenho a noçao que já há por aí dispositivos onde a transferencia USB 2.0 é pouca (som e video HD).
Mais importante que ter muita taxa de transferencia é a maneira como esta é utiliza, prefiro pagar mais por um dispositivo usb caro que liberte o CPU, do que barato e este mandar o computador a baixo. (exemplo antigo são os winmodems).
Mas perifericos caros e bons haveram sempre, assim como o low budget, o meu medo é que a moda pegue de tal maneira que seja um "E tudo o CPU levou".

Super rapido, barato, retrocompativel, de facto, nao posso torcer o nariz a este upgrade.

5GB, qual é o futuro do cabo de rede?

10 Gigabit Ethernet. Já anda aí ;)
 
sim, tambem já ouvi por aí falar das "placas de Rede" de 10Gbits, mas parece-me que este novo USB 3.0 vai pegar com muita mais rapidez que a nova "Rede"
 
sim, tambem já ouvi por aí falar das "placas de Rede" de 10Gbits, mas parece-me que este novo USB 3.0 vai pegar com muita mais rapidez que a nova "Rede"
O problema é como são feitas as transferencias de dados...
Teoricamente a firewire é mais lenta que o USB2.0 mas todos sabemos que fazemos mais com ela do que com o USB2.0...
 
é certo que o USB é algo masi massificado que o firewire.
no entanto, até hoje, o USB sempre prometeu muito na bandwith teorica, no entanto, na pratica as coisas não eram bem aquilo que se esperava.
os dispositivos Firewire400, conseguiam melhores desempenhos que os dispositivos USB 2.0.

O Firewire é uma tecnologia mais "solida" (? á falta de melhor), permite ligar dispositivos em serie, todos os dispositivos que comunicam entre si têm controlador (e as vantagens disso têm sido evidentes)

o USB é uma coisa mais barata, que está muito mais massificada, no entanto, duvido que (por exemplo) as camaras DV (e outros dispositivos de video) abandonem o Firewire, por causa de um USB a prometer muita coisa.

e depois, acho que também faltam dispositivos USB que possam atirar-se para transferencias efectivamente superiores aos 480Mb/s prometidos pelo USB2.0 ...
prometendo 5GB/s, eu diria que se desse 1GB/s REAL, ja tinhamos uma interface interessante, e para durar muitos anos.
 
Bom, 5Gbit/s (largura de banda agregada upstream/downstream) é mais ou menos o nível de velocidade de um slot PCI-Express x8, pelo que eu diria que sim.

A killer feature é a retrocompatibilidade com USB 1.1 e 2.0, aliada ao tradicional baixo custo e facilidade de utilização das soluções USB que o tornaram popular em primeiro lugar.

O eSATA não se tornou popular porque os controladores estão limitados a discos rígidos ou leitores de DVD, e para se usar com discos internos é preciso um adaptador, já que as fichas não são iguais às fichas SATA internas.
E o preço de um controlador SATA é muitas vezes superior ao de um controlador USB, já que exige hardware dedicado, enquanto o USB existe em qualquer northbridge/southbridge e a sua operação depende mais das CPU's centrais do sistema do que de controladores dedicados complexos (semelhante à situação com codec's de áudio integrados).

O problema do sata n é o cabo, já que tb existe cabo com fixa mini USB.
E 300MB/s é mais k suficiente para todo o tipo de dispositivos já que nem mesmo os últimos SSD andam para alem dos 100MB/s.
E tb vai surgir pela mesma altura SATA 3 k deve chegar aos 600MB/s e sendo que estes são reais deve ser bem mais rápido k USB 3.0.
Mas eSata n fornece power e isso é um dos elementos que fez com k USB fosse tão popular, e a lógica para controlar USB deve ser mais fácil de implementar principalmente em cameras/pens etc. mas n esperes k seja mt barata, pelo menos de inicio.
 
O problema do USB é massacrar por completo o processador, ao contrário do Firewire.

Já agora, ficam aqui uns testes do meu Lacie (não tenho eSata é pena):

laciechartpg1.jpg


ps: não há nenhum novo Firewire na calha ?
 
Última edição:
a vantagem do firewire é o seu baixo consumo de recursos como o CPU. Dai ele continuar a ser utilizado em câmaras de vídeo porque necessitam do CPU livre para fazer a descodificação de vídeo e por isso não vai ter um desaparecimento tão rápido.
 
É pá isto é fixe mas acho que tanta velocidade de inicio n vai ser utilizada... Para o meu portatil k devo comprar em breve ja n apanho isto para o Desktop logo se vê! Se passar a usar exclusivamente portatil daqui a 2 anos mudo de portatil e já apanho :P LoL

Já agora dispositivos USB 2.0 e 1.1 funcionam em 3.0 e o contrario? Ou seja, dispositivos 3.0 funcionam em 2.0 a velocidade reduzida??
 
Back
Topo