Urgente: Escolher o que seguir...

KumanduS

Power Member
Antes que mais tês coisas:
- Desculpem se este sitio não for o mais indicado para o post
- Desculpem o testamento
- Desculpem a Duvida existencial


Então é assim...
Tenho 26 anos e tenho uma licenciatura em psicologia clinica. Devido a dificuldade de emprego e ao meu gosto pela área (já tinha entrado em eng informática depois do 12º) decidi concorrer novamente á universidade e entre em eng. informática na faculdade de ciências de lisboa e em eng. electrotécnica e de computadores no técnico. A questão é a seguinte...O que escolher?!! Eu sei que ninguem poderá tomar a decisão por mim mas gostaria de saber a opinião de pessoas na área pois julgo que é com a experiencia que se aprende.
Os factores:
- eu sei que o técnico tem mais nome e mais saida (em principio)
- tenho 26 anos e na melhor das hipoteses só conseguirei acabar eng. elec. na melhor das hipoteses aos 31 anos.
- eng. electronica tem mais saida e o curso parece-me bastante atractivo pois é mais "amplo"
- já não tenho matemática desde o 12º ano (8 anos atrás) e fisica desde o 9º ano (nunca chumbei façam as contas..:P) e tenho medo de não ter capacidades (ou demorar um eternidade) para acabar um curso tão exigente como o de eng elec. (não desfazendo no curso de eng. inf. claro).
Alguns pensaram que é uma duvida da porcaria, outros acharam básica a escolha, mas o que se meterem na minha pele saberam o motivo das minhas duvidas.
Gostaria de saber a vossa opinião. Obrigado a quem me ajudar
 
posso falar so de um curso, porque do outro n tenho conhecimento mas eng. informatica, em qualquer sitio que seja,levas sempre com muita programação. Achas que vais gostar disso? Estarás preparado?

Quanto á matemática e física, é uma questão de nao faltares ás aulas e aplicares-te no estudo. :)

Boa sorte e nao desistas.
 
O técnico é uma das melhores faculdades de engenharia do pais se entrares lá se e quando saires sais bem preparado, não conheço nenhum tipo que lá tenha acabado o curso que não saiba aquilo que faz ou que não aprenda num instante ;)

Para qualquer engenharia (eletronica ou informatica) essa falha na matemática vai ser um handicap, a primeira coisa que nos dizem é mesmo "esqueçam tudo o que aprenderam" mas as bases têm que lá estar, o meu conselho, sigas que curso seguires, é começares já a trabalhar na matemática, principalmente integrais e derivadas (essenciais para a fisica), tambem vais precisar de algumas bases de geometria para perceberes alguma da matéria mas com muito trabalho qualquer pessoa chega lá.

Convence-te de uma coisa: ao contrário das cadeiras teóricas em que o sistema é empinar e esvaziar nos testes tu vais ter cadeiras que vão exigir muito trabalho, eu só consegui limpar as análises depois de ter chegado a essa conclusão e passar pelo menos uma horita por dia a resolver exercicios para desenvolver método e só consegui limpar as fisicas depois de ter limpo as analises.

Tens razão numa coisa... na melhor das hipoteses sais da universidade aos 31 anos a minha aposta será mais para a casa dos 33 nunca conheci ninguem a limpar uma engenharia em 5 anos (mas sei que os há)
 
Olá,

deixa-me só dar-te uma sugestão, mais uma hipótese que podes pôr (e desculpa por, se calhar, te confundir um pouco mais).

Porque fazes questão de ir pela engenharia? Tendo em conta a área de onde vens e a sensibilidade q já adquiriste na licenciatura que realizaste, podias pensar em algo a "meio" do caminho entre a tua área e a tecnologia/informática... eu fui um pouco por aí, no fim do 12º tive medo do aspecto demasiado técnico, pouco humano e (não me levem a mal os engenheiros) um pouco "cinzento" da engenharia. Acabei por escolher um curso em q abordei bastante a tecnologia mas em q o fiz de uma perspectiva não tão técnica e de desenvolvimento como a da engenharia, mas sim de uma perspectiva talvez mais humana, com uma carga mt maior na reflexão do impacto social, da experiência humana.

O curso q tirei foi Novas Tecnologias da Comunicação, na Universidade de Aveiro. Se fores para o curso, podes contar com uma boa formação em termos de tecnologia (não, obviamente, como numa engenharia) mas também com noções de sociologia, design, MUITA usabilidade, psicologia (especial incidência na parte da cognição, obviamente), arte contemporânea, publicidade, marketing, etc.... como podes ver, o curso forma profissionais não tão virados para a perspectiva do developer, tão "machine-centered", mas sim profissionais especializados em multimédia e em fazer a ponte entre o humano e a máquina - quer na perspectiva da análise e concepção da melhor experiência possível, quer numa perspectiva com fins mais comerciais, com objectivos claros de marketing, por exemplo.

Pensa no assunto, só pus este testamento porque achei que, para alguém com o teu background, fosse uma boa opção ;) e se tens medo de aprender pouco em termos de tecnologia e programação, bem... eu neste momento trabalho apenas como developer, faço aplicações para Web e televisão interactiva! Acumulo também trabalhos de design, mas neste momento tou como developer ;)

qualquer dúvida, apita!
 
Última edição:
E agora tens as licenciaturas de bolonha há faculdades e curso, como é o caso da eng. informática da faculdade de ciencias e tecnologia da universidade nova de lisboa, que já entraram no regime de bolonha.

Este regime baseia-se em duas fases, 1ª fase 3 anos que é equivalente à licenciatura de bolonha e a segunda fase de 2 anos que é o chamado mestrado de bolonha.

Acho que deves informar te disso e em que situação estão os cursos que estás a pensar entrar.
 
Back
Topo