L2 Cache: 4MB or 2MB ?!

shar04k

Power Member
Boas..
Gostava de saber se vale apena apostar em 4MB ou nao ?!
Kero comprar o COMPAL FL90, e agr na ***** houve uma "mudança" na montagem de um pc, no ENTRY PLUS k agr é so ENTRY, em k mudaram o processador para um T7250 em vez de um T7300..
A unica caractristica k muda entre os 2 (a unica k eu vi) foi a capacidade de cache L2 k é de 2MB no T7250 e de 4MB no T7300..
Gostava de saber se vale apena gastar mais 50€ (penso eu, pk era o k custava a mais antes) pra mudar pra 4MB ?!
Ja ouvi dizer k esta capacidade em L2 so fazia diferença em trabalhos como office etc., mas tb ja ouvi dizer k nos jogos tb faz diferença..
Eu tb vou utilizar "bastante" em jogos..
Será k vale os 50€ ou será melhor comprar um cooler NOX ?!
Obrigado pela ajuda..
Cumprimentos..

ps: soz "duplicar" mas axo k este era o melhor sitio e nao Hardware Novidades..
 
Quem utilizou cache L2 de 256 e passou para 512 e 1Mb (no meu caso) nota grande diferença...

Pensa na cache L2 como um buffer que existe em quase tudo o que é aparelho hoje em dia...

Na minha opinião (que notei grandes diferenças com o crescimento da cache) eu apostava na maior cache possivel...
 
é assim, para jogar, compra um desktop porreiro em vez de gastares tanto no portatil... ainda deve sobrar uns trocos para comprares um portatil porreirinho para trabalhos...

é so a minha opinião..

DESKTOP=JOGOS
PORTATIL=TRABALHOS
 
Entao pa k se fabricam esses portateis e os de 2000 e 3000€ ?!
Pk é k nao eide ter um portatil k aguente perfeitamente os jogo k jogo, trackmania, cs, pes, etc., nao sao jogos k precisem de "grande" hardware..
Ve as reviews dele e ve os resultados..
É um portatil com tecnologia recente a bom preço em relaçao à qualidade k tem..
 
Ja ouvi dizer k esta capacidade em L2 so fazia diferença em trabalhos como office etc., mas tb ja ouvi dizer k nos jogos tb faz diferença..
O cache não passa de memória intermédia muito rápida que ajuda a tornar a execução de programas mais eficiente.

Os programas são uma série de instruções que são lidadas pelo sistema operativo como se fosse um texto. Quando um sistema operativo executa alguma coisa, primeiro precisa de ter as instruções a jeito para executá-las e quanto mais rápido conseguir aceder a essas instruções, mais rápido executa o programa.

Ora, a RAM de hoje em dia é extremamente mais lento que a velocidade de execução dos processadores. Se o sistema operativo tivesse de buscar sempre as instruções à RAM então o processador tinha de ficar parado à espera que a informação chegasse. Para minimizar isso, o pessoal que faz os processadores adiciona umas camadas de memória intermédia muitíssimo rápida para o sistema operativo meter lá temporariamente o texto que precisa seguir. Assim o processador executa as instruções a partir de lá, o que reduz o tempo parado à espera que os dados venham da RAM. É exactamente o mesmo problema que acontece quando há pouco RAM e o sistema operativo tem de recorrer ao disco rígido para swap.

O problema é que essa memória é pequeníssima quando comparada com o RAM. Assim o sistema operativo só pode espetar lá pequenas páginas do texto. Quando o sistema operativo precisa de executar instruções que estão noutra memória mais lenta então tem de parar tudo para carregá-las para a memória mais rápida e só depois executar.

Ora, quanto mais pequeno for o cache maior a probabilidade de não estar carregada a instrução que é preciso executar. Por isso, quanto menor o cache mais vezes o sistema operativo tem de parar tudo para carregar o que precisa. Mais lento fica.

Por isso não é verdade que o cache só se faz sentir em trabalhos com office. Faz-se sentir sempre que se esteja a processar alguma coisa. Se calhar não se faz sentir noutras situações por a carga de processamento ser baixíssima e o processador ficar parado sem fazer nenhum na maior parte do tempo. Mas lá que dá jeito, dá.

Eu tb vou utilizar "bastante" em jogos..
Será k vale os 50€ ou será melhor comprar um cooler NOX ?!

Para saberes isso o melhor a fazer é guiares-te por comparações da prestação dos dois (as "benchmarks") e, pelos teus olhos, decidires se vale a pena.
 
greatbunzinni

Muito obrigado pela explicaçao (engano-m muito ou é Engenheiro Informatico)..
Por acaso ja tive a consultar varios "benchmarks" e nao vi assim resultados significativos em relação a jogos, mas mm assim sou capaz de apostar nos 4MB..
Obrigado..
Cumprimentos..
 
Back
Topo