Ligar Fan por USB ?????

pedro_ferreira

Power Member
Boas pessoal acho que já falaram neste tópico, mas eu tenho uma duvida, estoua tentar ligar uma fan por usb e a minha fan tem um cabo preto e um cabo vermelho, mas a ligação usb que tem uma ficha macho e uma femea, eu descarnei a femea mas tem 4 cabos 1 verde, 1 branco, 1 preto e 1 vermelho, eu liguei vermelho com vermelho e preto com preto mas a fan nao funcionou será k me podiam dar uma ajudinha ??? pf
 
A-2.keyboard.pinout.gif


1 Red VCC
2 White -Data
3 Green +Data
4 Black Ground

nao tenho a certeza mas acho que no max consegues tirar 6 volts disso.
 
não funcionou? devia funcionar.. não sei se é 6... penso que seja apenas os 5v... no entanto tem que funcionar... a baixa rotação se for de 12v, mas funciona...
 
não funcionou? devia funcionar.. não sei se é 6... penso que seja apenas os 5v... no entanto tem que funcionar... a baixa rotação se for de 12v, mas funciona...
depende das boards, penso que ja vi boards que tem 6 volts mas como n tenho a certeza nao vou ateimar, lol
tens razao devia de funcionar aquilo mais lento
 
opá, a porta usb fornece apenas 5v de baixa potencia, ligar-lhes comuns fans de 12v não sei se será boa experiencia! o mais provavel é esturrares a MB! é claro que isto é só uma possibilidade, mas se achares que sim, força, vai em frente! lol
além dixo, a velocidade e força da fan vão ficar bastante comprometidos devido aos 5v!

cumps
 
Última edição:
pegas num multimetro e medes qual o fio do USB que te dá 5V, normalmente é o vermelho.....
mas uma coisa é importante: NEM TODAS AS FANS ARRANCAM A 5V! fans muito potentes so arrancam com 7 ou mesmo 12V.
espero ter ajudado.cumps.
 
no maximo tiras 5V da fixa USB k para uma fan de 12V se arrancar é praticamente tar a rodar pk n faz nd.
keimar a MB axo k nao pk vêm equipadas com sistemas de protecçao.

cumps
 
Última edição pelo moderador:
lol.. eu já me aconteceu de ir a ligar uma molex de 4 pinos ao contrário.. e o que aconteceu foi que a fonte desligou.. e fikou 1m sem funcionar.. depois tava normal :P
 
Este video também pode ajudar a refrescar as ideias :-D

http://www.sclipo.com/video/usb-fan-how-your-computer-will-help-you-stay-cooler

A norma USB dita que a alimentação se faça a 5v (de 4.75v até 5.25v mais coisa menos coisa). Por isso, os tais 6v estão fora de questão a não ser que haja qualquer defeito de alimentação. Por outro lado, muito cuidado com as ligações USB porque aconteceu-me colocar um leitor MP3 num PC cujo técnico se havia enganado a ligar na MB a ficha de ligação USB ao painel frontal, e o meu leitor MP3 até fumegou. Nem todos os equipamentos sobrevivem a uma inversão de polaridade na alimentação.

Os cabos de ligação USB deverão obedecer a normas estabelecidas, e por isso o GND deve encontrar-se sempre no cabo de cor preta, e a alimentação a 5v no de cor vermelha. Estes cabos devem ser os extremos na ficha. São apenas estas as ligações que interessam para alimentar a ventoinha, pois os outros 2 cabos centrais na ficha são destinados á comunicação de dados. Do outro lado, na ventoinha, também o GND estará associado ao cabo de cor preta e o Vcc ao de cor vermelha. Tratando-se de uma ventoinha de 12v, a ser alimentada pelos 5v via USB, se ela vai rodar ou não depende da ventoinha. Umas rodam muito devagar, outras n arrancam sem a ajuda de um dedo a dar-lhe o toque inicial, outras... népia... nem assim lá vão. Por outro lado a considerar o consumo da ventoínha. Por exemplo, ventoínhas de 80mm, podem consumir algo como 10mA até uns 200mA. Há diferênças muito grandes no consumo, mas um PC normal poderá fornecer até uns 500mA por ficha USB, mas isso na verdade depende da Motherboard, pois pode ser menos, em particular no caso dos portáteis.
O ideal é mesmo usar um ventoinha destinada a ser alimentada a 5v e que consuma no máximo 100mA. Depois é vermelho com vermelho, preto com preto.

Mas um multímetro para verificar continuidades e tensão, dava sempre uma ajuda preciosa no sentido de garantir que estamos a proceder correctamente. Os chineses têm uns por €5 ou €6 que não devem rebentar com o orçamento de ninguém e sempre servem para estas pequenas coisas. Por outro lado se fizerem asneira e rebentarem com ele, também não rebentam com grande coisa. :lol:

Abraço
 
Pois, quando comprei o meu pda liguei-o ao usb e tava a transferir uns programas e isso, as tantas umas das cenas bloqueou e deu erro fatal no pda, nao sei bem o k aconteceu so sei k o pc se desligou e o pda tambem vou a ligar o pc PUF foi-se fonte de alimentaçao e ate o ups, deve ter invertido a corrente e descarregou tudo ao contrario, la se foram 80€ numa brincadeira de ..... cuidado com essas ligaçoes xD
 
PPL, NAO TEM NADA QUE SE SAIBA, O CABO USB TEM 3 FIOS, VERDE,VERMELHO, E PRETO LIGA-SE O PRETO DA FAN COM O PRETO DO USB I O VERMELHO DA FAN COM O VERMELHO DA USB!, dificuldade?-NENHUMA!

cumps
 
PPL, NAO TEM NADA QUE SE SAIBA, O CABO USB TEM 3 FIOS, VERDE,VERMELHO, E PRETO LIGA-SE O PRETO DA FAN COM O PRETO DO USB I O VERMELHO DA FAN COM O VERMELHO DA USB!, dificuldade?-NENHUMA!

cumps

boas jovem agricultor. é só para avisar que o sabo USB te 4 fios, por isso nao adianta escreveres com o caps lock feito rude k nao tens razão nenhuma
 
Última edição:
PPL, NAO TEM NADA QUE SE SAIBA, O CABO USB TEM 3 FIOS, VERDE,VERMELHO, E PRETO LIGA-SE O PRETO DA FAN COM O PRETO DO USB I O VERMELHO DA FAN COM O VERMELHO DA USB!, dificuldade?-NENHUMA!

cumps

boas jovem agricultor. é só para avisar que o sabo USB te 4 fios, por isso nao adianta escreveres com o caps lock feito rude k nao tens razão nenhuma


ora ai está! vieste mandar papaias e acabaste por fazer figuras de bronco! para a próxima tenta dar a tua opinao de uma forma mais discreta e menos arrogante...

cumps
 
ora ai está! vieste mandar papaias e acabaste por fazer figuras de bronco! para a próxima tenta dar a tua opinao de uma forma mais discreta e menos arrogante...

cumps

Se tem 4 fios quando eu fiz e minha ligaçao fan/USB entao era deficiente porque na minha so havia 3 fios!, mesmo que existicem 4 (existem) so é necessario ligar vermelho com vermelho preto com preto!


ah é verdade, desculpem o caps em cima :sad:, foi sem querer :sad:
 
Se tem 4 fios quando eu fiz e minha ligaçao fan/USB entao era deficiente porque na minha so havia 3 fios!, mesmo que existicem 4 (existem) so é necessario ligar vermelho com vermelho preto com preto!


ah é verdade, desculpem o caps em cima :sad:, foi sem querer :sad:

men o fio tem de ter 4 condutores... alimentação... + e -, e envio e rececção de dados (data + e -)

nao sei se será mt apropriado ligares a fan ao USB... de kualker maneira, é como disseram, pegas no multimetro medes a tensão no fio vermelho e preto do USB, se forem esses o da alimentação ta novo, liga preto com preto, vermelho com vermelho... a fan nao vai rodar mt :P

la em cima tem uma imagem k te esclarece kuant oa escolha dos condutores de alimentação, sao os dois das pontas...
 
Back
Topo