Worm no PC...nao fui o unico o qfazer ?

Salvador_

Suspenso
Boas peeps... tenho um problema no meu PC....outro dia quando liguei o meu disco externo ao computador o meu NOD 32 disse q tinha detectado um Worm.32 qq coisa no ficheiro explorer.exe e eu fiz Clean...penso q deve ter ficado ok... mas sempre q vou ao meu computador para entrar no disco vai smp parar a outra pasta (my documents) sendo que tambem qnd clico com o botao direito aparecem uns caracteres estranhos... ja formatei o disco q continha o SO e continua... e ao q parece houve 3 amigos meus q tmb lhe acontecem a msma coisa... alguem tem soluçao ? agradecia...entretanto mostro aqui o screenshoyt

 
depois de um format ter ficado assim.... é muito estranho.....
formata novamente.... e mantém a net desligada enquanto instalas o win. e instala e actualiza imediatamente o antivírus...
 
o meu antivirus ta smp actualizado com updates 3 em 3 horas....uso firewall... e ainda tou atras de um router com firewall incorporada tmb..tmb achei mt estranhoo e ainda para mais esses meus amigos tmb teem o mesmo problema q tmb ja formataram ambos os discos etc e continua...

ta aqui o log do hijack

Logfile of Trend Micro HijackThis v2.0.0 (BETA)
Scan saved at 19:28:06, on 02-09-2007
Platform: Windows XP SP2 (WinNT 5.01.2600)
Boot mode: Normal
Running processes:
C:\WINDOWS\System32\smss.exe
C:\WINDOWS\system32\winlogon.exe
C:\WINDOWS\system32\services.exe
C:\WINDOWS\system32\lsass.exe
C:\WINDOWS\system32\svchost.exe
C:\WINDOWS\System32\svchost.exe
C:\WINDOWS\system32\spoolsv.exe
C:\WINDOWS\system32\nvsvc32.exe
C:\Programas\CyberLink\Shared files\RichVideo.exe
C:\WINDOWS\system32\svchost.exe
C:\WINDOWS\system32\EXPLORER.EXE
C:\WINDOWS\Explorer.EXE
C:\WINDOWS\system32\RUNDLL32.EXE
C:\Programas\Creative\SBAudigy\Surround Mixer\CTSysVol.exe
C:\WINDOWS\system32\Rundll32.exe
C:\WINDOWS\SOUNDMAN.EXE
C:\Programas\Google\Gmail Notifier\gnotify.exe
C:\Programas\CyberLink\PowerDVD\PDVDServ.exe
C:\Programas\Logitech\iTouch\iTouch.exe
C:\Programas\Microsoft Office\Office12\GrooveMonitor.exe
C:\WINDOWS\system32\ctfmon.exe
C:\Programas\MSN Messenger\MsnMsgr.Exe
C:\Programas\Skype\Phone\Skype.exe
C:\Programas\Logitech\MouseWare\system\em_exec.exe
C:\Programas\MSN Messenger\msnmsgr.exe
C:\Programas\MSN Messenger\usnsvc.exe
C:\Programas\Internet Explorer\IEXPLORE.EXE
C:\hijackthis.exe
R1 - HKCU\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main,Search Page = http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=54896
R0 - HKCU\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main,Start Page = about:blank
R1 - HKLM\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main,Default_Page_URL = http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=69157
R1 - HKLM\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main,Default_Search_URL = http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=54896
R1 - HKLM\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main,Search Page = http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=54896
R0 - HKLM\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main,Start Page = http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=69157
R1 - HKCU\Software\Microsoft\Internet Connection Wizard,ShellNext = http://codecs.r8.org/
R0 - HKCU\Software\Microsoft\Internet Explorer\Toolbar,LinksFolderName = Hiperligações
F2 - REG:system.ini: UserInit=userinit.exe,EXPLORER.EXE
O2 - BHO: AcroIEHlprObj Class - {06849E9F-C8D7-4D59-B87D-784B7D6BE0B3} - C:\Programas\Adobe\Acrobat 7.0\ActiveX\AcroIEHelper.dll
O2 - BHO: Groove GFS Browser Helper - {72853161-30C5-4D22-B7F9-0BBC1D38A37E} - C:\PROGRA~1\MICROS~1\Office12\GRA8E1~1.DLL
O2 - BHO: (no name) - {7E853D72-626A-48EC-A868-BA8D5E23E045} - (no file)
O4 - HKLM\..\Run: [Ptipbmf] rundll32.exe ptipbmf.dll,SetWriteCacheMode
O4 - HKLM\..\Run: [NvCplDaemon] RUNDLL32.EXE C:\WINDOWS\system32\NvCpl.dll,NvStartup
O4 - HKLM\..\Run: [nwiz] nwiz.exe /install
O4 - HKLM\..\Run: [NvMediaCenter] RUNDLL32.EXE C:\WINDOWS\system32\NvMcTray.dll,NvTaskbarInit
O4 - HKLM\..\Run: [CTSysVol] C:\Programas\Creative\SBAudigy\Surround Mixer\CTSysVol.exe /r
O4 - HKLM\..\Run: [P17Helper] Rundll32 P17.dll,P17Helper
O4 - HKLM\..\Run: [UpdReg] C:\WINDOWS\UpdReg.EXE
O4 - HKLM\..\Run: [SoundMan] SOUNDMAN.EXE
O4 - HKLM\..\Run: [{0228e555-4f9c-4e35-a3ec-b109a192b4c2}] C:\Programas\Google\Gmail Notifier\gnotify.exe
O4 - HKLM\..\Run: [RemoteControl] C:\Programas\CyberLink\PowerDVD\PDVDServ.exe
O4 - HKLM\..\Run: [LanguageShortcut] C:\Programas\CyberLink\PowerDVD\Language\Language.exe
O4 - HKLM\..\Run: [QuickTime Task] "C:\Programas\QuickTime\qttask.exe" -atboottime
O4 - HKLM\..\Run: [Logitech Utility] Logi_MwX.Exe
O4 - HKLM\..\Run: [NeroFilterCheck] C:\WINDOWS\system32\NeroCheck.exe
O4 - HKLM\..\Run: [zBrowser Launcher] C:\Programas\Logitech\iTouch\iTouch.exe
O4 - HKLM\..\Run: [GrooveMonitor] "C:\Programas\Microsoft Office\Office12\GrooveMonitor.exe"
O4 - HKCU\..\Run: [ctfmon.exe] C:\WINDOWS\system32\ctfmon.exe
O4 - HKCU\..\Run: [MsnMsgr] "C:\Programas\MSN Messenger\MsnMsgr.Exe" /background
O4 - HKCU\..\Run: [Skype] "C:\Programas\Skype\Phone\Skype.exe" /nosplash /minimized
O4 - HKCU\..\Run: [wsctf.exe] wsctf.exe
O4 - HKCU\..\Run: [EXPLORER.EXE] EXPLORER.EXE
O4 - HKUS\S-1-5-19\..\Run: [CTFMON.EXE] C:\WINDOWS\system32\CTFMON.EXE (User 'SERVIÇO LOCAL')
O4 - HKUS\S-1-5-19\..\RunOnce: [nltide_2] regsvr32 /s /n /i:U shell32 (User 'SERVIÇO LOCAL')
O4 - HKUS\S-1-5-20\..\Run: [CTFMON.EXE] C:\WINDOWS\system32\CTFMON.EXE (User 'Serviço de rede')
O4 - HKUS\S-1-5-20\..\RunOnce: [nltide_2] regsvr32 /s /n /i:U shell32 (User 'Serviço de rede')
O4 - HKUS\S-1-5-18\..\Run: [CTFMON.EXE] C:\WINDOWS\system32\CTFMON.EXE (User 'SYSTEM')
O4 - HKUS\S-1-5-18\..\RunOnce: [nltide_2] regsvr32 /s /n /i:U shell32 (User 'SYSTEM')
O4 - HKUS\.DEFAULT\..\Run: [CTFMON.EXE] C:\WINDOWS\system32\CTFMON.EXE (User 'Default user')
O4 - HKUS\.DEFAULT\..\RunOnce: [nltide_2] regsvr32 /s /n /i:U shell32 (User 'Default user')
O4 - Global Startup: Adobe Reader Speed Launch.lnk = C:\Programas\Adobe\Acrobat 7.0\Reader\reader_sl.exe
O8 - Extra context menu item: E&xportar para o Microsoft Excel - res://C:\PROGRA~1\MICROS~1\Office12\EXCEL.EXE/3000
O9 - Extra button: Enviar para o OneNote - {2670000A-7350-4f3c-8081-5663EE0C6C49} - C:\PROGRA~1\MICROS~1\Office12\ONBttnIE.dll
O9 - Extra 'Tools' menuitem: &Enviar para o OneNote - {2670000A-7350-4f3c-8081-5663EE0C6C49} - C:\PROGRA~1\MICROS~1\Office12\ONBttnIE.dll
O9 - Extra button: Research - {92780B25-18CC-41C8-B9BE-3C9C571A8263} - C:\PROGRA~1\MICROS~1\Office12\REFIEBAR.DLL
O9 - Extra button: (no name) - {e2e2dd38-d088-4134-82b7-f2ba38496583} - %windir%\Network Diagnostic\xpnetdiag.exe (file missing)
O9 - Extra 'Tools' menuitem: @xpsp3res.dll,-20001 - {e2e2dd38-d088-4134-82b7-f2ba38496583} - %windir%\Network Diagnostic\xpnetdiag.exe (file missing)
O9 - Extra button: Messenger - {FB5F1910-F110-11d2-BB9E-00C04F795683} - C:\Programas\Messenger\msmsgs.exe
O9 - Extra 'Tools' menuitem: Windows Messenger - {FB5F1910-F110-11d2-BB9E-00C04F795683} - C:\Programas\Messenger\msmsgs.exe
O16 - DPF: {D27CDB6E-AE6D-11CF-96B8-444553540000} (Shockwave Flash Object) - http://fpdownload2.macromedia.com/get/shockwave/cabs/flash/swflash.cab
O18 - Protocol: grooveLocalGWS - {88FED34C-F0CA-4636-A375-3CB6248B04CD} - C:\PROGRA~1\MICROS~1\Office12\GR99D3~1.DLL
O18 - Protocol: skype4com - {FFC8B962-9B40-4DFF-9458-1830C7DD7F5D} - C:\PROGRA~1\FICHEI~1\Skype\SKYPE4~1.DLL
O22 - SharedTaskScheduler: Pré-carregador Browseui - {438755C2-A8BA-11D1-B96B-00A0C90312E1} - C:\WINDOWS\system32\browseui.dll
O22 - SharedTaskScheduler: Daemon da cache de categorias dos componentes - {8C7461EF-2B13-11d2-BE35-3078302C2030} - C:\WINDOWS\system32\browseui.dll
O23 - Service: NVIDIA Display Driver Service (NVSvc) - NVIDIA Corporation - C:\WINDOWS\system32\nvsvc32.exe
O23 - Service: Cyberlink RichVideo Service(CRVS) (RichVideo) - Unknown owner - C:\Programas\CyberLink\Shared files\RichVideo.exe
--
End of file - 6743 bytes


desculpem ser tao grande
 
o teu antivírus está tão actualizado, tão actualizado, mas tão actualizado que nem sequer está instalado!!!!!
volta correr o hjt e faz "fix checked a estas linhas:
O4 - HKCU\..\Run: [wsctf.exe] wsctf.exe
O4 - HKCU\..\Run: [EXPLORER.EXE] EXPLORER.EXE

e começa a usar o firefox!
 
luikki eu neste momento n estou no meu computador estou noutro com um problema identico... este computador n tem anti virus nem firewall e sim usa o IE... eu por outro lado aconteceu me o mesmo e so' uso Opera tenho o NOD 32 com updates 3 a 3 horas e firewall em software, e tou atras de um router tmb... mas por partilharmos as mesmas caracteristicas neste problema pensei q ao resolver deste conseguirei igualmente resolver o meu....

quanto a essas linhas percebo q sejam trojan mas ao fazer fix o disco ira correr normalmente novamente ? qnd clico vai abrir ? obrigado...
 
Esses menus com caracteres estranhos aparecem porque tens um autorun.inf dentro do teu disco.
Tens mesmo a certeza de que formatas-te o disco? Não terás simplesmente eliminado os ficheiros que tinhas la.

Eu fiz isso na minha pen. Personalizei-a. Por exemplo em vez de aparecer "Abrir" aparece o nome que eu quiser. E também substituí o nome "Explorar".
esses autoruns também alteram a função do menu. Quando clicas em abrir, ele pode abrir outra coisa qualquer (virus, por exemplo).

Ao formatares o disco isso devia ter desaparecido.
Mas imagina que o "virus" está no disco externo e no interno também! Esses normalmente estão sempre a copiarem-se de um lado para o outro.
Provavelmente acabas-te de formatar o externo e ele copiou-se para la novamente.

Vai às opções de pastas e faz ver ficheiros e pastas ocultas. E desmarca a opção "ocultar ficheiros protegidos do sistema"

E depois vai ao disco e vê se nao tem la um ficheiro autorun.inf


Enquanto tiveres assim o disco nao deves fazer duplo clique , porque vais estar a executar o virus ( se for esse o caso). deves usar o enter para aceder ao disco.
 
o que aqui aconteceu foi formatei o externo primeiro totalmente... e desliguei o... so' depois eh q formatei o interno... mas aquilo q dizes faz sentido... entao o q aconselhas eh formatar tudo outra vez ? ou ha maneira de o "terminar" ? esse fiheiro .inf ta localizado onde ?
 
pode ser por se estar sempre a copiar do interno para o externo, e vice versa.
termina os ficheiros estranhos que tenhas no gestor de tarefas. e depois apaga esse autorun.

Sempre que apagas um autorun.inf so faz efeito depois de desligares e voltares a ligar o disco

O autorun.inf está localizado na raiz. Mas esse autorun pode abrir outrops ficheiros. Tenta encontrar o autorun.inf e depois abre-o com o bloco de notas e vê quais são as instruçoes que ele tem la dentro. Assim já deves saber qual processo terminar
 
Última edição:
aconselhas entao iniciar em safe mode ? e onde encontro o autorun ? eu n o encontrei no disco ja habilitei o ver ficheiros oculos...

entao a nivel de passos o q fazer primeiro pa limitar ? correr o hijack e depois apagar o autorun ? sera suficiente ? agradeço a ajuda.... sei q provavelmente o peeps tem melhores coisas a fazer... mas queria so percbeer os passos a passos para eliminar de vez o sacana...

na raiz dos discos n vejo la nada do autorun e ja andei a procura noutras pastas...
 
o autorun encontrei tinha estas linhas ...

XXXXXX
XXXXXX
XXXXXX
XXXXXX

portanto o q recomendas para acabar c ele sem formatar ? uma vez q tenho uma tremenda carrada de data...e ao fazer backups so vou "transportar" o virus...
 
Última edição:
é esse mesmo.

vai ao gestor de tarefas e terminha esse EXPLORER.

Provavelmente vao la estar 2

depois de o terminares tem cuidado para nunca abrir o disco atraves do duplo clique
 
Back
Topo