Clevo D900c/D901c – O portátil mais rápido do mundo em 2007!

Trance

Power Member
Clevo D900c/D901c – O portátil mais rápido do mundo em 2007!
-------------------------------------------------------------------------
O Clevo D901c é o portátil comercial mais rápido do mundo do ano de 2007 e caminha para o ser em 2008 suportando desde já processadores Intel Quad Core (Q6600 e Q6700). Este portátil está direccionado para utilizadores que simplemente não suportam estar á espera que o computador responda por coisa alguma. Não se tratando de um portátil normal, suporta CPUs que equipam os computadores de secretária, pode ter até duas placas gráficas NVIDIA Go 7950GTX (a placa gráfica mais rápida para portáteis do momento) a funcionar em SLI, um LCD de 17” suportando resoluções até 1900x1200 (WUXGA), 3 discos a funcionar em RAID 0, 1 ou 5 (possibilidade para 900 MB), memória RAM a 800 Mhz expansível até 4GB e mais uma mão cheia de coisas que falaremos mais à frente. Tudo isto numa caixa transportável que pesa cerca de 5.5 kilos.

ClevoPhoto.jpg


Fotos: http://www.eurocom.com/gallery/188/index.html

A máquina em análise tem as seguintes especificações:
  • Clevo d901c (Idêntico á imagem)
  • Intel® Core™ 2 Quad Processor Q6600
  • 4GB DDR2 a 800Mhz (2GB + 2 GB)
  • 2x250GB Western Digital a 5400RPM SATA e em RAID 0 (aproximadamente 500GB no total) - (Expansível para 3x320 GB em RAID 5)
  • 2x Nvidia Gforce 8700GT com 512MB cada.
  • Leitor/Gravador 8x DVD+/-RW - (Expansível para HD-DVD ROM)
  • Intel 4965AGN 802.11n
  • Windows Vista 64 bits e Windows XP Profession instalado em dual boot. Isto é, no arranque podemos optar por usar um ou outro sistema operativo.
Esta máquina ao contrário da maior parte dos portáteis, foi desenhada por forma a ser actualizada á semelhança do que acontece com os computadores de secretária. Nomedamente CPUs, Placas Gráficas, Módulo de gravação/repodução de TV, Módulo de Bluetooth, discos rigidos, entre outros componentes podem ser actualizados.

Publico Alvo

Este portátil destina-se principalmente a jogadores, entusiastas da edição vídeo digital e de musica, programadores e analistas de sistemas, ou simplesmente operadores bastante exigentes em termos de performance. É melhor pensarmos nesta máquina mais como um computador de secretária fácilmente transportável do que efectivamente de um portátil. Os seus 5.5 kilos de peso permitem-me transporta-lo entre a minha casa e o escritório por transportes públicos. No entanto para deslocações mais frequentes o seu transporte torna-se rápidamente insustentável em meu intender. Efectivamente se pensa usa-lo de sala em sala de aula, entre sessões fotográficas ou em reuniões frequentes o seu peso e o limite de 1.5 horas de utilização da bateria tornam essa prática muito pouco pláusível. No entanto empacota mais poder de processamento do que qualquer outro portátil no mercado dando a devida réplica aos computadores de secretária de gama média-alta.


Design e Construção

gloss_92601.jpg
92602.jpg


Em termos de design não tem nada de espetacular com a exepção do facto de ser enorme quando comparado com outros . As suas dimensões são 39.7cm(Comprimento) x 29.8cm(Diâmetro) x 0.6cm(Altura).

O portátil foi desenhado em linhas industriais direitas formando um rectangulo perfeito. Os cantos são arrendondados, mas isto é tudo o que se pode observar em termos de curvaturas.
Pesa cerca de 5.5 kilos com a bateria de 12 células instalada. Comparando com outros portáteis com LCD’s de 17” que pesam cerca entre 2.8 e 3.6 kilos, é de facto bem mais pesado, mas este não se trata de um portátil normal ou trata-se?

Este portátil é construído em plástico bastante resistente pintado a azul (d900c) ou preto/cinzento (d901c). Toda a superfície com expeção da tampa do LCD é bastante suave ao toque. Esta faceta conjugada com a o tom brilhante das cores dão uma sensação de classe que caso contrário não teria. O visual brilhante e o aspecto suave do seu chassis pode ser no entanto problemático para alguns podendo fácilmente ficar pejado de dedadas atraindo pó e cabelos. Aconcelho vivamente a usar um pano com microfibras para a sua limpesa mensal. Qualquer outro pano poderá riscar a sua superficie.

O plástico usado é claramente mais expesso e duro do que o normalmente observado em portáteis de gama alta. Devido à sua elevada capacidade e potência torna-se necessário garantir muito mais estabilidade estrutural no seu chassis do que em qualquer outro portátil. O seu peso e tamanho requer que tenha uma construção do tipo industrial. Obviamente não foi contruído para ser leve sendo que o objectivo principal do fabricante não foi a portabilidade mas a tranportabilidade. O chassis parece solido como uma rocha pois não consegui notar qualquer parte fléxivel na sua superfície com a expeção do LCD, mesmo na zona de descanso das mãos que é do tamanho de um pequeno campo de futebol.

Clevo d900c/d901c Vs. Outros Computadores de Topo de Gama

A face à sua capacidade é impossível deixar de comparar este portátil com outros da mesma gama, mesmo computadores de secretária (desktops). Os dados dos desktops foram obtidos da revista “Windows Vista Revista Oficial” e foram classificados como PCs de gama alta.

Comp.jpg


Dito isto, no entanto o Clevo não se compara com um super computador de secretária com configurações do tipo SLI. Estes consguem atingir valores na ordem dos 18000 no 3dMark ... mas sinceramente “who cares”, este é o portátil mais rápido do mundo.

Performance Computacional

Vamos portanto ao que interessa. Quem se levanta e bate palmas a um portátil como este o seu lema deve ser performance, performance e mais performance. Isto pese embora as outras caracteristicas descritas serem igualmente de nota.

Mais do que falar de indíces sintéticos, quero-vos dizer que esta é a mais rápida que já mais tive. O Windows Vista não se engasga com nada que ponha a correr. Nomeadamente tenho um servidor de base de dados SQL Server 2005 Developer Edition instalada com 4 instâncias de base dados, 2 instâncias do Visual Studio carregadas com diferentes projectos em modo de debug, servidor Web, o software Vista Media Center a passar um filme uma folha de cálculo e um documento Word aberto, tudo a correr em simultâneo e a máquina não pára para nada. Junto a isto tudo um wallpaper animado da Windows Vista DreamScene, e estou a navegar na net com 4 browsers abertos ... CPU não passa dos 60%. A produtividade que permite a uma pessoa como eu que trabalhe com PCs e software exigente todo dia é de facto qualquer coisa do outro mundo.

Para os adeptos dos indíces que de uma forma ou de outra são algo relevantes eis os mais conhecidos. TOdos foram retirados após cerca de 3 horas de utilização activa para obtermos resultado mais reais.

Vista Index

VistaExperienceIndex.jpg


wPrime

wPrime.jpg


[Colocar dados aqui - SuperPI, Sandra, wPrime e PCMark]

Performance de Processamento Gráfico

SLI_logo3.jpg


Suportando duas placas NVIDIA Go 7950GTX e 8700M GT este á simplemente o portátil mais potende de momento para processamento gráfico e jogos. Com um Windows Experience Index para 3D de 5.9 e global 5.8 coloca-o a par de muitos computadores de secretária considerados de topo de gama. No 3DMark06 a pontuação que obtive foi de 9015 a 1280x1024, novamente valores sem precedentes em portáteis.

[Colocar mais informação sobre a execução de jogos na resolução 1900x1200, ...]

Call of Duty 2 (1900x1200, Max Settings): 65 FPS em média.
F.E.A.R (1900x1200, Max Settings): 45 FPS em média

Armazemanamento e Performance

RAID_5_2.jpg


Este portátil permite instalar nada mais nada menos do que 3 discos rigidos SATA em RAID(opcional) fazendo um total de 900 GB. Quando a opção RAID é seleccionada poderá optar por:

RAID 0 - 2 a 3 drives a funcionar em paralelo, tanto em escrita e leitura, como uma só (até um 900 GB). Neste caso compartivamente com uma instalação padrão (não RAID) permite atingir velocidades 2 a 3 vêzes mais rápidas (Maior performance). No entanto se uma drive falhar todo o sistema falha (Performance).

RAID 1 – 2 drives a funcionar em paralelo em que uma é uma cópia exacta da outra. Isto é o que é escrito na drive principal é escrito na outra para maior segurança. Caso uma drive se estrague os dados estão salvaguardados na outra e o sistema continua a funcionar como se nada houvesse passado (Segurança/Recuperação)

RAID 5 – 3 discos a funcionar em paralelo com gual paridade. Traduzido por miúdos, caso qualquer das drives falhe o sistema prossegue o funcionamento normal mas existe perda de dados secundários. No entanto o sistema pára completamente(não arranca) no caso de duas drives falharem ate que a drive em falta seja subsituída e os dados recuperados (Performance/Recuperação)

Poderá optar por configurações em que tem 2 drives em RAID 0 e uma terceira á parte usada para backup dos dados mais importantes, que foi o caso da máquina em análise. As taxas de transferência no array RAID (nos dois discos em RAID) são de facto excelentes tendo em conta que se tratam de 2 disco de 250GB a 5400RPM (não são dos mais rápidos). O quadro abaixo apresenta as velocidades atingidas nesta configuração e com a drivers frias
Constatei que a velocidade deteriora-se quanto mais quentes tiverem, algo no entanto perfeitamente normal.

HD Tune: Intel Raid 0 Volume Benchmark

HDTune-1.jpg



Performance de Audio e Video

O Clevo tem 4 altifalantes incorporados transmitindo um som forte a alto processado pela placa de som integrada de alta definição. Nada de extraordinário, no entanto muito acima das espectativas do utilizador comum para um portátil. Utilizadores mais exigentes poderam simplemente ligar a máquina a um conjunto de colunas 5.1 através das suas 3 saídas analogicas (Frente, Centro/Subwoofer, Traz) ou a um amplificador externo pela saída S/PDIF (Digital Coaxial) integrada. Todas a ligações de audio estão colocadas na frente do portátil, algo que é uma desvantagem em termos ergonómicos para quem o quer colocar por baixo da TV ou a umas colunas 5.1 externas. No entanto para utilização com uns Headphones Stereo ou 5.1 é o local perfeito.

Front.jpg


Para processamento de imagem e video pode contar com o poder de processamento de duas placas gráficas NVIDIA Go 7950GTX (a segunda gráfica é opcional), um módulo de gravação de TV compatível com o Windows Media Center (opcional) e com as seguintes saídas e entradas para ligação a monitores externos, Televisão e Câmaras de Video:
  • DVI-D/HDMI (HDMI com um adaptador que não é incluído)
  • VGA
  • S/VIDEO
92606.jpg


A maquina tem também uma camara de vídeo integrada no LCD de 1.3 Megapixeis e 5 microfones espalhados na parte frontal da máquina para comunicação remota em tempo real. Que mais poderiamos querer para tal coisa?

Performance das Comunicações

Para ligações em rede a Clevo generosamente oferece uma porta Ethernet de 1 Gigabit para os jogadores mais auspiciosos numa LAN party, outra para ligação do modem 56kbits a uma linha analógica. Integrado na máquina temos também a última placa de rede sem fios da Intel, que é nada mais nada menos do que a Intel PRO/Wireless 4965AGN. As redes sem fios do tipo N são as mais rápidas que existem no mercado de momento, sendo necessário um Router Wireless que suporte este padrão de comunicação para melhor tirar partido das suas capacidades. Usei o modo wireless para ligar ao meu router sem fios to tipo G sem quaisquer problemas de ligação, e testei ligar a uma rede de 100 megabits sem problemas. Infelizmente não pude testar a ligação ethernet a 1 Gigabit nem a rede Wireless-N por falta de equipamento.

No que se refere a redes pessoais, opcionalmente poderá também obter o Clevo d900c com um módulo de Bluetooth integrado, algo que não obtive com o meu portátil. Este é um componente padrão em muitos portáteis para ligação ao um telemóvel ou PDA mas não neste. O fornecedor argumentou que teria que optar pelo Wireless-N ou Bluetooth+Wireless-G algo inédito uma vèz que o Wireless-N criava interferências, facto inédito uma vêz que nunca li algo do género em lado algum sobre esta máquina, um ponto negativo.

Interoperabilidade

92604.jpg
92603.jpg


Pode contar com 4 portas USB para ligação a periféricos externos. Uma mais não seria nada mau mas 4 já serve para que quer ligar um cooler para portáteis, um disco externo, o habitual rato, uns Headphones 5.1 com alimentação pela porta USB e um teclado externo para jogos. Enfim, mais uma porta USB dava para ligar uma placa de som ou de TV externa em simultâneo ou mesmo a minha avó. Não se pode ter tudo.

Ao nível de suporte para placas PCMCIA é que estamos mal, temos apenas uma sendo que a maioria dos portáteis tem 2. Não que faça uso delas.

Incluído temos também um leito de cartões 7 em 1. Nada mau, mas outra coisa não se poderia esperar num portátil desta evergadura.

Imagem

O Clevo d900c está equipado com o LCD brilhante de 17” disponível de fábrica em duas resoluções – WSXGA (1650x1050) e WUXGA (1920x1200). Comparado com a maioria dos portáteis os níveis de contraste e brilho possíveis pelo LCD são bastante bons, em suma brancos são brancos e pretos são pretos. Ao longo da parte mais baixa do painel verte alguma luz, apenas observável contra um fundo negro. Todas as outras áreas estão uniformente iluminadas e os angulos de visão simplesmente excelentes.
Durante os jogos não notei a existência de sombras à margem do pretendido, mostrando sempre cores vivas e realistas.

Calor e Ruído

Se pensa que este portátil gera muito calor e é ruídoso engane-se. Mesmo com as duas mais poderosas placas gráficas para portáteis no mercado, um CPU de desktop e dois discos em RAID 0 está máquina é supreendemente silenciosa e aquece muito pouco. As quatro ventoinhas de grande amplitude arrefecem eficientemente os componentes sendo que o único ruído audível é o do ar a ser expelido. Com o CPU e as placas gráficas a 100% de carga as ventoinhas rodopiam mais rápidamente mas o ruído gerado pelos eixos é quase ináudível (o ideal para colocar com media center na sala de estar). O ar expelido é sem dúvida quente mas não queima a mão. A superfície do portátil aquece não mais que os outros se não menos. Os engenheiros que criaram esta máquina deviam receber efectivamente um prémio por terem desenhado um sistema de arrefecimento tão eficiente para situações tão extremas como as exigidas pelos seus componentes de topo.

Temperatures.jpg



Teclado

92607.jpg


Estamos perante um teclado QWERTY padrão que incluí o teclado numérico destacado à semelhança de um teclado para desktops. A sensação de toque das teclas é muito boa e todas as teclas respondem consistentemente mesmo quando pressionamos várias em simultâneo, bom para jogar FPSs. Para quem está habituado a usar teclados de desktops fácilmente usa o deste portátil. No entanto a localização de algumas teclas são pouco ortodoxas sendo necessário alguma habituação. As habituais teclas de funções (FN) e tecla do Windows Vista estão presentes. Além das teclas padrão de um teclado completo, pode contar com 6 outras teclas especiais, nomeadamente 2 Game Keys mais 4 outras para acesso rápido ao email, browser e .... Todas as teclas especiais são em alumínio e pode ser configuradas atravêz de software. Temos também o habitual Toutchpad com teclas em aluminio mas desta feita e como não poderia deixar de ser, é do tamanho de um campo de mini-golf a condizer com o resto do portátil.

Segurança de Dados

Para segurança extra o d900c integra um chip TPM (“Thrusted Platform Module”) que quando usado juntamente com a funcionalidade Bitlocker do Windows Vista Ultimate permite que os dados na driver do sistema operativo sejam encriptados com chaves devidamente protegidas pelo chip TPM. Os dados poderão apenas ser lidos do disco apartir do PC onde foram criados e desde que PC (BIOS) e SO (ficheiro de arranque) não estejam alterados de forma indevida (alterações sem autorização). Traduzido por miúdos quer dizer que se alguem roubar ou confisacar uma máquina destas nunca conseguirá lêr dados guardados no disco a não ser que indique a chave certa. Isto mesmo que tire o disco do portátil e o coloque noutro PC. Claro está quem souber o seu username e password do sistema operativo pode sempre entrar. Isto é melhor no entanto do que acontece normalmente e máquinas roubadas em que independentemente de se saber a pasword ou não os dados podem ser sempre lidos.
Temos assim com máquina garantir um nível impar em portáteis, tanto ao nível do acesso a dados como na recuperação dos mesmo. Basta para isso usar o Windows Vista Ultimate, ter o TPM activado e optar por uma configuração em RAID 1. As duas primeiras opções protegem os dados contra leitura mesmo em casos extremos e a última protege-os contra falhas do sistema.

Actualização e O Futuro Próximo

ClevoActua.jpg


A capacidade de actuzalização deste portátil significa que a possibilidade me melhora-lo não termina com a sua compra. Sim o Clevo d900c é o primeiro portátill a suportar processadores Intel Quad Core no planeta.

Conclusão e Notas finais

Se pretende um portátil de performance comparável a um computador de secretária de topo algo mais potente do que o Clevo d901c ainda está para se inventar.

As fotografias aqui colocadas não são do meu portátil mas de um indêntico modelo d901c.

Fabricante & Especificações Completas

D900c
D901c

Lojas

Portugal / Espanha

***** (Onde comprei)
*****
Ahtec (Espanha)

Links Uúteis

Comunidade
Utilizadores

Galeria de Fotografias

O meu desktop

MyDesktop.jpg


Nuno Lopes, a.k.a Trance
 
Última edição:
Porque fazes uma afirmaçao dessas? 2007 já acabou?


edit:Eu fui ao site em questao e nao vi nenhuma afirmaçao dessas....
 
Última edição:
Porque fazes uma afirmaçao dessas? 2007 já acabou?

Não, mas é normal fazer-se afirmações assim quando se está orgulhoso por uma comprar realizada. Já com os carros é a mesma coisa. Ou nunca viste que logo no primeiro trimestre dum ano já um dos carros tem o selo de "Melhor carro do Ano"?
 
Existe o da sager(editado)....


E este?


Sager will be coming out with the world's first quad-core notebook on September 20 with the introduction of the NP9261. The NP9261 is an update to the NP9260, which is based on the Clevo D900C/D901C.
 
Última edição:
Queres dizer Sager não Sarge penso eu.

A Clevo é o fabricante de portáteis. Sager, Alienware, e muitas outras marcas pintam-nos de diferentes formas e colocam a sua marca.

A Sager chama-o de NP9260. O NP9261 é o mesmo com a nova revisão da Motherboard que permite instalar de forma segura um Quad Core. Tens também a Eurocom que o chamada de Phantom-X apenas para dizer outra marca para o mesmo portátil. Existem muitas outras.

Trance
 
Última edição:
Acrescentei no fim do artigo mais alguns links úteis para quem estiver interessado.

Trance

Desculpa e indiscrição, mas recebes alguma comissão?(kiding :007:) É porque este artigo, se foste tu que o fizeste, deve ter dado um pouco(chinho) de trabalho, não?

Bom trabalho de informação! São pessoas como tu que são precisas neste Portugal...

Acho que o conteúdo deste tópico se insere mais na secção Análises, Artigos e Tutoriais, devido a ter incluido uma análise tua...


Bom trabalho e continua assim... ;)
 
Infelizmente não recebo comissão nenhuma :( Gosto apenas de partilhar informação daquilo que me interessa.

O preço é elevado para muitos bolços. No entanto um desktop com características parecidas com esta máquina, capacidade de refrigeração e ruído, inovação e a função RAID o preço chegaria a qq coisa 2300 Euros estimo eu (1000 Euros mais baixo do que este). Se juntarmos aos desktops os HTPC (Medias Centers) em que o design compacto é pago a preços elevados então estamos a falar de preços na ordem dos 2600 Euros (é só ir à ***** e vêr as ofertas Media Center de topo) e sem SLI. Tendo isto em conta entre 700 (comparando com HTPC) e 1000 euros (comparando com super PC sem SLI) euros é o que se paga pela portabilidade e pelo fomato compacto neste caso.

Lentamente marcas como a Asus, HP e Toshiba concerteza vão lançar portáteis ao nível deste. Concerteza a compentição irá fazer baixar um pouco o preço. A ASUS por exemplo já deu os primeiros passos como C90 mas ainda está longe.

Este portátil segundo as minhas fontes já permite algum overclock. Nomeadamente existe um utilizador que já conseguio bater a barreira do 10000 no 3dMark 06 com um processador X7800. Penso que para o próximo ano será um ano de records ao nível de performance muito acima do que temos estado habituados.


Trance
 
Última edição:
....

O preço é elevado para muitos bolços. No entanto um desktop com características parecidas com esta máquina, capacidade de refrigeração e ruído, inovação e a função RAID o preço chegaria a qq coisa 2300 Euros estimo eu (1000 Euros mais baixo do que este). 1000 euros é o que se paga pela portabilidade e pelo fomato compacto neste caso.

....

2300? Humm...

Tens esta config:

desktopmaravilhadx7.jpg


Com pouco +/- 1500€ já tens um sistema muitissimo superior, tanto a nivel gráfico como a nivel de processamento, basicamente a todos os niveis de desempenho. Já com 4 discos de 250GB 7200RPMs 16mb de cache com prato único, que em raid 0 deve rebentar a escala.

A juntar a isso 100€ de uma boa caixa, mais outros 100€ para uma boa fonte, 200/300€ para um bom monitor e tens um sistema brutal, com tudo de topo, por cerca de 1900/2000€... caso já tenhas monitor, caixa e fonte, podes sempre poupar mais este tanto...

A juntar a isto, tens a grande margem de overclock que um desktop possibilita, tanto a nivel de margem de manobra para elevar o FSB, como a nivel de refrigeração. O E6750 também vai alcançar uma grande margem de OC.


Para mim desktop é desktop... nunca nenhum portatil chegará perto da relação performance/qualidade/preço que existe num desktop. Ponto final.

O que se tem é (semi)portateis, ou seja na gama desktop replacement, que chegam perto das performances de um desktop de topo, mas com custos de mais de 50% superiores. Como disse inicialmente, semi-portateis, pois muitos, devido ao seu peso, tamanho e fraca autonomia, nem se inserem devidamente na categoria de portateis. Ficam naquela categoria de nem desktop nem portatil, isto a meu ver.



Claro que quem tem muito €€€ para gastar, estes portateis poderão entrar no horizonte. Agora para quem não tem posses, nem sequer entra no pensamento. Eu bem sei o que me custou(ou vai custar) dar os 2100€ pelo X200, pois infelizmente não tenho muito dinheiro para desbanjar. Eu bem sei que o X200 é um trambolho, e bem sei o que me vai custar nas costas, mas ao menos ainda pesa menos 1,5Kg que o D900C, que sempre ajuda.

Abraço
 
Ok ganhaste por 300 euros se acertares no preço na muche :)

De qq forma desktops que com que comparei na análise os preços dos melhores rondavam os 1500 já com caixa (segundo a revista), junta-lhe 140 euros pelos disco 2 discos (o terceiro já esta incluído no preço), 160 euros para uma boa motherboard com RAID, mais um bom monitor de 17 (1900x1200 Gloss) a 500 Euros, mais umas boas ventoinhas ZALMAN para ter o minimo de ruído 80 Euros (tipo o que tem este desktop) + Leitor Gravador de DVDs de boa qualidade (40) + Leitor de Cartões 7em1 (20) + e já estamos a falar em qq coisa mais ou menos de 2300.

Claro está que podes sempre comprar o PC ás peças na eBay e monta-lo, fica-te mais barato.

Trance
PS: Eu sabia que esta coisa da estimativa ia gerar diferentes opiniões. O meu raciocínio está aqui descrito.
 
Última edição:
Tinhas feito melhor em comprar um igual ao meu... é mais leve e mais pujante...
estou no trabalho com ele... e custou-me pouco a transportar para aqui, daqui a pouco vou até à escola e levo-o comigo... a bolsa em que o transportas também é muito importante, mas claro que o ideal é um computador abaixo dos 4 quilos...

quanto 9260 é uma boa aposta se quisermos... deixa lá ver... jogar com tudo no máximo ?? mas eu faço isso com o meu... Ter uma grande capacidade de actualização... hmmmmm... deixa lá ver...

Trance, quais são as verdadeiras vantagens em ter um 9260 ? :D
 
"daqui a pouco vou até à escola e levo-o comigo"

Para o teu tipo de utilização não vêjo vantagens. Pelos visto andas com ele bastante de um lado para o outro. O que não acontece comigo de momento.

Eu precisava de algo o mais potente e seguro possível (não tanto para jogos mas para trabalho). Também queria algo que desse para jogar uns jogos durante cerca de 3 a 4 anos, que não ocupasse muito espaço em casa (dái o desktop estava fora de questão) e que desse para fazer tudo num único módulo (o desktop estava tb fora de questão porque não dava para levar para o trabalho). Para o tipo de mobilidade que indicas tenho um Tablet PC (Reuniões etc etc). Por último eu normalmente compro um PC apenas de 5 em 5 anos aproximadamente e uso-o mais de 12 horas por dia logo o custo é bem exprimido. A facilidade de de fazer actualizações permite-me algo que antes não tinha, e eu não gosto nada de estar a mudar de PC mais do que uma vêz de 4 em 4 anos.

Penso que para estudantes uma combinação como IFL90+Desktop ou apenas o M570RU é o melhor para levar para as aulas, ter no dormitório, trabalhar e jogar. No entanto o seu preço ainda é elevado para muitos. No entanto qq coisa abaixo desse nível para jogar num portátil é dinheiro deitado para o lixo na minha opinião. Por exemplo ainda me lembro do ppl comprar os fabulosos Toshiba Quosmio ainda no ano passado ... e agora o que fazem com ele para jogar por exemplo o F.E.A.R com o realismo pretendido? O mesmo vai acontecer com o G1Ss e o A200 na minha opinião, simplesmente não existe forma de actualiza-los ... daqui a 1.5 estão a comprar outro mas aí já estamos a falar num total de 4000 euros (2000 cada um). Pelo menos com os Clevo se tiveres que actualizar gastas 800 euros no máximo (motherboard + placa gráfica) segundo as minhas estimativas.

Quanto ao resto .... vou resistir á provocação :)

Os portáteis estão na moda em Portugal. Eu uso portáteis há cerca de 10 anos, o que posso dizer é que um portátil padrão custa entre 60 a 100 euros por mês tendo em conta que se desactualizam muito rápidamente. Existe um mercado muito bom de portáteis em segunda mão que se eu fosse estudante também investigava caso fosse impescindível.

Trance
PS: Devido ao preço sinceramente a não ser que tenhas o dinheiro, acredito que este portátil seja apenas para Profissionais. Isto porque estamos em Portugal e o ppl tem pouco Ca$h. Conto que daqui a 3 anos ainda possa trabalhar com elevada produtividade, nessa altura acumulará um custo mensal de cerca de 90 Euros (quanto mais tempo mais baixo é o custo mensal). Nessa altura concerteza ainda o vou actualizar se fôr possível por forma a estender a sua utilização (diminuir o custo mensal) e manter a produtividade por mais 2 anos (nesta última tranche a capacidade para jogar será concerteza meno, mas nesta última tranche o que interessa é reduzir o custo mensal e juntar para outro talvêz com 8 Cores :)).
 
Última edição:
Conseguiste resistir à provocação...

Como tu, meu amigo, eu preciso do computador para trabalhar, mas preciso de algo mais que isso, preciso de ter um computador que possa dizer que é completamente meu não fique bloqueado com nenhum tipo de utilização que lhe possa dar. Precisava de um portatil em que lhe possa carregar com base de dados de 20 mil registos e encontre os registos em menos de um minuto. Muita Ram muito procesamento e alguma portabilidade, alguma autonomia e muita resistencia ao tempo... Dei 2000 e tal euros por este computador e não penso em dar nem um € tão cedo... e da proxima vez que gastar dinheiro háde ser na actualizaçao deste...

De qualquer maneira Trance, eu peguei no portatil as 8 e meia da manha de hoje par levar para o trabalho, trabalhei até ao meio dia e meio em sql e delphi, puxei as temperaturas de CORE té aos 69º a trabalhar, o computador mostrou pouca ou nenhuma resistencia sempre, sendo bastante constante. Saí por volta das 12.30 para almoçar, levei o portatil comigo. Quando cheguei a casa a minha namorada já tinha o almoço feito, abri o computador e so com a bateria que nao apeteceu tirar da mochila vimos 2 episodios de "my name is earl", a bateria ficou a pouco menos de meio. Fechei a tampa vim com ele até ao trabalho de tarde repetir a dose de manha, fartou-se de trabalhar o menino, de tarde depois de ficar sozinho no escritorio meti a minha musiquinha e fiquei descansado a defenir aspectos gráficos em delphi, saí por volta das 6 e meia, pego portatil trago-o debaixo do braço ainda ligado até ao café por cima de onde trabalho. Lá mostro ao patrão que estava a lanchar o que andei a fazer...Acabou o dia de trabalho, pego novamente no portatil, e venho para a escola por volta da 7, transporto-o para a sala de projecto onde estou com o cu alapado desde as 7 e pouco. Sempre a programar, desta vez em c# para comunicações moveis... PDA's ao barulho muita ram ao barulho...

No entanto daqui a pouco farto-me e vou jogar e aí sim vou ver o quanto vale ter um computador que possa fazer tudo e nunca se queixe...

Como é que isto aconteceria se eu tivesse um d900 de 6 kilos ? (bem este tb não é leve, mas sempre são menos de 4)

ps. e os meus olhos nem estão lá muito vermelhos :D
 
Xenu, como disse anteriormente para o teu tipo de utilização fizeste a melhor escolha do mercado também na minha opinião. O teu portátil era uma das minhas opções. Aliás o artigo que escrevi salienta penso que de forma muito precisa que para o tipo de utilização que requer mobilidade mais frequente que o meu exemplo não é o indicado.

Trance
 
Última edição:
...

Como é que isto aconteceria se eu tivesse um d900 de 6 kilos ? (bem este tb não é leve, mas sempre são menos de 4)

...

Fizeste bem em ir para o M570RU, é um excelente portatil...

Performance Q.B. vs Mobilidade Q.B.

Se não tive-se ido para o X200, teria escolhido o M570RU com a 8700M GT, sem dúvidas!


Offtopic: E eu a pensar que o X200 iria ser substituido/sofrer updates mais rapidamente que algum dos modelos da Clevo, segundo uma noticia da Clevo, estão já em produção substitutos aos modelos D900C/D901C e M570RU. No caso do D900(1)C será uma versão melhorada da board, que irá permitir CPUs Quad core, bem como um sistema de refrigeração melhorado, estando disponivel a partir de 20 Set. Já no M570RU (NP5790) os updates serão semelhantes, embora um pouco mais extensos, pois segundo a clevo o M570RU não poderá suportar os CPUs X7800/X7900 devido a questões de refrigeração. O novo NP579x terá de ser redesenhado a nivel de chassis, de modo a acomodar possiveis fans adicionais, bem como um sistema de refrigeração totalmente redesenhado. Terá também várias revisões em componentes da board. Preve-se updates a vários niveis mas mais detalhes ainda não foram revelados.
É sempre bom sairem novos modelos, mas em tão curto espaço de tempo, leva a que o modelo anterior que pagamos uma pipa de massa por ele, baixe de preço e valor mais rapidamente(ou deixe de existir) de modo a acomodar o modelo seguinte.
O mercado das tecnologias é assim, hoje está actualizado, amanha pode já não estar pois já saiu o modelo seguinte.

Cumps ;)
 
pois, penso exatamente assim Audigy... A verdadeira revolução acontecerá quando sairem os penryn... Aí vai ser realmente algo de novo... porque por enqunto trata-se de melhoras, quando a revolução acontecer é que veremos...
 
Última edição:
Tu és um provocador nato Audiy :)

Tu até dizes umas coisas a favor da Clevo (normalmente a primeira frase) mas depois é só machadadas. Que tens tu contra a marca e a especificaçoes anúnciadas? O facto de serem melhores do que o X200? O facto de segundo a tua opinião não ser tão bonito? Sinceramente não percebo. A Clevo é uma marca no mercado de topo de gama como outra qualquer, aliás não é como outra qualquer é lider na inovação.

Enfim, sim no caso do d900c/d901c saio uma nova motherboard interessante apenas para quem quer instalar Quad Cofres. Mas os utilizadores em regra geral não vêm isso como um ponto negativo como tu (sinceramente não sei porquè), mas sim que a Clevo mesmo para utilizadores que já compraram o Clevo lhes dá a facilidade de upgrade para Quad Core caso pretendam. Chama-se a isso upgrade ou não? O que dá a Toshiba aos utilizadores que compram o X200 ... se quisres algo mais potente compra outro Tosh por 2000 ou mais Euros.

Quem compra Tosh X200 decidio bem. Quem quer ainda comprar a Clevo é uma alternativa competente e na minha opinião a melhor. Agora não é por isso que vou passar a vida a tentar encontrar defeitos no X200 onde eles não existem, sendo que porventura existem outros.

Quanto aos M570RU. Sim é verdade que a mudança é mais drástica, mas esta alteração é interessante apenas para utilizadores que querem comprar os novos Intel Xtreme que são um balúrdio. Quem já comprou o M570RU pode sempre fazer upgrade para o CPU 7700. Que faz a Toshiba, queres Xtreme? Compra o Album ou espera mais uns tempos. Será que ainda não percebeste que é a Asus e a Toshiba que estão atras da Clevo em matéria de inovação topo de gama e não o contrário?

A maior parte do ppl que compra Clevo quer 3 coisas:

* Performance
* Qualidade
* Possibilidade de actualização quanto baste. Normalmente involve a Placa Gráfica e o CPU para uma ou duas séries acima.
* Longevidade e isso tem tido quer tu gostes ou não. O pessoal que comprou o M570U em Março do ano passado continua a bombar à força toda com as suas especificações de topo. Agora o pessoal que comprou o Quosmio no ano passdo com a GeForce 7600GT (2800 Euros) está agora ... ai ai.

Sim seria uma desilusão para muitos se não desse para actualizar a placa gráfica para uma 8800M GTX mas quanto a isso ainda não se sabe nada. Todos os indícios apontam para que sim. Aliás a possibilidade de upgrade para Quad no caso do d900c foi algo que para supresa de muitos se começou a falar à cerca de 2 mêses e que confirma-se agora. A Tosh na tentativa de arranjar adeptos, criar aparência de topo de gama e fazer pressão sobre a NVIDIA é que anda anúnciar portáteis com suporte de para 8800 GTX uma placa que a NVDIA ainda não anúnciou e não se sabe se alguma vêz o irá fazer, pode saltar logo para uma 8900 por exemplo.

Para finalizar as referências NP* são da Sager. A Sager não é a Clevo. A Sager é apenas um distribuidor/vendedor de Clevo para o EUA como a Ahtec é para a Península Ibérica. Ora a Clevo ainda não mudou de referências. Sabes porquê? Eu explico-te, segundo o que li, quando existe avarias gráves no sistema e ainda está em garantia a Clevo actualiza as motherboards sem custos para o cliente se fôr necessário tratando-se da mesma gama.

Trance
PS: Se eventualmente se verificar que a actualização para a 8800M GTX não for possível sem um investimento muito grande (muito mais do que o preço da placa gráfica) isso sim deixaria muita gente descontente. Até lá .. a vêr vamos mas os dados apontam que a Clevo não vai mudar de rumo.
 
Última edição:
Back
Topo