newbie@linux&friends - que distro escolher para media?

mavatar

Power Member
Pessoal, sou completamente novato nestas coisas, e peço desculpa se disser algum disparate, mas conto com a vossa ajuda para me esclarecer e tomar algumas decisões.

Nunca usei nada de linux, embora me sinta relativamente confortável no windows

Estou decidido a transformar um velhinho P4@2Ghz num media center lá em casa. O uso vai ser ver filmes, mp3, slideshow, e consultar net. Este P4 vai ainda formar rede com outros PC's, um deles está a correr vista e o outro, provisóriamente, Xin XP. Esta rede feita é através de router.

Agora a dúvida: que sistema por neste P4?

fiz o teste do www.zegeniestudios.net e deu-me como possíveis opções:

Mandriva
OpenSuSE
Ubuntu
Kubuntu
Freespire

Apenas usei o kunbutu por umas horas e gostei. 100% de conforto, embora não tenha sido mais que mero user, sem nada de instals nem grandes programas só usar net e pouco mais.

Depois surgem muitas dúvidas: nlgumas distros é necessário "compilar", o que é isso?
eu preciso de coisas viradas para a media, mas que sejam minimamente compatíveis com windows, ou seja muitas coisas que vão acabar neste pc vêm de softwares que correm windows (embora de futuro possa ter um dos pc a correr os dois sistemas, se for possível o dual boot)

Espero ter sido claro, e que esta thread seja util a outros com dúvidas semelhantes (sbretudo que a vossa ajuda os esclreça também)

Obrigado
Mavatar
 
como em muitas outras coisas, tudo passa por uma questão de gosto/adaptação pessoal.
por isso, recomendo-te o pclinuxos. em vez de ser eu a mencionar as razões para a minha preferência, sugiro que dês uma "voltinha" com um live cd...
 
Pois, eu agradeço a sugestão, e irei dar uma voltinha em breve nesse "pclos" mas também era fixe que indicassem as vantagens. Eu sei que muitas destas coisas são questões de gosto e não quero entrar em flames sobre qual é a melhor. Pergunto-vos porque têm mais experiência que eu, alguns já conhecem várias distros e podem opinar com conhecimento de causa. Eu só tenho palpites.
Não sei se referi, mas este "media center" não vai correr jogos e vai ter tv por net, via video streaming.
 
Para novatos aconselha-se as distros mais populares (essas indicadas), e neste caso, a adição do MythTV para complemento MediaCenter ;)
Tb existe 1 addon pra Kubuntu, chamado de LinuxMCE, para as funções MediaCenter (mas prefiro pessoalmente o MythTV).


Relativamente a compilar, pode ser esporadicamente necessário. Compilar é transformar 1 código-fonte (linhas de programação) em (muitas vezes) um executável (linguagem do computador, de 1 modo grosso)
 
Última edição:
2 notas rápidas:

Nunca usei nada de linux, embora me sinta relativamente confortável no windows

Não significa nada. Os sistemas baseados em unix estão organizados de forma completamente distinta dos SO da microsoft. O que significa que ser um "power user" no windows vale 0 quando se trata de trabalhar com um linux. Ou seja, se quiseres mergulhar neste "mundo" deves faze-lo sabendo que irás ter de investir um algum tempo e esforço para ser bem sucedido.


relativamente à distro mais adequada o AndreAPL mencionou linuxmce. existem muitos videos de demonstração na net onde podes ficar com uma ideia das capacidades do software.

A titulo de exemplo aqui fica um desses videos
 
2 notas rápidas:

O que significa que ser um "power user" no windows vale 0 quando se trata de trabalhar com um linux.
A titulo de exemplo aqui fica um desses videos

Tudo bem, se quisesse conforto deixava-me estar, só quis, ao pedir ajuda, apresentar o meu perfil de utilizador.

AndréAPL: essa do MythTV já tinha topado. Isso dá para unbutu e kunbutu ou só para a segunda (lothar:a pergunta pode parecer parva, mais seria não perguntar...)

esse linuxmce é um addon ou uma distribuição linux? Ouseja esse linuxmce é stand alone ou precisa de uma distro de linux instalada? pareceme mais este caso.
Nesta fase estou sobretudo a tentar decifrar as diferenças entre distro, addon, etc etc e o que é que corresponde a uma aplicação e o que corresponde ao sistema operativo... etc.

Isto vai lá.... com calma e uma ajuda vossa.

fiquem bem
mavatar
 
Não significa nada. Os sistemas baseados em unix estão organizados de forma completamente distinta dos SO da microsoft. O que significa que ser um "power user" no windows vale 0 quando se trata de trabalhar com um linux. Ou seja, se quiseres mergulhar neste "mundo" deves faze-lo sabendo que irás ter de investir um algum tempo e esforço para ser bem sucedido.


Não é bem assim; é diferente um user que não sabe o que é uma partição de um que sabe; O que tens de ter em mente é Linux NÃO é Windows gratuito!


e já agora.... bem vindo ao mundo livre!
 
Tudo bem, se quisesse conforto deixava-me estar, só quis, ao pedir ajuda, apresentar o meu perfil de utilizador.

AndréAPL: essa do MythTV já tinha topado. Isso dá para unbutu e kunbutu ou só para a segunda (lothar:a pergunta pode parecer parva, mais seria não perguntar...)

esse linuxmce é um addon ou uma distribuição linux? Ouseja esse linuxmce é stand alone ou precisa de uma distro de linux instalada? pareceme mais este caso.
Nesta fase estou sobretudo a tentar decifrar as diferenças entre distro, addon, etc etc e o que é que corresponde a uma aplicação e o que corresponde ao sistema operativo... etc.

Isto vai lá.... com calma e uma ajuda vossa.

fiquem bem
mavatar
Como te disse, MythTV dá pra praticamente todas as distribuições, daí eu recomendar :)
já o linuxMCE é 1 addon.

Eu nao referi distribuições (aka distros) como GeeXboX, nem o MoviX2, por ex, pois a meu ver, não são "verdadeiras" soluções para MediaCenter. Mas experimenta e vê (são pequenas e LiveCD :) )
Addon, é 1 extra, um complemento. Pf, dá tb 1 vista de olhos nos stickys.
 
Não é bem assim; é diferente um user que não sabe o que é uma partição de um que sabe; O que tens de ter em mente é


[\QUOTE]

" Linux NÃO é Windows gratuito! " :lol: e windows gratuito não é linux, é pirataria :lol:

"e já agora.... bem vindo ao mundo livre" tanx.
Faltam apenas umas afinações ao hardware... vamos com calma e determinação
 
Back
Topo