newbie@linux&friends - que distro escolher para media?

mavatar

Power Member
Pessoal, sou completamente novato nestas coisas, e peço desculpa se disser algum disparate, mas conto com a vossa ajuda para me esclarecer e tomar algumas decisões.

Nunca usei nada de linux, embora me sinta relativamente confortável no windows

Estou decidido a transformar um velhinho P4@2Ghz num media center lá em casa. O uso vai ser ver filmes, mp3, slideshow, e consultar net. Este P4 vai ainda formar rede com outros PC's, um deles está a correr vista e o outro, provisóriamente, Xin XP. Esta rede feita é através de router.

Agora a dúvida: que sistema por neste P4?

fiz o teste do www.zegeniestudios.net e deu-me como possíveis opções:

Mandriva
OpenSuSE
Ubuntu
Kubuntu
Freespire

Apenas usei o kunbutu por umas horas e gostei. 100% de conforto, embora não tenha sido mais que mero user, sem nada de instals nem grandes programas só usar net e pouco mais.

Depois surgem muitas dúvidas: nlgumas distros é necessário "compilar", o que é isso?
eu preciso de coisas viradas para a media, mas que sejam minimamente compatíveis com windows, ou seja muitas coisas que vão acabar neste pc vêm de softwares que correm windows (embora de futuro possa ter um dos pc a correr os dois sistemas, se for possível o dual boot)

Espero ter sido claro, e que esta thread seja util a outros com dúvidas semelhantes (sbretudo que a vossa ajuda os esclreça também)

Obrigado
Mavatar
 
como em muitas outras coisas, tudo passa por uma questão de gosto/adaptação pessoal.
por isso, recomendo-te o pclinuxos. em vez de ser eu a mencionar as razões para a minha preferência, sugiro que dês uma "voltinha" com um live cd...