Quero Programar!!!

dark_fenix

Power Member
Eu tenho o 12º ano de electrononica e electrotecnia... aprendi um pouco de VB, QB, e a k eu mais gosto ASSEMBLER...

gostava de presseguir caminho nisto da programação, mas os meus estudos ficarm por aki... nao ha possibilidades financeiras para continuar...

o k me aconselham? onde encontrar info sobre C por exemplo...
kero aprendes mais
, kero por os neuronios a correr
 
Eu tenho o 12º ano de electrononica e electrotecnia... aprendi um pouco de VB, QB, e a k eu mais gosto ASSEMBLER...

o k me aconselham? onde encontrar info sobre C por exemplo...
kero aprendes mais
, kero por os neuronios a correr

Acho que C é uma excelente aposta. Tens muitas fontes de informação disponíveis na net. Para começares tens:
Claro, precisas de ter um compilador. Aconselho-te a fugir de IDEs tipo Visual Studio pois não só vais perder noção daquilo que estás realmente a fazer como também o compilador falha vergonhosamente no suporte das normas de C.

Depois, se quiseres mesmo aprender começa a escrever programas. Começa mesmo por o extremamente básico e vai subindo a partir daí.

Por fim, por muito que leias e por muito que escrevas tu vais ter sempre dúvidas. Para esclarecê-las não há melhor ferramenta que a usenet. Sempre que tenhas uma dúvida faz uma procura pelo registo pois o mais provavel é que já houve alguém que a teve e já houve alguém que esclareceu. Tenta acompanhar as discussões de grupos tipo o comp.lang.c ou o alt.comp.lang.learn.c-c++ pois permite aprender muita coisa subtil, para não falar que no futuro também podes esclarecer outras dúvidas.

A partir disso já estás lançado.

gostava de presseguir caminho nisto da programação, mas os meus estudos ficarm por aki... nao ha possibilidades financeiras para continuar...

Divergindo um pouco do assunto, hoje o governo anunciou o lançamento de crédito bonificado a alunos do superior. Dá acesso a 2500€ por ano a alunos de licenciatura e é um apoio independente das bolsas de estudo. Informa-te bem sobre isso que se calhar o teu problema de financiamento já não são proibitivos.
 
achas mesmo k isso e verdade? eles a dar alguma coisa a alguem? e os juros depois... naaaa eu nao tenho kem os pague...

Credo que opinao.

Sim, "eles" dão a quem realmente precisa e está interessado em receber.
E não, eles não tem vêm pedir o dinheiro de volta depois. (no caso das bolsas de estudo)

As pessoas anti-governo pensam que só as cunhas é que recebem bolsas e afins, mas a realidade não é bem assim, não é assim tao dificil conseguir uma bolsa para o ensino superior. Digamos que se não tiveres condições para receber bolsas, o mais provável é teres condições para conseguires pagar os teus estudos (ainda que com alguns esforços como é lógico)
 
Última edição:
com o €€€ que se paga de impostos deveria haver mais bolsas nao ha duvida, mais investimentos na educação.. mas nao o governo so corta pq pra eles esta bom .. eles podem pagar na boa com os seus ordenados maravilha.. e o que mais me choca é que a oposição é igual discutem no parlamento mas depois vao jantar juntos e sao todos amigos (nao faças aos outros o que nao gostarias que te fizessem, hoje estao lá eles amanha estamos lá nós ... )... isto dá pra todos..

e claro uma pessoa até pode à apertado ir estudar mas depois tens as escolas que dificultam uma ou outra coisa pra manter lá os alunos pra viverem à conta unicamente dos alunos e se tornarem auto-suficientes, isto pq o governo corta e corta subsídios.. depois levas com um processo de Bolonha pra te estragar as contas e no fim disto tudo escolhes-te o curso errado pq a tua escolha nao tem saidas profissionais :)

conclusão X anos de investimento em que poderias estar a trabalhar a ganhar algum e a sobreviver

era bonito ver as parcelas todas somadas
com as despesas do governo
e ver que 1+1 = 0.5 ou nem tanto


mas voltando ao tópico sem duvida linguagem C é o melhor sitio pra começar... ainda mais pq está presente em todo o lado.. e se sabes programar em pascal a teoria é a mesma só mudam os comandos... e se te safas em electrónica podes sempre fazer umas coisas engraçadas...
 
E claro, há escolas como o ISEL que oferecem cursos em regime nocturno, o que permite tirar o curso enquanto se trabalha durante o dia. Se contarmos com isso, com a bolsa, com os empréstimos bonificados e com um trabalho então torna-se bem possível tirar um curso.

Claro, é bem mais difícil que dedicares-te exclusivamente a um curso. No entanto, se realmente quiseres apostar num curso superior então não te podes queixar que não te é acessível. É mas para isso é preciso vontade.
 
é um bom caminho... C foi por ai que comecei

C é a linguagem mãe de programação muitas outras foram construidas em C. existe um livro espetacular que ensina a programar em C, em tuga claro. muito claro e muito bom...

Chama-se C de Luis Damas começa por aqui não é muito caro e é muito didatico
 
nao ha possibilidades financeiras para continuar...

Será mesmo assim?! tenho um amigo meu que entrou na faculdade e conseguiu subsidio para continuar a estudar e ele vive só quase disso e demais um part-time ao fds.... Tudo bem que neste país é o que todos sabemos...mas será que procuras-te os apoios certos?!
 
Ah? C é a linguagem mãe como assim? Já existiam linguagens bem antes de C, aliás, o C até vem do B que por sua vez vem do BCPL.

Sobre o livro, de facto é uma boa recomendação ;)

HecKel


muito simples, qual a linguagem utilizada para a criação do Java? C++? Base de dados Oracle?

com que linguagem achas que foi feito o sistema operativo mais robusto que existe, UNIX?

porque razão B não vingou?

qdo falo em linguagem mãe, falo na linguagem que mais foi utilizada para desenvolver outras linguagens e sistemas operativos. de onde vem o core do linux?

investiga uma beca ficaras surpreendido...

abraços

outro conselho meu é após "dominares" C, linguagem estruturada, passa para uma OO. como o Java por exemplo
 
Isto vai uma beca offtopic, mas UNIX não é feito só em C, e B não vingou, apenas evoluiu para C.

C é de facto uma linguagem bastante importante, no entanto não é a linguagem mãe, é isso que estou a contra-argumentar e não se é importante ou não, isso é mesmo irrefutável.

HecKel
 
Eu so sei direitinho o Assembler... isto sim é a lingua MAE... :P
é a k eu sei ;) ...
quanto a ir estudar, eu adorava, mas nao confio nessas maravilhas de bolsas...
talvex eu va trabalhar e estudar ao mesmo tempo...

seguindo em frente... O java consiste em k? alguem explica?

eu tenho conhecimentos de assembler, VB, QB, basic stamp...
 
é... estive a ler por ai no forum... alguem sabe o nome de algum simulador e compilador de linguagem C?
eu vou ter tanto de programar... ai ai!!!

akelas makinas da domotica... centrais de intrusao a comunicar com tudo o k pode haver numa casa... akiolo é k vai ser.... etc, estores das janelas, estações meteeologicas, segurança na piscina... help me :) :)
.
.
.
dificil :P
 
Isto vai uma beca offtopic, mas UNIX não é feito só em C, e B não vingou, apenas evoluiu para C.

C é de facto uma linguagem bastante importante, no entanto não é a linguagem mãe, é isso que estou a contra-argumentar e não se é importante ou não, isso é mesmo irrefutável.

HecKel


desisto, mas no entanto UNIX foi REESCRITO em C, core

e B foi abandonado devido às limitações que tinha

evoluiu é uma palavra simpatica para abandono
 
Eu so sei direitinho o Assembler... isto sim é a lingua MAE... :P
é a k eu sei ;) ...
quanto a ir estudar, eu adorava, mas nao confio nessas maravilhas de bolsas...
talvex eu va trabalhar e estudar ao mesmo tempo...

seguindo em frente... O java consiste em k? alguem explica?

eu tenho conhecimentos de assembler, VB, QB, basic stamp...

numa frase "esquece quase tudo o que aprendeste"...

a semantica do java é completamente diferente, o java é Object Oriented puro (OO), ou seja tudo são objectos...

um objecto é composto por caracteristicas/atributos e comportamentos e os objectos trocam mensagens entre si

quando queres representar o teu universo de analise deves primeiro criar os teus objectos e só depois é que os podes colocar a "falar" entre si

se conseguires perceber o conceito que tudo são objectos e pensar orientado a objectos, tás safo...

o meu conselho é saibas primeiro C, dá caco (miolos), e depois java puro. tens um "e-book" Thinking in Java salvo erro é muito bom.

duvida, um quadrado é um rectangulo ou um rectangulo é um quadrado?
 
@ neoon

Nem tudo em java são objectos, existem dados chamados de dados primitivos que não são objectos. Falo dos int, float, double, char, boolean, short e byte. Existem class wrappers para estes dados caso necessites mesmo de objectos para estes tipos, no entanto penso que essas classes usem mesmo os primitivos por isso usa-las só em situações mesmo necessárias porque a nivel de velocidade os primitivos são mais rápidos.


Quanto a aprender C primeiro, acho que sim... como já disse imensas vezes, se não fosse C nos meus primordios da programação eu nunca teria todo o background que tenho agora, nunca mesmo!
 
nas versões mais recentes de java, salvo erro a 5, é feito o boxing e unboxing automaticamente(passar de primitivo para wc e vice versa), não é preciso mexer em wrapper classes para dados primitivos
 
Back
Topo