[Tutorial] Aumentar velocidade de cartões 4GB!

Soldier#cs.ns

Power Member
Boas pessoal, fica aqui mais um pequeno tutorial que dá uma grande ajuda ;)
Estava eu a jogar o novo Tomb Raider quando notei que o jogo estava lento, parecia que estava a jogar um jogo de PC novo num chasso dos anos 80.
Lembrei-me que o Ibodhi tinha-me dito para meter o cartão em fat16, e então lá fui à procura de um Guia para isso, fiz tudo o que tinha a fazer, e qual não é o meu espanto que resulta mesmo :D

Fui ver o porquê disto tudo e o que se passa é que a PSP lê cartões de memória no formato FAT mais rápido do que no formato FAT32. Mas devido a limitações do formato FAT, os cartões de 4GB vêm em FAT32 por defeito.

Tenho um cartão de 32MB/64MB/128MB/256MB/512MB/1GB/2GB, este tutorial funciona na mesma?
Escusam de o fazer, porque os cartões abaixo de 4GB não estão sujeitos às limitações do formato FAT32, daí alguns pensarem que os cartões abaixo de 4GB serem mais rápidos ;)

Tenho um cartão de 4GB falso, este tutorial funciona na mesma?
Sim, os cartões falsos são iguais aos originais a jogar e nos loadings, a transferir ficheiros é que não :)

Fiz o teu tutorial, posso formatar o cartão de memória pela PSP?
Podes, mas ficas com o formato FAT32 outra vez, e tens que fazer isto tudo outra vez para teres o cartão em FAT.

tutorialms4gbbyvyseplaygr0.png


Fiquem Bem



Thread por Vyse, user PSW
 
tu podes formatar o cartao para o formato que quiseres o problema e se formatares para um formato que a a psp nao reconheca ela depois nao o vai ler, o cartao nunca o estraga pode é nao ser reconhecido pela psp mas neste caso a psp reconheceo fat16
 
Final FAT16

Finally in November 1987, Compaq DOS 3.31 introduced what is today called the FAT16 format, with the expansion of the 16-bit disk sector index to 32 bits. The result was initially called the DOS 3.31 Large File System. Although the on-disk changes were apparently minor, the entire DOS disk code had to be converted to use 32-bit sector numbers, a task complicated by the fact that it was written in 16-bit assembly language.
In 1988 the improvement became more generally available through MS-DOS 4.0 and OS/2 1.1. The limit on partition size was now dictated by the 8-bit signed count of sectors-per-cluster, which had a maximum power-of-two value of 64. With the usual hard disk sector size of 512 bytes, this gives 32 KiB clusters, thereby fixing the "definitive" limit for the FAT16 partition size at 2 gibibytes. On magneto-optical media, which can have 1 or 2 KiB sectors, the limit is proportionally greater.

Isto será o limite da "partição"...ou seja, 4GB não dá nem pintado de branco...
 
Boas pessoal, fica aqui mais um pequeno tutorial que dá uma grande ajuda ;)
Estava eu a jogar o novo Tomb Raider quando notei que o jogo estava lento, parecia que estava a jogar um jogo de PC novo num chasso dos anos 80.
Lembrei-me que o Ibodhi tinha-me dito para meter o cartão em fat16, e então lá fui à procura de um Guia para isso, fiz tudo o que tinha a fazer, e qual não é o meu espanto que resulta mesmo :D

pelo UMD, o jogo é rapido, sem breaks...

Fui ver o porquê disto tudo e o que se passa é que a PSP lê cartões de memória no formato FAT mais rápido do que no formato FAT32. Mas devido a limitações do formato FAT, os cartões de 4GB vêm em FAT32 por defeito.

Tenho um cartão de 32MB/64MB/128MB/256MB/512MB/1GB/2GB, este tutorial funciona na mesma?
Escusam de o fazer, porque os cartões abaixo de 4GB não estão sujeitos às limitações do formato FAT32, daí alguns pensarem que os cartões abaixo de 4GB serem mais rápidos ;)

mito "urbano", os cartoes tem a mesma tecnologia, apenas tem um aumento em termos de espaço (usando cartoes normais da Sony)

Tenho um cartão de 4GB falso, este tutorial funciona na mesma?
Sim, os cartões falsos são iguais aos originais a jogar e nos loadings, a transferir ficheiros é que não :)

ATENÇÃO, com isso. os cartoes Falsos, n se deve usar, por varias razoes, como por exemplo a voltagem n é a mesma, nem o espaço, e sao mto lentos.


Nota, como é q transformas uma maça q ja tem "bicho", numa nova??

a velocidade dos cartoes, n é alterada pelo tipo de FAT16 ou 32. mas sim de como foi feito para trabalhar. se o mm indicar q a leitura / escrita é de 55mb/s é igual para ambos os FAT's.


isto n passa de um mito urbano.
 
exacto
cheguei a testar (há muito tempo atrás, quando se começou a falar nisto) visto não me fazer diferença formatar o cartão já que tenho sempre backups quase semanais dos saves e nada, não notei diferença nenhuma
 
Testado no dia 23/08/2007

Funciona, tinha videos no cartão (videos do prince of persia) que era impossivel ver pois era muito lento, o som era impossivel ouvir pois so se ouvia ruido. Após executar estes procedimentos no meu cartao de 4G, ficou impecavel... Obrigado!
 
Para quem diz que é tanga e não acelera, que experimente e faça as coisas como estão no tutorial em vez de se armarem em chico espertos.
E leiam o post todo, está lá a resposta às perguntas que aqui fizeram. E isto é só para 4GB, pois os cartões mais pequenos não faz diferença nenhuma.
E se querem provas, corram o crazy taxi por exemplo.. Corram em FAT32 e depois em FAT16 e digam lá se não acelera..
 
Back
Topo