Análise Comparativo Intel Core 2 Quad Q6600 B3 vs G0

JPgod

Moderador
Staff
Boas

Deixo aqui um pequeno comparativo ao cpu do momento o Intel Core 2 Quad Q6600, nas revisões "B3" e "G0".

As diferenças entre estes dois steppings resume-se a menor TDP e consumo, 95w na versão G0 e 105w na versão B3 e correcção de 35 bugs/erratas.

No resto são iguais, 266 fsb, 9x multiplicador, 2400 mhz velocidade defaut, 8192 de cache L2 total (4096 por cada par).

Mas a redução do TDP é mesmo notória e resulta em menor consumo em overclock, muitos tem perguntado.

Bem, eu tive a oportunidade de utilizar os dois cpus sob as mesmas circunstâncias...
Primeiro deixo umas pics de família:

Core 2 Quad Q6600, revisão "G0" - A diferença entre o B3 e o G0 pelo exterior é naquele conjunto de 5 caracteres, nos G0 diz SLACR e nos B3 diz SL9UM, tanto está gravado na superfície do CPU, como no decalque da caixa, caso seja um cpu inbox, mas neste caso trata-se de um cpu TRAY.
q66002.jpg

Q6600 G0 vs Q6600 B3
q66001.jpg


O sistema (revelante para o comparativo) utilizado é:

* board: ASUS P5K-E, com a bios 0503
* ram: 2x 1024 Team Elite DDR666
* gráfica: ASUS x1300 pro
* Cooler: Xp90c + noiseblocker SE2 92 mm

E agora os results:

Nesta pic, o Core 2 Quad Q6600 "G0" está a correr nos mesmos settings que estava a utilizar o B3, não mudei nada, foi só trocar de cpu, ir a BIOS confirmar os settings (A board, por alterar o CPU, arrancou a defaut, mas na bios nada se perdeu, foi só salvar e siga) e entrar no windows. O cpu está a full load com o tão conhecido BOINC.

Em relação ao B3, nas mesmas circunstancias o core temp estaria a reportar cerca de 15ºc a mais, ou seja 66ºc +- 2ºc e o report de load da UPS MGE a cerca de 35% +-1%. Ou seja, uma queda de 15ºc e cerca de 15-20w no consumo com os mesmos settings 8|

Q6600.jpg


Ainda cheguei ter o Q6600 B3 a 400x8 full load a cerca de 1.41v, mas o aquecimento era algo considerável, com o core temp a ir a quase 100ºc:wow: e a superficial do cooler já bastante quente (mas não a queimar, demonstrando que os 100ºc eram irreais).

E os consumo/aquecimento mais baixo resultou numa melhor capacidade de overclock, tendo já efectuado benchs diversos a 400x9 = 3600 mhz a apenas 1.41volts,se bem que pro dia-a-dia não é possivel, porque nestes clocks e voltagem, o cpu aquece,aquece, aquece e puff, vem-e abaixo (Eu chamo isso a temperature wall, quando fica limitado pelo arrefecimento) e estou a utilizar por agora 425x8 = 3400 mhz a "apenas" 66-70ºc em load (Estas temperaturas, seja com G0 ou B3, posso considerar exageradas, porque o meu cooler não está nem de perto tão quente quanto isso), ou seja pouco mais que os tais 3 ghz a 1.27x 8| Clocks destes num Q6600 B3 a ar são totalmente impensáveis, só estando ao alcance de bons sistemas de WC. Alem disso a própria board aquece menos!

Concluindo, estes Q6600 G0 saíram de facto excelentes, tendo com isso cerca de 400 mhz de capacidade de overclock (isso pode variar de sistema em sistema) com o mesmo aquecimento/consumo que os anteriores B3, que podia chamar de "fornalha". Quem tem sistemas a ar e não quer investir num quad por aquecerem demais, podem ficar descansados. Com coolers a ar de qualidade (um tuniq tower é excelente para estes meninos), clocks entre 3300 a 3600 pro dia-a-dia são perfeitamente possíveis, podendo chegar a 3800 a 4 ghz com watercooling ou até mais :D
 
Última edição:
so venho confirmar que o stepping g0 de facto é muito muito fresco.
Não tenho OC, e com o TuniQ como cooler e neste momento, depois de ter estado a jogar tenho 31º no CPU ( 25 + 25 + 22 + 23 º nos cores ) uma verdadeira maravilha
 
muito bom o comparativo so que eu acabei de comprar meu b3 :( e esta a 3200 mhz, mas quase comprei uma p5k deluxe hoje so que vou montar outro pc so em 2008 depois q sair o crysis.
 
Tenho aqui uma P5K-E e um WB a espera......

Falta a gráfica, que so vêm sexta:zzz:

Estou em pulgas..

Vai-me demorar um dia, so a desmontar o antigo, e preparar este, mas vai valer a pena.

Cumps,
 
so venho confirmar que o stepping g0 de facto é muito muito fresco.
Não tenho OC, e com o TuniQ como cooler e neste momento, depois de ter estado a jogar tenho 31º no CPU ( 25 + 25 + 22 + 23 º nos cores ) uma verdadeira maravilha

lol, consideras isso fresco??

na minha opiniao isso e um cpu mt kente, mas e quad, portanto...
 
Back
Topo