Grande tópico de resumo de aplicacoes, jogos, dicas etc do Nokia N80

Portuman

Power Member
O intuito deste topico é apresentar neste primeiro post toda a informacao que conseguirmos reunir sobre o Nokia N80, seja ela sobre programas compativeis/incompativeis, jogos, dicas, truques, opiniões, dúvidas etc etc etc, ou seja, tudo o que achem que vale a pena ser dito, e que possa ser útil para outros sobre o N80, este é o local indicado para o fazer. (obviamente pirataria-free ;) )
Já foi criado um topico com um fim semelhante, mas o intuito não era resumir a info sobre o N80, era mais um expor de opiniões, este topico apesar de não ser igual, e correndo o risco de ser considerado como um dubble post, foi aprovado pela moderação

Informacoes rápidas
- Sistema operativo: Symbian 9.1 S60 3rd edition
- Dimensoes: 95 x 50 x 26 mm Peso: 134g
- Camara 3.15MP, 2048x1536 pixels - Camara da frente VGA, 640x480 pixel
- Ecran: 352 x 416 pixels, 35 x 41 mm, 256 mil cores
- Memória: 40 MB interna - Até 2 GB com cartao mini SD
- Velocidade GPRS: 236.8 kbps - Velocidade 3G: 384 kbps
- A bateria, abstraindo de tudo o que dizem no site oficial, e baseado em experiências de users, chega para 1 dia com uso intenso, 2 com uso moderado, e é capaz de chegar aos 3 ou 4 dias sem bluetooth ligado, wifi, gprs e pouco uso.
- GSP: O N80 não tem GPS incorparado, pelo que para usar programas de navegação é necessário comprar um GPS por Bluetooth que se pode comprar em qualquer worten ou no Miau etc etc e custa em media entre 60 a 120 euros.
- Custo de uma capa original na nokia (para nao perder a garantia) 122 euros nos Noia Care Center
- Todas as informções tecnicas bem como as ferramentas de desenvolvimento (Créditos para o user mensis)


Informacoes especificas sobre o N80 da Vodafone
- O desbloqueio custa 100 Euros até aos 2 anos, depois disso é gratuito
- A navegacao com o aditivo internet serve para navegar na ligacao Wap Vodafone ou Vodafone Live!, todos os programas que so funcionarem com o internet Vodafone, tem um custo de 30cents em paotes de 100KB.
- O Vodafone Live Messenger é pedido atravez de uma SMS com o texto IM para o nr 12345
- Custo de uma capa original na Vodafone é de 128,84 Euros
- É compativel com Mobile Music mas nao com Radio DJ


Videos
- Como desmontar e voltar a montar o N80
- Como tornar um N80 normal num N80i (internet edition)
O Internet edition é que têm mais este menu:
screenshot0002zl3.jpg
O broser normal:
screenshot0001ix3.jpg
o da Internet Edition:
screenshot0003ra0.jpg



Dicas

- Como melhorar a captação do Wi-fi

- Como renomear Aplicações e Criar Sub-Pastas no Menu

- Como mudar a fonte do telemovel

- Interpretar os erros que parecem ao istalar uma aplicacao

- Tinytube Site para ver e fazer download de videos do Youtube

- Free 3gp Video Site para fazer download de videos em formato 3gp para o PC e dpois passa-los para o telemovel

- Para tornar o telemóvel mais rápido -> Diminuir a duraçao do log para "1 dia" (menu -> meus items -> log -> opcoes -> defenicoes)
Não está comprovado que realmente torna o telemovel mais rápido, mas há muitos utilizadores que indicam notar diferencias para melhor, é uma questão de experimentar.

- Se alguma vez o telemovel vos disser que têm alguns MB ocupados nas mensagens e tiverem todas apagado todas as mensagens, é provavel que tenham ocupado alguma memoria quando estavam a usar a memoria do telefone e agora esteja a usar a memória do cartão (ou vice versa)

- Ao filmar o led do flash está sempre ligado, nao existe maneira de o desligar.

- O LED azul por baixo de onde diz 'N80' que pisca, qur dizer que o telemove está em suspensao. Para desligar Menu -> Ferramentas -> Defin. -> Telefone ->Ecra -> Modo de suspensao -> desativado

- Formatar: Digitar codigo e primir para ligar *#7370# Este código apaga udo o que estiver guardado no telemovel, fica como veio de fábrica. Usem apenas quando o telemovel tm alugm problea que nao conseguem resolver!! Video com o processo completo

- *#2820# ver o Bluetooth MAC address (Créditos para o user MaLok0)

- *#62209526# para ver o WLAN MAC address (Créditos para o user MaLok0)

- Como desligar o 3G: Ferramentas -> Defenicoes -> Rede -> Modo de rede

- Como desinstalar temas (ou qualquer programa) - No Menu Ferramentas, depois em Gestor de Aplicações aparecem lá os temas (ou programas) para se poderem apagar (Créditos para o user ordisi_ultimate )



Software gratuito

- Stopwatch Cronometro com varias funcoes
stopvd3.jpg


- SpotOn Serve para ligar permamentemente o flash da camara para servir de mini-lanerna ou ligar permanentemente a luz do ecra. Serve tambem para descarregar a bateria (como se fosse perciso lol)
screenshot0001pp4.jpg


- Birthday Manager Permite organizar os aniversários atibuindo as datas de nascimento aos contactos. (Créditos para o user madi)
bm03detailsjh6.jpg
j2meoc9.jpg


- Face Warp Software muito engraçado para distorcer caras. Ao contrario de outros programas que distorcem a fotos inteira, este programa reconehce a cara e distorce-a fazendo uns retratos engraçados. Não existe link para download do programa, mas tambem não é dificil de encontrar..
facewarpil2.jpg
warp27vr6.jpg
warpip5.jpg


- Vodafone Live Messenger e Yahoo messenger Para fazer download, enviar uma SMS para o 12345 com o texto IM (Utilização gratuita até 31 Outubro de 2007, a partir daí, terá um custo de 3 euros por mês.[SIZE]
screenshot0020jv5.jpg
screenshot0021wq4.jpg
screenshot0023xd5.jpg
screenshot0025vn8.jpg


- Windows Live Messenger Se alguem descobrir o site oficial, era fixe se postasse aqui..

- Internet Radio Programa para ouvir Radio pela internet.
Para poder ser instalado, é necessário mudar a data para cerca de um ano atrás, instalar, e colocar novamente a data correcta. (Créditos para o user Star-Child)
internetradiotc7.png


- Opera mini 3.1 Browser de uma qualidade explendida para navegar na internet, é mais rapido e consume menos trafego pois as paginas sao pre-renderizadas num server da Opera. Este browser permite acesso a paginas seguras, tipo bancos etc etc. As paginas sao formatadas para aparecer em coluna.
screenshot0011kt4.jpg
screenshot0012ll9.jpg
screenshot0013hd7.jpg
screenshot0014ol2.jpg


- Opera mini 4 Beta Este browser é como o descrito acima, apenas lhe falta o 'modulo de seguraca', em contrapartida permite ver uma pagina em full-screen ou seja, er a pagina inteira no ecran e depois permite fazer zoom á area que queremos ver em detalhe. Aconselho vivamente.
screenshot0010dz9.jpg
screenshot0006kq3.jpg
screenshot0007js3.jpg
screenshot0008do3.jpg
screenshot0009ib2.jpg


- Screenshot 2 serve para fazer screenshots do telemovel em qualquer altura para por ex mostrar um programa a trabalhar etc.
screenshot0033nh2.jpg


- Sports Tracker Aplicação da Nokia para quem gosta de correr que em conjunto com um receptor de GPS nos pode dizer a distância que corremos, a altitude em cada memento do percurso, a velocidade media e instantanea, graficos com todas as funcoes descritas e permite tambem exportar a 'rota' para o google earth e ver no mapa por onde corremos.
screenshot0030vi0.jpg
screenshot0031ow6.jpg
screenshot0032vk0.jpg


- Google Maps Mobile Software que permite visualizar mapas ou imagens de satelite do mundo inteiro
(esta aplicação vai buscar os mapas á internet ou seja, vão pagar o trafego GPRS associado, é possivel usa-lo com o aditivo internet da Vodafone, escolhendo como ponto de ligação Wap Vodafone ou Vodafone Live!)
screenshot0015fa9.jpg
screenshot0016xl2.jpg
screenshot0017nu9.jpg


- YBrowser Browser para ver os ficheiros no telemovel com muito mais funçoes que o original que vem no N80
ybrowsern70yy4.png


- YTasks Aplicaçao que da informaçoes sobre o telemovel, como por exemplo a memoria em uso, um grafico com o uso do CPU, os programas que estão a correr e tambem permite alterar a fonte em uso pelo N80
ytaskmaineb0.jpg
ytaskmemstatusfe1.jpg
ytasktraceqz1.jpg
 
Última edição:
- WorldMate Este programa mostra a previsão do tempo, as horas em varias cidades, conversor de moeda e mapa da noite e do dia num mapa-mundo.
wclocksv5wd0.gif
wcurrencyv5im2.gif
weathercsv5dq3.gif
weatherfcv5xj7.gif
worldmapv5ua0.gif


- Fring Programa que permite a utilização de MSN, Skype, Google Talk entre outros e isto tudo ao mesmo tempo. Poder ser utilizado pela ligação 3G ou Wi-fi.
zfri1zt2.jpg
zfri2rz7.jpg
zfri3oj9.jpg
zfri4qk7.jpg



Software unsigned
Como instalar aplicaçoes unsigned
Caso apareça o erro "certificate may not yet be valid, is expired or phone date setting may be incorrect" vao ás defeniçoes do relogio e escolham o modo auto-update

-------

- rotateMe Permite alterar a orientação do telemovel para 'landscape' para depois usar qq programa. Útil para usar com um browser ou com o tomtom por ex.
O botão de 'shortcuts' (que está ao lado do do menu) não funciona em landscape
screenshot0026ha8.jpg
screenshot0027zs8.jpg
screenshot0028mg1.jpg
screenshot0034zp5.jpg

Um pequeno filme a mostar o RotateMe em acção



Software pago

- F-Secure Mobile Security Ativirus para o N80
fsmavs603rdmainrh1.jpg


- Handy Keylock Bloqueia o teclado aquando do slide off (Créditos para o user madi)
screenshot0002wv2.jpg


- Smartphoneware Best Alarms Dá para colocar multiplos alarmes num so prgrama. (Créditos para o user madi)
alarms603p0pw0.gif


- Vampent.com Este site tem emuladores de NES, GameBoy e GameBoy Color, SNES e GBAdvance. Depois é so instalar os jogos e comecar a relebrar velhos tempos.. (Créditos para o user guitar_boy)

- Mobiola Web Camera 2 v2.2
Turn your Symbian smartphone into a high-quality wireless Bluetooth or USB based web camera and throw out your bulky USB webcam. Compatible with any Windows application that can receive video feeds from a web camera including Skype, Yahoo, MSN, AOL IM, ICQ messangers, YouTube.
Note: Trial version limits single connections to 5 minutes and has 7 days evaluation period.


- Tomtom 6 É o software de navegação mais conhecido para telemoveis. É necessário um receptor GPS e os mapas são gravados no cartão de memória ocupando uns ~300MB
Um pequeno filme a mostar o RotateMe em acção com o tomtom



PS: Este tópico esta em fase de construçao, tudo o que está aqui descrito foram experiencias e factos que fui juntando ao longo do tempo, os creditos vao paraos respectivos uma vez que é impossivel enumera-los todos.
 
Última edição pelo moderador:
Nao te esquecas de meter o Opera Mini 4beta, nao e um total substituto ao Browers da nokia mas ha coisas k fazes no Opera k nao no Nokia Webbrowers e vice-versa claro esta, para nao falar k o Opera parece me mais rapido e consume menus pois as paginas sao pre-renderizadas num server da Opera
 
Nao percebi bem o conceito do shoutcast. Sao listas de musicas feitas por alguem qe depois sao reproduzidas pelo telemovel indo este buscar as musicas á internet?
 
Nao percebi bem o conceito do shoutcast. Sao listas de musicas feitas por alguem qe depois sao reproduzidas pelo telemovel indo este buscar as musicas á internet?

shoutcast não passa de um método de transmitir rádio online, mas sem precisar de conhecimentos avançados, qualquer um pode transmitir a sua música na internet. Tanto pode ser uma rádio "a sério" ou uma lista de música.

Shoutcast é basicamente isso, transmissãod e rádios online, mas simples o suficiente para estar acessível a qualquer um, inclusivamente a partir do teu computador, desde que tenhas upload decente.
 
Usando wlan é também de borla, e só tens acesso a rádios nacionais com cobertura na tua zona, a internet abre as portas a uma variedade muitíssimo maior.

ya.. tem a ver com as escolhas dum gajo, eu por acaso curtia bue ouvir uma radio de hip-hop de NY, mas o trafego que aquilo gera.. ai ai

Tambem da para usar por 3G/GPRS?

ahh, e thanks pela explicação ;)
 
Última edição:
Esses Operas e tal... Dá pra meter isso a funcionar com o ponto de acesso da Vodafone Live! ? :D Pela descrição parecem-me bem porreiros. :)

EDIT: Ah e tal, ele ao instalar configura logo tudo, só que não vai parar à pagina da Vodafone Live!. Como faço pra ir la ter? :p
 
Última edição:
Esses Operas e tal... Dá pra meter isso a funcionar com o ponto de acesso da Vodafone Live! ? :D Pela descrição parecem-me bem porreiros. :)

EDIT: Ah e tal, ele ao instalar configura logo tudo, só que não vai parar à pagina da Vodafone Live!. Como faço pra ir la ter? :p

1) Dá sim
2) Com o Opera, não vais usar o portal vodafone live.
 
ya.. tem a ver com as escolhas dum gajo, eu por acaso curtia bue ouvir uma radio de hip-hop de NY, mas o trafego que aquilo gera.. ai ai

Tambem da para usar por 3G/GPRS?

ahh, e thanks pela explicação ;)

epa para teres uma ideia do trafego que gera arranjas um programa qualquer no pc para contar o trafego de x tempo por exemplo ligas a radio durante 1 hora e vez quanto trafego gasta o pc durante esse tempo verificas quanto trafego gastas
 
Obrigado à resposta à minha pergunta.

Agora outra: encontrei um pack do TomTom6 (onde? não interessa, vocês também sabem onde anda isso). A minha questão é: o que tenho de comprar de acessórios para poder desfrutar do GPS no N80? Antena, receptor?
 
Back
Topo