Guia Como inserir legendas em um DVD

Inoculado

Power Member
Como adicionar legendas a um DVD (com menu)

Programas necessarios:

1. Subtitle workshop
2.
Subtitle Creator
3.
DVDDecrypter
4.
PGCDemux
5.
Muxman
6.
VobBlanker
7. PGCedit

Nota :

Para este projecto recomendo 20 Gb de espaço em disco.
Pelo facto de que vamos ter 3 ou 4 vezes o mesmo filme no disco

Vamos criar 4 pastas dentro de uma pasta ,assim torna-se mais facil aceder a elas.
"ORIGINAL" , "DEMUXED " , "REMUXED " , "REAUTHORED " .
para multi-episodios deve criar subpastas ,para cada episodio ,"ep1","ep2",..
nas pastas "DEMUXED" e "REMUXED".
Nao vou explicar o processo para multi-episodios .



Vamos Começar :

1. Abrir o DVDDecrypter e em file mode, copiar todos os ficheiros do filme ,para a
Pasta "original".
(se estiver em DVD, se nao for o caso se tiverem o filme em imagem no disco, podem usar o DAEMON-Tools, montam a imagem e passamos ao proximo passo), como eu sempre faço.

2.Abrir o PGCDemux. Aqui vamos separar o Audio o Video e as legendas do filme.
Clicar em input IFO's 'Browse' e abrir o ficheiro *.ifo que contem o filme ,geralmente o (VTS_01_0.IFO, mas pode ser outro) procurem o set de *.vob maior ,normalmente é esse o filme .

Configurar como esta na imagem:



Verifiquem o tempo do filme se esta correcto neste caso,02:31:32:20 esta correcto.
Escolher o directorio "DEMUXED" como Output Folder
Verificar o delay relativamente ao som, se for maior que 0, anotem o numero, iremos precisar dele mais tarde .

Clicar em "Process" para iniciar o processo.



3.
a) Agora se a legenda que temos nao se encontrar no formato .srt vamos ter de a converter com o Subtitle Workshop ,abrimos a legenda e salva-mos como SubRip.

(Ha varios meios de sincronizar as legendas ,existem metodos que podem demorar uma semana ,um mes ..vou apenas demonstrar aqui um metodo basico de sincronizaçao dentro do subtitle Creator.)

4.
a) Abrir o Subtitle creator ir a file\open text subtitles
e selecionar a legenda ,
se estiverem em 2cds abrir a 1ª selecionar "join subtitle files" e
e abrir a 2ª legenda.



ir a file/Open palette (ifo ,..) e escolher o *.ifo da pasta "original".
posicionar as legendas correctamente .
ir a Synchronize /when loading synchronized Sup ,process\ selecionar every line .
para que a legenda fique sincronizada com o inicio e fim do filme podem ir a Synchronize / load synchronized subtitle /e selecionar a legenda original do filme da pasta "demuxed" preferencialmente a legenda em ingles para poderem comparar com a vossa mais facilmente.

Selecionam a primeira fala do filme e a ultima de cada legenda, a original e a vossa.



A seguir podem ajustar as legendas em Synchronize /set delay (+/-)



Se acharem que a vossa legenda esta bem sincronizada, ir a file/Save SUP as, e salvem a legenda na pasta "demuxed" .

5.Abrir o MuxMan, clicar em |...|botao para adicionar o video o audio e as legendas do directorio "demuxed".



Seleccionar output como "REMUXED" ,se o áudio tiver delay adicionem o mesmo valor no quadro Delay.Se quiserem adicionar as legendas originais ,adicionem pela ordem correcta ,(Subpicture_20.sup ,Subpicture_21.sup,Subpicture_22.sup,..) ,selecionar o modo LB e WIDE para cada legenda.
de seguida ir a File /import chapter e abrir CellTimes.txt no directorio "demuxed".
Clicar em START .se ocorrer algum erro experimentem apagar a ultima linha do ficheiro CellTimes.txt ou ate mesmo as duas ultimas.

6. Façam um preview do filme e verifiquem se as legendas ficaram bem sincronizadas ,nao se preocupem com as cores das legendas , é so um preview.
A esta altura se nao quiserem adicionar o menu ,caso o filme nao tenha menu é uma boa opçao ,podem avançar para o ultimo passo com o PGCEdit.

7. Abrir o VobBlanker .Click em Browse em input folder e abram o ficheiro VTS_TS.IFO do directorio "original".
selecionar o directorio "reauthored" como Output Folder , em Title set selecionem o ficheiro que contem o filme principal ,normalmente o ficheiro maior, clicar em Replace e vamos selecionar o VTS_01_0.IFO da pasta "remuxed".
Para multiplos episodios ,é necessario efectuar o mesmo processo para cada ,episodio/vob .
(não explico aqui).



Clicar em Process.
Vai aparecer uma janelinha com o decorrer do processo ,esperem que termine e saiam.

8. Abrir o PGCEdit. Ir a File /Open DVD ,selecionar a pasta "reauthored" .ele ira fazer um scan dos ficheiros vob ,depois disso close.
Procurar o ficheiro que contem o filme e clicar nele ,podem ver a duraçao do mesmo.



Se tivermos adicionado mais legendas do q o filme continha ,vamos ter que activar as restantes caso contrario elas nao aparecerao.



Clicar em OK ,para sair .

Clicar em cima
Para mudar os atributos as legendas .

Neste quadro podemos alterar a linguagem das legendas pelos codigos ,em ISO639 language codes podem ver o codigo correspondente a cada lingua ,pt (Portuguese), entao se temos a legenda em portugues vamos escrever “ pt ” .
Por fim ir a File \ Save DVD ou ctrl+S e sair .

Neste momento so falta fazer uma ultima verificaçao ao filme ,abram o filme num qualquer DVD player ,no caso do PowerDVD ,devem criar ou mudar o nome da pasta "REAUTHORED" para VIDEO_TS em maiusculas.

So falta gravar o filme com DVDshrink ou o q preferirem
Obrigado boa sorte

Este tutorial foi escrito por bluedha ,para o forum videohelp.com ,a quem agradeço muito o seu trabalho.

A minha intençao nao era criar uma copia ate porque muitos metodos foram alterados ,
e outros metodos existem para o mesmo fim.


Creditos vao para Bluedha

documento Word : Download
documento PDF : Download

o trabalho ja estava feito ,foi so postar .
Nao sou um expert nao poderei responder a todas as questoes que me forem colocadas


 
Última edição:
Está muito bom, já experimentei e funciona, apenas fiquei com as legendas com uma cor esquisita, mas deve de ter sido numa fase anterior, foi tudo feito à pressa para testar.

Deste-me uma grande ajuda, tutorial 5*******.
Cumps:):)
 
as legendas ficam com uma cor esquesita ,porque ainda nao herdaram o padrao d cores das legendas originais ,coisa q acontece ja no Vobblanker, senmdo necesario tb depois correr o pgcedit
para os filmes q nao tem legendas ,é preciso modificar manualmente no Pgcedit
 
Última edição:
sendo assim as legendas deveriam aparecer ,nesse passo as legendas ja deveriam aparecer
mas terias q correr o pgcedit ,para ele actualizar o filme com as novas legendas.
o q pode acontecer é o muxman nao completar o processo com sucesso e ai tens q abrir o ficheiro celltimes.txt e
apagar a ultima linha se mesmo assim ainda der erro no fim ,experimenta apagar mais uma linha do fim
se pudesses postar a mensagem do muxman para eu ver ..

ou o problema é do wmp ,experimenta com PowerDVD ,ou o nero showtime q vem com o nero
 
Última edição:
mas eu reproduzo o filme com o bsplayer por isso o problema nao deve ser dai, vou fazer atao o que dixes-te e depois digo alguma coisa.
 
ok ,
esse "erro" é estranho é algo q nunca me aconteceu e nao consigo associar a nada ,
se me disseres q as legendas estao pretas q mal consegues ver ,dir te-ia para ires ao pgcedit ,e mudares o padrao de cores manualmente .
ha tb a possibilidade de elas estarem descidas demasiado ao ponto d nao as conseguires vizualizar ou mal ,tb se pode resolver no pgcedit por x .
so se efectivamente tiver ocorrido um erro no fim do muxman
verificas te as legendas existentes no filme ?
vai posta la isso ,q eu quero ver .
 
Bem, consegui colocar legendas no DVD que queria, mas por curiosidade tentei noutro, só para ver se tinha feito tudo como devia de ser, e deparei-me com o seguinte:

Quando no final do processo, vou ver o filme, verifiquei que as legendas ficaram com um rectângulo branco por debaixo, não sei se estão a ver, as vezes aparece na TV ou nos filmes mas é preto, para ajudar a ler melhor o texto.

Não sabes do que será??
Já tentei usar o DVDLab pro, depois de ter feito demux, juntar vídeo, áudio e legendas mas as legendas não fincam sincronizadas.
Cumps:)
 
Última edição:
Infelizmente não funcionou, o programa muda a cor da legenda, e ao mesmo tempo do rectangulo... Já tentei com outras e nada feito.

Não há hipotese de fazer com o DVDlab Pro?? Elas ficam com a cor correcta, mas ficam totalmente dessincronizadas.
Cumprimentos e obrigado pela ajuda.
:x2:
 
eu tb tive dificuldade na altura nao conseguia acertar ,aparentemente estavam bem ,mas depois via q a legenda tb ficava transparente.
A legenda esta visivel ,consegues ler apesar do rectangulo? se sim deixa estar .
 
Dúvidas quanto à edição de menus

Caro Inoculado, parabéns pelo tópico! Segui passo-a-passo e posso afirmar que está muito bem apresentado; tenho uma dúvida: quero substituir a imagem de fundo do menu principal; como faço isso usando dvdlab pro (ou outra ferramenta), por exemplo?SaudaçõesGustavo Alex de Castro Fernandes
 
Muito obrigado pelo elogio,valeu a minha boa intençao uma vez que este tutorial nao é inteiramente da minha autoria .
Penso q tera de construir um menu alternativo atraves do DVDlab ,ou ulead ...,ou outro qualquer programa ,mas sinceramente sou um leigo nessa materia ,lamento por esse facto ,nuca senti a necessidade de alterar um menu muito culpa disso
o melhor sera criar um novo topico ,senao aqui talvez num destes foruns http://forum.doom9.org/ ; http://forum.videohelp.com/ la saberao responder lhe com toda a certeza .

mais uma vez obrigado pela consideraçao
 
Sem querendo desvalorizar este tuturial que esta muito bom este tuturial mas um bocado complicado a primeira nao sabem se existe processos mais simples de juntar legenda com filme?

cumps,
 
a partida nao ,metodos mais simples desconheço um DVD é uma estrutura deveras complexa ,nao basta adicionar um ficheiro ,
e nao é complicado é bastantate facil vais ver ,no inicio desconhecemos os passos ,nao queremos falhar em nenhum ponto e é bem capaz de demorar uma hora todo o processo ,com a pratica demoras 1/3 do tempo
 
Back
Topo