Automatix, e os seu maleficios

Heron

Power Member
http://www.geekosophical.net/?p=141

Pelo que tenho visto é comum aconselhar o uso do Automatix para quem se andar a iniciar pelo Ubuntu. Segundo Matthew Garrett (faz parte do Ubuntu Technical Board, o que quer que isso seja) o Automatix é um software perigoso, que pode até inutilizar o sistema.

Eu nunca utilizei o Automatix, por isso não posso atestar pelo lado positivo nem negativo, mas pensem duas vezes da próxima vez que aconselharem o Automatix.
 
Nenhuma surpresa até agora, nunca aconselhei o uso dessa tool, e não vai ser essa "opinião" que vai influenciar a minha.
Para quem aconselha também não acredito que mude a opinião.
Poderá eventualmente mudar aqueles que usam sem saber o que é/faz, que basicamente é o objectivo dele... "trabalhar" sem se saber o que está a acontecer.
 
Eu tambem não aconselho esta ferramenta. O Adicionar Remover Aplicações que vem no Ubuntu faz quase tudo que o Automatix faz ( ntfs, vmware, amsn, codecs, etc etc) no entanto o automatix usa repositórios não oficiais, que se o utilizador quiser fazer um update de versão, pode dar barraca e parar o sistema.
 
Não me parece que o Automatix seja mais 'perigoso' que o facto de o Ubuntu disponibilizar o 'sudo' a torto e a direito.

É mais perigoso que o sudo. Porque com o sudo pelo menos sabes todos os comandos que estás a executar, já o Automatix pede-te a pass e depois põe-se* a instalar/desinstalar cenas sem avisar.

*Como se escreve "poê-se"? "poem-se", põe-se?
 
Última edição:
Back
Topo