Instalar Windows XP num pc já com o vista instalado

chicote

Power Member
Ola amigos.

Venho com uma duvida de como resolver um problema que me esta surgindo.

Tenho um PC novo (com 2/3 meses) com o sistema operativo windows vista, mas gostaria de instalar-lhe tambem o windows xp home edition SP2 noutra partição do disco, sem desinstalar o windows vista.

Tenho um cd com o windows vista original que vinha num portatil que comprei ha dois anos, hoje fui tentar instalar o XP no pc que tem o vista e durante o processo de instalação, praticamente ao inicio apareceu-me um erro e não deu para continuar.

Deixo então aqui o erro completo...
Apareceu num fundo todo azul..

Foi detectado um problema e o windows foi encerrado para evitar que o computador fique danificado.
Se esta foi a primeira vez que viu este ecrã de erro fatal, reinicie o computador, se este ecrã aparece novamente siga os seguintes passos:
Verifique se não existe virus no computador. Remova todos os discos rigidos ou controladores de disco rigido instalados recentemente.
Verifique se o disco rigido esta devidamente configurado e terminado.
Execute CHKDSK /F para verificar se o disco rigido esta danificadoe, em seguida, reinicie o computador.

Informações técnicas:
***STOP: 0x0000007B (0xF78D2524,0x00000034,0x00000000,0x00000000)

Depois retirei o cd do windows XP, desliguei e voltei a ligar o pc e o windows vista funciona normalmente.

Alguem pode dar uma ajudinha??

obrigado

cumps
chicote
 
na minha ignorancia so conseguias fazer isso se fosse o oposto, instalar o vista em dual boot com o xp ja existente.
nao se consegue instalar um sistema operativo inferior ao ja la existe sem se formatar o pc.
penso eu de q....

cumpz.
 
rustyballzz, errado.

Primeiro de tudo arranca no Vista, clicas com o botao direito em Meu Computador, Gerir, depois aí vais a Disk Management (tenho o meu em Inglês, mas tu encontras logo). Na partição do Vista clicas com o botão direito e vais a "Shrink Volume" (ou Encolher), escolhes quanto queres "emagrecer" a partição do Vista, e clicas Ok. Depois reparas que aparece espaço não particionado, certo? Fazes o boot com o CD do XP e instalas normalmente, crias nova partição nesse espaço não particionado que irá aparecer no instalador do XP e continuas..
Depois vais arrancar logo para o XP porque ele re-escreveu a MBR, inseres o DVD do Vista e inicias com ele, vais a Reparar computador (Repair your computer) e vais a Linha de Comandos, escreves "bootrec.exe /fixmbr", ele re-escreve a MBR do Vista, agora só arranca o Vista.. Entras no Vista e sacas o programa EasyBCD, depois no programa segues os passos para adicionar uma nova entrada no boot, neste caso do XP e voilá, ficas com o Vista e o XP em dual-boot. :D

Cumps \o/
 
aaaaa.....bem mais facil instalar o xp noutro disco ...no meu caso tenho um de 80GBs q passa a vida a saltar de pc em pc hihihi, sem stess...é so ligar e desligar o cabo qd preciso dele...e nao moe a cabeça
:P
 
amigo dbu, tu foste realmente muito expecifico, mas isso é demias para mim..
deveria dar para criar a partição durante a instalação do xp, mas nem a esse passo consigo xegar, suge logo o erro.

vou tentar ja digo alguma coisa.

outra coisa.

como instalo o XP no dico externo??

obrigado a toddos.


cums
chicote
 
Dá erro? Será que o disco não é SATA?
É que se for, o XP nativo não traz drivers para isso e tens de instalá-los.
Ou no início da instalação em que ele pergunta se queres carregar em F6 para fornecer drivers SATA ou SCSI (neste caso tem de ser em diskette :) ) ou, em alternativa, recriares o CD do XP incluindo esses drivers, através de um programa como o nLite.

No meu caso, comprei um portátil novo com Vista64 e instalei numa nova partição o XP para experimentar e recorri ao nLite, porque o disco é SATA.

Depois, relativamente à questão de poderes ter dual boot, ou segues o conselho atrás, ou utilizas o programa VistaBootPRO, por exemplo.
 
Última edição:
Dá erro? Será que o disco não é SATA?
É que se for, o XP nativo não traz drivers para isso e tens de instalá-los.
Ou no início da instalação em que ele pergunta se queres carregar em F6 para fornecer drivers SATA ou SCSI (neste caso tem de ser em diskette :) ) ou, em alternativa, recriares o CD do XP incluindo esses drivers, através de um programa como o nLite.

No meu caso, comprei um portátil novo com Vista64 e instalei numa nova partição o XP para experimentar e recorri ao nLite, porque o disco é SATA.

Depois, relativamente à questão de poderes ter dual boot, ou segues o conselho atrás, ou utilizas o programa VistaBootPRO, por exemplo.

Eu tenho o mesmo problema, o disco é SATA.

E um tutorial sobre como adicionar esses drivers com o nLite não há por aqui?
 
sim, o disco é sata.

Ja criei uma partição no disco e não dá na mesma..
segui os passos que o amigo dbu disse..
é que executando o cd do windows XP vejam como esta a opção de instalar o xp, esta inactiva...

semttulodw2.jpg



alguem tem mais alguma ideia??

quer dizer, se o disco for sata não dá de maneira nenhuma para instalar o xp noutra partição???

cumps
chicote
 
sim, o disco é sata.

Ja criei uma partição no disco e não dá na mesma..
segui os passos que o amigo dbu disse..
é que executando o cd do windows XP vejam como esta a opção de instalar o xp, esta inactiva...

semttulodw2.jpg



alguem tem mais alguma ideia??

quer dizer, se o disco for sata não dá de maneira nenhuma para instalar o xp noutra partição???

cumps
chicote

Dá adicionando os drivers SATA apartir de uma disquete ou modificar o cd do XP.
 
Dá erro? Será que o disco não é SATA?
É que se for, o XP nativo não traz drivers para isso e tens de instalá-los.
Ou no início da instalação em que ele pergunta se queres carregar em F6 para fornecer drivers SATA ou SCSI (neste caso tem de ser em diskette :) ) ou, em alternativa, recriares o CD do XP incluindo esses drivers, através de um programa como o nLite.

No meu caso, comprei um portátil novo com Vista64 e instalei numa nova partição o XP para experimentar e recorri ao nLite, porque o disco é SATA.

Depois, relativamente à questão de poderes ter dual boot, ou segues o conselho atrás, ou utilizas o programa VistaBootPRO, por exemplo.


deixa ver se eu percebo...

se o disco for sata, no inicio quando ele pergunta se quero instalar controladores SCSI, devo carregar em F6????

o meu problema é se afeto os dados que já tenho no pc, ou seja, se os perco....

help me please
 
deixa ver se eu percebo...

se o disco for sata, no inicio quando ele pergunta se quero instalar controladores SCSI, devo carregar em F6????

o meu problema é se afeto os dados que já tenho no pc, ou seja, se os perco....

help me please



Mas para isso tens de ter leitor de disquetes no computador.
 
é de mim ou estás a tentar instalar o XP dentro do vista???

arranca é o PC com o CD do XP e segue os passos.. e sim dá para instalar o XP em dualboot com o Vista, depois de já ter o Vista instalado, mas depois para reparares o bootloader precisas de o reparar com um programa chamado VistaBootPro
 
é de mim ou estás a tentar instalar o XP dentro do vista???

arranca é o PC com o CD do XP e segue os passos.. e sim dá para instalar o XP em dualboot com o Vista, depois de já ter o Vista instalado, mas depois para reparares o bootloader precisas de o reparar com um programa chamado VistaBootPro


mas é isso que eu faço..
ponho o cd, reinicio o pc e arranco com o cd do xp, e passados uns segundos de arrancar aparece o erro...
 
Eu tenho o mesmo problema, o disco é SATA.

E um tutorial sobre como adicionar esses drivers com o nLite não há por aqui?

Ora bem, posso tentar ajudar neste aspecto, mas ajuda saber se se trata de uma máquina que veio de raiz com o Vista ou se pelo contrário veio com outro sistema e depois substituiram pelo Vista, querendo agora adicionar o XP...
 
Back
Topo